Select the language

sábado, 17 de julho de 2010

Eclesiastes 11.1 - O que quer dizer lançar o pão sobre as águas?

"Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás" - Eclesiastes 11.1.

Um internauta pergunta: o que quer dizer a figura de linguagem existente nesta passagem bíblica?
Para responder, primeiro é necessário levar em conta que Eclesiastes é uma leitura singular, todos os versículos contidos no livro necessitam ser analisados tendo em vista do primeiro ao último capítulo. A sabedoria nele expressada é tremendamente profunda. O escritor desafia diversas filosofias da vida, revela a conduta do ser humano no mundo pecaminoso sem as camadas de verniz. Procura o sentido da existência humana, além de focar os dilemas traz no final as soluções de todos eles.
Há duas correntes quanto a autoria do livro. A tradição mais aceita considera que o autor de Eclesiastes seja Salomão, outra, afirma que o autor tenha sido uma pessoa anônima, um líder da assembleia que escreveu usando o recurso didático pela perspectiva de um monarca.
O escritor do livro Eclesiastes é abrangente
“Lança o teu pão sobre as águas” (11.1); “reparta o que você tem” (11.2); não tenha medo de arriscar, o homem cujas ações são determinadas pelo futuro incerto nunca começará e nem terminará nada; (11.4); o surgimento de um novo ser na barriga de uma mãe é algo maravilhoso e você não pode entender como começa uma nova vida (11.5); se a pessoa não semear no tempo apropriado, ela não pode ter certeza se prosperará ou não, se ela seguir as leis da natureza e as condições forem normais, poderá ser abençoada com a prosperidade e isso é algo com que se pode contar (11.6 a); “pela manhã semeia a tua semente, e a tarde não retires a tua mão”, não seja preguiçoso (11.6 b); “certamente suave é a tua luz e agradável é aos olhos ver o sol” (11.7); “alegra-te … anda pelos caminhos do teu coração” (11.9) e “lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade” (12.1).
Os pais e seus filhos de vinte e poucos anos
Nem sempre é fácil relacionar-se com os jovens. Eclesiastes 11 pode ser muito bem aproveitado pelos pais ao aconselharem os seus filhos que já estão no período da adolescência e perto dos primeiros passos para a vida independente. As últimas partes de Eclesiastes dão voz a algumas das preocupações comuns entre os pais de hoje, e também mostram que o início da vida adulta é muito mais do que obter estabilidade financeira.
Mesmo que a parte de educação pareça uma missão cumprida depois que os filhos crescem, o relacionamento familiar continua por toda a vida, pois o relacionamento pais / filhos perdura como família. Os pais precisam auxiliar os jovens a exercitarem sua independência e assumir todas as responsabilidades com sabedoria, enquanto eles não se casarem e constituírem suas famílias.
Lance o teu pão sobre as águas, corra riscos (11.1)

O significado desta recomendação não é totalmente claro, mas com toda a certeza não diz para que se jogue pão fora. É uma expressão metafórica que teria sido extraída do comércio marítimo de cereais em uma cidade portuária.
Nestes versículos o escritor concluiu que a vida envolve tantos riscos como oportunidades. Pelo fato de a vida não oferecer garantias, devemos estar preparados, a fim de aproveitarmos as boas oportunidades. Demonstrou não aprovar atitudes mesquinhas e despreparadas.
Temos três interpretações a apresentar, e compreendemos que todas elas são perfeitamente aplicáveis ao viver cristão. Elas não se chocam, ao contrário, se complementam.

• Primeira interpretação:

Lançar o pão sobre as águas é uma frase muito usada para animar a obra missionária de além-mar. Trata-se pois do “pão da vida”.
Reparte-o com sete (11.2). A obra missionária deve ser levada adiante, como Cristo determinou: "ide e fazei discípulos de todas as nações". Quando o missionário evangeliza, reparte o pão com a alma faminta. Ao evangelizar, com o passar do tempo os seus discípulos também se tornam mestres. O ciclo natural do compartilhamento da Palavra de Deus é o crescimento, o compartilhamento do conteúdo bíblico. Dessa forma o Evangelho se expande, diuturnamente, ao redor do mundo.
• Segunda interpretação:
Um provérbio árabe utiliza a expressão “lança o teu pão sobre as águas” com o sentido “dê seu pão com generosidade”, “pratique o bem”, “ seja como os que aceitam os riscos e colhem os benefícios do comércio marítimo”. E a partir daí, alguns intérpretes concluem que também o verso é um convite para realizar boas obras, já que estas não ficarão sem recompensa. Sugere a não ter medo de ser generosos (Provérbios 11.24).
Ao se fazer benefícios exercendo misericórdia, não devemos esperar recuperar o nosso "pão", como um rendimento de boa obra. Deus a seu tempo ("depois de muitos dias") recompensará, pois Ele é quem reparte seu pão com o faminto.
Reparte-o com sete (11.2). O escritor ensina: seja generoso enquanto tem sua porção em abundância; infortúnios imprevisíveis poderão deixá-lo dependente da generosidade alheia. Não devemos esperar que, aquele que foi beneficiado pelo nosso amor, nos pague oportunamente. Deus, contudo nos há de suscitar um benfeitor quando o necessitamos. Os que por nós foram contemplados, no dia do juízo darão testemunho em nosso favor (Atos 14.13; Mateus 25.40).
• Terceira interpretação:
Outros veêm a ilustração dessa passagem bíblica, que alude às exportações via comércio marítimo, como aconselhamento referente a perspectiva de sucesso em empreendimento comercial ousado, um incentivo a empregar o dinheiro em bons negócios. A recomendação para enviar o pão pelo oceano seria uma referência ao "pão" como resultado do trabalho da pessoa, isto é, o seu dinheiro, o resultado do próprio esforço do empreendedor.
Apesar da operação de exportação pelo mar ser um investimento de alto risco, traz, definitivamente, grandes benefícios. O simples fato de a vida ser incerta não significa que não há o que fazer. Embora o mundo seja incerto, e os seres humanos não possam controlar os acontecimentos, continua sendo melhor agir do que ficar paralisado de medo sem fazer nada. Precisamos de um espírito confiante e corajoso para enfrentar os riscos e as oportunidades com entusiasmo e fé direcionados por Deus.
Reparte-o com sete (11.2). O mundo não é lugar seguro, e as pessoas não têm controle sobre o que acontece ao seu redor. Não sabemos que mal sobrevirá à terra.

A vida é um risco após outro. É sábio diversificar os investimentos, evitar empatar tudo que temos em um só negócio, pois ninguém sabe que calamidades pode acometer certo empreendimento.

Aplique seu dinheiro e talento em vários lugares. O sábio aconselha a diversificação na aplicação do capital, porque falhando um deles, os demais ainda terão a oportunidade de ser bem-sucedidos.


No lugar em que cair ali ficará (11.3)

O verso 3 pode ser aplicado à morte, que decide a sorte eterna, depois dela não há possibilidade de mudar o destino (Marcos 16.16; Lucas 16.20-31).

O escritor de Eclesiastes admoesta a estar sempre precavido, pois não havendo condições de fazer socorro em tempo, posteriormente o mal poderá ser irreparável.
Não brinquemos com as possibilidades remotas nem com o que possa vir a acontecer. A prudência recomenda agir onde podemos, reconhecer nosso papel, ou nosso conhecimento, que tem suas limitações. Sempre levando em consideração que muitos acontecimentos da vida têm caráter decisivo e inevitável.

Quem somente observa as circunstâncias nunca se realizará (11.4)
Há o perigo de ser excessivamente cauteloso devido à imprevisibilidade da natureza.

Esperar as condições perfeitas indica falta de iniciativa. Esta compreensão prática também é aplicável à nossa vida espiritual. Se esperarmos a ocasião e o local perfeitos para ler a Bíblia, nunca começaremos a leitura; para ter o ministério perfeito, nunca serviremos.

Em todas as esferas da vida, profissional, familiar e espiritual, devemos dar os nossos passos em direção ao crescimento. Não devemos aguardar condições que provavelmente jamais existirão!
Conclusão
O capítulo 11 de Eclesiastes é um conselho valioso, cuja síntese é: aproveite sua juventude e lembre-se de Deus em todas as etapas da sua vida.

As últimas partes do capítulo são as palavras de um homem maduro e sábio, ele olha para uma vida que estava longe da satisfação. Entendemos que quanto menos a pessoa amadurecida deixa-se paralisar diante de suas preocupações, melhor será para ela. E quanto mais os jovens de vinte e poucos anos prestarem atenção a elas, será melhor para eles. Os jovens precisam analisar com cuidado a escolha da profissão, saber o valor da poupança, reconhecer a necessidade de trabalhar com afinco e além disso manter seu coração consagrado a Deus.

E.A.G.
__________

O artigo está liberado para uso, desde que citados o nome do autor e o link (HTML) do blog Belverede.

Notas consultadas: Bíblia de Estudo da Mulher (Editora Atos), Bíblia de Estudo Vida (Editora Vida), Bíblia de Estudo NVI (Editora Vida), Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal (CPAD), Bíblia de Estudo Dake (CPAD / Hagnus), Bíblia Devocional de Estudos (Fecomex), Bíblia de Estudo NTLH (SBB), A Bíblia Anotada Expandida Charles C. Ryrie (Editora Mundo Cristão), Bíblia Almeida Século 21 (Editora Vida Nova / Hagnus), Bíblia Vida Nova (Edições Vida Nova).

2 comentários:

Pr. Carlos Roberto disse...

Caro Elizeu Gomes,

Parabéns pelo elucidativo artigo.

Muitas são as interpretações, porém, da somatória delas, o Espírito Santo vai nos dando a revelação da Sua Palavra que se renova a cada manhã.

Um grande abraço!

Pr. Carlos Roberto

Eliseu Antonio Gomes disse...

Caro Pastor Carlos Roberto.

Tal qual o sr., também creio que a Palavra de Deus fala de muitas formas, e que nesta multi-forma existe harmonia com a vontade de Deus e surta efeito de edificação espiritual ao ser humano.

Deus o abençoe.

Abraço.

Siga atualizações públicas na rede social

As 5 postagens mais acessadas na semana

As 5 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

Arquivo de postagens

Assuntos abordados / marcadores

.Artigo e Comentário .Vida Cristã .Artigos deste blog .Comportamento .Atualidade .cosmovisão .Televisão .Blogosfera Evangélica .Líderes e liderados .Política .Vídeo .Devocional .CPAD .Louvores .Pais e Filhos .Lições Bíblicas .Família .Fé .Fruto do Espírito X Carne .Apologia Bíblica .Dinheiro .CGADB .Casamento .Silas Malafaia Pr .Mulher .Música .charge .Crente Politizado .Você sabia? .Etimologia Bíblica .Profetas .Introspecção .Livros e Leitores .Dupla Cidadania .José Wellington Bezerra da Costa - Pr .Conceitos e Preconceitos .Prosperidade .Ateísmo e Agnosticismo x Fé .Bom humor .Hermenêutica .Dica de Blogueiro .Cinema .Esporte .Jovens .Questões (des)complicadas .Saúde .neopentecostais .Marco Feliciano Pr .Aborto .Samuel Câmara-Pr .Sociedade Bíblica no Brasil .Drops .Meio Ambiente e Sustentabilidade .Salmos .Verdades e Mentiras .Ana Paula Valadão Bessa .UBE .redes sociais .RR Soares .Virtualidade Real e Realidade Virtual .Natal .Teologia .[Fotos Belverede] .Ecologia .Daladier Lima .Diante de Trono .Pérolas .Aline Barros .Gif .Pneumatologia - A Doutrina do Espírito .Provérbios de Salomão .Carlos Roberto Silva Pr:: Blog Point Rhema .Comunicado .pentecostalismo .Postagem Factual óbito .Billy Graham .Fanatismo .Motivacional .Bíblia de Estudo .Editora Vida .Sociedade Bíblica Trinitaria do Brasil .gravura .Belverede .Internet .Valmir Nascimento Milomen-Pb .Lília Paz .Missões .Geremias do Couto-Pr .Jeremias .João Cruzue .Priscila B Gomes .Escatologia Bíblica .Guerra e Paz .Julio Severo .Personagens da Bíblia .Altair Germano - Pr .André Valadão .Facebook .Nova Tradução na Linguagem de Hoje .Nova Versão Internacional .Patmos Music .animal doméstico .Fotos - Templos Evangélicos .Soteriologia .Arqueologia Bíblica .Editora Central Gospel .Poema e Poesia .Quem sou eu? .Banda Voz da Verdade .Editora Vida Nova .Ezequias Soares-Pr. .Geografia Bíblica .Homilética .Thalles Roberto .fotos & frases .Cassiane .Prêmio .Jabes de Alencar - Pr. .Magno Malta .Namoro .Nani Azevedo .Pesquisa .Páscoa .Sammis Reachers Carta de Paulo aos Filipenses .Botânica .Charles Darwin .Shirley Carvalhaes .A Bíblia Viva .CONAMAD .Dia dos Pais .Editora Mundo Cristão .Gutierres Siqueira .Livros da Bíblia .Lydia Moisés .Martinho Lutero .Wilma Rejane .crônica Randy Glasbergen .Angeologia .Cartas do Apocalípse .Dia das Crianças .Dia das Mães .Eyshila .Fernanda Brum .Marisa Lobo .Primavera .YouTube .animal selvagem .Carnaval .Carta de Tiago .Fotos .Islamismo .Paulo César Baruk .Raquel Sheherazade .Esdras Costa Bentho-Pr .Hamartilogia - A doutrina do pecado .Insetos .Oficina G3 .Oprah Winfrey .Regis Danese .Silas Daniel - Pr .Soraya Moraes .Timidez e Ousadia .Twitter .Valdomiro Santiago - Apóstolo .Verão .Walter Brunelli - Pr. .pássaros na Bíblia EBD / sumário X Yosef Nadarkhani criacionismo versus darwinismo .Barack Obama .Bruna Karla .Cristina Mel .Edições Vida Nova .Gediel Mendes .Jayme Kemp - Missionário .Lauriete .Lázaro (ex-Olodum) .Max Lucado .Michael W. Smith .Slide .grafite Charles Haddon Spurgeon . Pregador Luo .Abba Press .Abraão de Almeida-Pr. .Adhemar Campos .Antigo Testamento .Antonio Gilberto - Pr .August Rodin .Elaine de Jesus .Harpa Cristã .Hillsong .John Piper .Josué Gonçalves - Pr. .João Ferreira de Almeida .Morris Cerullo .Nova Bíblia Viva .Rose Nascimento .Virada de Ano . Silmar Coelho - pastor .Albert Einstein .Apocalípse 16 .Bete Gomes .CPAD Music .Canon .Carla Ribas .Central Gospel Music .Danielle Cristina .David Quinlan .Editora Hagnos .Flamir Ambrosio .Gesiel Gomes - Pr. .Google .Hernades Dias Lopes .Inverno .João Alexandre .MK Music .Marcelo Santos .Montes da Bíblia .Nito [Rubens Eduardo] .Outono .Ray Comfort .Robinson Monteiro .Third Day .Tim Laheye .Voltaire .Watchman Nee Damares .A Mensagem .Alan Kardec .Alda Célia .Andrea Fontes .Anita Malfatti .CIMEB .Dia Internacional das Mulheres .Dia da Mentira .Dwight L. Moody .Eber Cocareli - Pr .Editora Betel .Editora Candeias .Editora Chamada da Meia-Noite .Editora United Press .Edna Goetten .Fecomex .Feliciano Amaral .Gunnar Vingren .Gutemberg - Johannes .Gênesis .Instagram .Jairo Elin Gollmann-Ev .Jorge Araujo .Katie Bivens .Katsbarnea .Kelem Gaspar - Missionária .Link Quebrado .Lourival de Almeida - Pr .Orquestra Jahn Sorheim .Ozeias de Paula .Paulo Romeiro-Pr .Quarteto Harmonia Celeste .Quatro por Um .Raquel Melo .Robson Silva .Ronaldo Bezerra .Russel P. Shedd .Sermão do Monte .Sonia Hernades - bispa .Talita Pagliarin .Victorino Silva .teatro .óbito Graça Music Nésia de Araujo Gomes . . A. W. Tozer .A Nova Bíblia Viva .Adilson Lopes .Adolf Hitler .Antropologia Bíblica .Antônio Cirilo .Ao Cubo .Arautos do Rei .BLOG .Banda Catedral .Bezerra da Silva .Brenda-Santos .Bruna Olly .Bruna Surfistinha .C.I. Scofield .Carlos Alberto Bezerra Jr .Charles C. Ryrie .Cintia Kaneshigue .Cristiano Santana .Daniel Berg .Danny Berrios .Dany Grace .Deigma Marques .Dia da Bíblia .Dia dos Namorados .Discopraise .Editora Atos .Editora Betânia .Editora Bom Pastor .Editora Cultura Cristã .Editora Dynamus .Editora SEPAL .Editora Sextante .Enéas Tognini - Pr. .Estevan Hernandes - Apóstolo .ExpoCristã. .Fernandinho .Filho do Homem .Flamarion Rolando .Grupo Elo .Il Divo .Imprensa Bíblica Brasileira .Jamily .Jeanne Mascarenhas .Jimmy Swaggart .John Bevere .John Bunyan .John Lennon .John Wesley .Jonas .Josias Botelho .Kleber Lucas .Leandro Marques .Lidia Caetano de Sousa - missionária .Livro de Deuteronômio .Livro de Josué .Livro de Juízes .Livro de Números .Livro de Rute .Livro de Êxodo .Ludmila Ferber .Lívia Malta .Manuel Ferreira - Bispo .Marcelo Crivella .Marcio Melânia .Mariana Valadão .Marquinhos Gomes .Michelangelo .Ministério Hebrom .Ministério de Adoração .Neemias .Paul Wilbur .Pedofilia .Quarteto Gileade .Rachel Novaes .Rob Bell .Ron Kenoly .Saudade .Sociedade Bíblica Internacional .Sociedade Bíblica Íbero-Americana .Sofonias .Sony Music .T.A. Hegre .Templo Soul .Vineyard .Voices .Walciley Vieira .William Shakespeare .gravura .Família .áudio

Vídeos - Louvores

Vídeos - Mensagens

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.