.
No Brasil existe vários templos evangélicos, muitas universidades evangélicas também. Mas o telespectador liga a televisão em programas de notícias e não encontra essa realidade refletida lá. E quando encontra é sempre em tom duramente negativo.
A imprensa secular brasileira sempre comete gafes quando é para reportar assuntos referentes ao meio evangélico. Não é capaz de fazer um trabalho 100% profissional, via de regra, ela é vencida pelo preconceito.
É algo fácil de ser entendido. Quase todo estudante de jornalismo veio de uma infância influenciada pelo catolicismo e no curso superior é confrontado pelo ensino materialista e ateu. Resultado: um jornalista despreparado para lidar com os assuntos ligados à fé evangélica.
Então, ao lidar com matérias ligadas à fé, os jornalistas brasileiros são quase sempre simplórios, acabam tecendo matérias polarizadas, como se a vida fosse igual às estruturas dos enredos das novelas da Televisa. Os vilões são sempre os pastores e os mocinhos são sempre os católicos / ateus/ agnósticos. Não existe meio termo para eles.
Mas a vida não é assim! Há bons cidadãos ateus, agnósticos, católicos e evangélicos. E há os que são ruins também. Ao repórter cabe o dever de perscrutar antes de levar o que se escreveu ao prelo, televisão ou à internet.
Não ouso generalizar. Há bons profissionais, porém, são como agulhas perdidas no meio do palheiro.
O jornalista por excelência está acima dos preconceitos!
E para driblar esse preconceito, que nós evangélicos temos sofrido pela mídia que informa (?), tem surgido na blogosfera evangélica alguns blogueiros que estão fazendo a notícia circular entre nós, sem o tempero de conceitos tortos. Eles são andorinhas fazendo verão. Sugiro que todos nós os divulguemos e também os citemos com mais freqüência em nossas páginas, para que exista uma base sólida de comparação entre o que “os de fora” dizem sobre nós.
Há outros blogueiros que eu leio, mas por hora quero deixar listados, mostrar, os que eu leio mais:
• Julio Severo – Julio Severo
• Notícias Cristãs – Marcio Melânia
• Comunicólogos- Marcel Victor Sousa ( Teo Jornalista)
• E Agora? Como Viveremos? - Valmir Nascimento Vilomen
• Logo News – Gutierres Siqueira.
E.A.G.
2 comentários:
Irmão Eliseu:
Tenho visto a atuação dos atores da Globo na novela das nove horas. Particularmente, penso que apesar de não ser preconceituosa e de mostrar personagens honestos em sua maneira de viver, a atuação de Ricardo Blat e outros ainda carece de pesquisa e de convivência com membros de igrejas evangélicas, apesar de as periferias das cidades brasileiras estarem pulverizadas de comunidades da linha (neo)pentecostal, onde há rigidez em costumes, pouco estudo sistemático da Palavra e ênfase em milagres. Se Bruno Gagliasso foi capaz de conviver com gays para interpretar um gay na novela América, por que os atores da Globo não poderiam conviver, estudar e pesquisar o modo de vida dos evangélicos (sobretudo, das classes menos favorecidas) para compor personagens que 'fazem a diferença'?
Obrigado pelo elogio e indicação do meu site. Tenho certeza de que é através da ajuda mútua é que o Reino de Deus sai ganhando. Como diz a Palavra, a corda de três dobras não se arrebenta fácil.
Preciso, no entanto, tecer uma réplica ao seu comentário sobre o vídeo. Você poderia me fornecer um e-mail que utilize constantemente, pois não creio ser conveniente emitir uma resposta pessoal em público. É possível?
Aguardo sua resposta.
Amado Eliseu,
Não se trata dos "pastores serem sempre os vilões e católicos serem os mocinhos...
Os pastores que foram alvo do noticiário, pervertem a palavra mesmo e cometem um estelionato contra o Evangelho.
Qual pastor da Assembléia de Deus, Batista, Metodista, entre outros, que vive dignamente e com simplicidade o Evangelho de Cristo e foi alvo da mídia com notícias falsas?
Eu desconheço!
Portanto, aqueles pastores, bispos, apóstolos, semideus que apareceram no noticiário, todos nós sabemos, pervertem mesmo o Evangelho, bem como os padres pedófilos.
Aliás, a mídia e as redes televisão são bem complacentes face ao enorme quadro de perversão e estelionato praticado contra o Evangelho e explorando a fé de muitos!
Em relação a sua questão da existência de muitos templos evangélicos e universidades, e os jornalistas não fazem uma cobertura dessa coisas, isso não me incomoda nem um pouco...
Jesus afirmou que o reino de Deus não vem com VISÍVEL APARÊNCIA MAS ESTÁ DENTRO DE NÓS.
Muita ingenuidade da nossa parte e falta de entendimento do ensino de Jesus, esperar reconhecimento de mídia!
O Evangelho de Cristo está muito acima de sistemas humanos.A mídia é um sistema humano. Nada pode deter o Evangelho. Nem o cristianismo!
Paulo afirmou que ele poderia estar em cadeias, mas a Palavra não estaria algemada!
Na Graça de Cristo,
Marcos Wandré
Postar um comentário