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sábado, 6 de julho de 2019

O irmão que repreende outro irmão merece perdão?


Jesus Cristo não proíbe aos cristãos julgar. Sobre isso, relembre comigo alguns trechos da Bíblia Sagrada.

A orientação de Jesus é para que o julgamento tenha como base as Escrituras. Cristo disse: "Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça" (João 7.24). Não é à toa que tenha feito esta orientação, pois a Palavra é comparada "ao fogo e ao martelo que esmiúça a pedra" (Jeremias 23.29) e como a luz que ilumina o caminho" (Salmos 119.105). O "ide" de Cristo não é um mandamento de ordenança apenas para evangelizar quem está perdido no mundo, o "ide" também exige aos cristãos maduros que ensinem aos cristãos ainda não amadurecidos na fé (Marcos 16.15; Mateus 28.19-20). E nesta situação de ensinar, temos figurativamente a violência do martelo, do fogo destruidor e da iluminação do Evangelho. E isto deve ocorrer contra o pecado e contra a incontinência do pecador que ama o pecado e não quer se desprender dele.

Alguém poderia perguntar: Qual a finalidade de propagar o pecado alheio? O pecado precisa ser confrontado. Falar da vida alheia é diferente de apresentar a Palavra para pessoas, que necessitam dela. A boa Apologia Bíblica combate o pecado. Não é falta com o amor e o respeito, não acusa o próximo, vai contra a situação, não visa agredir o pecador. Aponta o pecado e indica a solução do problema. Relembremos aquela passagem em que o apóstolo Paulo repreendeu o apóstolo Pedro, porque ele estava se comportando de modo censurável. Precisamos ter a mesma motivação entre os nossos irmãos. Conferir: Gálatas 2.11.

Deus odeia a iniquidade (Salmos 45.7). Se a pessoa ama realmente a Deus, é portadora do mesmo sentimento que Ele possui. Quando o pecado é cometido por pessoas que se dizem cristãs, dentro do círculo evangélico, ninguém deveria ter dúvidas que o assunto precisa ser abordado de maneira contundente, deixar claro que a devassidão e outras práticas pecaminosas são refutadas por toda a cristandade. O crente não pode ser conivente com o estilo de vida em pecado continuado, o pecado alheio não deve ser aceito na comunidade dos crentes em Cristo. Fazendo assim, não julgamos  a ninguém, é a Palavra que anunciamos que exerce o julgamento (1 Coríntios 6.10; Efésios 5.5).

Em seu ministério, Paulo escreveu cartas porque se mostrava zeloso, portador do zelo de Deus, era ciente de seu compromisso de preparar os irmãos como uma virgem pura para o seu marido (2 Coríntios 11.2). A Palavra de Deus é pura (Provérbios 30.5). E por ser pura, tem o poder de produzir pureza, isto é, limpeza (João 15.3). A noiva de Cristo é pura, como então eu posso me fazer de cego, surdo e tetraplégico ao encontrar impurezas no meio cristão?

Temos que tomar cuidado, porque há pecado cometido por ação e outros por omissão. Omitir-se de exortar ao que necessita de exortação nos coloca em falta perante o Senhor. Confira: Tiago 4.17. 

A oportunidade que temos de apreender o conhecimento da Palavra de Deus, não nos é dada pelo Senhor para que retenhamos conosco. Todo cristão tem o dever de compartilhá-lo, para edificar vidas. E nesta condição, a Palavra precisa ser exposta em tempo e fora de tempo, por inteira, não apenas usando aquelas passagens que soam agradáveis. O objetivo é repreender, corrigir, exortar baseado na doutrina de Cristo (Ver 2 Timóteo 2.2). Então, o que dizer ao adúltero? “Tudo bem, continue na sujeira do seu pecado”? Ou falar “os adúlteros não herdarão o reino de Deus”? (Apocalipse 22.15). Ora, é claro que a filosofia humana precisa ser descartada e a Palavra anunciada, para que o pecador tenha a oportunidade de tonar-se limpo das impurezas causadas pelas atividades da carne.

Vivemos nesse mundo para fazer provocações. Por quê? “Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem. Para estes certamente cheiro de morte para morte; mas para aqueles cheiro de vida para vida” (2 Coríntios 2.15-16).

Conclusão

A missão da Igreja é transformar vidas através do poder do Evangelho de Jesus Cristo. Anunciar o amor de Deus, conscientizar sobre o exercício da fé acompanhada das obras, trabalhar para que haja restauração de vidas, agir contra o pecado. Não apenas os cristãos em geral, mas principalmente os pastores e conselheiros de casais devem permanecer em constante vigilância, lembrando-se do alerta contido em Tiago 3.1 ("Meus irmãos, não sejam, muitos de vocês, mestres, sabendo que seremos julgados com mais rigor.") e 1 Coríntios 10.12 ("aquele que pensa estar em pé veja que não caia."). 

quinta-feira, 4 de julho de 2019

Vontade de viver - dois garotos lutam contra cobra gigante




Mateus 6.31 - Deus quer apenas nos dar o que comer, beber e vestir?


"E por que se preocupam com o que vão vestir? Observem como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. Eu, porém, afirmo a vocês que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não fará muito mais por vocês, homens de pequena fé? Portanto, não se preocupem, dizendo: “Que comeremos?”, “Que beberemos?” ou “Com que nos vestiremos?” Porque os gentios é que procuram todas estas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de todas elas. Mas busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas lhes serão acrescentadas" - Mateus 6.28-31 (NAA).

Usando este texto bíblico, mais de uma vez presenciei cristãos, cheios de boa intenção, interpretá-lo afirmando categoricamente que o nosso Pai celeste não está interessa em nos abençoar além do prato de comida de cada dia, do copo de água e das roupas que precisamos nos resguardar.

É complicado ouvir pregadores dizer que Deus não pretende nos abençoar no campo financeiro ou material, após haver orado e ter sido atendido pelo Pai celeste. O Senhor é soberano, age de muitas formas, deseja o nosso bem-estar. Milagres acontecem na vida do crente em Cristo, e não há como explicar tais ocorrências,  só nos resta agradecer por cada uma delas. O que dizer mais? Orei considerando meu Deus o meu Pai e simplesmente após isso esqueci que havia feito a oração e o milagre aconteceu.

O apóstolo Tiago (capítulo 4 e versículos 1 ao 3) nos ensina a orar e receber a resposta positiva do Pai celeste. Ele escreveu: "De onde procedem as guerras e brigas que há entre vocês? De onde, senão dos prazeres que estão em conflito dentro de vocês? Vocês cobiçam e nada têm; matam e sentem inveja, mas nada podem obter; vivem a lutar e a fazer guerras. Nada têm, porque não pedem; pedem e não recebem, porque pedem mal, para esbanjarem em seus prazeres".

Ao orar ao Pai, o Pai vê quais são as nossas motivações e o nosso jeito de se relacionar com as pessoas em nossa volta, vê se há dentro de nós ambição egoísta, sabe se existe ou não intenção de compartilhar com os irmãos a bênção que solicitamos. Não seremos atendidos caso faltar em nós o amor ao próximo. Ao orar, que o objetivo seja nobre.

Numa pesquisa do grego koiné, sobre Mateus 6.31, vi que os verbos “comer” e “beber” estão restritos ao sentido em português que usamos, porém, “vestir” vai além do sentido de vestuário. O termo (“peribalô”) abrange tanto as roupas quanto investimentos. 

A raiz dessa palavra é “peri”, usado como superlativo, indica figurativamente tempo , assunto e ocasião e lugar; literalmente, conota “circunstância” e “propriedade”.

“Ballõ” é um verbo, significa lançar (-se) com veemência.

Disto, podemos entender que além de “o que iremos vestir?”, a tradução também poderia ser outra, remetendo às situações de trabalho digno, salário justo, residência, estabilidade financeira. Mas observando diversas traduções da Bíblia, os tradutores que consultei, tanto em português quanto em inglês, escolheram verter “peribalô” se referindo apenas às vestes.

E.A.G.