Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 23 de maio de 2017

Padre Reginaldo Manzotti e a idolatria usando estátua que católicos aceitam como representação de Maria, mãe de Jesus


Sugestão: leia neste blog outros artigos sobre a Igreja Católica Apostólica Romana.

Em uma das páginas de rede social que possuo, chegou para mim uma foto do Padre Reginaldo Manzotti segurando uma estátua, que a liderança da Igreja Católica Apostólica Romana ensina aos seus fiéis ser a representação de Maria, mãe de Jesus.

Na fotografia, pode-se ler a seguinte mensagem: "Nossa Senhora está passando em tua casa, ele veio te visitar. Você aceita?"

Embora tenha respeito por todas as pessoas ligadas ao catolicismo, não posso concordar com este tipo de afirmação e nem posso dizer "sim" para esta pergunta. A declaração não possui respaldo bíblico e a pergunta é de cunho anticristão.

Não pretendo fazer dessa situação um motivo de discussão religiosa, apenas convido os cristãos católicos a lerem o que está escrito na Bíblia Sagrada sobre a idolatria.

O que é ser idólatra? Idolatrar é substituir a pessoa de Jesus Cristo por outra pessoa ou coisa em nosso coração. É trocar a doutrina de Cristo por doutrinas inventadas por homens. A doutrina de Cristo está exposta com total clareza em todo o Novo Testamento. Que seja lido e acatado por nós.

Estando consciente que idolatrar é substituir a pessoa de Jesus Cristo por outra pessoa ou coisa, toda pessoa que é crente em Deus, precisa tomar como sua única regra de fé e de conduta o conteúdo da Bíblia Sagrada, pois ela é lâmpada para os nossos pés não tropeçarem e a luz que ilumina o caminho que precisamos andar, com objetivo de agradar a Deus (Salmos 119.105). As Escrituras são importantes, quando damos importância ao seu conteúdo, extraímos dela a fé, que nos torna agradáveis perante Deus porque nos faz entender que todas as bênçãos alcançadas provém dEle (Romanos 10.7; Hebreus 11.6).

O apóstolo Pedro, foi interrogado pelo sumo-sacerdote pelo fato de haver sido proibido por ele de ensinar a doutrina de Cristo e não acatar tal ordem dele e insistir em ensinar que Jesus Cristo é "a pedra que os edificadores rejeitaram", "a pedra posta na esquina" por Deus, e que "em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos". Conferir: livro de Atos, capítulo  4 e versículos 8 ao 12.

E, em outra ocasião, Pedro disse: "Mais importa obedecer a Deus do que aos homens". - Atos 5.29.

Bem, isto posto, respondi para a pessoa que enviou a fotografia do padre exibindo a estátua. Disse a ela: "Eu não coloco ninguém no lugar que a Palavra de Deus colocou Jesus Cristo. O meu Mediador é Jesus Cristo, conforme está escrito no Novo Testamento. Vamos ler: "Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem" (1 Timóteo 2.5). Faça conforme está recomendado nas Escrituras Sagradas!".

Outros cristãos evangélicos citaram as seguintes passagens bíblicas para a internauta que enviou a foto do padre segurando a estátua;

• Êxodo 20.3-6. "Não terás outros deuses além de mim. "Não farás para ti nenhum ídolo, ne­nhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor,o teu Deus, sou Deus zelo­so, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam, mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e obedecem aos meus man­damentos".

• Levítico 26.1 "Não façam ídolos, nem imagens, nem colunas sagradas para vocês, e não colo­quem nenhuma pedra esculpida em sua terra para curvar-se diante dela. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês".

• João 14.6. "Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, se não por mim".

Nos versículos expostos acima, para a nossa apreciação e meditação, vimos que o Filho de Deus é o único Mediador entre Deus e os homens, o único Salvador, o único Caminho para Deus. Não é Maria.

O apóstolo Pedro chama a prática da idolatria de coisa abominável: "Porque é bastante que no tempo passado da vida fizéssemos a vontade dos gentios, andando em dissoluções, concupiscências, borrachices, glutonarias, bebedices e abomináveis idolatrias" - 1 Pedro 4.3.

O apóstolo Paulo recomendou:

• Matar a idolatria, se ela estiver dentro de nós: "Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; Colossenses 3.5.

• Não ser religioso idólatra: "Não vos façais, pois, idólatras..." - 1 Coríntios 10.7 a.

• Esquivar-se para longe: "Portanto, meus amados, fugi da idolatria" - 1 Coríntios 10.14.

No livro de revelações sobre os fatos que ocorrerão no final dos tempos, o apóstolo João trouxe aos leitores da Bíblia Sagrada as seguintes informações preciosas:

"Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte. Apocalipse 21:8.

"Mas, ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira" - Apocalipse 22.15.

Enfim, prezado leitor desta postagem, se você olha para dentro de si e percebe que tem praticado alguma espécie de idolatria, saiba que Deus está pronto para perdoá-lo caso esteja disposto a dobrar seus joelhos e em oração confessar seu erro a Ele e tomar a firme decisão de nunca mais ser uma pessoa idólatra. "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça" - 1 João 1.9.

E.A.G.

7 comentários:

Anônimo disse...


Isaías 44:

A idolatria é condenada

9 Os que fazem imagens não prestam, e os seus deuses, que eles tanto amam, não valem nada. Os que adoram imagens são tolos e cegos e por isso serão humilhados. 10 É uma grande tolice fazer uma imagem para ser adorada como se fosse um deus. 11 Todos os que a adorarem serão humilhados. Os que fazem ídolos são apenas seres humanos; nada mais. Que eles se reúnam e se apresentem no tribunal! Ali ficarão apavorados e serão humilhados.
12 O ferreiro pega um pedaço de metal, coloca nas brasas e depois com toda a força vai batendo nele com o martelo até formar a imagem. Ele trabalha tanto, que não come, nem bebe e acaba perdendo as forças.
13 O escultor mede um pedaço de madeira e com um giz desenha nele a figura do ídolo. Depois, com as suas ferramentas, ele faz uma estátua com a forma de um belo ser humano, para ser colocada num templo. 14O escultor vai à floresta para cortar uma árvore; escolhe um cedro, um cipreste ou um carvalho. Ele só corta árvores bem grossas ou então planta uma e espera até que a chuva a faça crescer.
15 O homem usa uma parte da madeira para fazer um fogo; ali ele se esquenta e também assa o pão. A outra parte da madeira é usada para fazer uma imagem; e o homem fica de joelhos e a adora. 16 Assim metade da madeira serve para fazer um fogo; o homem assa a carne, come e fica satisfeito. Também se esquenta e diz: “Que fogo bom! Já me esquentei bem!” 17Com a outra metade da madeira, o homem faz uma imagem, isto é, um deus; depois, fica de joelhos e a adora. E faz esta oração: “Tu és o meu deus; salva-me!”
18Essa gente não tem juízo. Eles fecharam os olhos e não podem ver nada; fecharam também a sua mente e não entendem nada. 19O homem que faz imagens não entende nada e não tem a inteligência necessária para dizer a si mesmo: “Ora, com metade dessa madeira eu fiz um fogo; assei o pão, assei a carne e comi. E com a outra metade eu fiz esta imagem nojenta. Agora, aqui estou eu, adorando um pedaço de madeira!”
20 Adorar uma imagem não adianta nada; é o mesmo que comer cinzas. O homem que adora imagens não pensa direito, mas vive enganado. Ele não pode se salvar, pois não é capaz de dizer: “Isto que está na minha mão não é um deus coisa nenhuma.”
NTLH

MARIMERIS.BLOGSPOT.COM







Anônimo disse...



"9.Os fabricantes de ídolos nada são e suas preciosas obras nada valem; para confusão deles, suas testemunhas não sabem ver nem compreender. 10.Aquele que quer modelar um deus, funde uma estátua que não servirá para nada. 11.Seus fiéis ficarão decepcionados e seus operários são apenas homens. Que todos se congreguem e compareçam. Ficarão assustados e decepcionados. 12.O ferreiro manipula o formão e trabalha no forno; talha o ídolo com golpes de martelo; modela-o com mão vigorosa; mas tem fome, sente-se esgotado, tem sede, está extenuado. 13.O escultor em madeira estica o cordel, traça o esquema a lápis, desbasta a imagem com o cinzel, mede-a com o compasso; dá-lhe forma humana, fá-la um belo tipo de homem, para colocá-la numa casa. 14.Vai cortar madeira, apanha um roble ou um carvalho que tinham deixado crescer entre as árvores da floresta que o Senhor havia plantado, e que a chuva havia feito crescer. 15.Depois faz com a madeira um fogo, e leva-o para se aquecer; queima-a também para cozer o pão; enfim serve-se dela para fabricar um ídolo diante do qual se prosterna. 16.Queima a metade de sua madeira, sobre a brasa assa a carne, come esse assado até fartar-se. Então aquece-se e diz: Como é bom sentir o calor e admirar a chama! 17.Com a sobra faz um deus, um ídolo diante do qual se prostra para adorá-lo e orar dizendo: Salva-me, tu és meu deus. 18.Falta bom senso e juízo a essa gente; têm os olhos tão fechados que não vêem, seus corações não podem compreender. 19.Ninguém reflete nem tem bom senso e inteligência para se dizer: Queimei metade, cozi pão sobre a brasa, aí assei a carne que comi e iria eu fazer do resto um ídolo miserável? Prostrar-me-ia diante de um pedaço de madeira? 20.Este homem se nutre de cinzas, seu coração desabusado o desencaminha, ele não consegue salvar-se nem dizer: Não será um logro o que tenho nas mãos?"

Isaías, 44: Bíblia Católica Online

www.bibliacatolica.com.br










Anônimo disse...

Deuteronômio 6:14
Não adorem outros deuses, os deuses dos povos vizinhos.

1 João 5:21
Meus filhinhos , cuidado com os falsos deuses!

Êxodo 20:3
— Não adore outros deuses; adore somente a mim.

Êxodo 34:17
— Não façam deuses de metal, nem os adorem.

Deuteronômio 5:7
— “Não adore outros deuses; adore somente a mim.

Deuteronômio 32:17

Ofereceram sacrifícios aos demônios, a deuses falsos que não haviam adorado antes, novos deuses que os seus antepassados não conheciam.

Jeremias 16:20
Será que o ser humano pode fazer os seus próprios deuses? Não! Porque não seriam deuses de verdade.”

Gálatas 4:8
No passado vocês não conheciam a Deus e por isso eram escravos de deuses que, de fato, não são deuses.

Deuteronômio 29:26
Eles se ajoelharam diante de outros deuses e os adoraram, deuses cujo amor eles não haviam sentido, deuses que Deus não havia indicado para serem adorados pelo seu povo.

2Reis 18:34
Onde estão agora os deuses de Hamate e de Arpade? Onde estão os deuses de Sefarvaim, de Hena e de Iva? Será que os deuses de Samaria salvaram Samaria do meu poder?

Jeremias 2:11
Nenhuma outra nação trocou os seus deuses por outros que nem eram deuses de verdade. Mas o meu povo me trocou, trocou a mim, o seu Deus glorioso, por deuses que não podem ajudá-los.

Daniel 11:37
Esse rei não adorará os deuses que os seus antepassados adoravam, nem os deuses que as mulheres preferem, nem qualquer outro deus, pois ele acreditará que está acima de todos os deuses.

Êxodo 23:24
Não se curvem diante dos deuses deles, nem os adorem, e não sigam os seus costumes religiosos. Destruam os deuses deles e quebrem as colunas do deus Baal.

Números 25:2
Elas convidavam o povo para as festas em que eram feitos sacrifícios aos seus deuses. E os israelitas tomavam parte nos seus banquetes e adoravam os seus deuses.

1Samuel 4:8
Ai de nós! Quem poderá nos salvar destes poderosos deuses? São os deuses que atacaram os egípcios com todo tipo de pragas, no deserto.

2Reis 19:18
e queimaram os seus deuses, que não eram deuses de verdade e sim imagens de madeira e de pedra feitas por mãos humanas.

Salmos 16:4
Aqueles que correm atrás de outros deuses trazem muito sofrimento para si mesmos. Eu não tomarei parte nas suas ofertas de sangue, nem adorarei os seus deuses.

Isaías 36:19
Onde estão agora os deuses de Hamate e de Arpade? Onde estão os deuses de Sefarvaim? Será que eles salvaram Samaria do meu poder?

Isaías 37:19
e queimaram os seus deuses, que não eram deuses de verdade e sim imagens de madeira e de pedra, feitas por mãos humanas.

1Coríntios 8:5
Pois existem os que são chamados de “deuses”, tanto no céu como na terra, como também existem muitos “deuses” e muitos “senhores”.

Êxodo 23:32
Não façam nenhum acordo com eles, nem com os seus deuses.

Levítico 19:4
— Não adorem ídolos, nem façam deuses de metal. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês.

Deuteronômio 4:24
Pois o Senhor, nosso Deus, é um fogo destruidor; ele não tolera outros deuses.

Deuteronômio 12:4
— Não adorem o Senhor, nosso Deus, do jeito que aqueles povos adoram os seus deuses.

Deuteronômio 31:18
Naquele dia eu certamente os abandonarei, pois fizeram muitas maldades e adoraram outros deuses.

(NTLH)

Anônimo disse...

Salmos Capitulo 113:

4 Quanto a seus ídolos de ouro e prata, são eles simples obras da mão dos homens.

5 Têm boca, mas não falam, olhos e não podem ver,

6 têm ouvidos, mas não ouvem, nariz e não podem cheirar.

7 Têm mãos, mas não apalpam, pés e não podem andar, sua garganta não emite som algum.

8 Semelhantes a eles sejam os que os fabricam e quantos neles põem sua confiança.

https://bibliacatolicaonline.com/salmos-capitulo-113/

____________________________________________

Salmos 115:

4 Os deuses das outras nações
são de prata e de ouro,
são feitos por seres humanos.

5 Eles têm boca, mas não falam;
têm olhos, mas não veem.

6 Têm ouvidos, mas não ouvem;
têm nariz, mas não cheiram.

7 Têm mãos, mas não podem pegar;
têm pés, mas não andam;
e da garganta deles não sai nenhum som.

8 Que fiquem iguais a esses ídolos
aqueles que os fazem
e os que confiam neles!”


https://www.bible.com/pt/bible/211/PSA.115.ntlh

Salmos Capitulo 113:
Bíblia Católica

Bíblia Evangelica é no Salmo 115:

Anônimo disse...

Deuteronômio 7:

25 Queimem todas as imagens dos deuses desses povos. Não cobicem a prata e o ouro que estão nas imagens, nem fiquem com eles, pois isso seria uma armadilha mortal para vocês. Para o Senhor, nosso Deus, adorar ídolos é uma coisa nojenta.

26 Não levem nenhum ídolo para dentro de suas casas, pois a maldição que está sobre o ídolo estará também sobre vocês. Detestem e odeiem com todo o coração os ídolos, pois o ídolo é uma coisa amaldiçoada.

Anônimo disse...

Eu gosto muito desse blog! Bom dia

Deuteronômio 27:15 (NTLH)

— “Maldito seja aquele que fizer imagens de pedra, de madeira ou de metal, para adorá-las em segredo; o Senhor detesta a idolatria!” E o povo responderá: “Amém!”
_______________________________________


http://deusodeiaidolatria.blogspot.com.br/

deusodeiaidolatria.blogspot.com

Anônimo disse...

Deuteronômio 27:

As maldições

11 Nesse mesmo dia Moisés disse ao povo de Israel:
12— Depois que tiverem atravessado o rio Jordão, vocês serão abençoados do alto do monte Gerizim. Ficarão nesse monte as seguintes tribos: Simeão, Levi, Judá, Issacar, José e Benjamim. 13 As maldições serão ditas do monte Ebal, e ali ficarão as seguintes tribos: Rúben, Gade, Aser, Zebulom, Dã e Naftali. 14 Os levitas falarão bem alto a todo o povo, assim:

15— “Maldito seja aquele que fizer imagens de pedra, de madeira ou de metal, para adorá-las em segredo; o Senhor detesta a idolatria!” E o povo responderá: “Amém!”


16— “Maldito seja aquele que desrespeitar o pai ou a mãe!” E o povo responderá: “Amém!”


17— “Maldito seja aquele que mudar de lugar os marcos de divisa do terreno do vizinho!” E o povo responderá: “Amém!”


18— “Maldito seja aquele que fizer um cego errar o caminho!” E o povo responderá: “Amém!”

19— “Maldito seja aquele que não respeitar os direitos dos estrangeiros, dos órfãos e das viúvas!” E o povo responderá: “Amém!”


20— “Maldito seja aquele que tiver relações com uma das mulheres do pai, pois isso é uma vergonha para o pai!” E o povo responderá: “Amém!”
21— “Maldito seja aquele que tiver relações com um animal!” E o povo responderá: “Amém!”

22— “Maldito seja aquele que tiver relações com a irmã, seja irmã por parte de pai e mãe ou somente por parte de pai!” E o povo responderá: “Amém!”
23— “Maldito seja aquele que tiver relações com a sogra!” E o povo responderá: “Amém!”

24— “Maldito seja aquele que matar outro israelita à traição!” E o povo responderá: “Amém!”
25— “Maldito seja aquele que receber dinheiro para matar uma pessoa inocente!” E o povo responderá: “Amém!”
26— “Maldito seja aquele que não obedecer a essas leis de Deus!” E o povo responderá: “Amém!”