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quinta-feira, 20 de novembro de 2008

NOSSA LÍNGUA PORTUGUESA, COM CERTEZA (OU DÚVIDA?)

Extático - adjetivo (do grego, ekstatikós)
1 - Relativo ou pertencente a êxtase; 2 - Em êxtase, caído em êxtase, enlevado, absorto. 3 - Causado por êxtase. 4 -
familiar Maravilhado, pasmado, boquiaberto.

Estático - adjetivo (do grego, statikós)

1 - Relativo ou pertencente à estática. 2 - Relativo ou pertencente a corpos em repouso ou a forças em equilíbrio, em oposição a dinâmico. 3 - Em repouso; imóvel. 4 - Em equilíbrio, estável. 5 - Não dinâmico.

Michaelis 2000 - Moderno Dicionário da Língua Portuguesa.

Romanos 10.17

A fé é pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus (Romanos 10.17). Blog Belverede. Eliseu Antonio Gomes. https://belverede.blogspot.com.br

"A fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus."
Romanos 10.17.

1 CORÍNTIOS 14.34 - LUZES DA HERMENÊUTICA SOBRE A QUESTÃO DAS MULHERES CALADAS NA IGREJA

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Ler a Bíblia Sagrada sem contextualizar os textos que lê é complicado!

Infelizmente há muitos isolando 1 Corintios 14.34-35.

As pessoas que apelam ao fato de que as mulheres devem ficar caladas na igreja fazem uma hermenêutica equivocada. É uma interpretação que entra em choque com a atitude de Paulo em reconhecer o ministério feminino nas igrejas, cria um disparate direto com 1ª Coríntios 11.5, onde lemos o apóstolo endossando a ação delas, quando ele afirma que as mulheres poderiam profetizar e orar durante os cultos.

A controvérsia que encontramos da parte de muitos que afirmam que as mulheres devem ficar mudas nas reuniões é pelo fato de um conhecimento superficial das Escrituras. “Falar”, no versículo 34 do capítulo 14 da carta de Paulo aos crentes coríntios, à luz do contexto histórico do registro bíblico da vida de Paulo, é no sentido de perguntar. Naquela congregação havia um grupo de mulheres interrompendo a reunião. Repare o versículo 35: “se querem aprender alguma coisa, interroguem (perguntem) em casa aos seus maridos”.

Outra vez: O fato de haver a liberação para orar e profetizar prova que a proibição era focada num problema específico e jamais dirigida de maneira geral às outras mulheres daquela congregação ou outras congregações contemporâneas, ou à Igreja nos séculos que viriam.

O próprio apóstolo Paulo citou o ministério feminino ajudando-o: Priscila, Maria, Trifena, Trifosa, Pérside (Romanos 16.1-7, 12).

Ademais, o Novo Testamento lista diversas outras mulheres no serviço ministerial: Maria Madalena, Joana, Suzana, “muitas outras” (Lucas 8.1-3), Dorcas (Atos 9.36-42), Febe (Atos 16.1-2).

E.A.G.