Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quinta-feira, 10 de março de 2022

O que são os Cânticos dos Degraus? E Salmos de Romagem?

Modelo do canto sudoeste do Monte do Templo,
 baseado em pinturas de L. Rotmeier.
[Exposição: Museu Torre de Davi]
Você já ouviu falar nos "Cânticos dos Degraus" ou "Salmos da Romagem"? Eles são os Salmos que formam uma coleção de 15 cânticos de peregrinação, que são os Salmos 120 a 135. Pode-se dizer que eles formam um tipo de pequena saltério, pois eles são, conforme a tradição judaica, divididos em cinco grupos de três Salmos cada.

Até hoje não se sabe com precisão a origem da designação "Cânticos dos Degraus", isto é, do uso da expressão "degraus" no título dado a esse conjunto de Salmos. Muitas teorias têm sido propostas para esclarecer essa questão. Há quem diga que seja uma referência ao retorno do exílio babilônico, quando os judeus subiram do cativeiro. Por outro lado tradições antigas ligam esses 15 Salmos aos 15 degraus que

haviam entre o chamado Pátios das Mulheres e o chamado Pátio dos Israelitas no Templo de Jerusalém. Então, supostamente, o nome se daria porque os levitas cantavam esses Salmos sobre esses degraus. Outros ainda defendem que a designação "Cânticos dos Degraus" indica algum "paralelismo climático" na execução dos Salmos, uma subida gradual conforme são cantados.

Contudo, o mais provável é que o "Cântico dos Degraus" sejam assim chamados apenas porque são os Salmos cantados pelos peregrinos em sua subida o Jerusalém para participar das três grandes festividades anuais do calendário judaico: Páscoa, Pentecostes e Festas dos Tabernáculos. Daí também o título "Salmos de Romagem, isto é, "Salmos de Peregrinação". De acordo com a Lei de Moisés, os judeus deveriam ir a Jerusalém pelo menos em uma das grandes festas anuais para adorar no templo. Estes judeus partiam das cidades onde viviam em direção ao Monte Sião. Alguns vinham de dentro da Palestina mesmo, enquanto outros vinham de lugares muito distantes.

Na época das grandes festas, os judeus se reuniam em caravanas que seguiam para Jerusalém em romagem. Em família, os judeus remeiros levavam suas ofertas e animais que seriam sacrificados e, durante a caminhada cantavam cânticos ao Senhor. Esses cânticos eram justamente os "Cânticos dos Degraus" que serviam como hinário de viagem.

O rei Davi foi o autor de pelo menos 4 dos 15 Salmos de Romagem (Salmos 122, 124, 131 e 134). O rei Salomão também escreveu pelo menos um desses Salmos, o Salmo 127. Os autores dos demais Salmos de Romagem são desconhecidos.

E.A.G.

Extraído de Jornal Mensageiro da Paz. Ano 91, número 1638. Novembro 2021. Casa Publicadora das Assembleias de Deus - CPAD 

Nenhum comentário: