Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 25 de abril de 2008

A dança e a liturgia pentecostal na exegese de Paulo contida na Carta aos Romanos, capítulo 12 e versos 1 e 2



As relações cristãs intra e interdenominacionais devem seguir o mandamento do amor. O seguidor de Jesus Cristo precisa saber respeitar opiniões contrárias, saber refutar o que for anti-bíblico e discernir entre o que é apenas extra-bíblico.

Nem tudo o que é extra-bíblico é anti-bíblico!

Depois de ler um artigo no blog do irmão Gutierres Siqueira, [link no rodapé desta página] artigo que é assaz pertinente aos pentecostais e neopentecostais brasileiros, fiz meu comentário lá e depois copiei para deixá-lo aqui também.

O presente artigo possui um assunto que eu tenho refletido bastante. Cogitava escrevê-lo, mas não havia assentado sobre qual a melhor maneira de publicar neste blog. São reflexões duras e pesadas, mas nada disso é motivado com a intenção de atingir alguém pessoalmente. Talvez para não ser confundido na minha intenção tenha demorado para fazer essa publicação.

Você lerá algumas coisas que atino, que atinei lendo a Bíblia Sagrada nos meus momentos devocionais e convivendo com os irmãos em Cristo dentro da rotina da liturgia evangélica cristã pentecostal.

Acho importante deixar registradas minhas considerações, mas não por julgar que sejam incontestáveis.

Tenho noção da realidade. Sei que erro, falho. Assim sendo não jogo pedras em ninguém e me esforço para seguir o minha caminhada em conformidade com a grande comissão de Jesus Cristo delegada para a mulher adúltera: vá e não peques mais.

A importância de manter-se bem situado sobre quem somos e a razão de tudo que fazemos e para quem fazemos.

Minha caminhada cristã é feita com o entendimento da necessidade de empreender constante vigilância, cuidados com minha própria alma, para não parar de crescer espiritualmente por causa de excessos de cuidados com as regras convencionadas às liturgias denominacionais.

Nesta minha postagem, desejo mostrar minha opinião sobre a liturgia dentro do culto a Deus referente o louvor com danças. Não sou contrário às danças como forma de louvor, nem sou incentivador dessa prática. Não satanizo quem louva assim, percebo que muitos jovens se aproximam de Deus por meio do louvor corporal.

Entendo que a liturgia dos cultos precisa se adaptar à cultura local, desde que não se rebele contra os mandamentos de Deus. Não existe versículo bíblico que diga o contrário dessa afirmação. Nossa regra de fé e conduta são as Escrituras Sagradas.

A exegese

Romanos 12.1-2 é um apelo ao culto racional. O que isso quer dizer? Diz apenas que quem cultua deve saber para quem presta seu culto e qual é a razão de cultuá-lo. O texto bíblico não estipula regras, o apóstolo Paulo alerta para não haver conformação com o mundo. Aí é necessário descrever qual a significação do vocábulo "mundo".

Eu, mais de uma vez, já fiquei pasmado, atônito mesmo, ouvindo grandes líderes evangélicos dizerem que praticam exegese sobre esses dois versículos do capítulo 12 da carta Aos Romanos. Como? Satanizando a fumaça de gelo seco, alguns ritmos musicais e a dança.

Mas a fumaça de gelo seco, ritmos e danças não são os alvos dos alertas do apóstolo. O mundo condenável por Paulo é o sistema implantado por Satanás, que tem uma só finalidade: provocar a rebelião do ser humano contra Deus.

E como é feita essa rebelião? Desobedecendo os dois principais mandamentos : amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. Quem está no mundo infringe os dois mandamentos, despreza o Senhor e faz mal aos seus semelhantes.

Quem infringe estes dois mandamentos é um crente mundano. Não existe licença para pecar. Não importa quão padronizado o pentecostal esteja com a liturgia da sua denominação e nem o quão religioso e bem conceituado esteja em sua comunidade. É, sim, pela ótica de Romanos 12.2, uma alma mundana!

É simples entender isso!

A aplicação pessoal de Romanos 12.2

Sempre fico impressionado com pessoas religiosas que em seus atos e palavras apresentam total desprezo ao próximo. Fazem isso em nome da liturgia, que conceituam como selo de santidade.

O apóstolo Paulo não ficou devendo aos irmãos, crentes romanos da sua época, e nem a nós uma descrição detalhada do que seja o mundo condenável por Deus e como são os cristãos mundanos. Nos dezesseis capítulos da Carta aos Romanos, existe farta ilustração do que são as práticas mundanas. Mas a descrição que eu considero mais marcante se encontra em 1.29-32:
"Estão cheios de todo tipo de perversidade, maldade, ganância, vicíos, ciúmes, crimes de morte, brigas, mentiras e malícias. Caluniam e falam mal uns dos outros. Têm ódio de Deus e são atrevidos, orgulhosos e vaidosos, inventam maneiras de fazer o mal, desobedecem aos pais, são imorais, não cumprem a palavra, não têm amor por ninguém e não têm pena dos outros. Eles sabem que o mandamento de Deus diz que aqueles que fazem essas coisas merecem a morte. Mas mesmo assim continuam a fazê-la e, pior ainda, aprovam os que fazem as mesmas coisas que eles fazem" (NTLH).

Quem está apegado em liturgias pode ser escravo de pelo menos três dessas práticas catalogadas em 1.29-32:
• Brigam para defender regras convencionais.  E dizem: "Brigar em favor da minha liturgia é guerra santa";
• Não cumprem o que prometem e nem compromissos contratuais. Pensam eles: "Descumprir contratos não é algo que mereça repreensão, condenável é se apresentar durante o culto dançando";
• São maldizentes, viciados em falar mal dos outros. O discurso ao desencargo de consciência deles é: "Falar mal é pauta apologética, estou prestando serviço a Deus".
O fato é que um dia esses crentes mundanos, do século XXI, aceitaram Jesus Cristo, mas após isso entraram dentro do confortável berço da liturgia e recebendo várias benesses dela passaram a cochilar. 

O contexto de Romanos 12.1-2 

Com a Bíblia Sagrada aberta e a mente também, eu entendo que a dança, desde que a coreografia não tenha gestos de apelo sexual, é uma expressão corporal como qualquer uma das outras expressões e não há empecilho bíblico para ser usada como uma das variedades de louvor ao Senhor.

Para Deus o que é válido é o porquê fazemos o que fazemos e não exatamente o que fazemos. Existem muitas atitudes corretas que são feitas com motivos errados! E só Deus é capaz de perceber com toda clareza a qualidade espiritual das coisas visíveis. Então, não é prudente valorizar ou desprezar algo ou alguém simplesmente pelas aparências.

Filipenses 4.8 revela o valor das nossas ações, mostra alguns parâmetros. Se o coração da pessoa que dança estiver sendo verdadeiro, justo, honesto, amável, almejar boa fama e desejar zelar pela virtude, então não existe pecado. Repare: Filipenses 4.8 traz definições superiores às liturgias, são adjetivos positivos que poderão estar ligados ou não às ações cristãs.

Minha impressão e conclusão final

É, verdadeiramente, assustador perceber que existem pessoas que se curvam às regras convencionais de olhos fechados e dando às costas, com total desprezo, às orientações bíblicas referente aos mandamentos, mesmo sendo profundos conhecedores das Escrituras Sagradas.

Não posso afirmar que sim, mas alguns convencionais, gentes que chegaram a galgar posição de lideranças entre seus pares, parecem endeusar a convenção que fazem parte (eu disse "parecem", não disse que endeusam).

Tenho a forte impressão que para alguns convencionais os mandamentos do Senhor têm pouca importância em seus corações. Não raras vezes presenciei alguns diante de momentos em que julgaram ser uma situação que eles acreditavam que alguém ameaçava as regras estabelecidas e para fazer valer o que foi convencionado pisaram na ordem de Cristo, que determina amar o próximo, mesmo que esse próximo aparente ser um inimigo.

Muitos amantes da liturgia e apegados em convenções humanas se esquecem que correm o risco de não experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus por causa do comportamento equivocado quanto à exegese de Romanos 12.1-2.

Triste!

E.A.G.

Acesse e confira: http://teologiapentecostal.blogspot.com.br/2008/04/liturgia-pentecostal-parte-2.html

Outro artigo neste blog: A dança e a flauta no Salmo 150.4 .
.
.
.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito abençoado seu blog irmão, que conteúdo edificante, que Deus continue te abençoando sempre, é isso a palavra divulgada no meio do mundo blog..
Graça e paz...