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domingo, 4 de março de 2012

Thalles Roberto - Quando a igreja ora (letra e vídeo)



Quando essa Igreja ora, Deus começa a operar
Todos os cativos são libertos pela presença de Jesus
'Invoca-me e te responderei' Assim diz o Senhor
Levante tuas mãos agora e clame a Jesus

Eu sei que esse nome tem poder pra libertar
Não há nada e ninguém que possa resistir
Ao poder do toque de Jesus
Ao poder do nome de Jesus

Quando essa Igreja ora, Deus começa a operar
Todos os enfermos são curados pela presença de Jesus
'Invoca-me e te responderei' Assim diz o Senhor
Levante tuas mãos agora e clame a Jesus.

As mulheres do século 21

Por Dora Bomilcar

No último mês estive na formatura do meu filho. Naquela noite cem formandos estavam recebendo o diploma de economia e administração para ingressarem no mercado de trabalho. Minha surpresa foi constatar o grande número de mulheres se formando em carreiras predominantemente masculinas. Estas jovens corajosas viveram ao lado de logarítmos, sentenças matemáticas, raízes quadradas, num mundo matemático.

Mas nem sempre foi assim. No dia 8 de Março de 1857, em uma fábrica de tecidos na cidade de Nova York, mulheres reivindicavam algo bastante simples: uma jornada de oito horas de trabalho por dia e equiparação salarial com os homens que desempenhavam igual função. Unidas, elas decidiram pelo protesto seguido de uma greve,  com o objetivo de amedrontá-las e dar uma solução rápida ao impasse, os donos da fábrica, agindo em conjunto com a polícia, trancaram as portas de emergência e atearam fogo, num desenfreado desespero de mostrar a sua superioridade. O saldo dessa tragédia foi a morte de 129 mulheres por afixia. Foi criado então o Dia Internacional das Mulher.

No Brasil o trabalho da mulher é menos valorizado do que o do homem. Segundo a CEFI (Centro de Estudos da Família e do Indivíduo), 25 % das mulheres se queixam que sofrem agressão física da própria casa onde moram com os filhos. Dados estatísticos revelam que 60% das famílias são monoparentais, isto é, "chefiadas" por apenas uma pessoa: a mulher.

Em nosso país em torno de 25% das mulheres estão assumindo cargos executivos, enquanto nos Estados Unidos e na Suécia o índice é de 60%. A concepção greco-romana de associação do poder da mulher à beleza, ao amor, ao romantismo, à sedução continua intocada e cada vez mais valorizada. Mas também coube a ela mesma descobrir a sua inteligência.

A mulher, que sempre foi responsabilizada por todos os filhos, quer sua saúde permitisse ter ou não, passou a programar quantos queria, ou melhor, podia. Só que as responsabilidades femininas cresceram e as mudanças geraram outras preocupações; o medo das ameaças de câncer, varizes, frieza sexual, obesidade.

O fantasma da culpa continuou assustando a mulher porque sempre coube a ela o cuidado da família. Como uma Débora (mães que oram pelos filhos), gostaria de lembrar mães que fizeram diferença extraordinária no mundo em que viviam e também através de seus filhos.

Alguns exemplos

Isabel, Eunice, Hagar, Joquebede, Maria, a mãe sunamita são mulheres que permitiram que Deus realizasse grandes feitos através de sua vida.

Corrie Ten Boom, Suzana Wesley, madre Tereza, Alberta King, Betzy Moody, Morrow Graham, Flora Lewis, Catherine Marshaw, Paula Bowoeffer contribuíram dentro e fora das paredes de sua casa para que o mundo tivesse um impacto tremendo.

Mulheres da antiguidade deixaram grandes legados para a mulher do mundo atual. Com elas aprendemos a vestir os necessitados ensinando a bondade e a embalar o berço ensinando a ternura. Com elas aprendemos a preparar os alimentos ensinando a repartir, a construir uma família ensinando a confiar, a plantar flores ensinando a trabalhar, a erguer as nossas mãos ensinando a orar.

Como a única mulher no meio de quatro homens em casa, quero sugerir a você leitora uma ida ao "salão de beleza". A beleza de cada parte do corpo depende da sabedoria e de alguns cuidados especiais:

Para os pés: Como são belos os pés dos que anunciam boas novas (Romanos 10.15).

Para as mãos: ...fazendo algo de útil com as mãos para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade (Efésios 4.28).

Para os olhos: Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz (Mateus 6.22).

Para os cabelos: Como é bom e agradável quando os irmãos vivem em união! É como o óleo precioso derramado sobre a cabeça... (Salmo 133.1-30).

Para o rosto: A sabedoria de um homem...muda o seu semblante carregado (Eclesiastes 8.1); A alegria do coração transparece no rosto... (Provérbios 15.13).

Para a língua: O falar amável é árvore de vida... (Provérbios 15.4).

Para os lábios: A sabedoria está nos lábios dos que têm discernimento (Provérbios 10.13).

Um último lembrete para você mulher: valorize a vida, administre o tempo, controle as emoções, use corretamente a tecnologia e por fim lembre-se de que Deus não a rejeita.

Dora Bomilcar de Andrade é formada em Teologia e Pedagogia, é coordenadora do Ministério Desperta Débora e apresenta o programa Entre Amigas na Rádio Transmundial. Casada há 31 anos com o Pr. Paulo de Andrade, tem três filhos.

Fonte: Lar Cristão, ano 24, nº 120, maio-junho de 2011.

sábado, 3 de março de 2012

EBD 2012 Igreja verdadeiramente próspera

Viver em triunfo é pecado? Quem pode mostrar em qual parte das Escrituras Jesus mandou você e eu ser um derrotado. Vida triunfalista não é vida em pecado é vida em Cristo (2 Coríntios 2.14).

A prosperidade é bíblica. São Francisco de Assis pecou ao dizer que a miséria é sinônima de espiritualidade. A miséria não é bênção, é consequência da preguiça e de políticas econômicas erradas (Provérbios 19.15; 29.12; Eclesiastes 10.5, 17; Salmo 33.12).

Deus criou o ser humano como matéria e não abandona a matéria humana que criou.

Não é possível "brigar" contra os sentidos das palavras. É fato que salvação e paz significam prosperidade, saúde, bem-estar físico. Ponto final, ou vamos mudar o sentido desses termos? Não é possível mudá-los.

Prosperidade - definindo biblicamente o que é.

Ao abordar a prosperidade bíblica, mesmo que escrevamos textos apontando para as etimologias de palavras contidas na Bíblia, nos idiomas em hebraico e grego, sempre aparece alguém para dizer que fazemos defesa da famigerada e herética Teologia da Prosperidade. Eu sei que não existe conteúdo bíblico que apoie essa heresia. Eu não a apoio, mas também não me omito em tratar do assunto prosperidade bíblica.

Não temos condição de afirmar com certeza em qual faixa financeira Jesus Cristo cresceu. A vida dEle está registrada nas Escrituras apenas no período de três anos e meio, quando já estava com 30 anos de idade, e parte em que era uma bebezinho e criança. A vida socioeconômica de José e Maria não era detalhe importante para nós – se fosse, estaria relatada nas páginas do Novo Testamento. Então, se pobre ou rico, o estilo de vida na infância e adolescência de Jesus e seus familiares não nos serve como parâmetro para defesa de vida religiosa em riqueza ou pobreza. Mesmo assim, existem incautos defendendo a miséria, dizendo que Cristo era um pobretão. Temos os relatos neotestamentários apenas de Jesus como evangelista e pastor. E é necessário levar em consideração que nem todos entre nós são evangelistas itinerantes, não é? E quem não é deve proceder como se fosse? Não...

Jesus não pregou em favor da riqueza e nem da pobreza. Ensinou a ser liberal e condenou a avareza. Note as diferenças. Os discípulos que andaram com Ele por três anos e meio viveram como se nada tivessem, mas tinham as suas posses. Não encontramos uma ordem para que eles vendessem tudo o que tinham e distribuíssem o valor das vendas aos pobres.

As riquezas são embaraços aos avarentos e egoístas, então Jesus alertou sobre ela, dizendo que é difícil um rico entrar no céu (mas nada é impossível para Deus). Da mesma maneira, encontramos alertas aos incontinentes adúlteros e fornicários, porque a beleza física e o sexo são tropeços para a vida deles. Temos que vigiar em tudo, saber usar o que temos com prudência em todo tempo, para cumprir os planos divinos. Da mesma maneira que existe advertência quanto ao uso das riquezas, existe também dirigida às relações sexuais. Ora, partindo dessa premissa, então, devemos ser seres assexuados?!

Jesus foi enfático em dizer que no mundo teríamos aflições. Ele não pediu aos cristãos para cruzarem os braços e resignados aceitarem viver em aflição permanente, mas alguns cristãos seguem ignorando tal fato. Jesus veio salvar a todos, não há dúvida disso, porém, existe quem esteja inchado contra a verdade e despreza as vitórias que Deus quer nos dar. Quem passa por aflição precisa crer que existe saída para os problemas, e lutar contra o mal porque a vitória é certa.

Marcos 10.28-30 é um texto pertinente para refutar aqueles que defendem a Teologia da Miséria. Note as letras maiúsculas: "E Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós tudo deixamos, e te seguimos. E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho, QUE NÃO  RECEBA CEM VEZES TANTO, JÁ NESTE TEMPO, EM CASAS, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, E CAMPOS, com perseguições; e no século futuro a vida eterna."

Você e eu não conhecemos a vida financeira de todos os apóstolos. Da turma de doze homens, o Novo Testamento fez o relato de apenas três após a subida de Cristo ao céu: Pedro, João e Tiago. E... Me mostre algum texto bíblico que prove que eles viveram em miséria... Não existe tal texto!

Quem faz defesa da Teologia da Miséria usa o trecho bíblico encontrado em Filipenses 4.12,13. Mas essa passagem não contém apologia da miséria e da pobreza. Paulo ensinou sobre a necessidade do desapego às coisas materiais. Ele nos faz saber que sabia viver bem na fartura e na abundância, revela que não existia no coração dele o risco do sentimento de autossuficiência.

Desprezando os ensinos de Cristo e dos apóstolos, os defensores da miserabilidade entre os cristãos, dizem que as pessoas que pregam a prosperidade bíblica são marqueteiros e alienadores. E generalizam, acusando os crentes que recebem a prosperidade de Deus como pessoas desonestas, menos confiáveis que espíritas e católicos. Eu fui vítima de alguém que disse isso! No meio do trigo existe o joio. Não devemos generalizar em situações de crentes dando mal testemunho. Não podemos afirmar que todos os espíritas e católicos são melhores que os evangélicos ao negociar. E, em minha opinião, quem incentiva o crente a se conformar com o câncer, e outras doenças, diz que derrota e miséria são coisas de cristãos são os verdadeiros alienados e alienadores... Esses são os falsos profetas, os falsos irmãos, são inchados com religiosidade e vazios de unção de Deus.

Os tais afirmam que ter a riqueza e o bem-estar físico é amar o mundo. É preciso distinguir a palavra "mundo" na Bíblia. Deus amou o mundo de tal maneira que enviou Jesus para salvá-lo.  O planeta é criação de Deus e foi feito para o ser humano viver, desfrutar, dominar. O mundo em que o malígno está é o sistema de maldades, inveja, mentira, orgulho, egolatria e idolatria, de rebelião ao mandamento de amor.

O crente sincero adquire a sã consciência e temor santo a Deus lendo a Bíblia Sagrada, é sal na sociedade porque ama ao Senhor, independente da condição financeira. Para ser sal na terra não é preciso estar inserido na miséria. Existe gente pobre e rica distante de Deus, gente materialista com e sem dinheiro, porque o coração do ser humano é sempre avarento e egoísta quando não aceita a Palavra de Deus.

Mais de uma vez eu tive a oportunidade de conversar com os tais defensores da vida cristã miserável. E os provoquei a praticar o que pregam. Disse-lhes: distribua tudo que tem aos mais pobres, viva apenas com duas mudas de roupas... Sabe o que descobri? Eles desejam a miséria dos outros, a própria não.

E.A.G.

A mulher de Ló

"Lembrai-vos da mulher de Ló" - Lucas 17.32.

Quase que em unanimidade, a tendência humana é lembrar os exemplos positivos. Jesus Cristo recomendou a todos não esquecer do exemplo ruim da esposa de Ló.

O contexto mais próximo da recomendação de Jesus Cristo nos remete para o arrebatamento da Igreja. Mencionou que duas mulheres estarão descansando, uma será levada ao céu e a outra será deixada; duas estarão em afazeres domésticos, uma será salva e a outra continuará neste mundo; duas estarão trabalhando fora de casa, uma será salva e a outra não. A síntese é: aquele que perder a sua vida, a salvará e quem perder a sua sua a preservará (Lucas 17.32-37).

Não sabemos o nome da esposa de Ló, mas de seus interesses, sim, temos conhecimento. Ela era materialista. Deus ordenou que deixasse sua casa sem olhar para trás, e foi incapaz de obedecer uma ordem tão simples, mesmo sabendo que a cidade em que morava estava prestes a ser destruída.

As narrativas bíblicas ajudam a orientar a caminhada de fé, às vezes confusas. É necessário priorizar em nossos corações Deus e os seus mandamentos, o reino de Deus e a sua justiça, procedendo assim todas as coisas necessárias serão acrescentadas (Mateus 6.33).

E.A.G.