Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

segunda-feira, 18 de julho de 2011

A doutrina espírita e a Bíblia Sagrada

Não temos como objetivo ofender, não queremos atacar pessoas, não é nosso propósito denegrir nenhuma crença diferente da nossa, apenas fazer uso de conteúdo bíblico que confrontam a doutrina espírita.

O sincretismo espírita

As pessoas que adotam o sincretismo religioso rejeitam os conceitos teológicos do cristianismo.

Recentemente, com o objetivo de denegrir a fé cristã e o conhecimento teológico cristão, uma pessoa espírita classificou como "vaca sagrada" todas as informações da Teologia Cristã - alusão jocosa ao hinduísmo.

Quem sofreu um derrame cerebral precisa de um neurocirurgião, não considera "vaca sagrada" o conhecimento de um médico que abrirá sua cabeça, operará seu cérebro e estancará o Acidente Vascular Cerebral. O paciente agradece a Deus pelo conhecimento do médico, respeita a autoridade do profissional de medicina.

O neurocirurgião e o teólogo: este comparativo sobre o conhecimento de pessoas gabaritadas é importante Veja bem, cada qual tem a sua formação. O teólogo não tem autoridade na sala de cirurgia e o neurocirurgião não deve se precipitar a lançar parecer teológico.

A Teologia cristã e o sincretismo religioso dos espiritas

"Teologia (do grego θεóς, transl. theos = "divindade" + λóγος, logos = "palavra", por extensão, "estudo"), no sentido literal, é o estudo sobre deuses. Porém partindo do princípio da definição hegeliana do termo "Teologia", a teologia é o estudo das manifestações sociais de grupos em relação às divindades. Como toda área do conhecimento, possui então objetos de estudo definidos. Como não é possível estudar Deus diretamente, como sugere o termo literalmente observado, a definição de Hegel que, somente se pode estudar aquilo que se pode observar se torna pertinente e atual, conforme as representações sociais nas mais variadas culturas" (Wikipedia).

Qual é a norma de fé dos espíritas? É a mesma dos cristãos?

A resposta é "não" para essas duas perguntas. E o que esta resposta negativa nos leva a ponderar? Que espiritismo não é cristianismo. 

A regra de fé e conduta do cristão é a Bíblia Sagrada. Este detalhe é ponto pacífico, os cristãos não discutem isso. Enquanto que os espíritas se curvam aos livros de Alan Kardec.

O relacionamento de espíritas com a Bíblia Sagrada.

Os espíritas usam a Bíblia, mas não a consideram como Palavra de Deus. A interpretação que fazem dela é totalmente diferente das que os cristãos fazem. Eles consideram o ensino que o novo nascimento é a reencarnação (Evangelho de João 3, capítulo); alegam que João Batista era o profeta Elias. Eles também não consideram Jesus Cristo como Filho de Deus, único Senhor e Salvador, Deus.

Para esquivarem-se do confronto teológico, dizem que não compete aos cristãos julgar. Mas os escritos oficiais espíritas estão repletos de julgamentos contra todas as religiões.

Jesus Cristo não desautorizou fazer julgamentos, apenas estabeleceu o critério de uso de fonte:

“Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça” – João 7.24.

“E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas” – 1ª Coríntios 12.10. Discernir é julgar.

“Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. E isso para que o servo de Deus esteja completamente preparado e pronto para fazer todo tipo de boas ações” – 2ª Timóteo 3.16-17 (NTLH).

Conclusão

A fonte de julgamento do cristão é a Bíblia Sagrada.

A regra de fé e conduta do cristão são as Escrituras Sagradas. Este detalhe é ponto pacífico, entre católicos e evangélicos. Entretanto, a pessoa que segue pelo atalho do sincretismo religioso, é capaz de se considerar de considerar que a Palavra de Deus não basta para afirmar que o espiritismo não é cristianismo.

E.A.G.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom o site, parabéns ! Estou começãndo a construção de um portal gospel e de sites, mas ainda tenho m uito por fazer, lá inserí aluguns posts e anúncios do google adsense gostaria de sua colaboração para a manutenção deste projeto acessando os meus sites deixando sugestões, divulgando para outros e enviando visitas, bem como clicando, ao acessar os sites, nos anúncios do GOOGLE ADSENSE, pois isso irá gerar ,para cerca de 0,35 dólares por cliques. Se for possível a colaboração desda já agradeço. Envie també o link de seu portal afim de que eu possa fazer aqui o mesmo, colaborando com seu projeto e ali no meu portal poder divulgar seu trablho.
E-mail:dson45@bol.com.br
Sites: www.gospelhoje.orgfree.com
www.pagina1.orgfree.com
www(não precisa digitar o www, neste aqui).linksnet.onlinewebshop.net
Acesse agora não perca tempo, preciso de sua parceria e colaboração !!!!

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.