Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Deus dá sua Lei ao povo de Israel

Por Eliseu Antonio Gomes

Os Dez Mandamentos introduzem o sistema de toda a legislação mosaica, foram escritos em duas tábuas de pedra pelo próprio Deus (Deuteronômio 4.13; 5.22; 10.2-4). Se aplicam primariamente aos hebreus, não a toda a humanidade

Os Dez Mandamentos são uma parte da Lei de Moisés e não a lei em si mesma. A lei foi dada a Israel como um conjunto de normas para o povo antes de conquistar a terra de Canaã. As leis adicionais foram ditadas por Deus e escritas por Moisés (Êxodo 17.14; 24.4; 34.27; Deuteronômio 27.3, 8; 31.9).

Os judeus sofreram 430 anos, aprisionados em regime de escravidão, no Egito, Naquele país, receberam a influência da cultura nativa, da religião e da filosofia de vida. Para romper o aculturamento negativo, a providência divina estabeleceu princípios eternos aos israelitas a fim de que eles aprofundassem o processo de libertação.

O Decálogo, único trecho bíblico escrito pelo dedo de Deus (Êxodo 31.8), é considerado por muitos como uma composição de leis duras, porém, os mandamentos que os judeus receberam tinham o objetivo de garantir a liberdade que eles haviam conquistado. Não era o bastante estar fora da sociedade egípcia, era preciso também que todos os hebreus estivessem livres do "espírito" do Egito.

A revelação da lei encontra-se no Pentateuco, também conhecido como Torah (em hebraico: instrução, ensino, lei), é tratado reunido em cinco livros da Bíblia Sagrada, cuja autoria é de Moisés em quase sua totalidade (Números 12.6-8; Deuteronômio 34.10-12; Lucas 24.44). A obra, cujo autor é um dos mais importante profeta do Antigo Testamento, começa com a narração da origem dos céus e da terra e termina com o registro da morte de Moisés - cujo relato é considerado conteúdo escrito por Josué (Gênesis 1.1 - Deuteronômio 34.7-8).

A revelação da Lei começa no Livro de Êxodo, capítulo 20 e versículo 1. O livro de Números relata as jornadas no deserto; Deuteronômio recapitula a lei e traz ao povo a reflexão sobre os acontecimentos no deserto desde a saída do Egito, exortando o povo israelita à fidelidade a Deus (Deuteronômio 1.3; 4.1).  E termina no Livro Levítico, capítulo 27 e versículo 34.

Moisés encontrou-se com Deus no Monte Sinai e dEle recebeu, solenemente, Os Dez Mandamentos, quando houve nos céus trovões, relampagos, sonido de buzina e  fumegação do monte. As manifestações sobrenaturais causaram medo no povo, fortaleceram a autoridade de Moisés, deixaram de modo claro e indiscutível a autenticidade e autoridade da lei.  (Êxodo 20.18-22; 19.16-19).

Era comum celebrar um concerto com festa (Gênesis 26.28-30).

Três meses depois da saída de Israel do Egito, houve o ritual do concerto e da promulgação da lei, quando aconteceram holocaustos e a leitura do livro da lei numa cerimônia com profundas implicações messiânicas no pé do monte. E naquele lugar os israelitas fizeram voto de fidelidade e obediência à Lei de Deus,  permaneceram ali durante um ano (Êxodo 19.1-3, 8; Números 10.11, 13).

Deus revelou sua Lei aos homens através de Moisés, o seu servo, que cumpriu o papel de legislador de Israel e o papel de mediador entre a vontade de Deus e o povo de Israel. Porém a revelação plena consiste em Cristo, o Filho de Deus, que trouxe para a Humanidade uma nova e suficiente aliança ao se fazer homem. Por este motivo, no conteúdo da Lei, o Senhor constituiu a prática de sacrifícios santos, os holocaustos de animais, derramamento e aspersão de sangue.  Os judeus deviam oferecer sacrifícios com derramamento de sangue, ato simbólico que servia de prenuncio à redenção realizada na cruz. O escritor de Hebreus lembra que o concerto no Sinai foi celebrado com sangue e faz uma analogia com a Nova Aliança, porque o Senhor Jesus a selou com seu próprio sangue (Hebreus 9. 18-22).

A promulgação da Lei é a cerimônia oficial do concerto que Deus fez com a nação israelita, a ratificação do concerto que havia feito com Abraão (Êxodo 34.27; Gênesis 15.18). Sua origem é o próprio Deus, ela é santa, por isso era preciso que os judeus a observassem de todo o coração (Neemias 8.1; Romanos 7.12).

Êxodo 20:

1º . "Não terás outros deuses diante de mim" - versículo 3. Numa época em que a idolatria norteava as nações, o código de leis mosaico apresentou o regime monoteísta, que influencia o mundo inteiro através do cristianismo. O mandamento resguarda a unidade de Deus (versículo 3).
2º. "Não farás para ti imagem de escultura..." - versículos 4-6. Orientação ao povo de que o único Deus não deve ser adorado com uso de representações visuais, a adoração deve ser restringida aos termos imateriais e espirituais. A orientação resguarda a espiritualidade de Deus. Por isso, a adoração cristã genuína repele toda representação visual (Colossenses 3.16).
3º.  "Não tomarás o nome do teu Deus em vão..." - versículo 7. É um tratado daquilo que falamos com respeito a Deus e ao próximo, e de como usamos o nome de Deus. Visa resguardar a divindade do Senhor no relacionamento com e entre os homens.
4º. "Lembra-te do dia do sábado, para o santificar" - versículo 8-11. Orientação de caráter social e espiritual. Aponta para a necessidade do ser humano trabalhar e descansar. A lei estabeleceu para Israel o sétimo dia da semana como dia de descanso, era o sinal do concerto entre Deus e os hebreus (Êxodo 31.13, 17). Na graça, este dia foi substituído pelo primeiro dia, pois Jesus Cristo ressuscitou no domingo , Jesus e seus apóstolos não incluíram como parte obrigatória da fé cristã, assim sendo deixou de ser mandamento para ser praticado voluntariamente (Atos 20. 7; Romanos 14.2-6; Colossenses 2.16, 17).
5º. "Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá" - versículo 12. A observação deste preceito contribui para o bem-estar da sociedade e da igreja. Os pais, além de terem gerado os filhos, são seus provedores aqui na terra, cuidam da alimentação, educação, saúde, roupas. Desonrar e desobedecer aos pais é afrontar a Deus através da ingratidão.
6º. "Não matarás" - versículo 13. A legislação mosaica protege a vida. O assassinato é o pior dos crimes que uma pessoa pode cometer, pois é um golpe contra Deus, pois o próximo é imagem e semelhança do Criador (Gênesis 9.6).
7º. "Não furtarás" - versículo 14. A proteção da propriedade remete à necessidade do indivíduo adulto trabalhar e através do seu suor adquirir bens necessários ou supérfluos.
8º. "Não adulterarás" - versículo 15. Este mandamento é um apelo ao compromisso de fidelidade entre os casais, à pureza sexual e à proteção da estrutura familiar.
9º. "Não dirás falso testemunho contra o teu próximo" - versículo 16. O nono mandamento não se restringe ao perjúrio nos tribunais, é uma proteção a honra. Trata-se também da proibição de propagação de boatos falsos e mexericos.
10º. "Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo" - versículo 17. O último entre os dez mandamentos é contra o pecado do pensamento, sintetiza com clareza os mandamentos anteriores e esclarece que não se deve nem práticá-lo no campo da imaginação.

A estrutura dos Dez Mandamentos referem-se ao amor a Deus e ao próximo, os quatro primeiros mandamentos dizem respeito ao nosso relacionamento com Deus; do quinto em diante Deus trata do relacionamento do homem com seu próximo, são referências à sociedade e envolvem pensamento, palavras e obras.

A Lei mosaica não possui domínio sobre os cristãos, mas isso não significa que tenha sido anulada. Ela foi cumprida por Cristo, e por isso nós vivemos debaixo da graça (Gálatas 3.23-25). A maior e mais completa lei é a Lei de Cristo, apresentada no Evangelho. Jesus cumpriu toda a Lei de Moisés, de modo que toda moral contida no sistema mosaico foi incorporada e restaurada sob a graça derramada por Ele através do sacrifício no Calvário. O mandamento de Cristo é a lei do amor, o mais importante mandamento (Romanos 13.10).

As  normas apresentadas no Decálogo permanecem ainda hoje na legislação de praticamente todos os países do planeta.

E.A.G.

Compilações:
Ensinador Cristão, ano 16, nº 61, página 31, jan/fev/mar 2015, Rio de Janeiro (CPAD)
Lições Bíblicas - Professor, Os Dez Mandamentos - Valores divinos para uma sociedade em constante mudança, Esequias Soares, 1° trimestre de 2015, páginas 2 a 10, Rio de Janeiro (CPAD).
Os Dez Mandamentos - Valores Divinos para uma Sociedade em Constante Mudança, Esequias Soares, 1ª edição outubro de 2014,  Rio de Janeiro (CPAD).

Nenhum comentário: