Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

sábado, 31 de julho de 2010

Escrever Deus com consoante D em minúscula. Irreverência?

Apesar de nos manuscritos hebraicos não existirem letras maiúsculas, vírgulas, não gosto de ler textos onde a redação contenha o termo Deus, se referindo ao Criador dos céus e da terra, das coisas visíveis e invisíveis, com a consoante minúscula. Pode parecer bobagem para algumas pessoas, mas não gosto de escrever o nome dEle assim, ou de Cristo com minúsculo.

Os judeus digitam “D'us” em reverência ao quarto mandamento (Deuteronômio 5.11).

Em nosso meio social, quem escreve palavras que se referem a Deus com letras minúsculas parece estar querendo fazer nivelamento impróprio da posição do Senhor. Este nivelamento denota afronta e desrespeito. Os deuses desse mundo são falsos, nada mais são do que demônios querendo se passar por deuses.

Acredito que nós, os cristãos, devemos escrever não só "Deus" com "D". Também a letra "E" quando se refere a Ele ou a Jesus Cristo (Ele / dEle), e o "S" para senhor (Senhor). A letra maiúscula no meio da frase dá o sentido de superioridade.

Na minha opinião, nestes casos o “d” é faltar com reverência, temor, amor . Eu escrevo com letra maiúscula como forma de respeito. Sim, eu acho que é tudo isso sem nenhuma sombra de dúvida. Mas não penso que isso significa que quem faz assim vá para o inferno só por causa disso. Sei que Deus olha para as intenções de cada um. O ato é por questão de confrontar ao Senhor? Contestar a fé alheia que anuncia a existência do Ser Superior? Deus sabe o que se passa em casa coração e julga a todos por suas motivações.

Eu creio que nós cristãos devemos escrever em letra maiúscula. Acho que é um atitude importante, precisamos demonstrar o máximo de reverência ao Criador. Alias, ser reverente ao Senhor é uma ação que tem se esvaído dos meios cristãos de uma forma espantosa.

É digno de nota que os ateus usam a digitação “ deus” conscientemente, como um sinal de que não creem em Deus. Muitas pessoas que não creem escrevem com letra minúscula de propósito. Isso é normal para quem não crê.

Usar maiúscula para as iniciais de nomes é uma questão gramatical. Toda inicial de nome próprio é com letra maiúscula. Se é levado em consideração que Deus é nome próprio, então é erro digitar “deus”. Não usar a consoante em maiúscula em nomes é um atentado contra a língua portuguesa.

Se eu ver uma pessoa escrever o meu nome com letra minúscula, imaginarei que ela deseja demonstrar desprezo por mim, querendo passar a ideia de que não tenho nenhuma importância para ela, que me considera um alguém inferior.

• A funcionalidade da tecla shift

Todavia, é claro que devo olhar as situações de acordo com a realidade de cada um... Sei que existem pessoas que não fizeram um curso de digitação, não tiveram a oportunidade por mil e uma razões, inclusive a falta de tempo.

Então, uma pequenina informação: a tecla shift é importante ao escrever na Internet.

Ela está nos dois lados do teclado, perto das teclas de vogais e consoantes. E basta pressioná-las junto com uma das teclas de letras para que mude o status do maiúsculo ao minúsculo e vice-versa: AaAaAaA... Fazer isso não requer nenhum trabalho hercúleo.

Para quem usa apenas três, dois, ou um dedo em cada mão, ao digitar, reserve o mindinho, dedo menor, para pressioná-la. As duas teclas estão estrategicamente posicionadas para que o encontro das mãos esquerda e direita as encontrem até de olhos fechados.

Antes de se acostumar, deslize o dedo. Primeiro tocará nas teclas "ctrl", e em seguida nela.

E.A.G.

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.