Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Conselho para quem mudou de igreja e está afastado da comunhão com os irmãos e do pão e do vinho na celebração da Santa Ceia do Senhor

Não podemos jamais esquecer que a Igreja de Cristo tem duas características, ou dimensões: universal e local. O aspecto universal é apresentado por Jesus em Mateus 16.18. Sobre esta, Jesus nos mostra que a Igreja é constituída por todos aqueles que nasceram do Espírito e são batizados no Corpo de Cristo (1 Coríntios 10.2; 12.13). Ela é invisível ao olho humano, pois está no plano espiritual. A soma de todas as igrejas locais ao redor do mundo forma a Igreja universal, através de quem está sinceramente convertido ao Senhor. Sobre esta igreja, construída por almas que se renderam aos pés de Cristo, a Bíblia Sagrada revela que Jesus é o cabeça (Efésios 1.22; 5.23).

Há algum tempo atrás, recebi através da Caixa de Contato do Belverede o e-mail de uma pessoa se identificando como Katia. Sua redação está muito levemente modificada nesta postagem, sem nenhuma adulteração da mensagem. O objetivo da modificação visa expor o texto em combinação mais aproximada ao estilo do Belverede. Ela escreveu para mim algo assim:

Assunto: Conselho:
"Bom dia, irmão em Cristo. Eu me encontro em uma situação não muito agradável espiritualmente. Ao ler suas postagens senti sabedoria. Glória a Deus por sua vida. Devido a isso, gostaria de receber sua opinião.
Sou batizada há 8 anos na igreja pentecostal Comunhão Cristã Abba, situada em Curitiba. Ela é dividida por células e lideres, só é realizado culto duas vezes por semana. Por esta razão, senti vontade de ir mais em cultos e conheci esse ano a igreja Deus é Amor, que realiza cultos todos os dias da semana, pela tarde durante e de noite. Sei que é possível saciar a nossa sede da Palavra lendo a Bíblia a sós, em casa, em momentos particulares com Deus, mas sinto que preciso de algo mais para meu crescimento.
Há uns 15 dias, me desliguei da Abba. E me sinto mal porque não estou em comunhão, não estou tomando a santa ceia.
Recebi algumas revelações na Deus é Amor. Em profecias, me disseram que o meu lugar é lá. Espero do Senhor Deus a confirmação. É uma decisão séria que eu devo tomar devido ás doutrinas da Deus é Amor, etc. Será, talvez, que eu devo procurar outra igreja semelhante? O que você me diz? Tenho um casal de filhos que congrega na Abba e eles não querem sair dela."

Minha resposta, enviada por e-mail:

Prezada Katia.

Antes de tudo o mais, obrigado por permitir que eu saiba como tem se sentido espiritualmente e dizer como alguns artigos publicados aqui no Belverede impactaram o seu coração. O modo como recebeu estas mensagens são exatamente o objetivo de publicá-las; oramos pedindo que Deus abençoe os leitores deste blog, assim como relata ter sido abençoada.

Você pede opinião sobre sua mudança de denominação, saída da igreja Comunhão Cristã Abba para a Igreja Pentecostal Deus é Amor. Fala que seus filhos gostam da CCA e não desejam ir à IPDA com você. E faz a pergunta: “o que me diz?”

Eu preciso relembrar que a Igreja de Cristo tem duas características, ou dimensões: universal e local. O aspecto universal é apresentado por Jesus em Mateus 16.18. Sobre esta, Jesus nos mostra que a Igreja é constituída por todos aqueles que nasceram do Espírito e são batizados no Corpo de Cristo (1 Coríntios 10.2; 12.13). Ela é invisível ao olho humano, pois está no plano espiritual. A soma de todas as igrejas locais ao redor do mundo forma a Igreja universal, através de quem está sinceramente convertido ao Senhor. Sobre esta igreja, construída por almas que se renderam aos pés de Cristo, a Bíblia Sagrada revela que Jesus é o cabeça (Efésios 1.22; 5.23).

Segunda relembrança: de acordo com a Bíblia, a Igreja local diz respeito a congregações. Diz respeito ao aspecto social. É percebida pelo olho humano. O Novo Testamento apresenta como Igrejas locais a Igreja de Jerusalém, de Antioquia; de Corinto; da Galácia; da Ásia, de Roma (Atos 8.1; 11.22; 13.1; 1 Coríntios 1.2; 2 Coríntios 1.1; Apocalipse 2.1-7). Elas estão nos dias atuais em nosso bairro, cidade, estado, nação e em países estrangeiros.

Nos dias de hoje, igrejas locais não são identificadas apenas pela região em que estão localizadas. Elas também são conhecidas pelas denominações: Assembleia de Deus, Deus é Amor, e outras. Assim como aconteceu no passado, acontece nos dias atuais, entre os membros dessas igrejas existem pessoas convertidas e também não convertidas, gente espiritualmente forte e espiritualmente fraca (Mateus 13. 24-30; Romanos 15.1). E, independente do número de membros que possui, cada denominação deve ser respeitada.

A situação de trocar uma denominação evangélica por outra, não é um erro se a mudança acontecer em plena paz com os irmãos. Mas se houver alguma espécie de atrito com algum irmão ou irmã, antes de mudar convém enfrentar o problema e resolvê-lo, é preciso procurar a pessoa e consertar a situação do relacionamento abalado, conforme o aconselhamento de Cristo em Mateus 5.24.

Com relação à predileção de seus filhos pela denominação que deseja estar afastada e eles a permanecerem nela, cito para você alguns versículos bíblicos voltados para educação cristã nos lares, que são:

Efésios 6.4: “E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.”

Colossenses 3.21: “Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo.”

1 Timóteo 5.8. “Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.”

Desculpe-me se as citações desses textos bíblicos pareçam muito duras; não tenho a intenção de ofendê-la. Medite nessas mensagens e pondere sobre a situação de desânimo de seus filhos quanto a cultuar a Deus numa congregação que eles não gostam.

Abraço.

E.A.G.

Conselho para quem mudou de igreja e está afastado da comunhão com os irmãos e do pão e do vinho na celebração da Santa Ceia do Senhor

4 comentários:

Pr. Edilson Siqueira disse...

Caro irmão Eliseu, parabéns pela orientação. Sábias são as suas palavras.
Deus o abençoe cada dia mais. Feliz 2017

thiago oliveira disse...

A paz do SENHOR irmãos sou membro da ipda a anos e nunca ouvi dizer isso.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Pastor Edilson.

Ore por mim, prezado pastor. A minha ideia é continuar realizando este trabalho, e como deve saber muito bem, toda a capacidade que temos para ministrar a Palavra, e as demais coisas, vem do Senhor.

Abraço. Boas Festas.

E.A.G.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Prezado Thiago.

Eu acredito que você tenha digitado este comentário após ler o artigo “A liderança da Deus é Amor tenta interferir nas relações íntimas dos casais membros da igreja?”, publicado na mesma data que este. E se for realmente isto, quero lhe dizer que minha intenção é fazer defesa da IPDA contra os difamadores desta igreja.

E, caso esteja comentando este artigo (Conselho para quem mudou de igreja e está afastado da comunhão com os irmãos e do pão e do vinho na celebração da Santa Ceia do Senhor), devo lhe dizer que não entendo sua colocação a respeito do assunto.

Abraço. Boas Festas.

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.