Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Orações e jejuns de Neemias

"E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus" - Neemias 1.4.

O primeiro capítulo do livro de Neemias descreve Neemias oração e jejum, por causa de seu grande sofrimento a notícia de que Jerusalém tinha sido desolada. Com certeza ele não foi o único judeu a clamar ao Senhor durante o período do exílio babilônico. Porém, de todas as orações, as orações dele foi diferente, pois obteve resultado positivo. Ele assentou em seu coração orar e agir, reconstruir os muros de Israel, sua devoção e intenção foram tão fortes que se absteve de comer e beber, e assim seu clamor foi atendido. Seus muitos dias de clamor e jejum foram caracterizados por lágrimas, muitas súplicas a Deus por misericórdia a seu povo.

Neemias tinha o propósito definido de buscar a Deus. Ao receber notícias do estado da sua nação, desolada, em caos total, assolada por inimigos incircuncisos, sentiu-se impactado, triste, mas não se abateu. Quis, humildemente, fazer a diferença e ser instrumento nas mãos do Deus das promessas.

A Bíblia Sagrada mostra um padrão de comportamento específico quanto aos praticantes de orações e jejuns. No Antigo e Novo Testamento os servos de Deus jejuavam durante as épocas de crise. Nestes exemplos de oração e jejum, vemos que as súplicas, e a adoração ao Senhor, acompanhados de jejum, alcançaram o favor do Senhor.

Encontramos outros exemplos de jejuns no Antigo Testamento:

1 - O jejum de 40 dias ao pé do Monte Sinai, em preparação da Aliança (Êxodo 34:28);
2 - Ana, orou e jejuou implorando a Deus que sua madre pudesse gerar uma criança. Deus ouviu sua oração e concedeu a ela o prazer de tornar-se a mãe de Samuel (1º Samuel 1.7);
3 - Davi chorou, orou e jejuou, por seu filho doente (2º Samuel 3.35; 12.16, 21-22).
4 - Houve jejum no momento da reconstrução do Templo (Neemias 9.1);
5 - Houve jejum durante o ministério do profeta Joel (Joel 1.14; 2.15);
6 -E também, jejum de solidariedade no ministério do profeta Isaías (Isaías 58.1-12
7 - Ester pediu a Mordecai e aos judeus para jejuar por ela enquanto se preparava para comparecer diante de seu marido, o rei (Ester 4.16).

Exemplos de oração e jejum no Novo Testamento:

1 – Jesus Cristo jejuou 40 dias e 40 noites;
2 - A profetisa Ana era assídua no templo, aos 84 anos de idade adorava noite e dia em jejuns e orações. A consagração dela fazia parte de seu ministério ao Senhor, enquanto aguardava o cumprimento da profecia sobre o nascimento do Salvador (Lucas 2.37);
3 - A igreja de Antioquia jejuava durante o culto quando o Espírito Santo falou com eles sobre enviar Saulo e Barnabé para a obra do Senhor (Atos 11).

Neemias foi ouvido por Deus. Mas, a priori, a resposta que obteve não foi de vitória, ele foi levado para uma grande turbulência. A sua persistência nessa luta o levou à extraordinária vitória e consequente proteção divina de Israel.

Hoje, devemos jejuar e orar tendo em mente que poderemos ter uma forte resistência, e é preciso ter o mesmo ânimo de Neemias. Não devemos desanimar porque o objetivo não é alcançado de imediato e as lutas aparecem. Às vezes, como no caso de Neemias, que enfrentou Simbalate e Tobias, situações pioram em nossas vidas, e isso acontece porque Deus está respondendo o nosso clamor!

Sejamos perseverantes, lutemos e superemos as dificuldades, pois Deus é conosco (1ª Tessalonicenses 5.17).

E.A.G.

Nenhum comentário: