Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

terça-feira, 31 de agosto de 2010

O fruto do Espírito versus obras da carne - o que é emulação?



O vocábulo no idioma grego para a palavra traduzida ao português como "emulação", descreve o estado de calor, temperatura alta, efervescência, fervura. É bastante usado no Novo Testamento em sentido figurado, apontando ao estado de prontidão de ânimo, ao impulso tanto para realizar o bem quanto o mal.



Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade" - Provérbios 16.32 (NVI).

O vocábulo no idioma grego para a palavra traduzida ao português como "emulação", descreve o estado de calor, temperatura alta, efervescência, fervura.

É bastante usado no Novo Testamento em sentido figurado, aponta ao estado de prontidão de ânimo, ao impulso tanto para realizar o bem quanto o mal.

O substantivo de "emulação" é encontrado no bom sentido em João 2.17; Romanos 10.2; 2 Coríntios 7.7, 11; 11.2; Colossenses 413. No sentido positivo, expressa "afeto intenso", "ardor" e "zelo".

Encontramos o uso deste termo no mau sentido em Atos 5.17; 13.45; Romanos 13.13; 1 Coríntios 3.3; Gálatas 5.20; Filipenses 3.6: Hebreus 10.27; e Tiago 3.14, 16. Descreve os sentimentos e ações de ira, indignação, rivalidade; a cobiça desenfreada; a inveja, ou mente invejosa; o ciúme, ou mente ciumenta.

Emulação é um substantivo feminino. No catálogo das obras da carne, lá em Gálatas 5.20, na tradução de João Ferreira de Almeida, nas versões corrigida e atualizada, a encontramos entre as palavras "porfias" e "ira". O praticante da emulação frequentemente também é encontrado no meio delas, vive porfiando (discutindo) e irado (furioso).

O vocábulo é um substantivo que caiu em desuso no vocabulário dos brasileiros há muito tempo. Por ser um termo arcaico, não poucos entendem o quanto representa no sentido desfavorável  e o pratica sem realizar nenhuma reflexão espiritual

Quando a atitude de emulação conota rivalidade, o ímpeto para usar métodos anticristãos para manter-se em posição superior, pelo fato de sentir necessidade de ser reconhecido e estar em constante evidência, querer estar no centro das atenções como alvo das melhores vantagens e honrarias sem-fim, seu portador demonstra ser uma pessoa desprovida do fruto do Espírito.

A emulação empurra seu portador às competições, sem que este pense que vencer os outros não chega a ser uma grande vitória, o verdadeiro vitorioso é  aquele que consegue vencer a si mesmo, combatendo seus vícios e controlando suas paixões.

A vitória sobre nós mesmos é muito mais difícil. Ela requer mais disciplina e mais firmeza de propósito. Mas se você não conseguir na primeira vez, tente de novo. O simples fato de tentar de novo já será sua primeira vitória.

E.A.G.

Com informações de:

Bíblia de Estudo Palavras Chave - Hebraico e Grego, edição 2011, Rio de Janeiro (CPAD).

Atualizado em 03 de janeiro de 2017 ás 16h57.

2 comentários:

blogdetayanelopes disse...

Olá!
Concordo quando você diz "Vitorioso é aquele que consegue vencer a si mesmo,combatendo seus vícios e controlando suas paixões."
Era exatamente isso que eu estava precisando ouvir.
Beijos e Abraços.

IGREJA EVANGÉLICA RENOVADA MISSIONÁRIA disse...

Excelente esse artigo, muito esclarecedor e muito edificante, se a informação sobre a emulação, estiver correta, então muitos ditos cristãos estão ferrados! porque Paulo fala que tais não herdarão o Reino de Deus, e a pratica da emulação, tal como descrito nesse artigo, é praticada quase que universalmente dentro das igrejas evangelicas.

Deus Tenha Misericórdia desses!

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.