Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 31 de agosto de 2010

O fruto do Espírito versus obras da carne - o que é emulação?



O vocábulo no idioma grego para a palavra traduzida ao português como "emulação", descreve o estado de calor, temperatura alta, efervescência, fervura. É bastante usado no Novo Testamento em sentido figurado, apontando ao estado de prontidão de ânimo, ao impulso tanto para realizar o bem quanto o mal.



Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade" - Provérbios 16.32 (NVI).

O vocábulo no idioma grego para a palavra traduzida ao português como "emulação", descreve o estado de calor, temperatura alta, efervescência, fervura.

É bastante usado no Novo Testamento em sentido figurado, aponta ao estado de prontidão de ânimo, ao impulso tanto para realizar o bem quanto o mal.

O substantivo de "emulação" é encontrado no bom sentido em João 2.17; Romanos 10.2; 2 Coríntios 7.7, 11; 11.2; Colossenses 413. No sentido positivo, expressa "afeto intenso", "ardor" e "zelo".

Encontramos o uso deste termo no mau sentido em Atos 5.17; 13.45; Romanos 13.13; 1 Coríntios 3.3; Gálatas 5.20; Filipenses 3.6: Hebreus 10.27; e Tiago 3.14, 16. Descreve os sentimentos e ações de ira, indignação, rivalidade; a cobiça desenfreada; a inveja, ou mente invejosa; o ciúme, ou mente ciumenta.

Emulação é um substantivo feminino. No catálogo das obras da carne, lá em Gálatas 5.20, na tradução de João Ferreira de Almeida, nas versões corrigida e atualizada, a encontramos entre as palavras "porfias" e "ira". O praticante da emulação frequentemente também é encontrado no meio delas, vive porfiando (discutindo) e irado (furioso).

O vocábulo é um substantivo que caiu em desuso no vocabulário dos brasileiros há muito tempo. Por ser um termo arcaico, não poucos entendem o quanto representa no sentido desfavorável  e o pratica sem realizar nenhuma reflexão espiritual

Quando a atitude de emulação conota rivalidade, o ímpeto para usar métodos anticristãos para manter-se em posição superior, pelo fato de sentir necessidade de ser reconhecido e estar em constante evidência, querer estar no centro das atenções como alvo das melhores vantagens e honrarias sem-fim, seu portador demonstra ser uma pessoa desprovida do fruto do Espírito.

A emulação empurra seu portador às competições, sem que este pense que vencer os outros não chega a ser uma grande vitória, o verdadeiro vitorioso é  aquele que consegue vencer a si mesmo, combatendo seus vícios e controlando suas paixões.

A vitória sobre nós mesmos é muito mais difícil. Ela requer mais disciplina e mais firmeza de propósito. Mas se você não conseguir na primeira vez, tente de novo. O simples fato de tentar de novo já será sua primeira vitória.

E.A.G.

Com informações de:

Bíblia de Estudo Palavras Chave - Hebraico e Grego, edição 2011, Rio de Janeiro (CPAD).

Atualizado em 03 de janeiro de 2017 ás 16h57.

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá!
Concordo quando você diz "Vitorioso é aquele que consegue vencer a si mesmo,combatendo seus vícios e controlando suas paixões."
Era exatamente isso que eu estava precisando ouvir.
Beijos e Abraços.

Clavio J. Jacinto disse...

Excelente esse artigo, muito esclarecedor e muito edificante, se a informação sobre a emulação, estiver correta, então muitos ditos cristãos estão ferrados! porque Paulo fala que tais não herdarão o Reino de Deus, e a pratica da emulação, tal como descrito nesse artigo, é praticada quase que universalmente dentro das igrejas evangelicas.

Deus Tenha Misericórdia desses!

Anônimo disse...

Me pareceu muito forçosa para o negativo, apesar de admitir lados positivos da expressão, citando inclusive os textos bíblicos que não lemos ainda. Queremos deixar claro que nosso comentário é uma observação sobre o final do comentário da matéria da definição. Entendo que ela de fato pode ser usada tanto no sentido positivo quanto do negativo, e um dos comentaristas o disse com razão sobre o que ocorre inclusive no meio "evangélico?", digo assim por que quem a pratica no sentido negativo não pode ser considerado evangélico. O comentarista original termina sua matéria de definição praticamente condenando indistintamente o uso da "emulação", no entanto eu acabo de buscar este conceito exatamente por que lí hoje, agora a tarde em Rm 11:14 o Apóstolo Paulo praticamente afirmar que se tivesse oportunidade praticaria a "emulação" para salvar alguns de seu povo(povo Judeu). Não consigo admitir o apóstolo Paulo praticando algo que seria apenas negativo. Mas gostei da matéria, para mim foi elucidativa e positiva.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá, Pessoa Anônima.

Eu agradeço sua passagem por este blog, participando com o seu comentário.

Se você pesquisar a passagem Gálatas 5.20 nas traduções bíblicas em português, encontrará a palavra ciúmes, assim no plural. Parece que este termo deve estar convencionado entre os tradutores, eles devem ter entendido que "ciúmes" é a base motivadora de muitas coisas ruins.

Abraço.