Research | Pesquisar artigos de Belverede

Carregando...

Select the language

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Jeú, Jezabel, Pastor Ailton José Alves e sua defesa de usos e costumes da Assembleia de Deus como cultura do céu

video


O preletor no vídeo chama-se Ailton José Alves, ele é o Pastor Presidente Assembléia de Deus em Recife (PE).

Respeito os usos e costumes da Assembleia de Deus. Mas discordo totalmente do Pr. Ailton José Alves quando ele afirma que os usos e costumes assembleianos são a cultura do céu. A afirmação é uma inverdade, não procede de ensinamentos do Evangelho do Senhor Jesus Cristo.

Mulher usar saia é cultura do céu? Cuidado, pregador, porque essa pregação não é cristocêntrica, é coisa de homem. Lá no ceú seremos como os anjos, não nos cobriremos com os tecidos da terra (Marcos 12.24-25)..

Não se pintar é cultura do céu? Cadê os textos bíblicos do Novo Testamento afirmando isso? Usa-se a passagem de 2 Reis 9.31, o episódio em que Jezabel arrumou os cabelos e pintou-se e Jeú fez com que fosse jogada pela janela e seu corpo inerte no chão foi devorado por cães. Mas tal ilustração é feita sem levar em consideração que Deus cobrou a extrema violência utilizada por Jeú (Oséias 1.4).

Não assistir ao cinema é cultura do céu? Referências das Escrituras, por favor.

Não gritar em estádios de futebol é cultura do céu? Cadê a base da Bíblia para afirmar isso?

Quando Ailton José Graça cita as bem-aventuranças, é preciso levar em consideração que Mateus 5.1-7 e todo o conteúdo do Sermão do Monte não possui nenhum elo com sua defesa da manutenção de usos e costumes entre os evangélicos. E também ao fazer referência à primeira carta de Pedro no capítulo 4 e versículo 4, ele também não tem respaldo bíblico para o seu discurso em favor de imposições de regras. As duas passagens tratam do interior de cada um de nós, apontam ao renascimento em Cristo, não sinalizam aos rudimentos do mundo anticristão ou de gente que alimenta a carne com o rigor da religiosidade ascética.

Eu não estou incentivando o uso de cosméticos e calça comprida pelas mulheres e idas ao cinema e estádios de futebol, muito menos à vulgaridade no falar e vestir-se. Eu defendo o uso correto da interpretação da Bíblia Sagrada, porque só a Palavra é capaz de iluminar nossos caminhos em direção ao céu (Salmo 119.105).

Sempre será preciso analisar o conteúdo da pregação de quem faz uso do microfone e púlpitos, porque o cristão é seguidor de Cristo, não é seguidor de ilustre pastor evangélico X ou Y, para quem ama a Deus de verdade importa obedecer a Deus e não aos homens. O ouvinte cristão deve proceder como os crentes de Beréia, sempre examinar as Escrituras com o objetivo de checar se o conteúdo da pregação está em pleno acordo com o ensino bíblico (Atos 5.29; 17.11).

Todo aquele que prega “não faça assim; não faça aquilo” sem contextualizar as citações bíblicas com clareza, é uma pessoa suspeita de agir por interesse humano. Quem prega sem basear-se na Bíblia é pregador inconsequente, pois sua pregação afasta as ovelhas de Cristo da verdadeira santidade que Deus solicita de cada um de nós. Suas ações são movidas pelo entendimento da carne e portanto presta uma grande DESERVIÇO ao Reino de Deus (Provérbios 18.1; Colossenses 2.18-23; 2 Timóteo 4.2).

O pregador espiritual é cuidadoso ao pregar, ele separa o pensamento pessoal e interessses humanos do pensamento do Senhor e interesses celestiais.

Em suma, o discurso aqui exposto do pregador Ailton José Alves não representa a doutrina da Assembleia de Deus em todo o território brasileiro, que é uma denominação enorme, multifacetada, repleta de lideranças distintas e independentes entre si. A Assembléia de Deus não é uma igreja apenas, é uma placa que identifica várias igrejas diferentes, com ensinamentos diferentes do que Ailton José Alves expõe e exige sobre usos e costumes na região em que lidera.

E.A.G.

Fonte: https://www.youtube.com/channel/UCf-AHhRHdSshrh65eMhzwaQ

27 comentários:

Ana Emilia Barbosa disse...

Sou assembléiano desde 19885, sou do tempo em que disciplinávamos irmãs por ter aparado as pantas dos cabelos. Sei que a igreja em pernambuco é muito forte e que o pastor Ailton é um homem de brio, mas essa postura radical que ele defende é contraditória, como ele, existe muito no brasil que só ver o pecado nas roupas das irmãs em seus cabelos e em suas maquiagem, para mim isso é falta de informação. Os pastores que usam a vidada de Jezabel para defender seu radicalismo machista sobre usos e costumes, conseguem apagar da vida de dela todas suas maldades, assassinatos e idolatria e só conseguem ver a pitura nos seus olhos como sendo o mal maior que ela cometeu. Lamentável!!!!!!!!!!!

Eliseu Antonio Gomes disse...

Ana.

Os pecados de Jezabel que mais me chamam a atenção são:

1. cultuar e patrocinar culto a Baal em solo israelita, e;
2. ser uma esposa CONTROLADORA. Era ela quem realmente reinava, Acabe não fazia muito mais do que sentar-se no trono.

Anônimo disse...

é meninice ou desespero diante de uma geração em crise. deveria ler mais a palavra e meditar dia e noite. a assembleia de deus é uma das igrejas mais problematicas existentes hoje. ele deveria pensar melhor nisso e quem sabe, se tocando que faz parte do problema tentar resolver isso.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Caro (a) Anônimo (a).

Considero um grave erro, por parte daqueles que estão pregando, misturar suas ideias com o conteúdo da exposição da Palavra. É uma falha, quase sempre intencional.

O erro não ficará impune. Essa gente acertará contas com o Senhor da Palavra, pois Ele alertou para isso em Provérbios 30.5-6 e Apocalipse 22.18-19.

Abraço.

Ismael Brito disse...

A paz do Senhor Jesus irmão em Cristo Eliseu.
Sou um assíduo leitor deste espaço tão importante, e venho expressar minha opinião:
- como Pastor, e mais ainda, como Adorador, tenho o dever de preservar a intimidade com nosso Deus e por este fato, resguardar o rebanho do Senhor das libertinagens atuais, da falta de pudor, do desrespeito e da imoralidade.

- creio que; com uma boa doutrina (de Cristo) o efeito será uma igreja com bons costumes.

- precisamos sim, mostrar ao mundo que somos diferentes e que o templo e morada do Espírito Santo não pode ser lugar de espíritos imundos.

- no mundo atual, a libertinagem está incisiva nas vidas e especialmente na juventude, precisamos repassar os bons costumes para esses jovens e mostrar que o impuro nunca ira ser parceiro do puro.

Com isso vejo que estão misturando muito eisegese com exegese e este é o mal que aflige os púlpitos.

Que o trino Deus nos ajude!

Abraço fraterno
Pastor Ismael
blog "Aqui eu Aprendi!" ncisivas nas igrejas

Eliseu Antonio Gomes disse...

Pr. Ismael.

Amado,

Sobre os bons costumes. Em se tratando do ser humano, a palavra "bom" ganha a condição de relatividade: algo que parece bom ao irmão x é considerado péssimo para a irmã y; o que é excelente para a irmã w é repugnante para ao irmão z...

Acontece exatamente o que disse, a EISEGESE. Alguns pregadores ao usarem o microfone misturam a doutrina de Cristo com doutrinas criadas pelo homem, eles defendem o que acreditam ser os bons costumes criando uma confusão, deixando a ideia errada aos que os ouvem que esses bons costumes são a doutrina de Cristo. Não dizem abertamente que usos e costumes são doutrina de Cristo, fazem parecer que é ao usarem versículos bíblicos fora de contexto, intercalando com críticas contra as irmãzinhas que cortaram ou tingiram o cabelo; contra a que usa batom, contra a que usa calça comprida...

Não sou contra os bons costumes, mas discordo de quem queira dizer que tais imposições são doutrina de Cristo. Não são.

Deus o abençoe hoje e sempre.

Abraço.

Ilma Medeiros disse...

Eu concordo com o pastor Aílton, o Senhor deixou homens aqui na terra para instruir seu povo, não estou dizendo que uma pessoa que se pinta ou usa calça não seja evangélica sei que o Espirito Santo te convence de como você deve andar e falar.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Irmã Ilma.

Eu respeito as mulheres cristãs que gostam de se vestir conforme os usos e costumes impostos pelos líderes assembleianos, aqueles vestidos longos, e que optam também por não usar brincos e nem a maquiagem facial. Mas é necessário vigiar. O perigo está em passar a acreditar que este estilo de vida leva à salvação.

Somos salvos através do sacrifício de Jesus, jamais pelo que façamos ou deixamos de fazer. Não é isso que o Evangelho afirma?

Abraço.

Anônimo disse...

Eu concordo com o meu pastor ailton jose Alves pois diferentes de muitos pastores que so visão lucros e a vida da igreja esta se acabando espiritual mente e eles nem ai pois so querem é dinheiro. Mas o pastor ailton ensina a vdd com veemência e eficácia e sem medo de alguém não gostar e sair da igreja pois ele esta para agradar a Deus e não os outros pois Depois ele vai ter que prestar conta do rebanho que o senhor entregou em suas mao!
E nos devemos ser santos e ser santo é ser separado, ou seja o mundo anda, fala, se veste de um jeito e nos devemos ser diferentes e se porta de oura maneira pois deve existir uma diferença entre o que serve a Deus e o que não serve Ml 3.18; e se eu aceitei a jesus eu não devo praticar e nem me portar como eu era quando andava no curso deste mundo Ef 2.2, ate porque se alguém esta em cristo nova criatura é as coisa velhas se passaram e eis que tudo se fez novo. 2 Cor 5.17 .

Eliseu Antonio Gomes disse...

Caro (a) Anônimo (a).

Meu parecer sobre a posição do pastor está no artigo e nas respostas, portanto, o que tenho a dizer agora aqui, ao espaço da minha resposta a você acrescenta pouco ao que já disse.

• deveria ter se identificado ao postar aqui;
• obedecer regras de usos e costumes não santifica ninguém, apenas a torna uma pessoa religiosa.
• religiosidade não salva.

Enfatizo o seguinte:

• respeito o Pr. Ailton José, apesar de nossas opiniões divergirem sobre o modo de pregar o Evangelho (misturando a doutrina de Cristo, que liberta e leva ao céu), com a imposições criadas por homens (que escraviza o ser humano, satisfaz a carne e não ao espírito humano);
alimenta a carne [é o apóstolo Paulo que afirma isso em Colossenses 2]);
• tenho respeito por você e sua opinião;
• tenho respeito por todas as pessoas que pensam igual a você;


Abraço, na paz de Cristo (Aquele não inventou as regras de usos e costumes).

Anônimo disse...

"pois lhe é necessário nascer novamente" ao se arrepender e aceita a cristo como salvador, as coisas velhas já passaram es que tudo se fez novo, pois agora não vivo eu mais cristo vive em mim o espirito santo é muito fino e maravilhoso, e não opera aonde ha sensualidade, imoralidade, concupiscência,
vaidade, idolatria e entre outros comportamentos pois, todos estes estão fora da vontade de Deus e dos seus mandamentos.
ENTÃO LOGO SE ANTES EU NÃO CONHECIA A CRISTO USAVA BATOM, BRINCO, ROUPAS QUE MOSTRAM PARTES INTIMAS , E DEPOIS QUE CONHECE A CRISTO CONTINUEI USANDO LOGO
ESTAREI ASSIM ESCANDALIZANDO O NOME DE CRISTO.
ACORDA IGREJA JESUS ESTA VOLTANDO. TAL OBRAS ILÍCITAS LEVARA DIRETO PARA O INFERNO.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Amado (a) anônimo (a), de 28 de fevereiro de 2016.

Não quero discutir com você, apenas esclarecer meu ponto de vista em relação a essa postagem.

1. Eu não a escrevi considerando a situação pela ordem pessoal;

2. Sempre escrevo e escreverei considerando situações pela ordem espiritual. Exemplo: você é uma alma, cujo futuro tem a possibilidade de seguir para duas direções, ou céu ou inferno;

3. Toda pregação deve ser embasada em 100% na Palavra de Deus, pois só a Palavra de Deus nos alimenta espiritualmente;

4. Repito trecho do artigo:
“Sempre será preciso analisar o conteúdo da pregação de quem faz uso do microfone e púlpitos, porque o cristão é seguidor de Cristo, não é seguidor de ilustre pastor evangélico X ou Y, para quem ama a Deus de verdade importa obedecer a Deus e não aos homens. O ouvinte cristão deve proceder como os crentes de Bereia, sempre examinar as Escrituras com o objetivo de checar se o conteúdo da pregação está em pleno acordo com o ensino bíblico (Atos 5.29; 17.11).”;

5. Conversão cristã nada tem a ver com mudança de estilo de roupas e cortes de cabelo, ou maquiagem facial. Tais mudanças acontecem também entre os não-convertidos. Veja as pessoas que devem se apresentar perante os juízes desse mundo, até um boçal usa terno e gravata nos tribunais, mas mesmo assim não deixa de tomar atitudes próprias de boçais depois que sai daquele lugar;

6. Conversão cristã é interna. É ter disposição de orar, pedindo a Deus com sinceridade de coração, o bem de seus perseguidores; amar os inimigos; é perdoar 70 vezes 7 a mesma pessoa que peca contra você o mesmo tipo de pecado no mesmo dia...

Para terminar a resposta, quero deixar você ciente que sempre que conversei sobre assuntos de usos e costumes, em campo neutro, aonde não sou o mediador do debate, os crentes defensores dessas ideias ao se depararem com argumentos citando a Bíblia Sagrada e sendo obrigados a responderem usando-a também, partiram para ofensas de ordem pessoal contra mim, usaram palavreado impróprio de gente cristã, se esqueceram do amor cristão e quiseram brigar. Sempre os perdoei, porque a minha conversa está no campo da espiritualidade e não da carnalidade.

Esses episódios - da falta de argumentação bíblica dos defensores de usos e costumes e agressões verbais em lugar de Bíblia - só reforçaram o meu ponto de vista. Qual? A conversão cristã é uma situação interna e não de aparências externas.

Fique com Deus.

Anny disse...

Sou da igreja evangélica Assembleia de Deus da qual o Pr. Ailton é presidente.
Estou lá a bastante de tempo e ao contrário do que dizem, não somos pessoas preconceituosas, muito menos machistas. Não acreditamos que somos mais santo ou melhores que outros pelo fato de usarmos saias, e muitos menos acreditamos que se um pessoa usa calça ela não terá salvação. Claro que não!
Na nossa igreja, o nosso costume é esse: Mulheres usarem saias, não usarem maquiagens e determinados acessórios. Cada pessoa que faz parte desse ministério, está lá, porque escolheram estar, não queremos ser mais santos que ninguém, apenas escolhemos viver nossa santidade a Deus de uma forma diferente. Não somos pessoas movidas pela religiosidade, somos pessoas que escolhemos ser diferente e viver de um modo diferente, entendemos que somos templo e morada do espirito santo e devemos ter cuidado com a preservação do nosso corpo. Como servos de Deus, temos que ser diferentes, não conformados aos costumes errados do mundo (Romanos 12:1-2). Precisamos saber como sentir vergonha. O Espirito Santo trabalha na vida de cada um de uma forma diferente. O verdadeiro evangelho, ele promove mudança na vida do ser humano, tanto por dentro quanto por fora e não, Deus não quer apenas o nosso coração (E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.1 Tessalonicenses 5:23) e apenas as nossas obras também não nos serão suficientes para obtermos a salvação (Não vem das obras, para que ninguém se glorie. Efésios 2:9), mas sim uma vida de santidade a Deus (Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor. Hebreus 12:14). Enfim, não vim aqui julgar quem está certo ou errado. Respeito sua opinião, assim como espero que respeite a minha. E acredito que tudo o que foi falado aqui nesse site, deveria ser dito a quem se está criticando pra que possa se defender.Agradeço a compreensão. Fica na Paz!

Eliseu Antonio Gomes disse...

Anny.

1. "Sou da igreja evangélica Assembleia de Deus da qual o Pr. Ailton é presidente. Estou lá a bastante de tempo e ao contrário do que dizem, não somos pessoas preconceituosas, muito menos machistas. Não acreditamos que somos mais santo ou melhores que outros pelo fato de usarmos saias, e muitos menos acreditamos que se um pessoa usa calça ela não terá salvação. Claro que não!”

Pois é, fico feliz que você não tenha vinculado a salvação com usos e costumes. Mas, não é possível falar em nome de todas as pessoas integradas no corpo de membros da igreja em que congrega. O discurso e imposição de costumes esta presente nos púlpitos, é muito comum se dizer “fulana tal usa brincos, calça comprida, batom, está desviada, não vai para o céu”... Que bom saber que é uma pessoa amadurecida na fé!.


2. ”Na nossa igreja, o nosso costume é esse: Mulheres usarem saias, não usarem maquiagens e determinados acessórios. Cada pessoa que faz parte desse ministério está lá, porque escolheram estar, não queremos ser mais santos que ninguém, apenas escolhemos viver nossa santidade a Deus de uma forma diferente.”

Deus nos dá o livre-arbítrio. Então, é preciso respeitar toda escolha que irmãos e irmãs fazem para servir a Deus. Romanos 14, o capítulo inteiro, aborda esta questão, lá é posto a questão de comer ou não carne que foi sacrificada aos ídolos... Uns diziam que era pecado, outros que não era pecado porque apresentavam o alimento ao Senhor antes de comer... Paulo não fechou questão de nenhum dos lados, dizendo que os dois lados deveriam respeitar a decisão do outro.

[continua]

Eliseu Antonio Gomes disse...

[continuando]
3.”Não somos pessoas movidas pela religiosidade, somos pessoas que escolhemos ser diferente e viver de um modo diferente, entendemos que somos templo e morada do espirito santo e devemos ter cuidado com a preservação do nosso corpo.”

Pois é, aqui neste ponto você entra no discurso daqueles pregadores que associam o uso de roupas, o uso de maquiagem, com a perda da salvação. Cuidado... O Novo Testamento não ensina assim, os textos bíblicos usados para pregar sobre ter que usar vestidões e saiões, cabelões, dispensar batons e brincos, não têm base bíblica de sustentação.


4.”Como servos de Deus, temos que ser diferentes não conformados aos costumes errados do mundo (Romanos 12:1-2). Precisamos saber como sentir vergonha. O Espirito Santo trabalha na vida de cada um de uma forma diferente.”


Neste texto, é preciso deixar claro qual a aplicação que Paulo fez da palavra “mundo”. Ele falava sobre o sistema de comportamento de rebelião contra a Palavra de Deus. E qual é a rebelião? Contra usos e costumes denominacionais da Assembleia de Deus ou outra denominação? Não! Aonde encontramos os contextos para embasar tal pregação? Não existem! É necessário apresentar os contextos quando se interpreta um versículo bíblico, ainda mais se o versículo é usado para criar doutrina, porque texto sem contexto é pretexto para as heresias.

O “mundo” condenado que Paulo se refere são as atitudes de desobedecer aos mandamentos do amor. Deixar de amar a Deus sobre todas as coisas e deixar de amar os inimigos, deixar de amar o próximo como a nós mesmos. Deixar de orar quem nos persegue; deixar de fala bem de quem é maldizente contra nós; deixar de perdoar 70 vezes sete ao dia...

E quantos irmãos são mundanos nestes aspectos, mesmo sendo obedientes às regras de usos e costumes da sua igreja! Não é?


[continua]

Eliseu Antonio Gomes disse...

[continua]
5.O verdadeiro evangelho, ele promove mudança na vida do ser humano, tanto por dentro quanto por fora e não, Deus não quer apenas o nosso coração (E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.1 Tessalonicenses 5:23) .

Concordo, o Evangelho promove mudanças, tanto por dentro quanto por fora da pessoa. Mas, é importante deixar claro que não pede mudanças desnecessárias, como “obrigar” ao membro de uma igreja passar a usar saias compridas, vestidos compridos, não usar mais batom, não usar brincos... É claro que se a mulher quer adotar o estilo imposto pela igreja, que use porque o Evangelho não proíbe que faça isso.


Da minha parte, sugiro que a mulher que queira usar os apetrechos nas orelhas, maquiagem e calça comprida, que vá para uma denominação evangélica que aceite este comportamento. Não entre em conflito com o pastor da congregação. Diga tchau e vá em paz com todos os irmãos.

Sobre 1 Tessalonicenses 5.23, vejamos o contexto. Quando Paulo cita roupas, é em sentido figurado, aborda a necessidade de o cristão usar a fé e o amor (leia o versículo 8). Eu entendo você ao fazer uso deste texto fora do contexto do nosso assunto. Faz isso porque é um trecho usado exaustivamente pelos defensores de usos e costumes! Mas, não cabe ao assunto que conversamos, pois este texto não fala de roupas, brincos, batom.

Qual é a santidade que Paulo aborda? Preciso repetir: o capítulo recomenda viver em paz uns com os outros, amar os irmãos, amar os inimigos, perdoar 70 x 7, bendizer ao maldizente, orar em favor dos perseguidores...


6. ”...e apenas as nossas obras também não nos serão suficientes para obtermos a salvação (Não vem das obras, para que ninguém se glorie. Efésios 2:9).”

Pois é, Efésios 2.8-9 nos diz que obras não salvam; a salvação é recebida pela fé, é um dom de Deus. Usar e deixar de usar os usos e costumes das igrejas, tanto uma como outra coisa é obra humana, em nada tem a ver com ser salvo ou condenado. Os seis capítulos de Efésios não citam proibições de vestimentas, maquiagens e brincos e não incentivam uma espécie de roupa.

[continua]


Eliseu Antonio Gomes disse...

[continuando]

7. “... mas sim uma vida de santidade a Deus (Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor. Hebreus 12:14). Enfim, não vim aqui julgar quem está certo ou errado. Respeito sua opinião, assim como espero que respeite a minha.”

É respeitada, minha irmã. E da minha parte, estamos em paz, mesmo com divergências sobre a interpretação de alguns textos bíblicos, que não são o cerne da fé quanto ao sacrifício de Cristo na cruz.


8. “E acredito que tudo o que foi falado aqui nesse site, deveria ser dito a quem se está criticando pra que possa se defender. Agradeço a compreensão. Fica na Paz!"

O blog está aberto ao pastor, eu me sentirei prestigiado se ele quiser se pronunciar a respeito desse assunto aqui. Caso queira apresentar a postagem para ele, pois é próxima sendo parte do ministério dele por estar no roll de membros, eu agradeço.

Lembro que a fala do pastor está em domínio público, e foi nesta condição que eu a usei.

Deus continue abençoando você.

E.A.G.

Unknown disse...

Não, em momento algum associei o fato de usos e costumes ser algo que leva o cristão a salvação, claro que não, apenas disse que essa foi minha escolha, talvez você tenha interpretado errado. Como disse e repito, as vestes que uso NUNCA será um sinal de que estou salva. Salvação envolve muito mais do que o vestir.
Quando cito Romanos 12, também não falo sobre rebelião sobre usos e costumes, todos tem o livre e árbitrio de escolha, eu escolhi ser uma cristã que usa saias, se uma outra pessoa escolheu ser uma cristã que usa calça, isso não quer dizer que ela está em rebelião, claro que não.

Anny Givanice disse...

Você está levando tudo pra o lado dos usos e costumes. Ao citar tessalonicensses também não levei pra o lado dos usos e costumes, apenas quis de uma forma mostrar que em tudo devemos glorificar o nome do Senhor, seja nos vestir uma saia, seja no vestir uma calça, seja no usar maquiagem, que tudo seja pra glória de Deus. Em efésios também não falei que usos e costumes é uma obra se salvação, não, quis dizer que para se obter a salvação é necessário muito mais que obras, é necessário arrependimento, ter uma vida de santidade, entre outras coisas.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Anny Givanice

Ao comentar sobre Efésios 2.8-9 e 1 Tessalonicenses 5.23, referências bíblicas citadas por você, meu objetivo foi apenas esclarecer o que os dois textos dizem e não dizem. Realmente, você não fez menção de usos e costumes nas citações, porém, o que ocorre nos púlpitos é o contrário quando tais passagens bíblicas são mencionadas pelos defensores de usos e costumes. Para eles, ser uma mulher em santidade é não usar maquiagem, não usar calça comprida, é não cortar o cabelo.

Abraço.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Anny / Unknown

"Não, em momento algum associei o fato de usos e costumes ser algo que leva o cristão a salvação, claro que não, apenas disse que essa foi minha escolha, talvez você tenha interpretado errado. Como disse e repito, as vestes que uso NUNCA será um sinal de que estou salva. Salvação envolve muito mais do que o vestir."

Muito bem.

"Quando cito Romanos 12, também não falo sobre rebelião sobre usos e costumes, todos tem o livre e árbitrio de escolha, eu escolhi ser uma cristã que usa saias, se uma outra pessoa escolheu ser uma cristã que usa calça, isso não quer dizer que ela está em rebelião, claro que não."

Muito bem, outra vez.

Deus continue abençoando você.

José Roberto disse...

È IMPRESSIONANTE COMO OS LIBERAIS SE INCOMODAM COM A PREGAÇÃO DO NOSSO PASTOR PRESIDENTE,EU JÁ OUVI ESTA MENSAGEM VARIAS VEZES E EM MOMENTO ALGUM EU VI O Pr.AILTON DIZER QUE MULHER QUE USA CALÇA OU BRINCO OU QUALQUER ADEREÇO VAI PRA O INFERNO,NOSSO PASTOR É UM HOMEM QUE CONHECE A SAGRADA ESCRITURA JAMAIS DIRIA ISSO O QUE ELE ESTÁ PREGANDO É O QUE FAZ PARTE DOS ENSINOS DESTA IGREJA DESDE QUE ELA FOI FUNDADA,AS PREGAÇÕES DE JESUS TAMBÉM ERAM CONTESTADA PORQUE IA DE ENCONTRO AOS PECADOS E INTERESSES DOS ESCRIBAS E FARISEUS CHEGARAM ATÉ CHAMAR JESUS DE ENDEMONINHADO,MAS PESSOAL É IMPOSSÍVEL ALGUÉM QUE ESTÁ LIVRE NO MUNDO SE INTERESSE POR VIVER PRESO DEBAIXO DE JUGOS DE HOMENS COMO VOCES DIZEM QUE OS ASSEMBLEIANOS DE PERNAMBUCO VIVEM.EU SÓ QUERIA PERGUNTAR PRA VOCES PORQUE ESTA IGREJA CRESCE TANTO?

Eliseu Antonio Gomes disse...

Meu caro irmão José Roberto.

Por favor, pelo simples fato de existirem pessoas discordantes em um assunto que lhe interessa, não os classifique de liberais. Não liberamos nada, apenas fazemos exposição e aplicação bíblica como ela é, sem aumentar ou diminuir o conteúdo da Bíblia Sagrada. Da minha parte, não estou incomodado com a pregação. O que incomoda é saber da rigidez de regras extrabíblicas aplicadas contra as mulheres - e afirmando que tais excessos inconvenientes ser coisa da parte de Deus. Sabemos que é coisa de homem, de origem unicamente carnal.

Você diz não ser testemunha de seu pastor afirmar que as mulheres que usam calça comprida, maquiagem e brincos estão condenadas ao inferno. Admiro-me com sua afirmativa! O que está subentendido no título do vídeo? O que ele quer afirmar neste título cujos dizeres são "os usos e costumes da Assembleia de Deus são cultura do céu"? Esta afirmação é infeliz, perigosa e deve ser refutada por todas as pessoas que amam a Cristo.

Usar o púlpito para pregar temas extrabíblicos é algo de extrema gravidade! Seu pastor faz isso com frequência?

"Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele. Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso" - Provérbios 30.5,6.

Não é correto comparar Jesus com o seu pastor. Jesus pregou apenas a Palavra de Deus com seriedade, jamais cometeu esses excessos pecaminosos.

Você perguntou porque a Assembleia de Pernambuco cresce? O Estado Islâmico, composto de terroristas, também cresce, mas nada há de espiritual nele; os times de futebol Corinthians e Flamengo também crescem, porem tais agremiações não buscam agradar a Deus; a corrupção cresce e precisa ser combatida com veemência e muita coragem... O motivo de crescimento? As obras da carne agradam ao coração de todos os seres humanos que não vigiam!

Preste atenção no texto bíblico, ele também responde sua pergunta, e procure ler em sua Bíblia o contexto dele.

"Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: Não toques, não proves, não manuseies? As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens; as quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne" - Colossenses 2.20-23 (trecho sublinhado por mim).

Abraço.

Paz do Senhor.

E.A.G.

Anônimo disse...

Ter os homens cabelos crescidos (1 Co 11.14), bem como fazer cortes extravagantes;
As mulheres usarem roupas que são peculiares aos homens e vestimentas indecentes e indecorosas, ou sem modéstias (1 Tm 2.9, 10);
Uso exagerado de pintura e maquiagem – unhas, tatuagens e cabelos- (Lv 19.28; 2 Rs 9.30);
Uso de cabelos curtos em detrimento da recomendação bíblica (1 Co 11.6, 15);
Mal uso dos meios de comunicação: televisão, Internet, rádio, telefone (1 Co 6.12; Fp 4.8); e
Uso de bebidas alcoólicas e embriagantes (Pv 20.1; 26.31; 1 Co 6.10; Ef. 5.18).
Os itens 2 e 6 foram colocados num mesmo item, pois se trata de um mesmo assunto. Colocamos referências bíblicas porque os nossos costumes são norteados pela Palavra de Deus

Eliseu Antonio Gomes disse...

Caro Anônimo (19 de outubro de 2016).

Você deveria ter se revelado. Esconder a identidade em um assunto como este não faz sentido algum. Parece que sente vergonha do seu posicionamento.

Gostaria de comentar algumas referências usadas por você.

1. Cabelo

Na cultura dos hebreus, os homens usavam cabelo crescido, inclusive Jesus Cristo deve ter usado cabelo longo. 1 Corintios 11.14 contém instruções à coletividade grega de Corinto, cuja sociedade, em geral, gente idólatra, usava corte de cabelos masculinos curtos. Parece que os gregos convertidos estavam deixando a cabeleira grande, imitando os hebreus. Repare o versículo 13: "julgai entre vós mesmos...". Não é correto que se faça doutrina sobre este assunto!

2. Roupas de homem e mulher

Entendemos que o texto de Paulo em 1 Timóteo 2.8-15 trata-se de comportamento de travestis. Neste caso, é importante levar em consideração que existe a calça comprida masculina e a feminina. E neste caso, não convém aos homens usar a calça comprida feminina e nem vice-versa.

3. Maquiagem e tatuagem

Sobre as referências Lv 19.28 e 2 Rs 9.30, é necessário ao cristão contextualizar as determinações. Aqui, o contexto é a Lei de Moisés. Em Levítico o assunto são as tatuagens, que neste caso eram marcas de cunho religioso. Sobre Jezabel, a maquiagem dela também era de cunho religioso, maquiou-se ao modo das sacerdotisas de Baal.Também, neste caso, não convém que se faça doutrinas sobre essas questões.

Abraço.

maciéliton disse...

Certamente os usos e costumes são imprescindíveis a primeira vista quando pelos olhos externos queremos notar a diferença daqueles que servem ou não a Cristo, mas sem respaldo na palavra de Deus é indigerível. É fato que existem calças que comportam mais na mulher do que certas saias,já imaginou uma irmã trabalhando de repositora de produtos ,tendo que subir escada de saia é trágico não é ? E me lembro de uma vez que estive em uma convenção quando já estava de saída passando do portal do templo a fora tomei um susto filhas de irmãs com micro saias pousando frente a fachada para fotos, exibindo-se de saias mas sensualmente. Pv11:22 formosura sem descrição,em verdade as escrituras advertem acerca do pudor e modéstia. Vemos desde Gênesis quando Deus logo foi prover uma túnica. Sem dúvidas em virtude do Espírito Santo habitar dentro de nós temos boas escolhas à se vestir, e não me parece nada difícil se portar convenientemente quando temos o coração realmente convertido a Cristo, mas para isso se tem que pregar o evangelho da graça e os ensinamentos de Cristo em vez de ficar sendo ignorante a reinterpretar versículos avulsos, seria mais fácil conscientizar as mulheres dizendo que O Espírito Santo se entristeci em percebe-las andando com certas partes do corpo despida, elas mesmas sabem do poder do corpo delas quando este atrai olhares de cobiça carnal. vigiar é tão necessário quanto orar, não quero expandir mais, concluo que é sensato corroborar contigo neste assunto é claro e repito que até é bem necessário advertir nas pregações acerca da modéstia e o pudor , mas o que permanece intolerável é "dizer o que a Palavra não diz" , paz seja contigo amado irmão Eliseu Antonio Gomes.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Caro Maciéliton.

Seu comentário sobre os usos e costumes à vista dos olhos humanos, fez com que eu me lembrasse do apóstolo Paulo, que usando a sabedoria que Deus lhe deu, advertiu os crentes a afastarem-se de toda a aparência do mal. Analisando a questão de usos e costumes pela perspectiva de 1 Tessalonicenses 5.22, notamos o quanto é superficial e sem nenhuma espécie de direção do Espírito a imposição de regras humanas, como se elas fossem doutrina de Jesus Cristo, aos discípulos de Jesus Cristo.

A beleza humana é criação de Deus. É um tema que uma grande parte de pastores não sabe como abordar, corretamente. E, penso eu, por não saber o que ensinar a respeito do assunto, prefere proibir as mulheres de andarem elegantemente. É lógico que é esperado das mulheres cristãs tenham comportamento discreto, usem roupas decentes, não imitem as mulheres do mundo que se vestem trajando roupas vulgares, porque não são conhecedoras da mensagem das Boas Novas.

O dever do líder cristão é pregar a Palavra de Deus exatamente como ela é, pois é a mensagem divina que age como “martelo que quebra as pedras” (Jeremias 23.29). Se a Palavra é transmitida com toda a fidelidade ao Senhor, almas se convertem, e almas convertidas são guiadas pelo Espírito, trocam as obras da carne pelo fruto do Espírito, tornam-se instrumentos de Deus.

Pedro, em sua segunda carta, no capítulo 2, escreveu que o Senhor sabe livrar da tentação os piedosos e reservar os injustos para o dia do juízo, para que eles recebam o castigo que merecem (versículo 9). O apóstolo descreve os homens injustos de muitas maneiras, mas quero chamar a atenção para a descrição “olhos cheios de adultério” (versículo 14). Chamo a atenção para isso com a intenção de esclarecer que o justo não tem este olhar mau, mesmo quando diante de mulheres vestidas de maneira vulgar, que usam a sexualidade para atrair e trair (Isaías 3.16).

Abraço.

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

Assuntos abordados / marcadores

.Vida Cristã .Artigo e Comentário .cosmovisão .Comportamento .Televisão .Devocional .Política .Vídeo .CPAD .Líderes e liderados .Blogosfera Evangélica .Lições Bíblicas .Atualidade .Pais e Filhos .Família .Louvores .Charge Tirinha Cartum e Gravura .Fé .Dinheiro .Mulher .Motivacional .Apologia Bíblica .Fruto do Espírito X Carne .Casamento .Sexualidade .Crente Politizado .Música .Silas Malafaia Pr .CGADB .Etimologia Bíblica .Frases & Imagens Impactantes .Prosperidade .Profetas .Meio Ambiente e Sustentabilidade .Hermenêutica .Saúde .Livros e Leitores .Jovens .redes sociais .Conceitos e Preconceitos .Dupla Cidadania .Você sabia? .Bom humor .Ateísmo e Agnosticismo x Fé .Cinema .neopentecostais .Esporte .José Wellington Bezerra da Costa - Pr .Grupo de Colaboradores em Belverede .Antigo Testamento .Dica de Blogueiro .Personagens da Bíblia .Salmos .Introspecção .Marco Feliciano Pr .Pérolas .Sociedade Bíblica no Brasil .Verdades e Mentiras .Natal .Soteriologia .Ecologia .Aborto .Comunicado .óbito .Escatologia Bíblica .Internet .Samuel Câmara-Pr .pentecostalismo .Teologia .Gif .Ana Paula Valadão Bessa .[Fotos Belverede] .UBE .Novo Testamento .Questões (des)complicadas .RR Soares .Belverede .Daladier Lima .Missões .animal doméstico .Facebook .Carlos Roberto Silva Pr:: Blog Point Rhema .Fanatismo .Pneumatologia - A Doutrina do Espírito .Provérbios de Salomão .Quem sou eu? .Aline Barros .Crônicas e fábulas .Diante do Trono .Dízimos e ofertas .João Cruzue .Bíblia de Estudo .Billy Graham .Virtualidade Real e Realidade Virtual .Editora Vida .Namoro .Poema e Poesia .Páscoa .Sermão do Monte .Guerra e Paz .Gênesis .Nani Azevedo .Hamartilogia - A doutrina do pecado .Julio Severo .Sociedade Bíblica Trinitaria do Brasil .Jeremias .Nova Tradução na Linguagem de Hoje .Postagem Factual .Valmir Nascimento Milomen-Pb .Carta de Tiago .Geremias do Couto-Pr .Lília Paz .Homilética .Altair Germano - Pr .Educação .Fotos - Templos Evangélicos .rádio .André Valadão .Arlete Oliveira .Dia das Mães .Livros da Bíblia .Nova Versão Internacional .Randy Glasbergen .Sammis Reachers .Arqueologia Bíblica .Bem aventurança .Geografia Bíblica .Patmos Music .Priscila B Gomes .Rachel Sheherazade .animal selvagem .Angeologia .Banda Voz da Verdade .Carnaval .Editora Central Gospel .Thalles Roberto .Virada de Ano .Wilma Rejane .YouTube EBD / sumário .Cassiane .Editora Vida Nova .Editora Mundo Cristão .Ezequias Soares-Pr. .Jabes de Alencar - Pr. .LUCAS - O Evangelho escrito por Lucas .Opinião .Pesquisa .Prêmio Smilinguido .Crianças .Dia dos Pais .Exegese .Magno Malta .Martinho Lutero Carta de Paulo aos Filipenses .Botânica .Dia das Crianças .Islamismo .animal aquático .Cartas do Apocalípse .Charles Darwin .Fotos .Gutierres Siqueira .Insetos .Max Lucado .Shirley Carvalhaes X criacionismo versus darwinismo .A Bíblia Viva .Arminianismo .CONAMAD .Calvinismo .Cosmovisão Cristã .Eclesiologia .Eyshila .Fernanda Brum .Harpa Cristã .Jaime Kemp - missionário .Livro de Daniel .Lydia Moisés .Primavera .Twitter .Barack Obama .Donald Zolan .Editora Betânia .Marisa Lobo .Mulheres na Bíblia .Tania Guahyba .grafite .pássaros na Bíblia Charles Haddon Spurgeon .Dia dos Namorados .Edições Vida Nova .Josué Gonçalves - Pr. .Mensageiro da Paz .Paulo César Baruk .Reinaldo Azevedo .Soraya Moraes .Verão .Walter Brunelli - Pr. .teatro .Árvores da Bíblia .Abba Press .Abraão de Almeida-Pr. .Bruna Karla .Carla Ribas .Dia Internacional das Mulheres .Dia de Finados .Esdras Costa Bentho-Pr .Instagram .Livro de Jó .Michael W. Smith .Montes da Bíblia .Neiva Silva .Oficina G3 .Oprah Winfrey .Outono .Regis Danese .Silas Daniel - Pr .Valdomiro Santiago - Apóstolo Yosef Nadarkhani .Albert Einstein .Antonio Gilberto - Pr .Cristina Mel .Cristologia .Dia da Mentira .Evangelho de Mateus .Flamir Ambrosio .Gediel Mendes .Gunnar Vingren .Jorge Tadeu Mudalen .João Ferreira de Almeida .Lauriete .Lázaro (ex-Olodum) .Morris Cerullo .Slide .Vanderleia M. Silva . A. W. Tozer . Pregador Luo . Silmar Coelho - pastor .Adhemar Campos .August Rodin .Bom dia .Claudionor de Andrade - pastor .Dia da Bíblia .Elaine de Jesus .Hillsong .Inverno .John Piper .Lea Wasiliew .Livro de Êxodo .Lucilene Batista de Brito Shirota .Nova Bíblia Viva .Política Brasileira .Rose Nascimento .Timidez e Ousadia .orai por Israel .publicidade WhatsApp .Alan Kardec .Apocalípse 16 .Bete Gomes .CPAD Music .Canon .Carta aos Romanos .Central Gospel Music .Daniel Berg .Danielle Cristina .David Quinlan .Editora Chamada da Meia-Noite .Editora Hagnos .Eduardo Cunha .Enéas Tognini - Pr. .Genivaldo Tavares de Melo .Gesiel Gomes - Pr. .Google .Hernades Dias Lopes .João Alexandre .Livro de Jeremias .Livro de Rute .MK Music .Marcelo Santos .Martin Luther King .Nito [Rubens Eduardo] .Pena de Morte .Quarteto Harmonia Celeste .Ray Comfort .Robinson Monteiro .Russel P. Shedd .Third Day .Tim Laheye .Voltaire .Watchman Nee Damares .2 Coríntios- Carta de Paulo .A Mensagem .Adolf Hitler .Alda Célia .Amizade .Andrea Fontes .Anita Malfatti .BLOG .Banda Catedral .CIMEB .CPAD News .Carta aos Gálatas .Cintia Kaneshigue .Dia do Professor .Dia do Trabalho .Dwight L. Moody .Eber Cocareli - Pr .Editora Betel .Editora Candeias .Editora United Press .Edna Goetten .Elinaldo Renovato - pastor .Fecomex .Feliciano Amaral .Google Plus (G+) .Gutemberg - Johannes .Isaac Newton .Içami Tiba .Jairo Elin Gollmann-Ev .John Wesley .Jorge Araujo .Katie Bivens .Katsbarnea .Kelem Gaspar - Missionária .Link Quebrado .Livro de Amós .Livro de Isaías .Livro de Malaquias .Lourival de Almeida - Pr .Marcelo Crivella .Orquestra Jahn Sorheim .Ozeias de Paula .Paulo Romeiro-Pr .Quatro por Um .Raquel Melo .Robson Silva .Ronaldo Bezerra .Sociedade Bíblica Internacional .Sonia Hernades - bispa .Talita Pagliarin .Tradução King James Atualizada (KJA) .Victorino Silva .folhetos evangelísticos Graça Music Juliana Bezerra Gomes Nésia de Araujo Gomes William Brassey Hole . .Introspecção . C. S. Lewis .1 Timóteo .2 Carta de Pedro .A Nova Bíblia Viva .Adilson Lopes .Anderson Freire .Antropologia Bíblica .Antônio Cirilo .Ao Cubo .Arautos do Rei .Bezerra da Silva .Bill Gates .Boa noite .Boa tarde .Brenda-Santos .Bruna Olly .Bruna Surfistinha .C.I. Scofield .CPOL - Curso Preparatório para Obreiros de Pirituba .Caramuru Afonso .Carlos Alberto Bezerra Jr .Carta de Paulo aos Colossenses .Casamento em jugo desigual .Charles C. Ryrie .Ciclo das quatro estações .Claudio Duarte - pastor .Cleber Lucas .Comunidade Internacional da Zona Sul .Contos .Cristiano Santana .Curiosidades bíblicas .Danny Berrios .Dany Grace .Deigma Marques .Dia Nacional da Consciência Negra .Discopraise .Downloads .E-books .EBI .Editora Atos .Editora Bom Pastor .Editora Cultura Cristã .Editora Dynamus .Editora SEPAL .Editora Sextante .Eduardo Campos .Elienai Cabral - pastor .Escola Dominical .Estevan Hernandes - Apóstolo .Evangelho de João .Evangelho de Marcos .ExpoCristã. .Fernandinho .Ficção Evangélica .Filho do Homem .Flamarion Rolando .Frederick K.C.Price .Geisa Iwamoto .Graça Editorial .Grupo Elo .Heber Sousa - pastor .Hebraico .Hieronymus Bock .História Mundial .Homenagem .Igreja Evangélica Indiana .Il Divo .Imprensa Bíblica Brasileira .Instituto Cristão de Pesquisa - ICP .Jair Messias Bolsonaro .Jamily .Jeanne Mascarenhas .Jimmy Swaggart .John Bevere .John Bunyan .John Lennon .Jonas .Josias Botelho .José Wellington Bezerra da Costa Junior - pastor .José Wellington Costa Neto - pastor .Kleber Lucas .Leandro Marques .Lidia Caetano de Sousa - missionária .Literatura .Livro de Deuteronômio .Livro de Eclesiastes .Livro de Habacuque .Livro de Joel .Livro de Josué .Livro de Juízes .Livro de Miquéias .Livro de Números .Livro de Oséias .Livro do Apocalipse .Lições Bíblicas - Jovens .Ludmila Ferber .Lívia Malta .Magno Paganelli .Manuel Ferreira - Bispo .Marcio Melânia .Mariana Valadão .Marina Silva .Mario Teixeira .Marquinhos Gomes .Michelangelo .Mike Smith .Ministério Hebrom .Ministério de Adoração .Missões na Índia .Neemias .O Livro de Ageu .Oração .Os presidenciáveis para 2018 no Brasil .Paul Wilbur .Pedofilia .Política Internacional .Profetas .Você sabia? .Quarteto Gileade .Rachel Novaes .Rebanhão .Recursos .Ressurreição .Rob Bell .Rodolfo Abrantes .Ron Kenoly .Saudade .Snezhana Soosh .Sociedade Bíblica Íbero-Americana .Sofonias .Sony Music .T.A. Hegre .Templo Soul .Vineyard .Voices .Walciley Vieira .William Shakespeare .Wim Malgo .áudio Alberto Rezende - pastor Charles Studd Elizeu Martins - pastor futebol

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Sobre ilustrações no Belverede

O Direito Autoral de algumas imagens encontradas aqui não pertence ao Editor do blog. Esta situação se dá porque elas estão na Internet sem que haja a informação de quem seja o Dono.

Caso você seja o detentor do conteúdo, queira que seja feita a indicação autoral, ou não seja de sua vontade o compartilhamento, solicitamos que nos faça saber disto. Por favor, acesse a página do próprio texto e deixe recado no próprio texto em questão, ou use a página Contato.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.