Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

A Bíblia explica o amor



“O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor." - Romanos 13.10.

“Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus." - 1 João 4.7.

"Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor." - 1 João 4.8.

"O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha..." - 1 Coríntios 13:4-8 a.

"Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti." - Isaías 49.15.

O amor se expressa por atitudes de bem, não por meras palavras
Em grego, o idioma do Novo Testamento, o amor de Deus é ágape. É descrito em 1 Corintios 13. O amor em forma de amizade tem outra palavra, é phileo.

A passagem em João 21.15-17, quando Jesus Cristo pergunta a Pedro se ele o ama aparecem ágape e phileo. Cristo pergunta se é amado usando ágape, e Pedro responde sim usando phileo. Só na última vez é que Pedro responde com ágape.

É digno de nota que Jesus condiciona à declaração de amor que Pedro faz com a necessidade de comprovação prática, prova de amor a Deus praticando amor ao próximo. Ele diz: "então, apascente as minhas ovelhas".

A maioria das pessoas acumulam e/ou se alternam entre ágape e phileo. Quando usam o phileo, consequentemente fazem o bem porque recebem o bem também. O amor de Deus (ágape) é mais profundo que o sentimento de seres humanos, pois é capaz de fazem o bem a quem não merece recebê-lo.
. 
Vontade de amar
.
Jesus manda amar, porque as pessoas esquecem-se de amar, ou ainda não aprenderam a amar. Existe a definição do amor em forma ágape na Bíblia Sagrada, está em 1 Coríntios 13, para que saibamos o que é e pratiquemos.

Deus manda amar, mas nem todos obedecem a ordem dEle. Existem as ordens: ame a Deus; ame a si mesmo; ame o próximo; ame o inimigo.

Deus criou o ser humano, e os anjos também, com o poder de escolha, com livre-arbítrio. E usando esta liberdade nem todos os anjos e nem todos os seres humanos decidem amá-lo e amar os semelhantes.

Mas não digo que o amor é uma escolha. Eu entendo que o amor é um estilo de vida segundo a vontade de Deus, estilo que podemos adotar ou rejeitar.

Apaixonado?

.
Vale ressaltar que o amor entre casais (em grego, eros), não é encontrado nas páginas neotestamentárias. Eros é a palavra que deriva os termos erótico e erotismo. O amor em forma de eros é uma espécie de paixão, tem prazo de validade. Costuma acabar e fazer muitos estragos em relacionamentos.

Eros, a paixão entre pessoas, para aqueles que desconhecem a Bíblia, é confundido com ágape. Não confundamos!

A paixão, quando exercida dentro do matrimônio, não se consiste em pecado, se estiver abaixo do amor que devemos dedicar a Deus.

O amor deixa de existir?

.
O amor não acaba. As pessoas escolhem usá-lo ou não, praticá-lo ou não.

Quando alguém deixa de fazer o bem, se cansa de suportar o outro, este alguém abandonou a prática do amor. O  amor não acabou, acabaram as atividades do amor. Alguém pode amar outra por 10 anos, e no décimo primeiro ano querer desprezá-la, parar de fazer o bem para ela. O amor continua existindo, mas a tal pessoa não o usa mais.

Nem todos pensam neste assunto, mas ele é simples de entender.

E.A.G.


Veja mais:  EBD 2012 - Filadelfia: a Igreja do Amor Perfeito

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.