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sexta-feira, 22 de julho de 2016

Resposta ao leitor de Belverede - Jeú, Jezabel, Pastor Ailton José Alves e sua defesa de usos e costumes da Assembleia de Deus como cultura do céu


Mulher corre livremente na praia


O artigo Jeú, Jezabel, Pastor Ailton José Alves e sua defesa de usos e costumes da Assembleia de Deus como cultura do céu [ ¹ ], publicado por mim aqui no Belverede em 15 de fevereiro de 2015, tem rendido um número considerável de visitas e algumas destas visitas têm se manifestado. Coloco em evidência a participação mais recente e a minha resposta. Aproveito para esclarecer que não há nenhuma motivação de ordem pessoal quanto ao meu posicionamento e que em momento algum exponho meus pensamentos com intenção de agredir pessoas.

"É impressionante como os liberais se incomodam com a pregação do nosso pastor presidente, eu já ouvi esta mensagem várias vezes e em momento algum eu vi o Pr. Ailton dizer que mulher que usa calça ou brinco ou qualquer adereço vai ao inferno. Nosso pastor é um homem que conhece a Escritura, jamais diria isso, o que ele está pregando é o que faz parte desta igreja desde que ela foi fundada. As pregações de Jesus também eram contestadas, porque iam de encontro aos pecados e interesses dos escribas e fariseus, chegaram até a chamar Jesus de endemoninhado. Mas é impossível alguém que está livre do mundo se interesse em viver preso debaixo de jugos de homens, como você dizem que os assembleianos de Pernambuco vivem. Eu só queria perguntar para vocês porque esta igreja cresce tanto?"
João Roberto, 20 de julho de 2016, 17h08.

Meu caro irmão José Roberto.

Por favor, pelo simples fato de existirem pessoas discordantes em um assunto que lhe interessa, não os classifique de liberais. Não liberamos nada, apenas fazemos exposição e aplicação bíblica como ela é, sem aumentar ou diminuir o conteúdo da Bíblia Sagrada. Da minha parte, não estou incomodado com a pregação. O que incomoda é saber da rigidez de regras extrabíblicas aplicadas contra as mulheres - e afirmando que tais excessos inconvenientes ser coisa da parte de Deus. Sabemos que é coisa de homem, de origem unicamente carnal.

Você diz não ser testemunha de seu pastor afirmar que as mulheres que usam calça comprida, maquiagem e brincos estão condenadas ao inferno. Admiro-me com sua afirmativa! O que está subentendido no título do vídeo? O que ele quer afirmar neste título cujos dizeres são "os usos e costumes da Assembleia de Deus são cultura do céu"? Esta afirmação é infeliz, perigosa e deve ser refutada por todas as pessoas que amam a Cristo.

Usar o púlpito para pregar temas extrabíblicos é algo de extrema gravidade! Seu pastor faz isso com frequência?

"Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele. Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso" -  Provérbios 30.5,6.

Não é correto comparar Jesus com o seu pastor. Jesus pregou apenas a Palavra de Deus com seriedade, jamais cometeu esses excessos pecaminosos.

Você perguntou porque a Assembleia de Pernambuco cresce? O Estado Islâmico, composto de terroristas, também cresce, mas nada há de espiritual nele; os times de futebol Corinthians e Flamengo também crescem, porem tais agremiações não buscam agradar a Deus; a corrupção cresce e precisa ser combatida com veemência e muita coragem... O motivo de crescimento? As obras da carne agradam ao coração de todos os seres humanos que não vigiam!

Preste atenção no texto bíblico, ele também responde sua pergunta, e procure ler em sua Bíblia o contexto dele.

"Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: Não toques, não proves, não manuseies? As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens; as quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne" - Colossenses 2.20-23 (trecho sublinhado por mim).

Abraço.

Paz do Senhor.

domingo, 17 de julho de 2016

Somos peixes de Cristo


"E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens" - Mateus 4.19.

Ao chamar os discípulos para segui-lo, Jesus comparou os homens pecadores como um grande cardume (Mateus 4.19). E num determinado momento, nós cristãos, ouvimos alguém falar de Jesus Cristo e o plano redentor que Deus preparou para salvar a humanidade, prestamos atenção na mensagem, cremos na Palavra de salvação e fomos “pescados”. 

Então fomos libertos das águas poluídas pelo pecado, não mais nos alimentamos de desejos pecaminosos, nadamos em águas puras e cristalinas, comemos o pão que vem do céu e nos fortalecemos através do poder do Espirito Santo. Ainda estamos neste mundo, entretanto aguardamos a morada celestial, o lugar espetacular de se morar, que Jesus nos prometeu (João 14.2).

E.A.G.

sábado, 16 de julho de 2016

A prosperidade que eu li na Bíblia Sagrada


"Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo" - Romanos 10.13.
“Da abundância do seu coração fala a boca” - Lucas 6.45.

Não é possível alguém dar aquilo que não tem. Quem não possui amor sincero, o máximo que conseguirá doar é o amor fingido; quem não conhece o Salvador no íntimo de seu ser, o máximo que conseguirá falar sobre Ele é o que ouviu outros dizerem a respeito dEle.

Equilibre-se!

Nas Escrituras Sagradas, Antigo e Novo Testamento, idiomas hebraico e grego, os vocábulos paz, bênção e salvação, entre outros significados, também significam prosperidade. Não representam apenas o acúmulo de riquezas, mas o bem-estar do espírito, da alma e do corpo; tem a ver com estabilidade em todos os sentidos.

Eu penso que o pregador que não centraliza Jesus Cristo em sua pregação, insiste em repetir incentivos ao acúmulo de bens e dinheiro, não é seguidor de Cristo. Aquele que prefere pautar suas mensagens apenas em coisas dessa vida, segundo o raciocínio do apóstolo Paulo, com muita certeza eu digo que é o mais miserável dos pecadores (1 Coríntios 15.19).

Na outra ponta do extremismo, aquele que vive apenas a pensar no relacionamento da raça humana apenas na condição seres espirituais, erra. Primeiro, Deus criou a parte física de Adão e só depois soprou a vida em seu corpo. O Criador que fez o corpo, a alma e o espírito do ser humano, agiria de maneira incoerente dizendo amar o mundo inteiro e enviando Jesus ao mundo para salvar apenas o espírito de cada um de nós - e que se arrebente a alma e o corpo dos servos fiéis? Nas Escrituras Sagradas, Antigo e Novo Testamento, os vocábulos paz, bênção e salvação, entre outros significados, também significam prosperidade. Não representam apenas o acúmulo de riquezas, mas o bem-estar do espírito, da alma e do corpo; tem a ver com estabilidade em todos os sentidos: saúde, finanças, emoções, espiritualidade.

Precisamos dia após dia conhecer mais a Bíblia Sagrada e empreender esforços para que ela permaneça, em todas as situações que vivemos, como a nossa regra de fé e de prática. Assim, nenhuma pregação ouvida nos púlpitos de igreja, conselho em roda de conversa ou mensagem escrita deverá ser aceita sem antes passar pelo crivo das Escrituras.

Só aquilo que estiver de acordo com a Bíblia deve ser guardado no coração.

1 - Na Bíblia, encontramos o equilíbrio de Paulo em contato com a pobreza e a riqueza: “Tanto sei estar humilhado como também ser HONRADO; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de FARTURA como de fome; assim de ABUNDÂNCIA como de escassez” – Filipenses 4.12.

2 - Na Bíblia, conhecemos a oração de Agur, homem desejoso de ser uma pessoa sincera, distante de gente dissimulada e mentirosa, cujo coração não queria ser pobre e também não queria ser rico. “Afasta de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; dá-me o pão que me for necessário” – Provérbios 30.8.

3 - Na Bíblia, aprendemos que ser um trabalhador e ter a condição de desfrutar do salário do próprio labor é um presente divino.

“Eis o que eu vi: boa e bela coisa é comer e beber e gozar cada um do bem de todo o seu trabalho, com que se afadigou debaixo do sol, durante os poucos dias da vida que Deus lhe deu; porque esta é a sua porção. Quanto ao homem a quem Deus conferiu riquezas e bens e lhe deu poder para deles comer, e receber a sua porção, e gozar do seu trabalho, ISTO É DOM DE DEUS ” – Eclesiastes 5.18-19.

Concluindo

Foi Jesus que disse: mais bem-aventurada coisa é dar do que receber (Atos 20.35).

Logicamente, Jesus não quer que você, após a conversão, passe a viver uma vida miserável. Não quer que o cristão rico empobreça, não deseja que o trabalhador, que pela fé nasceu outra vez, fique desempregado, e o desempregado que ama a Deus morra de fome. O Senhor não quer gente crente em eterna dependência de descrentes, perambulando vestido de farrapos a pedir esmolas, não quer ver o crente como o mendigo fedorento que ninguém sente prazer em ter por perto.

Também não é da vontade dEle que o pobre se transforme em um milionário, esnobe e avarento. A vontade do Senhor é que todos nós confiemos nEle, confiança maior do que a depositada no saldo da conta bancária, ou em alguém de carne e ossos. Ele quer que eu e você sejamos compartilhadores das bênçãos que recebemos e que nunca sejamos pessoas egoístas.

E.A.G.

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Igreja, uma agência evangelizadora

EBD - Terceiro trimestre de 2016 - CPAD - O Desafio da evangelização: Obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as Boas Novas a toda criatura. Comentarista: Claudionor de Andrade. Lição 3: Igreja, uma agência evangelizadora.
Por Eliseu Antonio Gomes 

A Teologia Sistemática classifica a Igreja de Cristo com dois conceitos que se encontram nas Escrituras: igreja invisível e igreja visível. 

A igreja visível está identificada com aquele grupo de pessoas que se reúnem em nome de Jesus em várias partes do globo terrestre. É a igreja geográfica, étnica, forjada num tempo, numa história e numa cultura. É a igreja que celebra a Cristo em várias partes do planeta (Atos 2.1; 13.1-2).

Em relação à igreja invisível, as Escrituras Sagradas se referem a ela como a Igreja, Corpo de Cristo, formada por milhões de pessoas de todos os tempos e lugares. Essa igreja é atemporal e sem limites geográficos. Nela, estão presentes crentes do passado, do presente e do futuro. A Bíblia chama essa igreja  de o Corpo Místico de Cristo; nome dado à Igreja Universal que Jesus fundou, onde Ele se fez o "cabeça" da Igreja, a "pedra da esquina".

A Igreja Invisível é a geração eleita, sacerdócio real e povo adquirido por Deus, para que exista, basta duas pessoas congregarem-se sob a invocação de Cristo, para que Ele se manifeste entre ambas e, por intermédio delas, aja abençoando. A reunião de duas ou três pessoas, invocando o nome do Senhor, perfazem um número suficiente para que se tenha uma comunidade proclamadora do Evangelho (Mateus 18.20; 1 Pedro 2.9; Mateus 18.20).

A definição da palavra igreja

A Igreja já foi definida como uma assembleia dos que foram chamados para fora. Nessa definição, vemos que a etimilogia do termo grego ekklésia é bastante emblemática. Temos duas palavras distintas nesse vocábulo. Ek: "de"; "para fora". Kaleõ: significa "ser chamado"; "ser convocado".

A Ekklésia grega era uma assembleia de cidadãos intimados para fora de suas casas, a fim de tratar de algum assunto de interesse público. Tendo em vista a natureza da "igreja" grega, aprouve ao Senhor Jesus usar o mesmo termo para nomear a universal assembleia de homens e mulheres provenientes de todas as nações da terra.

Jesus poderia ter dito "Sobre esta pedra fundarei a minha sinagoga". Caso tivesse dito, limitaria a atuação de seus discípulos, pois os judeus, numa localidade gentílica, não seriam chamados para fora, para anunciar Deus e Cristo a todos os povos, mas convocados para dentro da nação de Israel e dentro de congregações israelitas adorariam a Jeová sem a obrigação de compartilhar sua fé com os gentios.

A Igreja de Cristo é superior à assembleia grega e mais sublime que a sinagoga judaica. Ela, por ser a Igreja e pertencer a Cristo, jamais deixará de ser um organismo, ao passo que estas nunca transcenderão os limites de organização.

É importante frisar que a Igreja Primitiva evangelizava sem se descuidar das necessidades dos pobres e necessitados. Se por uma lado, dava-lhes o pão do céu, por outro, não lhes negava o pão saído do forno, para sustentar o corpo físico.

Filipe, o evangelista (Atos 9.6-7)

Há cerca de 2 mil anos, um anjo mobilizou Filipe a sair de onde estava, ao encontro de um etíope, alguém que desejava pelo conhecimento do Deus vivo. Mesmo tendo em mãos o livro do profeta Isaías, aquele homem não conseguia compreendê-lo. Quão glorioso é o fruto que resultou da disponibilidade de Filipe em sair da sua zona de conforto rumo ao necessitado. Sem mencionar os demais frutos que possivelmente  o etíope deve ter ganho para Cristo, passando a lição que aprendeu adiante.

Assim como o etíope, existem muitas almas esperando por um cristão disposto a compartilhar o conhecimento do Plano da Salvação. Os servos do Senhor são compelidos a expandir as paredes da igreja, ir onde estão os perdidos. Jesus morreu por todos e deseja que todos saibam que poderão ser salvos por intermédio do seu sacrifício na cruz (Isaías 53.1-12; Mateus 9.12-13).

A Igreja Primitiva em Antioquia (Atos 13.1-2)

Não sabemos quem fundou a igreja em Antioquia. Mas temos a informação bíblica que aqueles obreiros anônimos souberam como edificá-la na Palavra de Deus e no poder do Espírito Santo, e que tinham visão missionária bíblica.

Os discípulos de Cristo que fixaram residência em Antioquia não demoraram a realizar missões. Eles evangelizaram gregos, bárbaros e romanos, e a partir daquele momento a Igreja de Cristo, dirigida pelo Espírito Santo, começou a universalizar-se, até chegar a nós, os crentes do século 21. Dentre membros daquela igreja, saíram os primeiros missionários transculturais do Cristianismo e aquela igreja passou a ser conhecida como a igreja missionária, um modelo para todas as igrejas que se comprometem a enviar missionários, sustentá-los no campo e assistir aos que retornam da obra.

A proclamação

Se a igreja evangeliza e faz missões, é verdadeira.

Ora, se a natureza da Igreja de Cristo é a proclamação do Evangelho, ela deve peregrinar de proclamação em proclamação até que o Senhor venha, pois subsiste pela proclamação e pelo ensino da doutrina dos profetas e dos apóstolos.

A Igreja de Cristo se faz conhecida pelo evangelho que proclama, pela doutrina que ensina e pelo discipulado que emprega na formação de novos crentes. Alguém afirmou, certa vez, que a Igreja não é um clube de iates, mas uma frota de pesqueiros. De maneira sutil e delicada, esclareceu que a principal tarefa da Igreja é a evangelização; deixou patente que a Igreja, por sua natureza e vocação, é a agência por excelência de evangelismo e missões. É assim descrita porque Cristo estabeleceu-a e deu a ela a suprema missão de anunciar o Evangelho a toda criatura.

A primeira grande verdade proclamada sobre Jesus, no Novo Testamento, é que Ele é o Filho do Deus vivo (Mateus 16.16). Caso não o apresentamos como Filho de Deus, poderemos até apresentar uma bela peça de oratória, mas jamais a autêntica pregação evangélica. Se não pregarmos um Cristo que não procede de Deus, jamais convenceremos o mundo do pecado, da justiça e do juízo. E por este motivo, o Senhor ordena que os convertidos sejam batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Mateus 28.19).

Em segundo lugar, ao realizar a proclamação evangelística, é necessário apresentar ao pecador Jesus Cristo como Aquele que morreu como Verdadeiro Homem e Verdadeiro Deus, o Crucificado de Deus que veio tirar o pecado do mundo.

Em terceiro lugar, proclamar a Cristo como o Ressurreto de Deus. Se proclamamos a morte sem anunciar a ressurreição, nossa evangelização será incompleta. O pecador precisa ouvir que Jesus não ficou preso à cruz, nem detido no sepulcro, mas que, após três dias, ressurgiu com poder e glória. Que cada pecador saiba que Jesus morreu e ressuscitou e agora ainda está vivo, intervindo no mundo e governando a Igreja, por meio do Espírito Santo.

A quarta etapa da proclamação evangelística, é apregoar o Cristo Vivo, tal qual fez o apóstolo Pedro na Declaração de Cesareia (Mateus 16.16). É necessário fazer o pecador saber que Jesus está no controle do universo, da História e da nossa vida. Deus não se esconde em sua transcendência, antes, revela-se amorosamente; em suma imanência o Pai intervém na história do universo por meio do Filho. Ao proclamar que Jesus, além de morrer e ressuscitar, acha-se no governo de todas as coisas, nós afirmamos ao pecador que Ele não é mais um entre os fundadores de religiões e seitas, nós o entronizamos como o Rei dos reis e o Senhor dos senhores (Apocalipse 19.16).

O quinto passo ao anunciar o Evangelho ao pecador, é fazê-lo entender que Cristo é o Deus pessoal. Quando o profeta Isaías escreveu a mensagem sobre a concepção virginal de Maria, deixou claro que o Filho, assim como o Pai, seria um Deus pessoal. Emanuel: Deus conosco (Isaías 7.14; Mateus 1.23). Assim sendo, proclamemos que Jesus quer, além de ser o Rei dos reis e Senhor dos senhores, firmar um relacionamento pessoal íntimo com o ser humano. Precisamos dizer ao pecador que Jesus é o Deus comigo, Deus contigo, que a presença dEle permeia o corpo, a alma e o espírito de toda pessoa que o recebe como Senhor e Salvador.

Conclusão

A evangelização é a missão prioritária da Igreja, mas, infelizmente, muitos cristãos não dão a devida importância à ordenação de Cristo (Mateus 28.19-20), pois estão preocupados em erguer grandes templos. É importante  ressaltar que não há nada de errado eme erguer um templo confortável, bonito e espaçoso, afinal, evangelizando almas o número de membros aumenta e as almas convertidas congregarão nele. O erro reside em utilizar todos os recursos e energia na construção e abandonar a pregação do Evangelho.

Não há tempo a perder, sabemos que Jesus virá e precisamos evangelizar hoje. Os discípulos de Cristo sempre serão chamados para fora, com a finalidade de proclamar o Evangelho. Toda vez que faz isso, age como luz no mundo e sal da terra, ilumina as trevas com a exposição da verdade e preserva os tecidos sociais mais comprometidos, esclarecendo a vontade de Deus.

A Igreja de Cristo está devidamente aparelhada pelo Espírito de Deus, para ensinar a verdadeira doutrina. Nosso testemunho, portanto, não deve ficar emparedado, nem aprisionado pela burocracia eclesiástica. Se somos Igreja, agiremos como Igreja. Sairemos a evangelizar e a fazer discípulos até a fronteira final deste globo, anunciando que Jesus salva, batiza com o Espírito Santo e cura os males do corpo.

E.A.G.

Compilações
Ensinador Cristão, páginas 22, 37; ano 17, nº 67, julho-setembro de 2016, Bangu, Rio de Janeiro - RJ (CPAD).
Lições Bíblicas - O Desafio da Evangelização: obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as Boas-Novas a toda criatura - Professor - Claudionor de Andrade, páginas 20 a 24; 3º trimestre de 2016, Bangu, Rio de Janeiro - RJ (CPAD).
O Desafio da Evangelização - Obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as Boas-Novas a toda criatura; Claudionor Gonçalves; páginas 29 a 37; 1ª edição 2016; Bangu, Rio de Janeiro - RJ (CPAD).

2 Corintios 5.17 - deixando o passado para trás


"Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo" - 2 Coríntios 5.17 (NTLH).

E.A.G.