Research | Pesquisar artigos de Belverede

Carregando...

Select the language

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

As obras da carne e o fruto do Espírito


As obras da-carne e o fruto do Espírito. Lição nº 1. EBD - primeiro trimestre de 2017. CPAD - Obras da Carne e o Fruto do Espírito: Como o crente pode vencer a verdadeira batalha espiritual travada diariamente. Comentarista. Osiel Gomes.
Por Eliseu Antonio Gomes

A Carta aos Gálatas é uma das epístolas mais enérgicas que Paulo escreveu. Seu conteúdo nos permite vislumbrar o caráter cristão. Na ocasião da redação, o cristianismo corria o risco de ser transformado numa seita do judaísmo, os opositores do apóstolo tentavam convencer os cristãos, convertidos em seu ministério, a desistirem de seguir a doutrina de Cristo que ele anunciava.

Há duas correntes sobre os destinatários de Gálatas. A primeira teoria afirma que os destinatários seriam os cristãos da região conhecida como Galácia étnica, cujas cidades principais eram Ancina (Ankara, atual capital da Turquia), Pessino e Tavium.  A segunda teoria, mais aceitável, afirma que os destinatários localizavam-se na Galácia do Sul, a região abrangida pelas fronteiras da Licia e da Panfília, que o apóstolo visitou em sua primeira viagem missionária, quando pregou nas cidades de Antioquia da Pisía, Icônio, Listra e Derbe (Atos 13 e 14).

O assunto central da Carta aos Gálatas é "a verdade do evangelho" (1.6-10; 2.5, 14). Porém, o apóstolo teve quatro propósitos relacionados entre si ao escrever.
• Ele defendeu a legitimidade de seu apostolado;
• Redigiu a carta para afirmar, provar que a mensagem do Evangelho, fez tal afirmação com propósito apologético;
• Escreveu para enfatizar que Jesus foi crucificado, ressurgiu de entre os mortos, sendo o único meio de salvação para o ser humano mediante a fé (1.1; 3.1; 1 Coríntios 1.23; 15.1-11). Explicar que não havia "outro evangelho", que a observância de ritos cerimoniais não resultam em salvação (3.3; 4.10; 5.2,3, 6),
• Elaborou a missiva propondo aos leitores que o Evangelho fosse aplicado ao viver diário de cada cristão. É o que está contido no quinto capítulo e este artigo passa a focar nos parágrafos seguintes.
A guerra da carne contra o Espírito (5.17).

Existe, em todas as pessoas cristãs, uma luta diária entre a parte carnal e o Espírito Santo. A carne realiza um grande esforço para fazer oposição vigorosa; sempre reagindo negativamente a todos os movimentos do Espírito, opondo-se a tudo que representa a espiritualidade que agrada a Deus.

É dever de todo cristão impor a si mesmo viver segundo a influência e direção do Espírito Santo. Quando o crente tem esse cuidado, pode ter certeza de que, mesmo existindo conflito entre a nova e a antiga natureza corrompida, está em condições de fazer dura resistência contra ela e vencê-la em suas concupiscências. Embora a essência corrompida ainda esteja em nós, todavia, não tem domínio sobre nós, cristãos convertidos.

Muitos crentes não dão vez ao Espírito e, apesar de serem religiosos, vivem mais segundo os impulsos da carne do que segundo a orientação do Espírito. São religiosos carnais. Por outro lado, os cristãos que se entregam com inteireza de coração ao Senhor, suas vidas estão repletas de atos harmonizados com a personalidade e caráter de Jesus Cristo.

Obras da carne (5.19-21).

Satanás não perde oportunidades, tenta o cristão para que afaste-se da vontade de Deus, Aproveita-se da situação de inimizade entre a carne e o Espírito. Utiliza cada situação - que se consiste em comportamentos pecaminosos - com o objetivo de que o crente queira e pratique o mal. Em momentos de tentação, precisamos ser defensores persistentes do nosso pensamento, retendo a austeridade. 

O pecado possui sintomas e manifestações, da mesma maneira que as doenças apresentam determinados sinais. A enfermidade tem sintoma, entretanto o sintoma não é a enfermidade. Mesmo que o doente elimine o sintoma, ainda continuará com o estado de saúde alterado. O pecado também reúne e mostra sintomas. E Paulo apresenta uma lista deles, em Gálatas 5.19-21. A manifestação dessas coisas, contidas na lista escrita pelo apóstolo, aponta para a situação má, que reside no interior do coração humano: a trágica atitude rebelde de individualidade, que usurpa a autoridade de Cristo.

É evidente que as coisas das quais Paulo escreve são produtos de uma natureza corrupta e depravada. Todas elas são condenadas pela luz das Escrituras Sagradas.
Prostituição e lascívia. Pecados em que estão implícitas não apenas ações grosseiras, mas também pensamentos e palavras;
Idolatria e feitiçaria. Pecados contra o segundo e o primeiro mandamentos;
Inimizades e pelejas. Pecados contrários à lei do amor fraterno e contra o próximo;
Dissensões e homicídios. Pecados não somente contra a vida humana, porém, também, contra o nome e a reputação das pessoas;
Inimizades e pelejas.  Pecados contra o próximo e contra a lei real do amor;
Bebedices e glutonarias. Pecados contra nós mesmos.
Cabalmente, a prática do pecado impede o ser humano de entrar no céu. Deus, que é justo e santo, jamais admitirá que todo aquele que ama e pratica o pecado mantenha-se em sua presença, a não ser que primeiro se arrependa, seja lavado, santificado e justificado no nome de nosso Senhor Jesus Cristo. 

Fruto do Espírito (5.22-23).

Andar no Espírito é uma expressão que descreve a situação quando há uma nova natureza, uma nova criação agindo dentro da pessoa que recebeu a Cristo como Salvador.

Da mesma maneira que o pecado é chamado de obras da carne porque a natureza corrupta é o princípio que leva os homens a pecar, assim a graça é chamada de fruto do Espírito porque a nova natureza espiritual do crente procede do Espírito, tal qual o fruto procede da raiz.
Amor. Podemos criar convívios sadios e vitais - com Deus, nossa família e amigos. É possível satisfazer nossas profundas necessidades de dar e receber amor.
Ao manusear a Bíblia, ler e meditar sobre o fruto do Espírito em seu contexto, nos aprofundamos na exploração do conhecimento à construção de relacionamentos saudáveis: importante, perdoador, durável. Primeiro, precisamos amar a Deus e depois ao próximo por amor a Deus,
O objetivo por excelência da prática do amor na vida do cristão, através da perspectiva bíblica, é permitir que o mundo tenha contato com Deus através de nós e experimente seu amor por meio de nós. "Ninguém jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é, em nós, aperfeiçoado" - 1 João 4.12.
A maior e a mais sublime de todas as virtudes é o amor, que é o "caminho mais excelente" à vida cristã (1 Coríntios 13). 
Gozo ou alegria. É o profundo sentimento pelo qual pode-se compreender o constante prazer em servir a Deus e também o júbilo na interação com os amigos. A alegria pode ser descrita como um estado emocional benigno que produz o acréscimo de bom ânimo.
Como fruto do Espírito, a alegria é uma emoção que não depende das circusntâncias adversas (1 Tessalonicenses 1.6, 7). Paradoxalmente, está presente nos lugares e momentos mais inesperados desta vida: em leitos de enfermaria  de hospitais, onde há pessoas enfermas; ao redor de uma mesa de jantar, quando o marido anuncia que foi despedido do emprego. Embora situações como estas sejam difíceis, elas podem ser experimentadas com alegria, pois o fruto do Espírito ajuda o cristão a sentir o amparo de Deus em momentos de crises.
É possível ao crente experimentar a alegria em tempos bons e também em meio às provações, pois, conforme declara a Bíblia Sagrada, nada, absolutamente nada, pode nos afastar do amor de Deus (Romanos 8.38-39). 
PazO crente é capaz de experimentar a paz que excede todo o ententimento humano (Filipenses 4.7), está apto a proteger a mente do estresse da vida diária, pois o fruto do Espírito é a fórmula criada por Deus para que enfrente e vença a ansiedade, obtenha segurança sob os cuidados do Espírito e viva relacionamentos de boa qualidade com os outros. 
O vocábulo para "paz" em hebraico é "shalom" e em grego é "eirene". O termo pode ser descrito como a tranquilidade da consciência e o bem-estar em todas as áreas da vida, pois é sinônimo de harmonia, plenitude, prosperidade e firmeza. Resulta das relações misercicordiosas de Deus para conosco. Gera uma personalidade e modo de agir pacíficos para com os outros.
A paz que o Senhor oferece é uma experiência nova a cada desafio, supera conflitos de todas as ordens, com vista a nos fazer crescer em nossa confiança no "Deus, em cuja mão está a nossa vida, e de quem são todos os caminhos" (Daniel 5.23). 
LonganimidadeÉ mais fácil brincar com a longanimidade dos outros do que ser longânimo. Todavia, saiba que Deus desenvolve a longanimidade em sua vida quando você passa po experiências frustrantes; quando outros falham em atender as suas expectativas; quando as pessoas de quem você depende lhe desapontam. Mais que isso: você sabe que está aprendendo a ser longânimo quando clama ao Senhor por ajuda e Ele parece estar de férias.
No entanto, vale a pena esperar pacientemente em Deus. Os benefícios da espera incluem a capacidade de influenciar outros em piedade, a certeza das bênçãos divinas, o conhecimento mais profundo do conteúdo das Escrituras, mais paciência e perdão dos outros e a segura esperança que nos sustenta mesmo em períodos de trevas, entre outras situações (Salmos 40).
Longânimo é a pessoa que tarda em irar-se (Tiago 1.19). Podemos definir a longanimidade como a habilidade de aguentar com paciência a afronta de pessoas contra nós. Também, como a capacidade de suportar e superar danos.
Deus é longânimo para conosco (Êxodo 34.6);
Benignidade. O conceito das palavras "benignidade" e "bondade" são muito próximos, tanto no idioma hebraico como no idioma grego, usados no Antigo e Novo Testamentos.
Define-se como pessoa benígna aquela que é misericordiosa e benevolente, que em sua maneira de ser se dispõe a ser afável e gentil, que continua a ser tratável mesmo quando destratada.
Todos os versículos do Salmo 136 exaltam a benignidade do Senhor. 
Bondade. A história do Bom Samaritano (Lucas 10.30-37) é repetida fora das páginas da Bíblia Sagrada todos os dias. Quer seja uma pessoa sem lar que dorme ao relento, quer seja uma família ao lado da estrada com o carro quebrado, ou um pedinte suplicando por uma esmola. Viramos o rosto para não vê-los ou alcançamos essas pessoas com um gesto de bondade? Tais oportunidades diárias nos estimulam a analisar como está a qualidade do nosso comportamento cristão.
A bondade pode ser explicada como a característica de uma pessoa  boa e clemente. Ela demonstra gentileza, não se recusa a fazer o bem a todos quando surge oportunidade.
A palavra traduzida do Antigo Testamento por bondade é "hesed". Ela é muito rica em significado A Nova Versão Internacional traduz este vocábulo como "amor" (129 vezes), "amor inefável" (32 vezes),"bondade" (quatro vezes), "bondade infalível (três vezes) e "bondade amorável" (uma vez). A palavra equivalente no grego, encontrada no Novo Testamento,  também é rica e variada em significação. É um termo amplo porque a bondade, como fruto do Espírito, expressa o amor de Deus em atitudes. 
No Salmo 143.10, o Espírito Santo é chamado de Bom Espíito;
Fé ou fidelidade. A fidelidade é descrita como lealdade de uma pessoa a outra, é conhecida através de ações francas, inabaláveis e constantes a quem estamos unidos pelo elo de promessa e compromisso. É manifestada em atos de justiça, honestidade e fidedignidade (Salmos 101.6).  
Todos nós precisamos de amigos fiéis, de pessoas que nos aceitam como nós somos, que buscam entrar em sintonia com os nossos melhores interesses, e que permanecem ao nosso lado durante os tempos de crises. Na verdade, é mais importante ser um amigo fiel do que ter um amigo fiel. 
O Senhor é apresentado na Bíblia como Deus fiel (Salmo 100.5; 1 Coríntios 1.9-19).  
• Mansidão. Pela ótica do mundo que jaz no malígno, pessoas mansas raramente são vistas como fortes. Elas preferem dar-se a si mesmas do que se autoafirmarem, preferem fazer uso de uma palavra agradável do que fazer uma observação ríspida, preferem persuadir mas não impor. O fruto do Espírito nos leva a entender que as  atitudes de mansidão revelam força.  
Uma pessoa robusta pode não ser mansa, mas uma pessoa mansa pode ser robusta. Em 2 Coríntios 10.1-11, Paulo é criticado por ser "tímido, "inexpressivo" e fraco como orador em público. Em vez de se defender e mostrar seus "pontos fortes" ele responde falando sobre a humildade e mansidão de Cristo (Mateus 11.29).
A mansidão é manifestada como brandura de gênio, índole pacífica e serena, qualidade que capacita a não ser facilmente provocado à ira (Salmo 37.11). 
Temperança. Nossas paixões carnais exercem uma poderosa influência sobre nós. O Tentador trabalha para nos induzir a utilizar essas paixões desordenadas em atividades que Deus jamais aprovaria. Quanto mais caminhamos nessa direção, mais elas firmam suas garras, nos escravizando.
Temperança também é um vocábulo traduzido ao português como domínio próprio. É a virtude de quem exerce o autocontrole em áreas fundamentais: a língua, o corpo, os desejos desenfreados, os apetites e as finanças. É a característica de quem é moderado, sensato, emocionalmente equilibrado; é a capacidade daquele que domina os ímpetos ruins e nunca é pessoa exagerada ao lidar com os prazeres da vida (Provérbios 19.11). 
Em Romanos 13, Paulo aconselha a nos revestirmos de Cristo, com a finalidade de sermos cristãos não somente na aparência, mas em todos os aspectos de nosso ser. Que de fato sejamos cobertos, pois Jesus nos deixou o exemplo de pessoa temperante diante das mais terríveis adversidades que encontrou em seu ministério (Lucas 9.51-56; 23.28, 35).
Conclusão.

O Espírito trabalha no coração e na vida das pessoas que dão ouvido a sua voz, testemunha ao mundo a respeito do Salvador. Age com a intenção de que as almas perdidas entreguem a vida ao Senhor e deixe-o assumir o controle e dar o suporte que possibilite-lhes vencer os desejos da carne. Concede a possibilidade para todos possuirem os nove ingredientes do fruto espiritual. Age eficazmente para que cada um seja pessoa amorosa, alegre, pacífica, longânima, benígna, bondosa, fiel, mansa e temperante.

A única solução eficaz contra o efeito nocivo do pecado é andar no Espírito, é nos sujeitarmos à instrução e direção da Palavra, pois nela o Espírito revela a vontade de Deus. Se há real tomada de decisão para andar conforme o Espírito, não haverá oportunidade para os desejos carnais. O fruto do Espírito, em quem quer que seja visto, claramente mostra que a pessoa é guiada pelo Espírito, e consequentemente, não mais vive oprimida debaixo da força escravizante do pecado.

O cristianismo não solicita de nós somente a renunciar ao pecado, mas a vivermos em integridade; não somente a desprezar as obras da carne, mas a gerar as nove características do fruto do Espírito. Permanecer na presença do Senhor nos ajuda a dominar os desejos contrários à vida íntegra e decente que Deus pretende que todos vivamos. 

No anseio de livrar-se da opressão do pecado, Deus provê repouso ao ser humano; é nossa escolha aceitar ou recusar sua proposta (Jeremias 6.16). 

E.A.G.

Compilações:

Bíblia com anotações A. W. Tozer, página 1407, edição 2013, Rio de Janeiro (CPAD).
Bíblia de Estudo de Avivamento e Renovação Espiritual, página 1176, comentários Enéas Tognini, edição 2009, Barueri/SP (SBB).
Bíblia de Estudo Matthew Henry, páginas 922, 1923, 1ª edição 2014, Rio de Janeiro, (Editora Central Gospel);
Bíblia do Pescador, Dr. Luis Ángel Diaz Pabón, páginas 786, 1220, 1266, 1346; 1ª edição 2014, Rio de Janeiro (CPAD).
Bíblia do Pregador Pentecostal, página 1782, edição 2016, Barueri/SP (SBB);
Série Fruto do Espírito - seis estudos para grupos ou indivíduos. Amor: Construindo relacionamentos saudáveis, Peter Scazzero. 1997, São Paulo. (Editora Vida).
Série Fruto do Espírito - seis estudos para grupos ou indivíduos. Bondade: Alcançando outras pessoas, Phyllis J. Le Peau. 1997, São Paulo. (Editora Vida).
Série Fruto do Espírito - seis estudos para grupos ou indivíduos. Domínio próprio: controlando nossas paixões. Jack Kuhatschek 1997, São Paulo. (Editora Vida).
Série Fruto do Espírito. - seis estudos para grupos ou indivíduos. Fidelidade: O fundamento da amizade verdadeira. Jacalyn Eyre 1997, São Paulo. (Editora Vida).
Série Fruto do Espírito - seis estudos para grupos ou indivíduos. Gozo: Como alegrar-se em qualquer situação. Phiyllis J. Le Peau. 1997, São Paulo. (Editora Vida).
Série Fruto do Espírito - seis estudos para grupos ou indivíduos. Longanimidade: Os benefícios da espera. Stephen Eyre. 1997, São Paulo. (Editora Vida).
Série Fruto do Espírito - seis estudos para grupos ou indivíduos. Mansidão: Mantendo-se firme na gentileza. Phyllis J. Le Peau 1997, São Paulo. (Editora Vida).
Série Fruto do Espírito - seis estudos para grupos ou indivíduos. Paz: Superando a ansiedade e o conflito. Jack Kuhatschek 1997, São Paulo. (Editora Vida).
Toda a Bíblia em um ano - Mateus a Filipenses, Darci Dusilek, volume 3, página 57 e 58, 9ª edição, 2013, Rio de Janeiro (Horizontal Editora).                        
_________

Observação: o Editor de Belverede tem a intenção de voltar ao artigo, antes do primeiro domingo de janeiro de 2017, para publicar atualizações ao texto. 

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

Assuntos abordados / marcadores

.Vida Cristã .Artigo e Comentário .cosmovisão .Comportamento .Televisão .Devocional .Política .Vídeo .CPAD .Líderes e liderados .Blogosfera Evangélica .Lições Bíblicas .Atualidade .Pais e Filhos .Família .Louvores .Charge Tirinha Cartum e Gravura .Fé .Mulher .Dinheiro .Apologia Bíblica .Motivacional .Casamento .Fruto do Espírito X Carne .Sexualidade .Crente Politizado .Música .Silas Malafaia Pr .CGADB .Etimologia Bíblica .Frases & Imagens Impactantes .Prosperidade .Profetas .Hermenêutica .Meio Ambiente e Sustentabilidade .Saúde .Livros e Leitores .Jovens .redes sociais .Conceitos e Preconceitos .Dupla Cidadania .Você sabia? .Ateísmo e Agnosticismo x Fé .Bom humor .Cinema .neopentecostais .José Wellington Bezerra da Costa - Pr .Esporte .Grupo de Colaboradores em Belverede .Dica de Blogueiro .Antigo Testamento .Personagens da Bíblia .Salmos .Introspecção .Marco Feliciano Pr .Pérolas .Sociedade Bíblica no Brasil .Soteriologia .Verdades e Mentiras .Ecologia .Aborto .Comunicado .Natal .óbito .Escatologia Bíblica .Internet .Samuel Câmara-Pr .pentecostalismo .Teologia .Gif .Ana Paula Valadão Bessa .[Fotos Belverede] .UBE .Novo Testamento .Questões (des)complicadas .RR Soares .Belverede .Daladier Lima .Missões .animal doméstico .Facebook .Carlos Roberto Silva Pr:: Blog Point Rhema .Fanatismo .Pneumatologia - A Doutrina do Espírito .Provérbios de Salomão .Quem sou eu? .Aline Barros .Crônicas e fábulas .Diante do Trono .Dízimos e ofertas .João Cruzue .Bíblia de Estudo .Billy Graham .Virtualidade Real e Realidade Virtual .Editora Vida .Namoro .Poema e Poesia .Páscoa .Sermão do Monte .Guerra e Paz .Gênesis .Nani Azevedo .Hamartilogia - A doutrina do pecado .Julio Severo .Sociedade Bíblica Trinitaria do Brasil .Jeremias .Nova Tradução na Linguagem de Hoje .Postagem Factual .Valmir Nascimento Milomen-Pb .Geremias do Couto-Pr .Lília Paz .Carta de Tiago .Homilética .Altair Germano - Pr .Educação .Fotos - Templos Evangélicos .rádio .André Valadão .Arlete Oliveira .Livros da Bíblia .Nova Versão Internacional .Sammis Reachers .Arqueologia Bíblica .Bem aventurança .Dia das Mães .Geografia Bíblica .Patmos Music .Priscila B Gomes .Randy Glasbergen .animal selvagem .Angeologia .Banda Voz da Verdade .Carnaval .Editora Central Gospel .Rachel Sheherazade .Thalles Roberto .Virada de Ano .Wilma Rejane .YouTube EBD / sumário .Cassiane .Editora Vida Nova .Editora Mundo Cristão .Ezequias Soares-Pr. .Jabes de Alencar - Pr. .LUCAS - O Evangelho escrito por Lucas .Pesquisa .Prêmio Smilinguido .Dia dos Pais .Exegese .Magno Malta .Martinho Lutero .Opinião Carta de Paulo aos Filipenses .Botânica .Dia das Crianças .Islamismo .animal aquático .Cartas do Apocalípse .Charles Darwin .Crianças .Fotos .Gutierres Siqueira .Insetos .Max Lucado .Shirley Carvalhaes X criacionismo versus darwinismo .A Bíblia Viva .Arminianismo .CONAMAD .Calvinismo .Eyshila .Fernanda Brum .Harpa Cristã .Jaime Kemp - missionário .Livro de Daniel .Lydia Moisés .Primavera .Twitter .Barack Obama .Donald Zolan .Eclesiologia .Editora Betânia .Marisa Lobo .Tania Guahyba .grafite .pássaros na Bíblia Charles Haddon Spurgeon .Dia dos Namorados .Edições Vida Nova .Josué Gonçalves - Pr. .Paulo César Baruk .Reinaldo Azevedo .Soraya Moraes .Verão .Walter Brunelli - Pr. .teatro .Árvores da Bíblia .Abba Press .Abraão de Almeida-Pr. .Bruna Karla .Carla Ribas .Dia Internacional das Mulheres .Dia de Finados .Esdras Costa Bentho-Pr .Instagram .Livro de Jó .Mensageiro da Paz .Michael W. Smith .Montes da Bíblia .Neiva Silva .Oficina G3 .Oprah Winfrey .Outono .Regis Danese .Silas Daniel - Pr .Valdomiro Santiago - Apóstolo Yosef Nadarkhani .Albert Einstein .Antonio Gilberto - Pr .Cristina Mel .Dia da Mentira .Evangelho de Mateus .Flamir Ambrosio .Gediel Mendes .Gunnar Vingren .Jorge Tadeu Mudalen .João Ferreira de Almeida .Lauriete .Lázaro (ex-Olodum) .Morris Cerullo .Slide .Timidez e Ousadia .Vanderleia M. Silva . A. W. Tozer . Pregador Luo . Silmar Coelho - pastor .Adhemar Campos .August Rodin .Bom dia .Claudionor de Andrade - pastor .Cristologia .Elaine de Jesus .Hillsong .Inverno .John Piper .Lea Wasiliew .Livro de Êxodo .Lucilene Batista de Brito Shirota .Nova Bíblia Viva .Rose Nascimento .orai por Israel .publicidade WhatsApp .Apocalípse 16 .Bete Gomes .CPAD Music .Canon .Carta aos Romanos .Central Gospel Music .Daniel Berg .Danielle Cristina .David Quinlan .Editora Chamada da Meia-Noite .Editora Hagnos .Eduardo Cunha .Enéas Tognini - Pr. .Genivaldo Tavares de Melo .Gesiel Gomes - Pr. .Google .Hernades Dias Lopes .João Alexandre .Livro de Jeremias .Livro de Rute .MK Music .Marcelo Santos .Martin Luther King .Nito [Rubens Eduardo] .Pena de Morte .Quarteto Harmonia Celeste .Ray Comfort .Robinson Monteiro .Russel P. Shedd .Third Day .Tim Laheye .Voltaire .Watchman Nee Damares .2 Coríntios- Carta de Paulo .A Mensagem .Adolf Hitler .Alan Kardec .Alda Célia .Amizade .Andrea Fontes .Anita Malfatti .BLOG .Banda Catedral .CIMEB .CPAD News .Cintia Kaneshigue .Dia do Professor .Dia do Trabalho .Dwight L. Moody .Eber Cocareli - Pr .Editora Betel .Editora Candeias .Editora United Press .Edna Goetten .Fecomex .Feliciano Amaral .Google Plus (G+) .Gutemberg - Johannes .Isaac Newton .Içami Tiba .Jairo Elin Gollmann-Ev .John Wesley .Jorge Araujo .Katie Bivens .Katsbarnea .Kelem Gaspar - Missionária .Link Quebrado .Livro de Amós .Livro de Isaías .Livro de Malaquias .Lourival de Almeida - Pr .Marcelo Crivella .Orquestra Jahn Sorheim .Ozeias de Paula .Paulo Romeiro-Pr .Quatro por Um .Raquel Melo .Robson Silva .Ronaldo Bezerra .Sociedade Bíblica Internacional .Sonia Hernades - bispa .Talita Pagliarin .Tradução King James Atualizada (KJA) .Victorino Silva .folhetos evangelísticos Graça Music Juliana Bezerra Gomes Nésia de Araujo Gomes William Brassey Hole . .Introspecção . C. S. Lewis .1 Timóteo .2 Carta de Pedro .A Nova Bíblia Viva .Adilson Lopes .Anderson Freire .Antropologia Bíblica .Antônio Cirilo .Ao Cubo .Arautos do Rei .Bezerra da Silva .Bill Gates .Boa noite .Boa tarde .Brenda-Santos .Bruna Olly .Bruna Surfistinha .C.I. Scofield .CPOL - Curso Preparatório para Obreiros de Pirituba .Caramuru Afonso .Carlos Alberto Bezerra Jr .Carta de Paulo aos Colossenses .Charles C. Ryrie .Ciclo das quatro estações .Claudio Duarte - pastor .Cleber Lucas .Comunidade Internacional da Zona Sul .Contos .Cristiano Santana .Curiosidades bíblicas .Danny Berrios .Dany Grace .Deigma Marques .Dia Nacional da Consciência Negra .Dia da Bíblia .Discopraise .Downloads .E-books .EBI .Editora Atos .Editora Bom Pastor .Editora Cultura Cristã .Editora Dynamus .Editora SEPAL .Editora Sextante .Eduardo Campos .Elienai Cabral - pastor .Elinaldo Renovato - pastor .Estevan Hernandes - Apóstolo .Evangelho de João .Evangelho de Marcos .ExpoCristã. .Fernandinho .Ficção Evangélica .Filho do Homem .Flamarion Rolando .Frederick K.C.Price .Geisa Iwamoto .Graça Editorial .Grupo Elo .Heber Sousa - pastor .Hebraico .Hieronymus Bock .História Mundial .Homenagem .Igreja Evangélica Indiana .Il Divo .Imprensa Bíblica Brasileira .Instituto Cristão de Pesquisa - ICP .Jair Messias Bolsonaro .Jamily .Jeanne Mascarenhas .Jimmy Swaggart .John Bevere .John Bunyan .John Lennon .Jonas .Josias Botelho .José Wellington Bezerra da Costa Junior - pastor .José Wellington Costa Neto - pastor .Kleber Lucas .Leandro Marques .Lidia Caetano de Sousa - missionária .Literatura .Livro de Deuteronômio .Livro de Eclesiastes .Livro de Habacuque .Livro de Joel .Livro de Josué .Livro de Juízes .Livro de Miquéias .Livro de Números .Livro de Oséias .Livro do Apocalipse .Lições Bíblicas - Jovens .Ludmila Ferber .Lívia Malta .Magno Paganelli .Manuel Ferreira - Bispo .Marcio Melânia .Mariana Valadão .Marina Silva .Mario Teixeira .Marquinhos Gomes .Michelangelo .Mike Smith .Ministério Hebrom .Ministério de Adoração .Missões na Índia .Mulheres na Bíblia .Neemias .O Livro de Ageu .Oração .Os presidenciáveis para 2018 no Brasil .Paul Wilbur .Pedofilia .Quarteto Gileade .Rachel Novaes .Rebanhão .Recursos .Ressurreição .Rob Bell .Rodolfo Abrantes .Ron Kenoly .Saudade .Snezhana Soosh .Sociedade Bíblica Íbero-Americana .Sofonias .Sony Music .T.A. Hegre .Templo Soul .Vineyard .Voices .Walciley Vieira .William Shakespeare .Wim Malgo .áudio Alberto Rezende - pastor Charles Studd Elizeu Martins - pastor futebol

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Sobre ilustrações no Belverede

O Direito Autoral de algumas imagens encontradas aqui não pertence ao Editor do blog. Esta situação se dá porque elas estão na Internet sem que haja a informação de quem seja o Dono.

Caso você seja o detentor do conteúdo, queira que seja feita a indicação autoral, ou não seja de sua vontade o compartilhamento, solicitamos que nos faça saber disto. Por favor, acesse a página do próprio texto e deixe recado no próprio texto em questão, ou use a página Contato.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.