Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Lília Paz - Esconda-me

A prosperidade na definição do dicionário de Strong e de Frederick K.C. Price - da Crenshaw Center

"Pela manhã, semeia a tua semente e, à tarde não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará; se esta, se aquela ou se ambas igualmente serão boas" - Eclesiastes 11.6.

Prosperará, aqui, em hebraico é "chashar", segundo o dicionário Strong, os significados são: "estar certo", "bem-sucedido", "direito", "correto", "estar corretamente alinhado com certos requisitos". Chashar ocorre 3 vezes no Antigo Testamento. Em Eclesiastes 11.6, 10.10 e Ester 8.5, quando a rainha apresenta seu pedido na condição de que esse pedido "pareça bem" ao rei. Chashar, assim, descreve o que é reto, apropriado, direito; além disso, algo irá prosperar e ser bem-sucedido simplesmente por causa da sua "retidão". Seu derivado pós-bíblico kosher, significa que uma comida é preparada adequadamente, de acordo com as leis dietéticas dos judeus derivadas das Escrituras Sagradas e das especificações rabínicas.

Sobre a rainha Ester, vale ressaltar que a vitória dela e de seu tio Mardoqueu sobre Hamã resultou na Festa do Purim (Ester 9.20-28), uma celebração nacional anual em memória da libertação do povo judeu das maquinações de Hamã.

Falar em prosperidade é sempre um risco de ser mal entendido. O assunto se desgastou a ponto de ser usado de maneira "barata" por parte de alguns líderes, os ouvintes de quem prega sobre o tema não mais se prestam a buscar o seu entendimento correto. Por causa disso muitos pregadores do Evangelho são tímidos quanto a estudar e ministrar sobre o tema.

A verdade é que ao examinar as Escrituras percebemos que existem muitas evidências bíblicas sobre a prosperidade divina. Deus não se nega a abençoar, prosperar, conceder em abundância aos que o servem com fidelidade.


Fonte: Bíblia de Estudo Plenitude, páginas "xx" e 652 (Sociedade Bíblica do Brasil).

A PROSPERIDADE DO ESCRAVO JOSÉ

Hoje foi perguntado o seguinte para mim:
-Você sabe me dizer como foi possivel José ser chamado de próspero mesmo sendo escravo (Gênesis 39.2)?

Respondi assim:
- Posso responder a sua pergunta de duas maneiras.

Primeiro: Deus é onipresente. Ele está presente em todos os lugares do Universo, está no passado, está no presente e está no futuro, ao mesmo tempo. Ele sabia da vida inteira de José, antes mesmo dele nascer. Sabia que seria vendido como escravo por seus irmãos, sabia que seria homem temente e que por causa disso viria a ser o governador do Egito, um próspero
Sem ser defensor da Teologia da Prosperidade, quero responder a você.

Em segundo lugar, precisamos considerar que José foi extremamente honrado por Deus. Na sua condição humana, José chegou ao Egito como escravo, mas com o passar do tempo alcançou a posição das mais altas possíveis, tendo apenas faraó - o líder máximo daquela nação - acima dele.

Isso é prosperidade ou não?


E.A.G.

TEOLOGIA DA PROSPERIDADE - POBREZA É SINAL DE VIDA EM PECADO?

Hoje alguém perguntou para mim: "Você concorda que os crentes que dizem que as pessoas que não prosperam estão em pecado?"

Eu respondi:


Não entendo que ser pobre é sinal de viver em pecado. Aliás, nunca vi um pregador afirmar que ser pobre é consequência de vida em pecado. Mesmo constatando que em parte é verdade, mesmo. Vemos que quem se lança na vida de jogatinas, no vício das drogas e na vida pervertida da prostituição desenfreada empobrece terrivelmente, não consegue ter uma vida estável.

O curioso de tudo isso é que só encontramos alguns "apologetas", contra a Teologia da Prosperidade, afirmando que existe quem pregue que pobreza é sinal de vida pecaminosa. Parece que eles criaram a situação para ter um assunto para criticar.

Eu entendo que não é plano divino que ninguém seja miserável. "Nunca vi um justo desamparado e nem a sua descendência mendigar o pão" - Salmo 37.25. Na Bíblia Sagrada, mais precisamente no livro de Provérbios e Eclesiastes, temos diversas orientações aos servos de Deus para que sejam previdentes e moderados, ou seja, cuidem-se para ter o futuro com qualidade de vida boa.

Enfim, não é plano do Senhor que seus filhos passem privações temporais, mas por causa do livre-árbitrio, existe a permissão dEle para que isso aconteça. Quem ama o entendimendo busca ter um curso superior e passa a ganhar os melhores salários. Mas quem o rejeita continuará vivendo nas classes D e E, recebendo os piores conta-cheques.

Somos no futuro o resultado do que escolhemos no presente momento.

E.A.G.

JESUS DISSE QUE NÃO TINHA ONDE RECLINAR SUA CABEÇA - APOLOGIA DA MISERABILIDADE OU NÃO?

“E Jesus, vendo em torno de si uma grande multidão, ordenou que passassem para o outro lado; e, aproximando-se dele um escriba, disse-lhe: Mestre, aonde quer que fores, eu te seguirei. E disse Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça. E outro de seus discípulos lhe disse: Senhor, permite-me que primeiramente vá sepultar meu pai. Jesus, porém, disse-lhe: Segue-me, e deixa os mortos sepultar os seus mortos” - Mateus 8.18-22.
Na Bíblia, vemos que Jesus tem diversos títulos. Filho de Deus é o nome divino (Mateus 8.29); Filho de Davi é seu nome judaico (Mateus 9.27); Filho do homem é o nome que o associa à terra e à sua missão redentora.
Filho do homem era a designação favorita de Jesus para si mesmo (usada mais de 80 vezes) e cunhada em Daniel 7.13-14. Aponta para a humildade, sofrimento, morte, e seu futuro governo como rei (Mateus 8.20; Lucas 19.10; Mateus 24.27).
Dentro desta perspectiva da definição de Filho do homem, em Mateus 8.12-22, quando Jesus disse que não tinha onde reclinar a cabeça, percebemos que Ele usa uma linguagem figurada para enfatizar sua prioridade ministerial. Queria deixar claro a sua missão de pregador itinerante, de um alguém que não tinha residência fixa. Os discípulos que O seguiam deveriam viajar com Ele sabendo disso, portanto, esquecendo-se das suas casas e seus familiares.
São muitas as pessoas que interpretam de maneira errada a expressão “não ter onde reclinar a cabeça”. Há quem pense que Jesus disse que era alguém que vivia, miseravelmente, como um sem-teto que dormia ao relento, feito os mendigos sujos que dormem nas calçadas e debaixo das pontes dos grandes centros das cidades. Tal interpretação é equivocada. O ministério de Jesus era organizado. Ele tinha arrecadação de dinheiro para sustentar-se, Judas Iscariotes era o tesoureiro (confira lendo Lucas 8.2-3; João 12.6).

Literalmente
, Jesus tinha onde reclinar sua cabeça. Encontramos em Lucas 9.51-52 os discípulos seguindo adiante dEle, com sua permissão para providenciar uma pousada onde pudesse descansar e pernoitar, ou seja, com o conforto de um teto sobre sua cabeça.
Enfim, quando Jesus disse que não tinha onde reclinar a cabeça, não quis dizer que era um homem que vivia na miserabilidade, disse que não tinha residência fixa.

E.A.G.

domingo, 28 de dezembro de 2008

Alimento para a alma


Por Joseph M. Stowell 

“Quando as tuas palavras foram encontradas, eu as comi; elas são a minha alegria e o meu júbilo, pois pertenço a ti” - Jeremias 15.16.

A Bíblia contém todos os nutrientes para uma alma sadia. 

Leitura: Salmo 19.7-14. 

Fazer compras no supermercado com a minha esposa é como fazer um seminário de nutrição. Muitas vezes pego uma caixa de algo que parece bom e ela diz: “Olhe o rótulo. Ele fala de gorduras saturadas? Qual é a porcentagem de calorias? E de colesterol?” Tenho que confessar que se ela não fosse a minha guardiã de nutrição, eu seria semelhante à baleia Willy!

Mais importante ainda do que fazer boas escolhas num supermercado é pensar cuidadosamente sobre a comida que oferecemos às nossas almas. Eu gosto do versículo encontrado em Jeremias 15.16.

Quando lemos a Palavra de Deus estamos fazendo mais do que tirar um item da nossa lista de tarefas. Devemos ler a fim de digeri-la. Uma absorção lenta e cuidadosa da Palavra de Deus, com uma reflexão silenciosa quanto às suas implicações.

A leitura devocional resulta num alto valor nutritivo. Sua Palavra provê todos os ingredientes que necessitamos para prosperar e crescer espiritualmente:

• Uma conexão direta com o sustentador da nossa alma;

• Alimento para o cérebro que nos faz sábios e nos dá discernimento;

• Uma medicina preventiva para nos guardar do pecado;

• Uma ducha espiritual de paz, esperança e conforto.

Alimente-se da Palavra de Deus. É um banquete espiritual.

Fonte: Newsletter – Nosso Andar Diário / Ministério RBC.

I HAVE DREAM - YOUTUBE - O DISCURSO DE MARTIN LUTHER KING LEGENDADO

BYE, BYE 2008!




A contagem regressiva para o término do ano começou.
.
Como otimizamos o uso de dinheiro em nossa vida espiritual? Quantas almas ouviram falar de Jesus Cristo por nosso intermédio? Quantos “olá, como vai você?” dissemos aos nossos vizinhos? E a nossa convivência no âmbito familiar, deixou a desejar?
.
É hora do balanço anual. Pôr na balança os acertos e erros, aprender com o que houve de positivo e de negativo. Dar ênfase no que estiver correto, para prosperar mais, e tirar lições com os deslizes para não escorregar outra vez. Isso em todas as áreas da vida. Financeira, social, e espiritual.
.
Não precisamos chorar pelos fracassos. Podemos fazer deles oportunidades para que sejam degraus para melhorar quem seremos no futuro.
.
Vamos sair da retórica, esquecer todos os protocolos e convenções burocratas e partir com toda força e garra para alcançar os objetivos. Fazendo o que estiver ao nosso alcance, porque o que for impossível com certeza Deus fará por nós.
.
Os fogos de artícios, da comemoração da virada do ano, estouram e apagam. Faço votos que sejamos diferentes, que o brilho de Cristo esteja sempre aceso por todo o ano que virá. Que seja um ano repleto de alegrias, de paz, de prosperidade e saúde. Feliz 2009!

E.A.G.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

NOVO CAOS NOS AEROPORTOS

"Nós temos duas companhias. Uma é a bicho-pega e a outra é a bicho-come."

Luciana Liviero, no jornalismo matutino da Rede Record (SP), comentando sobre a grande demora nas filas ao check-in da companhia aérea Gol nestes últimos dias de dezembro, atrapalhando a vida de muitos passageiros, nos aeroportos de Garulhos, em São Paulo, e no Galeão, Rio de Janeiro.

CUIDE BEM DA SUA CASA!

O planeta é a nossa casa, e enquanto estamos neste corpo mortal não há outro lugar para morar!

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

CAMINHOS PLANOS E VERDEJANTES

Por Wim Malgo

"Transformarei as minhas montanhas em caminhos planos; os vales serão aterrados e não haverá mais caminhos perigosos para eles" - Isaías 49.11.
.
Qual é a aparência desse caminho? É um caminho preparado, aplanado. Embora você não o veja, assim mesmo você poderá segui-lo com tranqüila certeza. Pois somos conduzidos pelo Senhor mesmo quando não percebemos.
.
Andamos nas obras as quais Deus de antemão preparou para nós. O Senhor enfatiza que Ele mesmo quer aplanar o nosso caminho: "Eu irei adiante de ti, endireitarei os caminhos tortuosos..." Neste momento, surge a pergunta: como está o nosso coração? Está seco e árido? Seu interior parece um deserto onde não cresce mais nada, onde não há o fruto do Espírito, do qual temos tanta necessidade?
.
Ouçamos a Palavra do Senhor para nós: "Não vos lembreis das cousas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço cousa nova, que está saindo à luz; porventura não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo."
.
Que promessa maravilhosa e consoladora! O Senhor se legitima a si mesmo quando volta a repetir em outra passagem da Bíblia: "Assim diz o Senhor, o que outrora preparou um caminho no mar..." Ele quer dar um avivamento em nossa vida! Ele quer abrir um caminho no nosso deserto. Que promessa maravilhosa! Agradeçamos a Deus agora mesmo por isso, dizendo: "Senhor, eu te agradeço! Eu sei que tens muitos meios para me socorrer e que o Teu caminho é o melhor para a minha vida!
.
Fonte: livro Pérolas Diárias.

Amenidades da Cristandade - Erro e acerto neste blog

Eu, ao postar na data de hoje um vídeo, contendo a fala do Pastor Silas Malafaia sobre o Natal, ao indicar a fonte digitei Cristão Ameno, que é a identificação usada por quem é o responsável pela publicação do mesmo no site YouTube. Algumas horas após isso um internauta compareceu neste blog, pedindo para fazer alteração. Postar crédito ao blog Amenidades da Cristandade.

De maneira geral, ao postar os vídeos do site YouTube não costumo passar referência alguma, pois quem os assiste ao clicar duas vezes sobre a imagem, é levado à página do vídeo e visualiza quem é o autor da postagem. 


Neste caso fiz uma indicação por aqui, conforme a solicitação, por julgar o material bastante relevante e o pedido não exorbitante. 

E.A.G.

Desejo de dezembro

Por Julie Ackerman Link

.
Eles não precisarão de luz de candeia, nem de luz do sol, pois o Senhor Deus os iluminará. (Apocalipse 22:5).
.
Para aqueles que crêem em Deus; um milagre não necessita de explicação; para aqueles que não crêem, não há explicação suficiente.
.
Leitura: Apocalipse 22:1-5.
.
Dezembro é um mês quando as pessoas celebram milagres. A tradição judaica do Chanucá – o feriado das Luzes – comemora o tempo quando uma pequena porção de óleo durou oito dias e evitou que a luz do templo se apagasse. E o Natal celebra a vinda da "Luz do Mundo", Deus em forma humana: Jesus.
.
Um milagre geralmente significa algo que contradiz a natureza. Mas um verdadeiro milagre é a vinda do poder sobrenatural de Deus ao nosso mundo, de uma forma que interrompe as leis da física como nós as entendemos.
.
Em dezembro parece que mais pessoas entre nós estão dispostas a deixar a descrença de lado e aceitar a possibilidade de que "a natureza" não é a autoridade final. Mesmo os não-religiosos anseiam por milagres. Bem no fundo, todos querem crer que a escuridão, a doença e a morte podem ser vencidas.
.
Talvez o fato mais impressionante com relação aos milagres, é que faz parte da natureza de Deus fazer o que é sobrenatural. Os capítulos finais das Escrituras nos asseguram que o "Desejo de dezembro" que todos estejam bem, vai ser uma realidade: "Ele [Deus] enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou" (Apocalipse 21:4). Um dia, Deus determinará um final ao governo não natural de Satanás e começará seu reino de justiça como o Governante justo do universo.
.
Fonte: Newsletter Nosso Andar Diário / Ministério RBC

UM SUPOSTO RAPAZ EVANGÉLICO TEM SUPOSTO CASO COM MADONNA EM SÃO PAULO

Conforme noticiado em diversos jornais, Madonna, depois do show que lotou o Morumbi no último domingo, deixou os filhos no hotel e foi para um bar da moda, onde encontrou amigos, dançarinos e trocou beijos calientes com o modelo Jesus Luz, que chegou na boate em um carro separado, quase sem ser notado…

Jesus virou notícia no mundo inteiro. Do americano “New York Post” ao inglês “The sun”, vários jornais do mundo noticiaram que o modelo brasileiro seria o suposto novo affair de Madonna . O rapaz mora com a mãe em Santa Teresa e ela trabalha no Werner, um salão de cabeleireiros em Ipanema, como colorista, responsável por tingir os cabelos das clientes. Ainda assustada com a rápida fama do filho, a evangélica de 36 anos conversou ontem com a coluna.

— Qual foi a última vez que você falou com o seu filho?

Domingo à noite, ele me ligou para dizer que estava tudo bem.

— Ele falou que conheceu a Madonna?

Falou. Ele não usou essas palavras, mas disse que ela tem uma energia muito boa e que é muito bonita.

— Mas ele contou que beijou a Madonna?

Não. Ele me disse uma coisa: “Mãe, é tudo profissional.”

Fonte: Extra Online via O Verbo

Política empresarial - a charge sobre sucesso e fracasso


Boas ideias não são suficientes, é necessário ter ousadia para colocá-las em ação. Protelar é o motivo de perder a chance de vencer.

E.A.G.

Atualizado em 24 de julho de 2021. Troca de imagem.

Pastor Silas Malafaia: "Vamos celebrar o Natal!"


João 3.16 e o sentido do Natal



O que é João 3.16?


Na grande e linda cidade de Londres, numa noite muito fria, um menino pobre não resistindo a intensidade do frio dirigiu-se a um guarda e lhe perguntou: "Onde posso dormir esta noite? O atencioso guarda lhe respondeu: "Vá até a rua tal, número tal, aperte a campainha, quando a pessoa que a abrir a porta lhe perguntar o que você quer, responda assim: João 3:16".

Lá foi então o garoto, apertou a campainha, uma jovem simpática abriu logo respondendo: "João 3:16". Levaram-no à casa de banho, enquanto ele sentia a água gostosa e quente lavando seu corpo sujo, ele dizia: "Não sei o que é João 3:16, mas sei que está deixando limpo um corpo sujo". Logo depois vestiram-no com roupas limpas, cheirosas, e mais uma vez ele repetiu: "O que é João 3:16 eu não sei, mas sei que está me vestindo com roupas limpas". Amorosamente ele foi conduzido ao refeitório onde uma farta refeição lhe foi servida e mais uma vez pensou: "Não sei o que é João 3:16, mas sei que está matando a minha fome". Agora limpo, vestido e alimentado, carinhosamente ele foi levado ao quarto e, ao deitar-se, mais uma vez disse: "Não sei o que é João 3:16, mas sei que dá descanso ao corpo de um menino que não tinha onde dormir".

Muito à vontade entre os cheirosos cobertores dormiu aquela noite e cedo quando voltou à mesa para o café da manhã a moça que o recebeu na noite anterior, sorridente lhe perguntou: "Você sabe o que é João3:16?". "Não sei", respondeu o garoto.

"Pois então saiba que esta casa chama-se João3:16, que na verdade fala de um versículo capaz de resumir toda a bíblia; nele vemos o grande amor de Deus revelado a todos os homens através de Jesus Cristo, seu filho".

(Autor Desconhecido)

Fonte: Para Cristo via Scraps Gospel

A ORIGEM DO NOME JESUS NO IDIOMA PORTUGUÊS

-->
Por Paulo Cristiano
Qual a verdadeira origem do nome Jesus?

O nome português Jesus vem do latim Jesus.
Jerônimo quando traduziu a Bíblia na versão conhecida como Vulgata usou o original hebraico para traduzir o Velho Testamento e uma versão chamada de Antiga Latina junto com algumas outras versões em grego para traduzir o Novo Testamento. A versão Septuaginta (grega) que traduzia o nome hebraico Yeshua como Iesous serviu de base para a tradução da Antiga Latina.
A forma latina "Iesus", que aparece na Vulgata Latina de Jerônimo, não foi inventada ou criada por Jerônimo, como afirmam erroneamente os adeptos do Nome Yehôshuah, mas é simplesmente uma transliteração natural do grego para a escrita latina.
Ou seja: do Grego para o Latim

I = I
E = E
S = S
OU = U
S = S

Obs: O ditongo grego ou soa como u, por isso, Iesous, foi abreviado para Iesus. Do Latim para o Português:
I = J
E = E
S = S
U = U
S = S
Como se formou o nome Jesus?

1. O "S" final no nome Jesus
O "S" final em Jesus se explica pela necessidade de tornar esse nome declinável: como vimos os judeus substituíram o ayin final por um sigma (o "s" grego) do caso nominativo. Nos outros casos a palavra se declina assim: Iesou (genitivo), Iesoi (dativo), Iesoun (acusativo) e Iesou (vocativo). Com isso mataram-se dois coelhos com uma só cajadada: o nome ficou declinável, e o ayin final, que não tem equivalente em grego, foi substituído por um sigma (s).
Fato semelhante se deu com Judas, que reflete a forma grega Ioudas, que em hebraico é Yehudah (Judá). Outros nomes hebraicos que terminam com a gutural he tem em grego, em latim e em português no final o som s: Isaías, Jeremias, Josias, Sofonias. Outro exemplo é o vocábulo Mashiach, que termina com a gutural sonora cheth (ch), a qual em grego, em latim e em português deu também lugar ao som "S": em Messias.
2. O "S" médio em Jesus

No vocábulo hebraico Yeshua", o grupo sh representa a consoante shin. Por não haver em grego som correspondente a essa consoante fricativa palatal, que soa como xis (por exemplo a palavra eixo), os judeus a substituíram por sigma s, também fricativa mas línguodental, que em grego, mesmo entre vogais, soa como "SS". A evolução do termo de uma língua para outra é a seguinte: Yeshua" (hebraico) > Iesous (grego) > Jesus (latim) > Jesus (português).
3. De onde surgiu a letra "J" no Nome Jesus?

Dizem os adeptos do Movimento do Nome Yehoshuah que o nome correto de nosso Salvador não pode ser "Jesus" por não existir a letra j na língua hebraica.
A única transliteração (reduzir um sistema de escrita a outro, letra por letra) possível do nome do Messias é Yehoshuah, e não Jesus, que seria uma deturpação greco-romana, pois na língua hebraica não há correspondente para a letra "j". Portanto, o nome do Senhor, para essas pessoas, não poderia em hipótese nenhuma ser transliterado com a letra "j".
A questão da letra "J"
É verdade que o j não existe no hebraico, grego e latim. Como, então, aparece essa letra em nomes bíblicos em quase todas as línguas com as quais estamos familiarizados? Porque todas as Bíblias trazem Jeremias, Jacó, Jersusalém, Judá sendo que não existia o J em hebraico?
O que aconteceu foi o seguinte: os judeus da Dispersão, empenhados em traduzir as escrituras hebraicas para o grego (a Septuaginta), não encontraram nessa língua uma consoante que correspondesse ao yodh do hebraico, e a solução foi recorrer à vogal grega iota, que corresponde ao nosso i. Então escreveram Ieremias, começando com i, e assim por diante, inclusive Iesous. No hebraico a letra y yud representa tanto o som vogal i como a consoante y. O mesmo acontecia com o latim com as letras i e u. O emprego das letras j e v para representar i e u consonânticos ocorreu na época do Renascimento, foi difundido por Pierre de la Ramée, também conhecido como Petrus Ramus. Foi filósofo francês, reformador da lógica aristotélica, aderiu à reforma protestante em 1561. Morto no massacre que se seguiu à noite de são Bartolomeu. Escreveu instituições dialéticas (1543) e Contra Aristóteles (1543) - © Encyvlopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda.

-->
Por isso lemos Jerusalém, e não Yerushalayim; Jeremias, e não Yeremiahu; Jonas, e não Yonah; Joaquim, e não Yehoiacin; e assim por diante.
Há tempos, especialistas em hebraico são unânimes em transliterar palavras que começam com a letra hebraica yod (a letra inicial de Yehoshuah), ora com "i" (ou "y"), no caso de substantivos comuns, ora com "j", no caso de nomes próprios. Uma rápida consulta a qualquer léxico, analítico ou gramática de hebraico bíblico confirma esta afirmação.
Fonte: Comunidade Pr Silas Malafaia

-->
-->
Paulo Cristiano é Presbítero da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, professor de religiões, vice-presidente do CACP e escritor.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

ESPECIAL DE FIM DE ANO DA REDE RECORD ABORDA ABRAÃO, O PAI DA FÉ

Amanhã, terça-feira, dia 23/12, a Record apresenta um programa especial sobre um dos personagens mais fascinantes de todos os tempos. Para reviver um momento histórico, os repórteres da emissora seguiram o caminho sagrado do homem que deu origem as três maiores religiões do planeta.

A equipe de reportagem da emissora percorreu 2.500 quilômetros para refazer o trajetória de Abraão, o pai da fé. Foram cinco países (Egito, Turquia, Síria, Jordânia e Israel) e 16 cidades. Os profissionais da Record vivenciaram a difícil jornada de quem atravessou o deserto sem rumo e enfrentou a morte, guiado apenas por uma promessa. Tudo em nome da fé.

O apresentador Celso Freitas conta essa saga direto de uma das réplicas mais perfeitas da Cidade Santa já criadas em todo o mundo, o Centro Cultural Jerusalém, no Rio de Janeiro. A expedição vai ao ar às 23h.

Fonte: Rede Record

LAURIETE – DEUS DOS DEUSES

SALMO 100 - A BÍBLIA VIVA



Cantem alegremente, todos os povos da terra, para louvar ao Senhor.

Obedeçam a Ele de coração alegre; venham à sua presença com músicas e canções.

Compreendam bem isto: o Senhor é Deus! Ele nos criou e pertencemos a Ele! Somos as suas ovelhas, Ele é nosso Pastor!

Entrem pelas portas de seu templo cantando hinos de gratidão! No pátio de sua casa cantem hinos de louvor! Dêem graças ao Senhor e louvem o seu nome!

Por que o Senhor é bom! O seu amor cuidadoso e leal é eterno, e a sua fidelidade para conosco nunca acabará.


A Bíblia Viva
(Editora Mundo Cristão)

GRATIDÃO



No dia 21 de abril de 1985 eu realizava o sonho de me casar. Passados 23 anos de casamento, só tenho a agradecer pela união feliz. E expresso meus agradecimentos publicamente, primeiro ao Pai e depois a pessoa com quem me casei.

E.A.G.

O uso e o abuso espiritual (Alexandros Meimaridis)


Recebi há dois anos atrás, por e-mail, um artigo, que é de autoria de um Pastor chamado Alexandros Meimaridis, grande conhecedor dos textos bíblicos, homem de origem grega, natural de Tessalônica.

O artigo se mostrou perturbador para muitos líderes evangélicos, que costumam ter como colunas do seu ministério a questão dos usos e costumes. No meu entender é um estudo bíblico importante, profundo e libertador.

Abuso Espiritual (parte 1)

Abuso Espiritual (parte 2)

Abuso Espiritual (parte 3)



Boa leitura!

ALEGRIA



"O coração alegre aformoseia o rosto."
Provébios 15.13

AS SETE MARAVILHAS DO MUNDO


Muralhas de China

Numa classe, a professora pediu aos alunos que listassem o que, para eles, seriam as Sete Maravilhas do Mundo nos dias de hoje.

Após algumas discussões, as que receberam os maiores votos foram:

1. As grandes pirâmides do Egito;

2. Taj Mahal;

3. Grand Canyon;

4. Canal do Panamá;

5. Empire State;

6. Basílica de St. Peter;

7. As Muralhas da China.

Enquanto os votos eram recolhidos, a professora notou que um aluno não tinha entregado sua lista ainda. Então ela perguntou se o garoto estava tendo algum problema.

O menino respondeu:

- Sim, um pouco. Eu não consigo completar a lista, há tantas maravilhas no mundo!

A professora disse:

- Bom, então me diga o que você escreveu e talvez eu possa ajudar você.

O garoto pensou um pouco e então disse:

- As sete maravilhas, segundo meu ponto de vista, são:

1. Ver;

2. Ouvir;

3- Tocar;

4. Provar;

5. Sentir;

6. Rir;

7. Amar.

O silêncio que se seguiu foi tão grande que mal se ouviam as respirações.


Autoria desconhecida

domingo, 21 de dezembro de 2008

O Adolescente e o Mundo - revista polêmica de 2007 da CPAD é reeditada para uso em 2009

O Adolescente e o Mundo - a lição de escola dominical com selo CPAD criticada e revisada.
Há dois anos atrás, a editora Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD) foi apostada por alguns assembleianos de haver "legalizado" o namoro com carícias acaloradas entre os jovens de 12 a 14 anos. Disseram que institucionaliza e homologa relacionamentos entre crianças da denominação evangélica Assembleia de Deus com as crianças que não tem elo algum com esta igreja. Por quê?.

A suposta celeuma tem origem no lançamento pela CPAD, há dois anos atrás, da revista de escola dominical "Adolescentes Vencedores - O adolescente e o Mundo".

A autora da revista é Elaine Cruz. Psicóloga cristã, com graduação, pós-graduação e mestrado. Escritora; articulista em periódicos da CPAD; palestrante de Conferências e Congressos; professora de psicologia; professora de escola bíblica dominical. Elaine é esposa de pastor, e mãe de dois adolescentes; filha do renomado teólogo Abraão de Almeida, muito respeitado no meio pentecostal por causa de seus livros e artigos publicados pela CPAD e outras editoras evangélica.

Críticas exageradas, penso eu. Para uns, houve uma pretensa vontade ao se fazer o conteúdo de texto refutado; para outros, houve apenas interpretação errada dos leitores na proposta da lição. Não penso que  houve dolo por parte da comentarista e nem por parte de quem é editor desta publicação.

Apesar das críticas recebidas, a CPAD relançou a revista, para uso no primeiro trimestre de 2009. Houve a retirada do trecho que causou a polêmica. Veio com alterações na capa e em seu interior. A décima primeiro lição, que gerou críticas, cujo título era "Encontrando o par", foi trocado por outra lição, com o título“Tudo tem o tempo certo...”.

A revista de Elaine Cruz tem seu conteúdo muito próximo de um livro de sua autoria. A obra chama-se, " ("Namoro é + Sexo é -") O que somar? Quando subtrair?" O nome é exatamente assim, com uso dos colchetes e o sinais de matemática para soma e subtração. Foi publicado pela MK Editora.

Segundo material publicitário, a proposta da autora ao escrever o livro é ampliar o conhecimento do jovem sobre o namoro, discutir o assunto de forma direta e transparente. Os exemplos e questionamentos apresentados foram retirados de situações de consultório e palestras. Sua finalidade é mostrar ao jovem cristão que ele pode resolver seus conflitos sentimentais respeitando os limites impostos por Deus e pela sociedade. A escritora afirma neste livro que "a maioria dos jovens não namora, mas 'fica' com alguém durante um pequeno tempo. Às vezes, em uma noite, o casal se beija, mantém relações sexuais, porém mal se conhece. Não se sabe nada sobre o outro, nem mesmo nome ou idade."

E.A.G   

Atualização: 01/08/19, às 12h05.

sábado, 20 de dezembro de 2008

ISAIAS 40.6,7,8 - FIM DA PRIMAVERA



Alguém diz: "Anunciem a mensagem!" "O que devo anunciar?" - eu pergunto. "Anuncie que todos os seres humanos são como a erva do campo e toda a força deles é como uma flor do mato. A erva seca, e as flores caem quando o sopro do SENHOR passa por elas. De fato, o povo é como erva. A erva seca, a flor cai, mas a palavra do nosso Deus dura para sempre."

Isaias 40.6-8
(NTLH)

Reúna a família, compre pipoca e assista ao DVD Wall • E, (filme da Disney)

Um dos bons motivos para passar o tempo com a família reunida, nesta época de Natal, é ligar o aparelho de DVD e assistir a produção da Pixar / Disney, Wall•e. Já está nas locadoras.

Realizado em computação gráfica, tendência de animação que parece ter desbancado os desenhos animados, temos a história de um simpático robô com vontades próprias. A aventura é divertida, um misto de ficção com comédia, passando uma mensagem importante, que deverá ser descoberta ao assistir a fita.

CHANUCAH E O NATAL - A RELAÇÃO DOS HEBREUS COM 25 DE DEZEMBRO

O presente artigo derruba o mito da origem do Natal, que afirma haver relação com a festa do solstício pagão.

Por Sidnei Moura

Em 25 de Kislev (dezembro) do ano 164 a.EC, Israel vence uma grande e dura batalha. Sob a Liderança dos Macabeus, os judeus venceram os dominadores gregos que tentavam impôr sua cultura e costumes religiosos. O Templo havia sido saqueado e o altar tinha sido profanado pelo rei selêucida Antíoco Epifânio, no entanto, a vitória dos judeus sob seus exércitos lhes deram o direito de novamente ter o Templo em suas mãos.

A dedicação do altar restaurado aconteceu exatamente no dia 25 de Kislev, na mesma data em que três anos antes ele havia sido profanado por sacrifícios pagãos. O Templo teve de ser purificado, e sofreu alguns reparos, a fim de que estivesse em perfeitas condições para que fosse realizada a reconsagração do lugar. A alegria dos judeus foi eufórica, e assim decidiu-se pela realização de uma festa de dedicação, que se estenderia por oito dias, que tivesse suas características próprias, embora semelhantes a Festas dos Tabernáculos.


Como conseqüência da representação do fortalecimento da consciência nacional e espiritual do povo de Israel após anos de opressão e perseguição religiosa, a festa passou a ser comemorada anualmente. Chamada de “Festa das Luzes” pelo historiador Flávio Josefo, a euforia da festa não se limitava apenas ao fato da comemoração da vitória sobre os Gregos, mas principalmente pela manifestação de um sinal miraculoso, conhecido como “Milagre do Vaso de Óleo”.


O Mishná (coleção de leis e costumes judaicos) retrata o milagre ocorrido onde, segundo a tradição, teria sido encontrado um frasco com óleo santificado no interior do templo, suficiente para manter as chamas do candelabro acesas por apenas um dia, mas que perdurou por oito dias de forma miraculosa, período necessário para que fossem celebradas as reuniões solenes e festas de Dedicação do Templo.

Assim, surgiu essa festa nacional de alegria. O Templo passou a ser iluminado, e as casas também com muitas luzes, o que originou o costume de se acender um candelabro com 8 velas, simbolizando os oito dias de Dedicação.

No Novo Testamento a Festa de Chanucah é citada de forma curiosa, com registro em João 10:22-23, onde se lê: “Celebrava-se em Jerusalém a Festa da Dedicação. Era inverno, e Jesus passeava no Templo...”


Existem possibilidades da Festa de Chanucah ter influenciado o Natal Cristão. A proximidade das festas no contexto cronológico das datas, e o fato do costume de se acender luzes nas duas festas pode ser um indicador dessa possibilidade.


Além disso, o erudito bíblico e judeu cristão Alfred Edersheim escreveu em 1874 que a Festa da Dedicação do Templo – 25 de kislev - foi usada pela Igreja Primitiva como sendo o dia do nascimento de Cristo – o dia do Natal – que passou a ser considerado o dia em que o corpo de Cristo, o templo verdadeiro, foi dedicado.


Hoje, o principal aspecto da festa é a cerimônia de acender as velas todas as noites – uma na primeira, duas na segunda, etc. – para recordar o milagre no Templo. A mensagem de Chanucah em Israel focaliza intensamente o tema da restauração da soberania; também os costumes praticados na Diáspora, de se dar presentes e brincar com o sevivon (pião) são bastante comuns. Os lados do pião são decorados com as iniciais hebraicas da frase: “Um grande milagre ocorreu aqui” (piões israelenses); na Diáspora os piões trazem as iniciais de “Um grande milagre ocorreu lá”.


Bibliografia: WINKLER, Fredi. As Festas Judaicas. Actual Edições. (Obra Missionária Chamada da Meia Noite). Porto Alegre, RS.

Israel em Foco: Folheto da Missão Diplomática de Israel

Sidnei Moura é radialista, pregador e orador cristão. Estudante de Letras na UNICEP em São Carlos/SP.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

REGIS DANESE ULTRAPASSA A FRONTEIRA RELIGIOSA E É OUVIDO POR DESCRENTES


-->
Segundo o site oficial do próprio cantor, Regis Danese está em segundo lugar nas paradas das músicas mais tocadas na rádio carioca Nativa FM (96,5).
O CD compromisso, gravado pela Line Records, tem tido boa aceitação nas igrejas de um modo geral, dos assembleianos aos batistas. O louvor Faz Um Milagre Em Mim agradou em cheio a todos os crentes, e ao que parece aos não-crentes também, pois lá na Nativa está disputando com músicas não-cristãs e ganhando delas no número de vezes que é solicitada pelos ouvintes. A Nativa é uma rádio secular voltada ao público não-religioso.
Espero que o rapaz não se esqueça, o objetivo da sua música é louvar a Deus e não virar estrela.
Ouça Faça Um Milagre Em Mim neste blog, aqui.
E.A.G.

PL 122/2006 - O Período de festas e os Senadores inescrupulosos

Cuidado, pessoal!

É justamente durante o tempo em que os eleitores estão entretidos com as auras das festas, que alguns políticos, cheios de baixezas, sem compromisso com os interesses do povo, se reunem e votam leis contra a população. Traição!

O PL 122/2006 é um projeto que possui características para que seja tentado ser levado adiante assim, sorrateiramente, igual os ratos que carregam comida pelo esgoto escuro.

Com certeza, neste momento existem algumas cabecinhas vazias tentando viabilizar meios de fazer com que o famigerado projeto da Mordaça Gay se transforme em lei.

Eleitores, comprem e troquem presentes neste Natal, mas com os olhos bem abertos acompanhando os passos dos senadores que insistem trabalhar contra a maioria dos brasileiros que votaram neles. Não se desarticulem.

E.A.G.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

KATY PERRY - A FILHA DE UM POBRE PASTOR

Atualmente, no cenário da música norte-americana há uma garota que está despontando com músicas que aludem ao lesbianismo. Um dos seus hits é Ur So Gay, que recebeu elogios públicos de Madonna. Depois de elogiada ela passou a receber mais notoriedade.

Aqui no Brasil, no intuito de exercer o "ministério apologético" surgiu uma novidade quase inacreditável. Acho que por falta de tempo de buscar acuracidade nas pesquisas, ou por pressa de levar adiante assunto novo, há quem diga que esta garota faz parte do movimento gospel norte-americano.

Com todo respeito aos que afirmam que Katy Perry é ligada ao movimento gospel, preciso informar que a fonte onde retiraram tal "notícia" não está consistente. Apesar de Katy Perry ser filha de pastor, atualmente ela está desvinculada do cenário evangélico (gospel) daquele país. Sim, ela teve vínculos com o cristianismo quando usava o sobrenome Hudson, mas após trocá-lo mudou o rumo da sua vida radicalmente e também da carreira musical.

Como em muitos lares evangélicos, infelizmente, são muitos os filhos que crescem e desprezam a educação recebida na infância. Não é porque um filho de um pastor pentecostal assembleiano cresce e se torna assaltante que todo o respeitado movimento da Assembléia de Deus apóia assaltos!

Os sucessos de Katy Perry não são consumidos por cristãos nas igrejas, as vendas são efetuadas nas lojas seculares. Ela não tem suas músicas tocadas em rádios evangélicas, apenas nas emissoras não-cristãs. Ela não tem apoio das igrejas evangélicas depois que parou de louvar e começou compor letras fazendo apologia ao homossexualismo.

O apóstolo Paulo perguntou: Se um homem não consegue ensinar o Evangelho aos seus próprios filhos, como poderá ensinar a igreja? É por causa da falta de observância do texto bíblico de 1ª Tomóteo 3.1-13 que a Igreja do Senhor está repleta de escândalos, como é o caso da jovem Kate Perry.

Infelizmente, assim como é o caso do pobre pai dessa jovem, diferentemente do que as Escrituras determinam, há diversos pastores incapazes de governar bem suas casas e que continuam sendo considerados bons líderes e exercendo cargos de lideranças nas igrejas. Estão errados: pouco importa se falando o idioma inglês (gospel) ou o nosso português (evangélico). Pecado é sempre pecado em qualquer língua! Homens com títulos de pastor e sem resultado pastoral dentro da sua casa é pecador em qualquer parte do planeta. Ele, como todos os demais, deveriam entregar seus cargos aos que ganharam as almas dos seus filhos.

Pastores devem ser exemplos aos fiéis!

Sem menosprezar os porteiros, tais pastores fracassados deveriam abandonar os microfones, descer e nunca mais subir nos púlpitos e ficar nas portas, recepcionando a todos.

E.A.G.

YOUTUBE - TRECHO DO PROGRAMA RAUL GIL COM FERNANDA BRUM (13/12/08)



Mensagem e música contra o aborto, disco de platina e oração em favor das almas sem Jesus. Tudo isso em rede nacional de uma televisão secular.

E.A.G.

O Ide de Jesus começa dentro do seu lar


Você conhece alguma criança que abre a boca a chorar bem alto porque quer ir à igreja? Conhece alguma criança que pede para conduzir uma roda de oração? Já presenciou criança orando, ajoelhada na beirada da cama, por iniciativa própria? Sabe sobre alguma menina ou menino que sente prazer em ler a Bíblia Sagrada? Crianças assim existem. Elas deveriam ser parte da regra e nunca da exceção.

Muitos se perguntam porque tais situações não acontecem com seus filhos. A resposta que eu tenho não é uma fórmula que resolverá o problema. Não tenho a pretensão de pensar que a tenho. Mas creio que este artigo possui três indicadores que levam à solução.

1 - Evite as inversões de valores

a - A importância da oração

A oração é uma bênção! Ter acesso ao Pai e ser ouvido por é um privilégio que os crentes conquistaram através do sacrifício de Jesus na cruz. Isto precisa ser incutido na mente das crianças.

Certa vez ouvi uma mãe dizer ao seu filho, ele havia feito uma bagunça, que o colocaria de castigo. Como? Obrigando-o a orar por meia hora, como se orar fosse algo muito ruim e comparável com castigo. Com certeza essa mãe não possuía intimidade com Deus, então, não tinha a estrutura ideal para educar espiritualmente suas crianças da maneira correta.

b - A importância da brincadeira

Qualquer criança, mesmo dando lugar ao Espírito em sua vida, jamais abandonará seu lado infantil. Brincar faz parte da infância, do desenvolvimento natural de todos os seres humanos. Os pequeninos, mesmo que estejam bem espiritualmente, continuarão precisando se divertir, o garotinho com seus carrinhos e a menina com as suas bonecas. E, isto não pode ser censurado pelos adultos. 

Para alguns a diversão é o inverso da espiritualidade. Nunca foi e jamais será. O único prazer que Deus condena são os prazeres carnais (Gálatas 5 19-21). O Criador fez o mundo em seis dias e no sétimo descansou, não estava cansado, fez a parada com o objetivo de demonstrar que é necessário o descanso em nossas vidas. 

Dormir é a forma de descansar o corpo; dar vazão ao lúdico é uma maneira de descansar a mente acordado. 

2 - A importância do acompanhamento na vida das crianças

a - Retórica e prática 

Timóteo chegou convertido ao ministério do apóstolo Paulo, vindo a ser um pastor bem jovem. Embora novo na idade biológica, ele não era novo na caminhada de fé. O pastorado precoce de Timóteo com certeza ocorreu porque havia sido ganho para Cristo em sua infância, dentro da sua própria casa, por causa do bom empenho da sua mãe e da sua avó (Atos 16.1; 2 Timóteo 1.5).

É uma falha deixar o discipulado dos filhos para ser efetuado apenas na igreja. É necessário haver ensino no lar. Pelo exemplo e por palavras. 

b - Respeitando as faixas etárias

O apóstolo Paulo ensinou a Timóteo uma grande lição para uso em seu pastorado. A autoridade de um pastor não está acima do respeito que se deve conferir socialmente a todos. Timóteo deveria tratar os idosos como se eles fossem seus pais e os mais novos como se fossem seus irmãos (1 Timóteo 5.1). 

Ou seja, as crianças precisam ser sempre tratadas como crianças, no que concerne ao ensinamento bíblico. Jamais deve-se cobrar delas responsabilidades de um adulto. O pequeninos devem aprender as coisas espirituais, no entanto, o aprendizado deve ser feito de uma maneira alegre, que crie no coração delas o entusiasmo infantil pelas coisas de Deus. 

A boneca e o carrinho não podem ser objetos de barganha. “Se você não orar ou não ler a Bíblia não poderá brincar”, ou algo neste gênero.

3 - Chatice não é santidade 

a- O que significa ser santo?

Santidade não significa separação física, é o conhecimento associado à prática da Palavra de Deus. Na oração sacerdotal Jesus Cristo orou assim: Pai, santifica-os na verdade, a tua Palavra é a verdade (João 17.17). 

Quando ensinamos a Palavra de Deus aos filhos estamos lhes proporcionando chance deles próprios desenvolverem o discernimento necessário entre a vontade divina e as coisas desse mundo. 

A programação da televisão precisa ser acompanhada pelos pais, pois por meio do televisor a criança se depara com o mundo. Os pais precisam saber o que os filhos assistem e passar-lhes a noção do que é certo e errado através do que está sendo assistido. Os pais não devem proibir nada sem antes dar as devidas explicações com argumentos bíblicos, fazê-las receber a verdade com prazer. 

b - Autoridade e abuso de autoridade

Dizer simplesmente “não” é fácil. A consequência da negativa gera conseqüências desastrosas no futuro. A proibição sem explicações é exercício de tirania e não de autoridade. O autoritarismo provoca revolta, enquanto que a autoridade gera respeito. 

Pais autoritários dificilmente conseguem ganhar seus filhos para Cristo. Se um dia eles vierem a se converter, será por intermédio de outras pessoas fora do círculo familiar. Os filhos sufocados por pais autoritários tendem a rebelar-se; filhos que convivem debaixo da autoridade paterna tendem a admirar seus pais. A admiração gera imitação. A grande satisfação dos pais é ver seus filhos seguindo seus passos de fé por conta própria e não por força. O plano de Deus ao criar a família é que os pais biológicos sejam também os pais espirituais da sua prole. Então, ore por seus filhos e se dedique bastante para praticar uma educação cristã exemplar.

Conclusão

Deus é o Criador de todas as coisas, inclusive das famílias. Portanto, ter a Bíblia Sagrada como o manual de fé e prática, apresentado--a à criançada é o melhor método de educação. Usemos, tendo como foco principal o Novo Testamento.

E.A.G.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Salmos 100 - Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH)



Cantem hinos a Deus, o SENHOR, todos os moradores da terra!
 ♦ 
Adorem o SENHOR com alegria e venham cantando até a sua presença.
 ♦ 
Entrem pelos portões do Templo com ações de graça, entrem nos seus pátios com louvor. Louvem a Deus e sejam agradecidos a ele. 
 Pois o SENHOR é bom; o seu amor dura para sempre, e a sua fidelidade não têm fim.

 Nova Tradução na Linguagem de Hoje
 (SBB)

CRENTES AMARGURADOS E O ANTÍDOTO DA AMARGURA

Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá ao Senhor, atentando diligentemente por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus, nem haja alguma raiz de amargura que brotando vos perturbe e por meio dela, muitos sejam contaminados” - Hebreus 12.14-15.

O crente vive sua fé. Está ocupado na Obra, seja como membro de uma equipe de obreiro dentro de uma congregação evangélica ou trabalhando de maneira não-oficial, evangelizando nas horas vagas e dando seu bom testemunho dentro da sua rotina diária. Então, de-repente ocorre uma situação injusta contra ele, provocada por alguém que ele tinha em grande conceito dentro desta comunidade evangélica. Ele procura apoio dos irmãos, mas fica totalmente desamparado pela liderança e pela irmandade. E dessa situação, surge a desmotivação para dar andamento nas suas tarefas da igreja. Este crente e os que provocaram a situação de desmotivação caíram numa armadilha diabólica!

Das armadilhas do inimigo das nossas almas, com o objetivo de atrapalhar o avanço do Reino de Deus e a caminhada espiritual dos cristãos individualmente, a que mais aprisiona almas é plantar amargura no coração humano.

A amargura sempre contamina a muitos, e a carta ao hebreus (12.14-15) alerta a todos a não ser cristão faltoso no cuidado de si mesmo, avisa a cuidar para não ser um agente que planta sementes de amarguras e contamina a muitos com ela. Quem propaga a amargura no meio do povo de Deus está fora do alcance da graça, não vive em santidade.

Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia. Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus em Cristo, vos perdoou” - Efésios 4.31.

Aos corações amargurados, o perdão é o único antídoto eficaz contra a amargura. Quando existe vontade de perdoar quem errou, então, os amargores são esquecidos, o clima mal do passado ruim fica realmente para trás, as lembranças paralisantes não voltam à tona no momento presente, e a vida no futuro volta a ser frutífera.

E.A.G.