Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

A SABEDORIA DOS CÉUS

No passado existiu um rei em Jerusalém, que se tornou muito conhecido, chamado Salomão. O seu reinado foi marcado por bastante paz.

Ao nascer Deus demonstrou interesse carinhoso por ele, enviando o profeta Natã com o seguinte recado:

- Para mim você é Jedidias.
(1)

No idioma hebraico o nome Jedidias significa “amado do Senhor Deus”, então, podemos entender a declaração divina em outras palavras. O Senhor disse: eu te amo Salomão

Já adolescente Salomão teve um importante encontro com Deus por intermédio de um sonho. Neste sonho Deus lhe perguntava qual presente gostaria de ganhar. Com muita segurança do que queria Salomão respondeu que desejava receber sabedoria para governar melhor o povo do qual era rei.

Deus se alegrou com a resposta. Não era um pedido egoísta e nem avarento. Salomão não pediu vida longa e regalada acompanhada de uma montanha de dinheiro, o que seria um pedido comum, mas pediu algo que favorecesse a todos aqueles sob quem tinha responsabilidade monárquica.

Então, diante disso Deus falou:

- Por não me pedir uma coisa comum, darei a você mais do que pede. Além da sabedoria terá o respeito profundo de todos em sua volta e também o farei a pessoa mais rica entre os homens. (2)

A promessa se cumpriu. Salomão, com muita inteligência escreveu três livros que fazem parte da Bíblia Sagrada (Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão), dois Salmos (72 e 127) e teve a oportunidade regalada de assentar-se em trono de outro puríssimo. Além disso, foi honrado por ter seu nome proferido pelos lábios de Jesus Cristo, confirmando o alto nível de prosperidade financeira que ele recebeu
. (3)

Deus não faz acepção de pessoas. O que nos garante que se cada um de nós seguir o exemplo de Salomão, amando o próximo como a nós mesmos seremos abençoados recebendo a sabedoria do alto.
(4)

Em Tiago 3.17 podemos ver a descrição do que significa a sabedoria que Deus deu para Salomão: “a sabedoria que vem do céu primeiro que tudo é pura e cheia de calma brandura. Depois é amante da paz e cortês. Tolera o debate e está pronta a submeter-se aos outros; é repleta de misericórdia e de boas obras. É cordial, correta e sincera” – A Bíblia Viva.

Por conseguinte João 3.16 está escrito: “Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito (único) para que todo que nele crê não pereça (morra), mas tenha a vida eterna” – parênteses meus.

O pronome “tal” significa igual, em semelhante valor, o que nos faz compreender que o amor de Deus por Jesus é igual ao que tem por mim, por você e todo o restante da Humanidade.

E por causa desse amor Deus deseja presentear a Humanidade com essa sabedoria divina, até mais do que nós mesmos desejamos recebê-la. Com alegria e muito prazer Ele aguarda cada ser humano pedir e então abre Suas mãos e concede generosamente farta provisão.
.
.
E.A.G. .
.
1 - 1º Samuel 12.24;
2 – 1º Reis 3.1-15; 2º Crônicas 1.2-13;
3 – 1º Reis 10.14-26; 2º Crônicas 9.13-28; Provérbios 1.1; Eclesiastes 1.1; Cantares 1.1; Mateus 6.29;
4 – Atos 10.34; Efésios 6.9; 1ª Pedro 1.17;
5 – Tiago 1.4,5.

Nenhum comentário: