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Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Pão nosso de cada dia - qual o significado dessa oração?

Que a ênfase do nosso cristianismo seja no Abençoador e não nas bênçãos, precisamos empreender como busca principal ser servos do Senhor e não viver a serviço do materialismo.
Entretanto, convém lembrar que no Novo Testamento, termos encontrados no idioma grego, as palavras "salvação" e "paz", além de seus sentidos na perspectiva espiritual, também significam prosperidade material.
Assim sendo, entendo que todo cristão deve colocar Deus em primeiro lugar, e depois disso buscar sua prosperidade financeira sem que a consciência pese. Desejar ser próspero não é motivo para considerar-se materialista. Quando um cristão deseja vida estável não significa que ele é um cristão sem espiritualidade voltada aos céus.
A prosperidade bíblica está desvinculada de riquezas. De certo ponto de vista, ela é relativa. Podemos ser biblicamente próperos apenas com o sustento básico de cada dia, com uma vida cheia da graça e comunhão com Deus, com o próximo, conosco mesmo e com a natureza. Entretanto, é preciso dizer que jamais está ligada com penúria e miséria. O estômago que ronca com fome nunca é de alguém próspero biblicamente!
Muitos cristão não entendem o significado de "pão nosso de cada dia" (Mateus 6.11; Marcos 11.3). É interessante ver que o “pão cotidiano” é um pedido a Deus de coisas materiais, pedido este orientado por Jesus aos discípulos sobre como orar corretamente.
Segundo estudiosos no idioma original do Novo Testamento, o pão nosso de cada dia é figurativo. O termo “epiousios” não quer dizer o "pão de hoje", mas tem a ver com o futuro também. O termo é derivado de subsistência PERMANENTE, de tudo aquilo que é necessário SEMPRE, não é só o alimento. Mas, a interpretação que se faz disso é um quadro de quase miséria... Não é isso, o pão cotidiano tem a ver com estabilidade financeira, ser feliz, ser próspero, sentir-se bem em todos os sentidos.
E, “epiousios”, de Mateus 6.11, nos remete a primeira carta de Pedro, capítulo 5 e versículos 6 e 7. Ele escreveu: "Humilhai-vos debaixo da potente mão de Deus, porque a seu tempo Ele vos exaltará. Lançando sobre Ele TODA a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós".

Repare: a humilhação que devemos ter é debaixo da mão de Deus, essa humilhação se consiste em lançar diante do Senhor todas as nossas ansiedades. A mão de Deus é cheia de poder. Ao sermos humildes, nessa perspectiva do apóstolo Pedro, Deus nos exalta. Mas, nem todos os cristãos estão dispostos a lançar todos os seus anseios, julgam pecado orar sobre as coisas materiais, como se fazer isso fosse pecado.
Enfim, o fato de crer que Deus quer nosso bem material faz com que muitas pessoas do meio evangélico faça  suposições injustas. Não é correto afirmar que fulano e cicrano é mais materialista do que espiritual. Fazer essas conjecturas sempre será um julgamento sem bases sólidas, porque o coração alheio é terreno que só Deus conhece. 

E.A.G.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Hebreus 13.17 fazendo hermenêutica no grego nesta passagem bíblica

No YouTube, nas redes sociais, em sites e blogs encontramos diversas manifestações de internautas falando contra a autoridade pastoral. São declarações medíocres, declaram asneiras pois são interpretações descontextualizadas.

As pessoas que se deixam ser levadas por gente assim são dígnas de dó, pois estão sendo guiadas por cegos.

O grego é o idioma em que foi escrito o Novo Testamento, não é? Então vamos direto à fonte para derrubar a idiotice exposta pela pessoa do vídeo.

"Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil." - Hebreus 13.17.

Obedecei: no grego é “peithó”, verbo primário que significa concordar de maneira gentil, confiar profundamente, ser amigo, e, exatamente a palavra que encontramos na tradução Almeida Revista e Corrigida (obedeçam).

Pastores: no grego é “hêgeomai”. E significa lideres, comandantes, ter o governo. “Hegeomai” é a forma média de “ago” (liderar, ir à frente, mostrar o caminho) e “hêgemon”, usado para pessoas que possuem autoridade sobre outras. É derivado de “eksêgeomai” (explicar detalhadamente).

Sujeita-vos: “upeikw”. Quer dizer “ceder” no sentido de atender à autoridade, não resistir à admoestação, aceitar a condição de submissão.

Fonte: The King James Version with Strong's References

domingo, 18 de setembro de 2011

Recado do Pr. Silas Malafaia para Edir Macedo

Recentemente, num programa de rádio o líder da Igreja Universal do Reino de Deus disse que 90% dos cantores evangélicos são possessos de demônios. O Pr. Silas Malafaia respondeu.

O conteúdo desse vídeo é oficial, pois está postado no canal que Malafaia tem no YouTube.

Você já leu toda a Bíblia?

"Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração" - Hebreus 4.12.

Algumas vezes, eu me deparei com a afirmação de pessoas declarando que já leram a Bíblia inteira mais de cem vezes na vida. Número impressionante, considerado como virtude. Não discuto se é virtuosidade ou não.

Quanto a mim, eu já li a Bíblia toda. Fiz isso usando a tradução Almeida Revista e Corrigida (SBB) e também a Nova Versão Internacional (Editora Vida)...Mas em ambas eu ignorei as partes de genealogias.

Com certeza, na ARC eu li a Bíblia toda duas vezes e uma vez na NVI. Foram leituras seguindo tabelas de programas de leituras. Você lê capítulos e anota que leu...

Mas acho que as minhas leituras completas foram mais de duas. Não sei quantas com exatidão porque leio a Bíblia frequentemente e sem anotar que li. Faço isso desde o ano de 1983. São leituras sem programar onde começar e onde terminar. Costumo ler por assunto, quero saber o que está escrito sobre um determinado tema, então pesquiso de Gênesis 1.1 ao Apocalípse 22.21, sem pressa, com oração... O mais recente estudo assim foi sobre dízimo - levei três anos analisando esse tema. 

Agora, estou lendo o livro de Neemias, por conta das Lições Bíblicas, a revista de escola dominical editada pela Casa Publicadora das Assembleias de Deus... Leio o livro usando a versão Almeida Século 21 (publicado pelas Edições Vida Nova) e faço a leitura fazendo comparações com outras traduções e versões bíblicas.

Termino a minha declaração "eu li a Bíblia inteira" dizendo que mais importante que ler é entender, e mais importante que entender é obedecer, porque a Bíblia é a Palavra de Deus. Enfim, muitos leitores das Escrituras Sagradas são denominados como cristãos, porém, nem todos eles são servos de Cristo.

Não precisa responder se leu toda a Bíblia. Minha pergunta é retórica, apenas um meio de promover a sua reflexão sobre o seu cristianismo.

E.A.G.

Texto postado, originalmente, na comunidade Assembleia de Deus-Belém, plataformas Orkut e Facebook.