Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 18 de julho de 2011

A doutrina espírita e a Bíblia Sagrada

Não temos como objetivo ofender, não queremos atacar pessoas, não é nosso propósito denegrir nenhuma crença diferente da nossa, apenas fazer uso de conteúdo bíblico que confrontam a doutrina espírita.

O sincretismo espírita

As pessoas que adotam o sincretismo religioso rejeitam os conceitos teológicos do cristianismo.

Recentemente, com o objetivo de denegrir a fé cristã e o conhecimento teológico cristão, uma pessoa espírita classificou como "vaca sagrada" todas as informações da Teologia Cristã - alusão jocosa ao hinduísmo.

Quem sofreu um derrame cerebral precisa de um neurocirurgião, não considera "vaca sagrada" o conhecimento de um médico que abrirá sua cabeça, operará seu cérebro e estancará o Acidente Vascular Cerebral. O paciente agradece a Deus pelo conhecimento do médico, respeita a autoridade do profissional de medicina.

O neurocirurgião e o teólogo: este comparativo sobre o conhecimento de pessoas gabaritadas é importante Veja bem, cada qual tem a sua formação. O teólogo não tem autoridade na sala de cirurgia e o neurocirurgião não deve se precipitar a lançar parecer teológico.

A Teologia cristã e o sincretismo religioso dos espiritas

"Teologia (do grego θεóς, transl. theos = "divindade" + λóγος, logos = "palavra", por extensão, "estudo"), no sentido literal, é o estudo sobre deuses. Porém partindo do princípio da definição hegeliana do termo "Teologia", a teologia é o estudo das manifestações sociais de grupos em relação às divindades. Como toda área do conhecimento, possui então objetos de estudo definidos. Como não é possível estudar Deus diretamente, como sugere o termo literalmente observado, a definição de Hegel que, somente se pode estudar aquilo que se pode observar se torna pertinente e atual, conforme as representações sociais nas mais variadas culturas" (Wikipedia).

Qual é a norma de fé dos espíritas? É a mesma dos cristãos?

A resposta é "não" para essas duas perguntas. E o que esta resposta negativa nos leva a ponderar? Que espiritismo não é cristianismo. 

A regra de fé e conduta do cristão é a Bíblia Sagrada. Este detalhe é ponto pacífico, os cristãos não discutem isso. Enquanto que os espíritas se curvam aos livros de Alan Kardec.

O relacionamento de espíritas com a Bíblia Sagrada.

Os espíritas usam a Bíblia, mas não a consideram como Palavra de Deus. A interpretação que fazem dela é totalmente diferente das que os cristãos fazem. Eles consideram o ensino que o novo nascimento é a reencarnação (Evangelho de João 3, capítulo); alegam que João Batista era o profeta Elias. Eles também não consideram Jesus Cristo como Filho de Deus, único Senhor e Salvador, Deus.

Para esquivarem-se do confronto teológico, dizem que não compete aos cristãos julgar. Mas os escritos oficiais espíritas estão repletos de julgamentos contra todas as religiões.

Jesus Cristo não desautorizou fazer julgamentos, apenas estabeleceu o critério de uso de fonte:

“Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça” – João 7.24.

“E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas” – 1ª Coríntios 12.10. Discernir é julgar.

“Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. E isso para que o servo de Deus esteja completamente preparado e pronto para fazer todo tipo de boas ações” – 2ª Timóteo 3.16-17 (NTLH).

Conclusão

A fonte de julgamento do cristão é a Bíblia Sagrada.

A regra de fé e conduta do cristão são as Escrituras Sagradas. Este detalhe é ponto pacífico, entre católicos e evangélicos. Entretanto, a pessoa que segue pelo atalho do sincretismo religioso, é capaz de se considerar de considerar que a Palavra de Deus não basta para afirmar que o espiritismo não é cristianismo.

E.A.G.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom o site, parabéns ! Estou começãndo a construção de um portal gospel e de sites, mas ainda tenho m uito por fazer, lá inserí aluguns posts e anúncios do google adsense gostaria de sua colaboração para a manutenção deste projeto acessando os meus sites deixando sugestões, divulgando para outros e enviando visitas, bem como clicando, ao acessar os sites, nos anúncios do GOOGLE ADSENSE, pois isso irá gerar ,para cerca de 0,35 dólares por cliques. Se for possível a colaboração desda já agradeço. Envie també o link de seu portal afim de que eu possa fazer aqui o mesmo, colaborando com seu projeto e ali no meu portal poder divulgar seu trablho.
E-mail:dson45@bol.com.br
Sites: www.gospelhoje.orgfree.com
www.pagina1.orgfree.com
www(não precisa digitar o www, neste aqui).linksnet.onlinewebshop.net
Acesse agora não perca tempo, preciso de sua parceria e colaboração !!!!