Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Steve MaCcurry e a Menina Afegã Sharbat Gula - filme e exposição de fotos na Capital Paulista


A Menina Afegã

Com apenas seis anos de idade, Sharbat Gula ficou órfã de pai e mãe por conta da guerra que assolava seu país, o Afeganistão. A invasão soviética assolou o vilarejo em que sua família morava e fez da sua vida uma tragédia.

A lente do americano Steve McCurry, trabalhando para a National Geografic, registrou o olhar da garotinha aos 12 anos, a foto ilustrou a capa  de uma edição da revista em 1985. Olhos grandes e verdes, numa face que transmitia insegurança, tristeza e revolta. A fotografia tornou-se famosa, fez muito sucesso, ganhou proporções além da revista, embora nem todos conheçam quem seja a menina e a história dela, não saibam quem fez a imagem.

O filme

Na verdade, até Steve MacCurry não sabia quem era Sharbat Gula e qual era a sua situação dela após a foto, na ocasião ele havia fotografado muitas crianças e não tinha informação sobre elas. Ele revelou isso no documentário A Menina Afegã: Uma Vida Revelada (National Geografic – produção de 2002).

Vale a pena procurar o DVD nas locadoras. No filme, temos a oportunidade de conhecer MacCurry e assistir o reencontro com Sharbat Gula, aproximadamente duas décadas depois, quando ela já está casada e é mãe de três crianças.

A exposição

MacCurry consagrou-se em sua profissão viajando com sua câmera e clicando em temas diversos, como manifestações religiosas, guerras e o cotidiano, usando cores vibrantes.

O Instituto Tomie Ohtake abriu uma exposição com entrada franca, onde além da foto Menina Afegã, é possível ver de bem perto Os Pescadores do Sirilanca, 11 de Setembro, Os Monges Budistas da Índia, e outras 112 imagens reunidas. As fotografias de MaCcurry estarão disponíveis ao público até 29 de janeiro de 2012. Endereço e contato: Rua Corope, 88 - Pinheiros, São Paulo, 05426-010, (11) 3814-0705.

Conclusão

A foto e o cinema podem registrar com bastante acuracidade os momentos da alma, mas a alma humana só Deus tem condições de conhecê-la inteiramente. Tudo é patente e claro aos olhos de Deus. E Jesus faz o seguinte convite amigável para todas as almas, cansadas, solitárias, tristes, indecisas, angustiadas:

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” - Mateus 11.28-30.

É importante ter relacionamento de paz com Deus.

E.A.G.

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.