Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Errar é humano, mas erre menos!


"O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuíto de Deus é a vida eterna" - Romanos 6.23.
A raiz etimológica do verbo pecar é a palavra errar. Erre menos!


Ontem, durante  o dia conversei com uma pessoa que estava muito estressada devido uma terceira pessoa que a perturbava por ser falastrona e gostar de fazer pirraças constantes.

Disse para a pessoa incomodada: Seja dona da situação e deixe-a falando sozinha, só escute, assim você não fará o que ela espera da sua parte, que é fazê-la discutir e perder sua paz.

O cristão precisa dominar com atitude de mansidão todos os ambientes em que é presente . Ser manso não é ser fraco, é ser forte espiritualmente. Quem é manso tem o equilíbrio emocional e sabe reagir com a firmeza de uma rocha, a pedra imóvel e inabalável diante de todas as intempéries em sua volta.

Quando o ofensor agride verbalmente, o cristão agredido precisa lembrar-se do seguinte:

1 - Não é necessário ter pressa para responder

Você pode irar-se, mas sem perder o controle da situação. Os apóstolos escreveram:

"Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira" - Efésios 4.26.

"Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar" - Tiago 1.19.

Assim sendo, procure ser alguém sempre disposto a ouvir, e sempre preparado para esperar o momento ideal para responder, quando o ânimo exaltado estiver mais calmo. Escolha o momento em que você refletiu sobre tudo, e todos os envolvidos têm melhor percepção da situação.

2 – Não deixe de ser espiritual por causa de gente carnal

A palavra dita no momento certo é valiosa e gera honra a quem a profere:

"Não repreendas o escarnecedor, para que não te odeie; repreende o sábio, e ele te amará" – Provérbios 3.8. Escarnecer é o mesmo pirraçar.

"Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo" - Provérbios 25.11.

Vigie, não caia na tentação de responder ao que ofende com ofensas.

"Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado" – Gálatas 6.1.

3 - Deus é o seu vingador, porém, ame o próximo como a ti mesmo

O Criador estabeleceu uma lei natural na vida. Qual? Tudo o que uma pessoa planta ela colhe (Gálatas 6.7). Então, é sensato deixar que o tempo se encarregue de entregar para a pessoa má a porção de maldade que ela merece, é ação inteligente não retribuir aos maus com males.

Seja benevolente com as pessoas que são difíceis de serem amadas. Plante o bem e o colherá, todo o bem que você plantar retornará multiplicado para você em tempo oportuno.

Ore em favor de quem não merece seu amor, peça a Deus que crie situações em que poderá ajudar quem se comporta como seu inimigo. O amor é o vínculo da perfeição, quem pratica o amor está mais distante das falhas (Colossenses 3.14).

Ame a todos. Amar é cumprir o mandamento de Cristo. “Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos” -  Mateus 5.43-45.

Conclusão

Nunca use a sabedoria dessa vida em momentos de atritos contra alguém, use a inteligência espiritual. "Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera" - Tiago 3.17 (NVI).

Não retrucar de imediato aos escarnecedor é o melhor antídoto contra a pirraça. Deixe o tempo passar, e quando encontrar o ambiente ideal para você, responda-o. Mas, pense bem se é necessário dar a resposta.

E.A.G.

Um comentário:

disse...

Muito bom Eliseu. Concordo contigo, estou aprendendo a não retrucar. Paz meu querido e Feliz Natal!

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.