Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Papai Noel: o usurpador



Eu acredito que não existe idolatria ao Papai Noel em famílias evangélicas. Os pastores ensinam muito bem sobre o que é esta data. Explicam que o centro de adoração do dia deve ser a pessoa de Jesus Cristo.

Não vejo nada de errado em comemorar o nascimento de Jesus Cristo, mesmo que não saibamos qual seja a data com exatidão. É bom reunir a família e os amigos e confraternizar uns com os outros, desde que tenhamos em mente que a festa é dedicada ao Filho de Deus.

Eu não sei com certeza  se existe idolatria ao venhimho barbudo em famílias não evangélicas. Para muitos pequeninos, ele é só uma figura folclórica, e aos adultos o personagem que serve para alavancar as vendas no período de final de ano.

E a origem da árvore de natal? Alguns dizem que há ligação com idolatria. Mas, eu pergunto: quem é o Criador da natureza? Deus criou o pinheiro e todas as outras árvores. Então, seja no dia 25 de Dezembro ou em qualquer outro dia, basta não nos esquecer quem criou o universo ao decorar a sala com ela.

Quanto a figura do Noel, não vejo no personagem nada de bom e aproveitável. O pai e a mãe de família trabalham o ano todo, dedicam o suor do rosto para manter a dignidade familiar. E será que é justo comprar bons presentes aos filhos e em 25 de Dezembro transferir o mérito do carinho ao barbudo de vermelho? É claro que não! Os pais precisam dizer aos filhos: amo vocês e comprei isso para vocês com muita satisfação!

A maior usurpação que o personagem Noel faz deve ser a de usurpar o mérito dos pais quanto aos presentes. Nenhuma mãe e nenhum pai deve se deixar ser usurpado, ninguém deve aceitar a imposição cultural dessa usurpação sem resignação. Que essa estória de Papai Noel fique só para as novelas e filmes de Hollywood. A realidade é outra, que os filhos saibam do afeto dos seus pais, em nome da unidade dentro dos lares!

E.A.G.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eliseu, isso nnão existe... hoje em dia não tem mais crianças bobonas, ok?
Todas crianças sabem que o papai noel é folclore e sabem que os pais usam essa figura. certo?

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.