Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sábado, 11 de dezembro de 2010

Atos dos Apóstolos - Breve introdução às aulas de escola dominical da revista CPAD

Deprimentes. Deve ter sido assim que os apóstolos se sentiram depois de ver Jesus ascendendo aos céus. A vida não poderia ser melhor do que aquilo que eles experimentaram durante o tempo que passaram com Jesus. Mas então aconteceu o extraordinário. Eles descobriram que a história não terminou com a ascenção de Jesus – pelo contrário, começou com ela, e Atos dos Apóstolos nos conta como os seguidores de Jesus fizeram o que Ele mandou que fizessem em Sua Grande Comissão. “ 'Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas' ” - Marcos 16.15 (NVI).

A aventura dos cristãos do primeiro século também é a jornada da Igreja da atualidade. Como poderá ser verificado, o término abrupto do livro Atos dos Apóstolos sugere que os dons e as manifestações espirituais, como promessa do Senhor ressurreto, acompanharão a Igreja pelos séculos.

Ao leitor da Bíblia Sagrada, a leitura de Atos dos Apóstolos,  tem significado importantíssimo. Tudo se encaixa em seus devidos lugares. O livro nos serve de transição entre a vida de Cristo e a nova Igreja. Apresenta ainda Paulo e explica como foi que uma religião minoritária cruzou o mar e chegou a Roma, capital do Imperio. A melhor maneira de avaliar Atos é imaginar uma Bíblia em que este livro não figurasse. Você acaba de ler a vida de Jesus, e logo após passa a ler Romanos: “Paulo, servo de Cristo Jesus (…) a todos os que em Roma são amados de Deus e chamados para serem santos” (Romanos 1.1,7 - NVI). Roma? Como foi que a mensagem se expandiu de Jerusalém para lá? Depois você encontra outras cartas, escritas por Paulo, e perguntaria: quem é esse homem? É óbvio quem sem o livro de Atos o Novo Testamento salta, sem aviso prévio, de uma história ordenada acerca de um homem – Jesus Cristo – para um conjunto de cartas pessoais, carentes de explicações.

O livro histórico de Atos dos Apóstolos nos permite acesso ao melhor e mais eloquente registro sobre a expansão de Igreja de Jesus Cristo e da religião cristã, desde o dia da descida do Espírito Santo, no dia de Pentecoste (o quinquagésimo dia após o sábado da semana da Páscoa, portanto, o primeiro dia da semana, um domingo – Levítico 23.15-16).

O Espírito Santo protagoniza o papel de condutor essencial do caminho missionário da Igreja. Sob sua ação, a Igreja se desenvolveu no passado e caminha poderosa nos dia atuais, testemunhando acerca de Jesus.

Atos dos Apóstolos fragmenta-se em três principais momentos:

1º – o derramentento do Espírito Santo;
2º – a vida comunitária da Igreja Primitiva em Jerusalém;
3º – a expansão da Igreja entre os gentios.

O esboço do livro:

1º – a difusão do cristianismo irradiando de Jerusalém como centro e tendo como principais propugnadores os discipulos liderados por Pedro e João, capítulos 1 ao 12.
2º - expansão do cristianismo irradiando de Antioquia e tendo como principal propugnador o apóstolo Paulo, tendo como companheiros Barnabé, Silas, Timóteo e Lucas. Conferir: capáitulos 13.1-21; e 15.
3º – expansão do cristianismo tendo como figura principal Paulo nas suas prisões. Atos 21.16 e 28.31.

E.A.G.
__________

Permitido cópias, desde que citados o link (HTML) do blog Belverede e o nome do autor.

O presente artigo é publicado objetivando servir de subsídio à revista da CPAD Lição Bíblica - Atos dos Apóstolos, Até aos Confins da Terra, 1º trimestre de 2010, cujos comentários são do Pr. Claudionor de Andrade.

Compilações de: Bíblia FaithGirlz, 1ª edição, outubro de 2009 (Editora Mundo Cristão); Conciso Dicionário Bíblico Ilustrado - Dr. S.L. Watson, D. Ana, apêndice da Bíblia Sagrada, 6ª edição, 2005, (JUERP / Imprensa Bíblica Brasileira); Bíblia Devocional de Estudo, 1ª edição, 2007 (Imprensa Bíblica Brasileira); Novo Testamento King James - Edição de Estudo, 1ª edição, 2007 (Abba Press).

Nenhum comentário: