Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sábado, 31 de julho de 2010

Escrever Deus com consoante D em minúscula. Irreverência?

Apesar de nos manuscritos hebraicos não existirem letras maiúsculas, vírgulas, não gosto de ler textos onde a redação contenha o termo Deus, se referindo ao Criador dos céus e da terra, das coisas visíveis e invisíveis, com a consoante minúscula. Pode parecer bobagem para algumas pessoas, mas não gosto de escrever o nome dEle assim, ou de Cristo com minúsculo.

Os judeus digitam “D'us” em reverência ao quarto mandamento (Deuteronômio 5.11).

Em nosso meio social, quem escreve palavras que se referem a Deus com letras minúsculas parece estar querendo fazer nivelamento impróprio da posição do Senhor. Este nivelamento denota afronta e desrespeito. Os deuses desse mundo são falsos, nada mais são do que demônios querendo se passar por deuses.

Acredito que nós, os cristãos, devemos escrever não só "Deus" com "D". Também a letra "E" quando se refere a Ele ou a Jesus Cristo (Ele / dEle), e o "S" para senhor (Senhor). A letra maiúscula no meio da frase dá o sentido de superioridade.

Na minha opinião, nestes casos o “d” é faltar com reverência, temor, amor . Eu escrevo com letra maiúscula como forma de respeito. Sim, eu acho que é tudo isso sem nenhuma sombra de dúvida. Mas não penso que isso significa que quem faz assim vá para o inferno só por causa disso. Sei que Deus olha para as intenções de cada um. O ato é por questão de confrontar ao Senhor? Contestar a fé alheia que anuncia a existência do Ser Superior? Deus sabe o que se passa em casa coração e julga a todos por suas motivações.

Eu creio que nós cristãos devemos escrever em letra maiúscula. Acho que é um atitude importante, precisamos demonstrar o máximo de reverência ao Criador. Alias, ser reverente ao Senhor é uma ação que tem se esvaído dos meios cristãos de uma forma espantosa.

É digno de nota que os ateus usam a digitação “ deus” conscientemente, como um sinal de que não creem em Deus. Muitas pessoas que não creem escrevem com letra minúscula de propósito. Isso é normal para quem não crê.

Usar maiúscula para as iniciais de nomes é uma questão gramatical. Toda inicial de nome próprio é com letra maiúscula. Se é levado em consideração que Deus é nome próprio, então é erro digitar “deus”. Não usar a consoante em maiúscula em nomes é um atentado contra a língua portuguesa.

Se eu ver uma pessoa escrever o meu nome com letra minúscula, imaginarei que ela deseja demonstrar desprezo por mim, querendo passar a ideia de que não tenho nenhuma importância para ela, que me considera um alguém inferior.

• A funcionalidade da tecla shift

Todavia, é claro que devo olhar as situações de acordo com a realidade de cada um... Sei que existem pessoas que não fizeram um curso de digitação, não tiveram a oportunidade por mil e uma razões, inclusive a falta de tempo.

Então, uma pequenina informação: a tecla shift é importante ao escrever na Internet.

Ela está nos dois lados do teclado, perto das teclas de vogais e consoantes. E basta pressioná-las junto com uma das teclas de letras para que mude o status do maiúsculo ao minúsculo e vice-versa: AaAaAaA... Fazer isso não requer nenhum trabalho hercúleo.

Para quem usa apenas três, dois, ou um dedo em cada mão, ao digitar, reserve o mindinho, dedo menor, para pressioná-la. As duas teclas estão estrategicamente posicionadas para que o encontro das mãos esquerda e direita as encontrem até de olhos fechados.

Antes de se acostumar, deslize o dedo. Primeiro tocará nas teclas "ctrl", e em seguida nela.

E.A.G.

Nenhum comentário: