Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 25 de maio de 2009

A GLÓRIA, O ORGULHO E A QUEDA DO REI UZIAS - PARTE 2

Aprendendo com os erros de Uzias
.
Nossas conquistas não podem ser comparadas com a grandeza das realizações de Uzias, mas mesmo assim precisamos creditar ao Senhor todas os sucessos que conquistamos. Se o sucesso, as riquezas, as influências e o poder fazem parte das nossas vidas, sejamos gratos. Deus espera de nós a adoração, a honra e a obediência.
.
Após o profeta Zacarias falecer, Uzias não buscou a Deus como deveria, e do ciclo de bênçãos passou a viver o período de castigo por seu descaso com as coisas santas na Casa do Senhor.
.
Ele desprezou a autoridade sacerdotal e não reconheceu outras lideranças proféticas que estavam disponíveis. Era contemporâneo dos profetas Isaías, Amós e Oséias.
.Com os altos e baixos da vida de Uzias, aprendemos que precisamos respeitar o ministério que Deus designa a outros. Não nos esqueçamos que por mais importantes que venhamos a ser na sociedade, sempre haverão certas atividades que o Senhor confiou a outros e não a nós. Não podemos ultrapassar limites, não podemos desdenhar dos planos divinos para nossos semelhantes. Deus julgou Uzias, acometendo-o de lepra, por ele ter usurpado prerrogativas que cabiam só aos sacerdotes (confira: Êxodo 30.1-10).
.Deus ajudou Uzias a vencer três grandes inimigos. Ele derrotou filisteus, arábios e menunitas. Deus é também conosco e temos condições para vencer a carne, o mundo e o diabo. Depende única e exclusivamente de nós mesmos viver essa tripla vitória.
.A lição sobre prosperidade na vida de Uzias
.Buscar a Deus é garantia de prosperidade? Desprezar a Deus significa cair em miséria? Sim e não, se só definimos prosperidade como aquisição de riquezas, de prestígio e poder.
.
O autor de Crônicas deixa claro que não devemos concentrar-nos apenas em buscar o sucesso, mas sim em buscar a conhecer a Deus e o que Ele deseja de nós. A fidelidade ao Senhor não garante que Ele nos fará prosperar com riquezas, apesar dEle nos abençoar com essas dádivas também, como vimos no exemplo de Uzias. O que Deus garante é que, sempre que o buscarmos, desfrutaremos da prosperidade de encontrá-la na perspectiva do amor e da paz e da razão da nossa esperança.
.
.
Consultas: Bíblia de Estudo Vida (Editora Vida); Bíblia Vida Nova (Sociedade Religiosa Edições Vida Nova); Bíblia de Estudo NVI (Editora Vida).

Nenhum comentário: