Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 16 de julho de 2007

A DANÇA E A FLAUTA NO SALMO 150.4 (TRADUÇÃO BÍBLICA ALMEIDA REVISTA E CORRIGIDA DA SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL)

Para bem da verdade, é preciso esclarecer que no idioma hebraico flauta é עוגב / UGAV e םחול / MAHHOL é dança.

Existe MAHHOL no Salmo 150.4 (que procede do verbo חול / HHUL = torcer, contorcer, girar, dançar).

Não sei porque a versão Almeida Revista e Corrigida, que é uma das versões de João Ferreira de Almeida mais literais em português, ter no Salmo 150.4 a repetição UGAV / FLAUTA, excluído o termo DANÇA / MAHHOL que está no original hebraico.

Lendo a última revisão, de 1995, encontramos no rodapé desse versículo "ou dança" , quando já deveria ter sido feita a correção definitiva no texto bíblico traduzido. É uma falha nesta conceituada tradução, que permaneceu...

Com a palavra a Comissão Permanente de Tradução e Revisão da Sociedade Bíblica do Brasil. .
.
E.A.G.

21 comentários:

Anônimo disse...

Meu Deus no céu, isso me impressionou muito!

Anônimo disse...

PARA BEM DA VERDADE, O SALMO 149 DIZ "ALEGRE-SE ISRAEL NAQUELE QUE O FEZ".

PARA BEM DA VERDADE, NÃO HÁ NENHUM VERSÍCULO SOBRE DANÇA NO NT.

PARA BEM DA VERDADE, O SALMO 149 DIZ "ESTEJAM... ESPADA DE DOIS FIOS NAS SUAS MÃOS". POIS É, SABICHÃO, O MESMO SALMO QUE VOCÊ USA PARA DEFENDER A DANÇA DEFENDE A ESPADA PARA MATAR INIMIGOS, LITERALMENTE (VSS. 7 A 8).

RESOLVA ESSAS QUESTÕES, E EU TEREI PRAZER EM DANÇAR SEM PESO NA CONSCIÊNCIA...

Eliseu Antonio Gomes disse...

Manoel

Seria mais interessante se você se identificasse, mas respeito o seu anonimato.

Descanse. Não se preocupe com a minha postagem. A minha proposta não é dizer para você fazer ou deixar de fazer algo.

Apenas mostrei o versículo bíblico como ele é nos originais. Lá diz para também louvar dançando.

Quanto ao Salmo 149, temos o Novo Testamento dizendo-nos para amar os semelhantes, até mesmo os inimigos. E o Novo Testamento nada diz contra dançar.

Mas, como eu disse, descanse... A postagem apenas mostra o que consta no Salmo 150.4 no hebraico.

Anônimo disse...

OLHA EU NÃO PARTICIPO DO GRUPO DE COREOGRAFIA DA IGREJA QUE CONGREGO; BATISTA RENOVADA MISSÃO DA FÉ - PR.CELSO SANTOS MAS...LOUVO DANÇANDO, APLAUDINDO, GIRANDO,RODOPIANDO,GLORIFICANDO,CHORANDO, CONFORME O ESPIRITO SANTO ME CONDUZ - TEM CRENTES QUE NÃO TEM ESTA ESPERIENCIA POR NÃO SE ENTREGAR NA ADORAÇÃO, FICA DE OLHO ABERTO PROCURANDO O QUE É CERTO E O QUE É ERRADO NOS IRMÃOS NA HORA DO LOUVOR, ENTÃO...NÃO VÊ A FACE A GLORIA DO SENHOR...O QUE É UMA PENA!
elianefedias@hotmail.com

Unknown disse...

eu gostaria de saber dos meus amigos Eliane e Eliseu,o que é ordem e descencia em um culto?

J.A.S

Eliseu Antonio Gomes disse...

Kelvem

Lendo 1ª Corintios 14, capítulo inteiro, você terá a noção exata do que são ordem e descência no contexto bíblico.

Nada tem a ver com danças, pois está escrito ali sobre a glossolábia, o falar em línguas estranhas e sobre o dom de profecia.

Abraço.

keisse_keisse.blogspot.com disse...

keisse_ ministerio de dança ágape.
a biblia fala pra adorar-mos a Deus de todo o nosso coração.
e diz também se o teu coração não te condena viva em paz com Deus! se esses irmãos que veem algo errado na dança é porque estão vendo com outros olhos, visão esta que pode estar te condenando e por este motivo não gostam da dança.
em salmo 30.11 diz: tu mudaste o meu choro em dança alegre, efastaste de mim a tristeza e me cercaste de alegria. quem escreveu foi o salmista Davi aquele que era amado por Deus! e o Pai se alegrava nele.
abraços e que Deus abençoe a todos

Eliseu Antonio Gomes disse...

Keisse

Eu noto o que você afirma. Há quem tenha olhos maliciosos, e ao invés de cuidar de varrer os pensamentos impuros do interior de seu coração sujo, querem agir em território limpo e mudar algo que não tem sujeira alguma.

Abraço.

Silvia Amaral disse...

Em Jesus há liberdade!!!
Depois da rebelião de lúcifer, houve um desfalque de adoradores no céu, a terça parte dos anjos, por isso o Pai procura verdadeiros adoradores que o adore em espírito e em verdade.
O Espírito Santo, que é cavalheiro, respeita sua forma de expressar o seu amor à Deus, seja através da dança, louvor, ajudando os doentes ou qualquer outra forma de adoração.
O que importa realmente, é empregarmos o nosso tempo na adoração. Que seja algo novo, belo, de todo o seu coração e que toque o coração de Deus!!!
Se gosta de dançar, dance ao Senhor! Eu danço para a glória de Deus! Aleluia!!!!!
Glória à Deus!
A paz do Senhor Jesus!

Eliseu Antonio Gomes disse...

Silvia

Creio que saiba, certa vez o rei Davi voltava de uma batalha vitoriosa e o povo o rodeava cantando "Saul matou milhares e Davi milhares de milhares" (1º Samuel 18.7; 21.11; 29.5).

Pergunto aos críticos da expressão corporal em forma de dança: Seria essa música e essas danças coisas mundanas? Davi dançou embalado pela melodia que o homenageava como herói de guerra. Eu creio que apesar de não ser ato de adoração a Deus, não haviam nessas situações nenhum ato de mundanismo.

Abraço.

jotapeh9907 disse...

Eliseu Antonio, a Paz do Senhor!
Já vi que é um grande estudioso da Bíblia Sagrada. Sou teu fã. Que Deus continue abençoando.

Julio Cesar disse...

A questão da dança era puramente cultural da nação de Israel no Velho Testamento.
Uma questão para se pensar:Além de no Novo testamento não haver sequer uma só menção à dança,coreografia,ou similares,o mesmo Davi que dançou não estabeleceu nenhum grupo de dança para os serviços do Templo!Se alguém conseguir me provar o contrário...

Anônimo disse...

É isso que eu digo Julio Cesar!
Não há nenhuma menção na bíblia sobre dança para adorar a Deus no templo!
Dançar pra Deus não tem problema, mas dançar no templo é outra coisa,
ou alguém leu na bíblia os levitas dançando ou Davi dando ordem pra eles irem dançar?
Usar Salmo no qual diz para louvarmos a Deus com dança para dizer que devemos dançar no templo é adaptar a bíblia!

DANNILO STELIO disse...

Que o povo de Israel dançasse, tudo bem. Mas será que isso nos autoriza a fazer o mesmo hoje em dia ?

Na Igreja do Novo Testamento, não há uma palavra sequer autorizando essa prática como forma de adoração.

Demais disso, a fé (salvadora) é vem pelo ouvir (não pelo dançar), e ouvir a Palavra de Deus.

Alguém já ouviu o testemunho de uma pessoa que era um perdido e miserável pecador, mas quando assistiu determinada coreografia, sentiu-se tocado pelo Espírito Santo e foi ao altar confessar o nome de Cristo como seu Senhor e Salvador ? Eu nunca vi nem ouvi...

Albervan disse...

Ao amigo Julio Cesar e Dannilo Stelio, com respeito gostaria de propor uma meditação: "A bíblia não institui a dança nos culto, nem mesmo por Davi (como citado), mas me digam ondem a bíblia condena a dança?
Além do mais qual é o verdadeiro templo estabelecido no novo testamento?

Obs: Dannilo, eu conheço testemunhos verdadeiros de pessoas que foram convencidas pelo Espírito durante danças. Talvez você não tenha visto e não conheça por não estar familiarizado ou não participar desse tipo de evento.

Pr. Noé Lacerda disse...

Meus amados, onde é o lugar da adoração? no templo ou nos monte? amadureçamos deixemos de ser crianças, até quando iremos tomar leite?
com dança ou sem dança, no templo ou no monte, não importa o lugar da adoração. ainda que seja no vaso sanitário ou no banheiro, o Pai procura adoradores que o adorem em Espírito e em verdade. Jesus predisse a destruição do templo,
das organizações religiosas nem se fala, o que importa é ser igreja, e adorar ao pai em Espírito e em verdade.
ósculo santos a todos.

Unknown disse...

Meus irmãos amados, a Paz do Senhor, queridos, fico tão triste ao encontrar um ótimo blogger, onde se lê sobre a palavra de Deus, e vejo que há irmão contra irmão sobre uma opinião de dança. Davi dançou, eu danço, quando assim Deus me quer usar, é o mover do Espírito sobre cada um (leiam sobre a distribuição de dons). Enquanto isso, sabem o que está acontecendo? Pessoas morrem sem ouvir da Palavra de Deus. Triste, né? Acordemos irmãos.

Unknown disse...

a paz irmãos. Encontrei esta pagina ao procurar uma explicação por que a minha bíblia no salmo 154:4 tinha flauta ao invés de dança. Fiquei feliz de ter encontrado resposta. E lendo os comentários abaixo, fiquei pensando como as pessoas ficam procurando maneiras de criticar a obra. Se não é por uma coisa é por outra. Criticam doutrinas nas igrejas, o falar em línguas, mulheres pregando... e como vi, a dança também entra na lista dos críticos de plantão. Sou do ministério de dança a 2 anos, e descobri uma adoração simples e verdadeira a Deus, o que acontece é que SATANÁS tenta perverter a arte da dança, usando-a para prostituição, sensualidade e para seu próprio louvor. As pessoas acham que a dança pertence a Satanás e isso é uma grande mentira. Como foi citado acima nos comentários sobre Davi, também quero deixar que Miriã a profetisa, em Êxodo capitulo 15:20 e 21 a pos a travessia do mar vermelho, a alegria dela foi tão grande que ela tomou o tamborim e todas as mulheres saíram atrás dela com tamborins e danças... Foi tão contagiante que todas as mulheres, "todas" saíram atrás dela dançando, adorando ao Senhor. Ou seja, a dança é mais um meio de expressarmos não só adoração, mas gratidão a Deus... Eu hoje fação parte do ministério de dança, por que o espirito santo me enchia de alegria e gratidão ao ver as demais dançando, eu até chorava.... Satanás tem buscado ser igual a Deus , e hoje não é diferente, Ele é USURPADOR e quer essa adoração pra Ele, quando nos movemos em adoração somos sarados, curados, libertos e ficamos mais próximos de Deus. Deus se agrada da dança quando direcionada a Ele, em espirito e em verdade, por que Ele entende que podemos anunciar o evangelho de jesus através dela.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Caro Anônimo (a) / Unknown

Fico feliz em saber que encontrou, aqui no blog Belverede, a resposta que procurava. Esta é a proposta ao manter este blog ativo, sempre colocando em pauta assuntos com base na Bíblia Sagrada. Volte sempre que quiser.

Meu conselho é que não dê ouvidos aos críticos, busque sempre entender a vontade de Deus para a sua vida através da leitura bíblica.

Abraço.

Sérgio Oliveira disse...

Dannilo.Essa sua colocação foi a melhor resposta que li aqui nos comentários . Deus te abençoe

Eliseu Antonio Gomes disse...

Sergio.

Como leitor da Bíblia, penso que a questão de quem goste de louvar a Deus dançando, só deve se preocupar em evitar fazer movimentos que possuam conotação sensual.

Vejo que o Novo Testamento, tanto a dança quando o ato de entregar dízimos, são ações em que os textos bíblicos não fazem menção proibindo ou desaprovando.

Abraço.