Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 25 de maio de 2009

A GLÓRIA, O ORGULHO E A QUEDA DO REI UZIAS - PARTE 2

Aprendendo com os erros de Uzias
.
Nossas conquistas não podem ser comparadas com a grandeza das realizações de Uzias, mas mesmo assim precisamos creditar ao Senhor todas os sucessos que conquistamos. Se o sucesso, as riquezas, as influências e o poder fazem parte das nossas vidas, sejamos gratos. Deus espera de nós a adoração, a honra e a obediência.
.
Após o profeta Zacarias falecer, Uzias não buscou a Deus como deveria, e do ciclo de bênçãos passou a viver o período de castigo por seu descaso com as coisas santas na Casa do Senhor.
.
Ele desprezou a autoridade sacerdotal e não reconheceu outras lideranças proféticas que estavam disponíveis. Era contemporâneo dos profetas Isaías, Amós e Oséias.
.Com os altos e baixos da vida de Uzias, aprendemos que precisamos respeitar o ministério que Deus designa a outros. Não nos esqueçamos que por mais importantes que venhamos a ser na sociedade, sempre haverão certas atividades que o Senhor confiou a outros e não a nós. Não podemos ultrapassar limites, não podemos desdenhar dos planos divinos para nossos semelhantes. Deus julgou Uzias, acometendo-o de lepra, por ele ter usurpado prerrogativas que cabiam só aos sacerdotes (confira: Êxodo 30.1-10).
.Deus ajudou Uzias a vencer três grandes inimigos. Ele derrotou filisteus, arábios e menunitas. Deus é também conosco e temos condições para vencer a carne, o mundo e o diabo. Depende única e exclusivamente de nós mesmos viver essa tripla vitória.
.A lição sobre prosperidade na vida de Uzias
.Buscar a Deus é garantia de prosperidade? Desprezar a Deus significa cair em miséria? Sim e não, se só definimos prosperidade como aquisição de riquezas, de prestígio e poder.
.
O autor de Crônicas deixa claro que não devemos concentrar-nos apenas em buscar o sucesso, mas sim em buscar a conhecer a Deus e o que Ele deseja de nós. A fidelidade ao Senhor não garante que Ele nos fará prosperar com riquezas, apesar dEle nos abençoar com essas dádivas também, como vimos no exemplo de Uzias. O que Deus garante é que, sempre que o buscarmos, desfrutaremos da prosperidade de encontrá-la na perspectiva do amor e da paz e da razão da nossa esperança.
.
.
Consultas: Bíblia de Estudo Vida (Editora Vida); Bíblia Vida Nova (Sociedade Religiosa Edições Vida Nova); Bíblia de Estudo NVI (Editora Vida).

A glória, o orgulho e a queda do rei Uzias - parte 1

A soberba precede a ruína – Provérbios 16.18.
.
Uzias é chamado de Azarias no Livro de Reis. Cogita-se que Uzias fosse seu nome de entronização e Azarias o nome pessoal. Reinou por 52 anos em Judá, a partir dos 16 anos, entre 791 a 740 a.C.
.
O nome Uzias significa “O Senhor é a minha força”, enquanto Azarias significa “A quem o Senhor ajudou”.
.
Ele foi um rei notavelmente bem-sucedido em Jerusalém, guerreiro e administrador competente, hábil em organizar e delegar. Teve êxito na guerra e na paz, no planejamento e na execução de seus projetos em terra e mar; em edificar cidades e desenvolver a agricultura e pecuária. Suas realizações lhe trouxeram a grande fama, pois chegou a expandir as terras de seu reinado a ponto dela ser igualada ao tamanho geográfico do tempo em que Salomão reinava. Teve vitórias sobre as nações ao seu derredor, contando com a ajuda do ministério do profeta Zacarias e um exército altamente treinado e fiel portando equipamento bélico de ponta para a sua época.
.
Depois da morte de Zacarias, demonstrou fraqueza ao dar lugar ao pecado do orgulho, superestimou sua importância ao considerar as grandes conquistas que obteve. Vendo todas as coisas que empreendeu e que deram certo, presunçoso, aos poucos deixou a soberba dominar seu coração e lhe cegar. Ao acumular os atributos do rei e dos sacerdotes ao mesmo tempo, que era proibido aos hebreus, daí por diante sofreu de uma contagiosa doença da pele. Como rei, segundo a Lei de Moisés não poderia adentrar no Templo e queimar incenso no altar de incenso, que ficava no Lugar Santo (Êxodo 30.1-8; Números 3.10).
.
Falhou feio, pois Deus não lhe havia designado a função do sacerdócio. Além disso, deixou de remover muitos dos símbolos de idolatria na terra. (2 º Reis 15.4).
.
Parte do orgulho de Uzias também veio da sua falta de gratidão. Os cronistas dos Livros de Reis, capítulo 15.1-7, e Livros de Crônicas, 26.1-23, não fizeram nenhum relato de que ele tenha mostrado algum apreço a Deus pelas maravilhosas dádivas que recebeu. Ele não reconheceu que seu sucesso proveio do favor de Deus, que lhe deu saúde e tino certo para governar, e através das pessoas que estavam em sua volta e o ajudaram (2 Crônicas 26.5, 8, 11-13).

Mesmo na morte e no sepultamento o rei Uzias permaneceu isolado. Em vida ele conheceu períodos de grande glória, mas por não dar crédito a Deus por suas vitórias, e com soberba profanar o Templo, passou ao ostracismo total e irreversível, se tornando leproso e morando em local isolado até morrer. Em geral, o corpo do rei era depositado no sepulcro real como última homenagem, mas ele ao ser enterrado não recebeu a honra de ser sepultado junto aos outros reis de Israel.

Isaías começou seu ministério no ano da morte de Uzias (Isaías 1.1)..


domingo, 24 de maio de 2009

O mau-humor e Jesus



Tela O Grito, obra de Edvard Munch
.
“Entrega o teu caminho ao Senhor, confia n'Ele e o mais Ele fará” - Salmo 37.5.
.
Existem dias em que alguns acordam se sentindo como se estivesse com a alma em má sintonia consigo mesmo, e com tudo e todos. Nestes momentos, até parece que a pessoa carrega um enorme peso invisível nas costas.
.
Diante dessa fase humana, descrita como mau-humor, quem já reconhece a Jesus Cristo como Salvador e Senhor, lembra-se que Ele troca a bagagem d'Ele, que é leve, pela nossa, que é tão difícil de ser suportada (Mateus 11.28-30).
.
Diante dos conflitos internos e externos da vida, de posse do fardo leve do Senhor, temos condições de viver dias melhores. Que assim cada um de nós possamos ser uma grande bênção para quem convive conosco.
.
A nossa alegria contagia.
.
E.A.G.

DEUS É MAIOR QUE TODOS OS PROBLEMAS


sábado, 23 de maio de 2009

BLOGOSFERA - NOVOS PROBLEMAS COM O SITE HISTATS


Desde o dia de ontem o blog não recebe as informações do site Histats.

Este blog estava há um ano e meio fazendo análises do número de visitas através deste site. Infelizmente, até agora não está sendo possível acessá-lo mais, nem através do Google. Aparentemente, o site saiu do ar. Espero que tudo retorne ao normal e com os dados intactos.

Não é apenas aqui neste blog que a falha de conexão ocorre. Já aconteceu problema parecido em dezembro de 2008, durou quase 48 horas. Fiz um post de registro: aqui.

Segundo o Histats, a origem de quem nos prestigia é diversa. Eles vêm dos cinco continentes, estão representados num total de 98 países. Internautas do Brasil, de Portugal e dos Estados Unidos são os que mais comparecem.

E.A.G.

AS ESCRITURAS AUTORIZAM O DIVÓRCIO?

Por Dennis Allan

Jesus disse: "Quem repudiar sua mulher e casar com outra comete adultério; e aquele que casa com a mulher repudiada pelo marido também comete adultério" (Lucas 16:18). Também disse: "Quem repudiar sua mulher, não sendo por causa de relações sexuais ilícitas, e casar com outra comete adultério" (Mateus 19:9). A palavra do Senhor sobre o divórcio é rígida, especialmente quando vista da perspectiva de uma sociedade que valoriza o prazer e os sentimentos acima de compromissos e deveres.

Algumas pessoas que até reconhecem a rigidez de Deus quanto ao divórcio acreditam que Paulo abriu uma certa brecha em 1 Coríntios 7:10-11 – "Ora, aos casados, ordeno, não eu, mas o Senhor, que a mulher não se separe do marido (se, porém, ela vier a separar-se, que não se case ou que se reconcilie com seu marido); e que o marido não se aparte de sua mulher." Será que o versículo 11 anula a ordem do versículo 10? Deus proíbe o divórcio em um versículo e o autoriza no seguinte?

Além da dificuldade óbvia de uma contradição imediata, uma análise do texto nos mostra que o versículo 11 não se trata de permissão para divorciar e sim, instrui sobre como agir uma vez que alguém já pecou.

Uma construção gramatical paralela em 1 João 2:1 esclarece o sentido. Naquele versículo, João disse: "Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo". Aqui, como em 1 Coríntios 7:10-11, a primeira parte comunica a vontade de Deus (Não se separar/Não pecar) e a segunda parte explica o que a pessoa desobediente deve fazer depois de pecar (Não casar-se ou reconciliar-se/Procurar o Advogado).

O ensinamento de Paulo, como o de Jesus, é claro. Não devemos divorciar. A pessoa que pensa em divorciar, dizendo que não pretende casar com outra pessoa depois, ainda estaria desobedecendo a palavra do Senhor. Estaria fazendo exatamente o que Deus proíbe, assim transgredindo a lei divina. João disse: "...o pecado é a transgressão da lei" (1 João 3:4). Ao mesmo tempo, esta decisão de divorciar cria uma situação difícil para a pessoa repudiada. Jesus avisou: "Qualquer que repudiar sua mulher, exceto em caso de relações sexuais ilícitas, a expõe a tornar-se adúltera; e aquele que casar com a repudiada também comete adultério" (Mateus 5:32).

Vamos evitar a crueldade, o adultério e a condenação de Deus. Vamos ser fiéis ao compromisso absoluto do casamento e amar os nossos cônjuges – até que a morte nos separe.

Fonte: Estudos da Bíblia

sexta-feira, 22 de maio de 2009

TRINDADE - REFLEXÃO BÍBLICA SOBRE O PLURAL DO VERBO FAZER EM GÊNESIS 1.16

"Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança" - Gênesis.1.26 a.
Esta passagem deixa claro que existia mais de uma pessoa no momento da criação do ser humano. Era alguém que juntamente com Deus poderia criar o homem vivente. Podemos concluir com certeza que Deus não se dirigia à corte dos anjos, como afirmam os unicistas, pois a classe angelical não tem o poder de criação, nem muito menos suscitar vida humana. Somente Deus tem esse poder. Além disso, não há sustentação para cogitar na hipótese que a raça humana foi criada à semelhança dos anjos.
Ao observar na'aséh, que é a palavra hebraica para “façamos”, em Gênesis 1.26, encontramos no contexto bíblico, nas outras ocorrências do Antigo Testamento, que os judeus chamam de Tanack, que ela está aplicada somente a quem tem a capacidade de fazer, criar. Ou seja, Deus se dirigia à Pessoa de Jesus Cristo e ao Espírito Santo.
E.A.G.