Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sábado, 17 de julho de 2010

Eclesiastes 11.1 - O que quer dizer lançar o pão sobre as águas?

"Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás" - Eclesiastes 11.1.

Um internauta pergunta: o que quer dizer a figura de linguagem existente nesta passagem bíblica?
Para responder, primeiro é necessário levar em conta que Eclesiastes é uma leitura singular, todos os versículos contidos no livro necessitam ser analisados tendo em vista do primeiro ao último capítulo. A sabedoria nele expressada é tremendamente profunda. O escritor desafia diversas filosofias da vida, revela a conduta do ser humano no mundo pecaminoso sem as camadas de verniz. Procura o sentido da existência humana, além de focar os dilemas traz no final as soluções de todos eles.
Há duas correntes quanto a autoria do livro. A tradição mais aceita considera que o autor de Eclesiastes seja Salomão, outra, afirma que o autor tenha sido uma pessoa anônima, um líder da assembleia que escreveu usando o recurso didático pela perspectiva de um monarca.
O escritor do livro Eclesiastes é abrangente
“Lança o teu pão sobre as águas” (11.1); “reparta o que você tem” (11.2); não tenha medo de arriscar, o homem cujas ações são determinadas pelo futuro incerto nunca começará e nem terminará nada; (11.4); o surgimento de um novo ser na barriga de uma mãe é algo maravilhoso e você não pode entender como começa uma nova vida (11.5); se a pessoa não semear no tempo apropriado, ela não pode ter certeza se prosperará ou não, se ela seguir as leis da natureza e as condições forem normais, poderá ser abençoada com a prosperidade e isso é algo com que se pode contar (11.6 a); “pela manhã semeia a tua semente, e a tarde não retires a tua mão”, não seja preguiçoso (11.6 b); “certamente suave é a tua luz e agradável é aos olhos ver o sol” (11.7); “alegra-te … anda pelos caminhos do teu coração” (11.9) e “lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade” (12.1).
Os pais e seus filhos de vinte e poucos anos
Nem sempre é fácil relacionar-se com os jovens. Eclesiastes 11 pode ser muito bem aproveitado pelos pais ao aconselharem os seus filhos que já estão no período da adolescência e perto dos primeiros passos para a vida independente. As últimas partes de Eclesiastes dão voz a algumas das preocupações comuns entre os pais de hoje, e também mostram que o início da vida adulta é muito mais do que obter estabilidade financeira.
Mesmo que a parte de educação pareça uma missão cumprida depois que os filhos crescem, o relacionamento familiar continua por toda a vida, pois o relacionamento pais / filhos perdura como família. Os pais precisam auxiliar os jovens a exercitarem sua independência e assumir todas as responsabilidades com sabedoria, enquanto eles não se casarem e constituírem suas famílias.
Lance o teu pão sobre as águas, corra riscos (11.1)

O significado desta recomendação não é totalmente claro, mas com toda a certeza não diz para que se jogue pão fora. É uma expressão metafórica que teria sido extraída do comércio marítimo de cereais em uma cidade portuária.
Nestes versículos o escritor concluiu que a vida envolve tantos riscos como oportunidades. Pelo fato de a vida não oferecer garantias, devemos estar preparados, a fim de aproveitarmos as boas oportunidades. Demonstrou não aprovar atitudes mesquinhas e despreparadas.
Temos três interpretações a apresentar, e compreendemos que todas elas são perfeitamente aplicáveis ao viver cristão. Elas não se chocam, ao contrário, se complementam.

• Primeira interpretação:

Lançar o pão sobre as águas é uma frase muito usada para animar a obra missionária de além-mar. Trata-se pois do “pão da vida”.
Reparte-o com sete (11.2). A obra missionária deve ser levada adiante, como Cristo determinou: "ide e fazei discípulos de todas as nações". Quando o missionário evangeliza, reparte o pão com a alma faminta. Ao evangelizar, com o passar do tempo os seus discípulos também se tornam mestres. O ciclo natural do compartilhamento da Palavra de Deus é o crescimento, o compartilhamento do conteúdo bíblico. Dessa forma o Evangelho se expande, diuturnamente, ao redor do mundo.
• Segunda interpretação:
Um provérbio árabe utiliza a expressão “lança o teu pão sobre as águas” com o sentido “dê seu pão com generosidade”, “pratique o bem”, “ seja como os que aceitam os riscos e colhem os benefícios do comércio marítimo”. E a partir daí, alguns intérpretes concluem que também o verso é um convite para realizar boas obras, já que estas não ficarão sem recompensa. Sugere a não ter medo de ser generosos (Provérbios 11.24).
Ao se fazer benefícios exercendo misericórdia, não devemos esperar recuperar o nosso "pão", como um rendimento de boa obra. Deus a seu tempo ("depois de muitos dias") recompensará, pois Ele é quem reparte seu pão com o faminto.
Reparte-o com sete (11.2). O escritor ensina: seja generoso enquanto tem sua porção em abundância; infortúnios imprevisíveis poderão deixá-lo dependente da generosidade alheia. Não devemos esperar que, aquele que foi beneficiado pelo nosso amor, nos pague oportunamente. Deus, contudo nos há de suscitar um benfeitor quando o necessitamos. Os que por nós foram contemplados, no dia do juízo darão testemunho em nosso favor (Atos 14.13; Mateus 25.40).
• Terceira interpretação:
Outros veêm a ilustração dessa passagem bíblica, que alude às exportações via comércio marítimo, como aconselhamento referente a perspectiva de sucesso em empreendimento comercial ousado, um incentivo a empregar o dinheiro em bons negócios. A recomendação para enviar o pão pelo oceano seria uma referência ao "pão" como resultado do trabalho da pessoa, isto é, o seu dinheiro, o resultado do próprio esforço do empreendedor.
Apesar da operação de exportação pelo mar ser um investimento de alto risco, traz, definitivamente, grandes benefícios. O simples fato de a vida ser incerta não significa que não há o que fazer. Embora o mundo seja incerto, e os seres humanos não possam controlar os acontecimentos, continua sendo melhor agir do que ficar paralisado de medo sem fazer nada. Precisamos de um espírito confiante e corajoso para enfrentar os riscos e as oportunidades com entusiasmo e fé direcionados por Deus.
Reparte-o com sete (11.2). O mundo não é lugar seguro, e as pessoas não têm controle sobre o que acontece ao seu redor. Não sabemos que mal sobrevirá à terra.

A vida é um risco após outro. É sábio diversificar os investimentos, evitar empatar tudo que temos em um só negócio, pois ninguém sabe que calamidades pode acometer certo empreendimento.

Aplique seu dinheiro e talento em vários lugares. O sábio aconselha a diversificação na aplicação do capital, porque falhando um deles, os demais ainda terão a oportunidade de ser bem-sucedidos.


No lugar em que cair ali ficará (11.3)

O verso 3 pode ser aplicado à morte, que decide a sorte eterna, depois dela não há possibilidade de mudar o destino (Marcos 16.16; Lucas 16.20-31).

O escritor de Eclesiastes admoesta a estar sempre precavido, pois não havendo condições de fazer socorro em tempo, posteriormente o mal poderá ser irreparável.
Não brinquemos com as possibilidades remotas nem com o que possa vir a acontecer. A prudência recomenda agir onde podemos, reconhecer nosso papel, ou nosso conhecimento, que tem suas limitações. Sempre levando em consideração que muitos acontecimentos da vida têm caráter decisivo e inevitável.

Quem somente observa as circunstâncias nunca se realizará (11.4)
Há o perigo de ser excessivamente cauteloso devido à imprevisibilidade da natureza.

Esperar as condições perfeitas indica falta de iniciativa. Esta compreensão prática também é aplicável à nossa vida espiritual. Se esperarmos a ocasião e o local perfeitos para ler a Bíblia, nunca começaremos a leitura; para ter o ministério perfeito, nunca serviremos.

Em todas as esferas da vida, profissional, familiar e espiritual, devemos dar os nossos passos em direção ao crescimento. Não devemos aguardar condições que provavelmente jamais existirão!
Conclusão
O capítulo 11 de Eclesiastes é um conselho valioso, cuja síntese é: aproveite sua juventude e lembre-se de Deus em todas as etapas da sua vida.

As últimas partes do capítulo são as palavras de um homem maduro e sábio, ele olha para uma vida que estava longe da satisfação. Entendemos que quanto menos a pessoa amadurecida deixa-se paralisar diante de suas preocupações, melhor será para ela. E quanto mais os jovens de vinte e poucos anos prestarem atenção a elas, será melhor para eles. Os jovens precisam analisar com cuidado a escolha da profissão, saber o valor da poupança, reconhecer a necessidade de trabalhar com afinco e além disso manter seu coração consagrado a Deus.

E.A.G.
__________

O artigo está liberado para uso, desde que citados o nome do autor e o link (HTML) do blog Belverede.

Notas consultadas: Bíblia de Estudo da Mulher (Editora Atos), Bíblia de Estudo Vida (Editora Vida), Bíblia de Estudo NVI (Editora Vida), Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal (CPAD), Bíblia de Estudo Dake (CPAD / Hagnus), Bíblia Devocional de Estudos (Fecomex), Bíblia de Estudo NTLH (SBB), A Bíblia Anotada Expandida Charles C. Ryrie (Editora Mundo Cristão), Bíblia Almeida Século 21 (Editora Vida Nova / Hagnus), Bíblia Vida Nova (Edições Vida Nova).

2 comentários:

Carlos Roberto, Pr. disse...

Caro Elizeu Gomes,

Parabéns pelo elucidativo artigo.

Muitas são as interpretações, porém, da somatória delas, o Espírito Santo vai nos dando a revelação da Sua Palavra que se renova a cada manhã.

Um grande abraço!

Pr. Carlos Roberto

Eliseu Antonio Gomes disse...

Caro Pastor Carlos Roberto.

Tal qual o sr., também creio que a Palavra de Deus fala de muitas formas, e que nesta multi-forma existe harmonia com a vontade de Deus e surta efeito de edificação espiritual ao ser humano.

Deus o abençoe.

Abraço.