Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quinta-feira, 28 de maio de 2009

GRAÇA - PRESENTE DIVINO PARA VOCÊ



Graça é uma palavrinha simpática que permeia nossa vida. É um vocábulo tão usado em nosso vocabulário que não paramos para observar o quanto ele é especial e profundo.


Muitas gentes dão graças antes das refeições, somos gratos ou agradecidos pela bondade de alguém, somos inundados com a sensação de gratificação ao receber uma boa notícia, congratulamos pessoas quando elas são bem-sucedidas, recepcionamos graciosamente amigos em nossa casa, damos gratificações aos funcionários que nos servem com excelência.

O contrário da graça, nós também ouvimos e falamos bastante, porque vivemos num mundo que há um ciclo de altos e baixos.

O mundo jaz no malígno, a falta de amor entre os semelhantes é a semente que faz brotar desgraças. Um bate, outro revida; fulano ofende e ciclano responde xingando; beltrano pede e não é atendido na sua solicitação, então, rouba.

Alguém é acometido pela tragédia, então, dizemos que a tal pessoa caiu em desgraça. Se não recebemos o feed back por algo de bom que fizemos a alguém, logo pensamos ou dizemos que o tal alguém é ingrato. Quando uma pessoa faz outra ficar irada, provavelmente, será emitida a frase: "você é um desgraçado!". O cidadão que não é bem-vindo, é classificado como persona non grata.

É no seio familiar, por intermédio dos pais, desde crianças, que nós recebemos os primeiros contatos com a graça ou a falta dela. Algumas famílias por muitas gerações transferem heranças de fracassos ou de sucessos. O bisavô, viciado alcoólico, passou o vício ao avô, que por conseguinte contagiou o filho com o gosto pela bebida. Ou o bisavô, médico-cirurgião, inspirou sua prole a exercer o sagrado ofício e o amor pela medicina virou a marca registrada de todos numa casa.


No filme O Último Imperador, de Bernardo Bertolucci, a criança escolhida como o último imperador da China vive uma vida de grande explendor, cercada de um número incontável de servos ao seu redor para atender os seus desejos. Alguém lhe pergunta: o que acontece quando você faz alguma coisa errada? Ele responde que outros são castigados no lugar dele. Para exemplificar, pega um jarro e atira-o no chão fazendo-o em pedaços. Logo, surge uma pessoa e castiga um dos servos que estava próximo ao menino imperador.

A graça de Deus para conosco é assim: nós erramos feio, e Jesus Cristo foi castigado em nosso lugar, indo parar pendurado na cruz do calvário e sofrer o pior dos sofrimentos até dar a própria vida por nós. Esta graça nos faz amigos de Deus, porque o sangue que Cristo derramou é capaz de limpar todas as manchas de pecados que cometemos. Basta reconhecer que somos pecadores, pedir o perdão a Deus e nos propor a não repetir o mesmo erro de antes.

O mundo não entende a graça de Deus, pensa que para recebê-la é preciso ter méritos, ser alguém que mereça tão grande favor. Mas, não há nada que eu faça que fará Deus me amar mais, e não há nada que eu faça que fará com que Ele me ame menos. O significado da palavra graça é" favor não merecido". Não depende de quem somos e nem do que fazemos, mas do amor que Deus tem por nós. Ele nos amou de tal maneira que quis dar o seu único Filho para que nós não fossêmos castigamos pelos erros que cometemos.

O mundo todo tem motivo de sobra para chorar. Se nós, cristãos convertidos a Jesus, não estamos chorando é porque estamos sendo agraciados pela bondade de Deus. Sejamos gratos a Ele, que nos ama. Temos a capacidade de irradiar e fazer este mundo mais cheio de graça. Podemos iniciar ciclos de bênçãos e eliminar os de desgraças levando a mensagem de salvação, explicando ao mundo perdido que a graça do Senhor está manifesta entre nós, basta receber Cristo como Senhor e Salvador pessoal.

O Evangelho de Jesus Cristo é o veículo que transporta ao coração humano a graça restauradora de Deus para toda a Humanidade, expressa no amor divino. Todos nós que conhecemos a Deus temos uma história de amor para contar. Comuniquemos as Boas-Novas, então.

E.A.G.

Observação: Esta matéria é a mistura de autoria própria com a compilação adaptada do artigo de autoria de Priscila Campos publicada na revista Canaã News, ano 8, de abril de 2008. Ilustração: capa da revista Natura - ciclo 08/2009.

Veja mais neste blog:

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Águas profundas - David Quinlan

Gopel Hits - www.youtube.com/watch?v=tjFJD_ezy_0

MATEUS 24.19 - AI DAS GRÁVIDAS!

Duas interpretações
.

Analisando o texto do capítulo 24 do Evangelho de Mateus, vemos que nesta profecia pode haver alusão à Grande Tribulação e ao mesmo tempo ser alusiva ao terrível acontecimento no ano 70 d. C., quando os romanos, sob o comando do imperador Tito, invadiu o templo e toda Jerusalém e os destruiu.
.
Nos versículos 1 e 2, lemos que Jesus, saindo do templo, observando o edifício, diz que não sobrará pedra sobre pedra dele. Porém, no versículo 3, Jesus e os discípulos já estão no Monte das Oliveiras, ou seja, já se trata de outro momento, quando é perguntado sobre o fim dos tempos e não sobre a derrubada do templo. Então, a resposta é: “ porque nesse tempo haverá grande tribulação, como desde o princípio do mundo até agora não tem havido e nem haverá jamais” (versículo 21).
.
Por haver este detalhe, são muitos os intérpretes que inteligam a profecia, afirmam, categoricamente, que Jesus previu dois momentos da História. Um já ocorreu e o outro ainda está no futuro. Isto, pelo fato do capítulo 24 de Mateus falar de duas coisas ao mesmo tempo (destruição do templo, e logo a seguir sobre os sinais do fim dos tempos). Assim, os dois assuntos são considerados interligados.

A barbárie ocorrida em 70 d. C
No período da invasão, muitos judeus derreteram e engoliram seus ouros para deles conseguirem sobreviver quando tudo voltasse à normalidade. Assim, os soldados romanos atacaram as grávidas, abrindo suas estranhas à cata de ouro.

Jerusalém foi destruída duas vezes. Foi sitiada 23 vezes, atacada 52, capturada e recaptuda num total de 44. Seu território se estendia por dois quilômetros quadrados, tinha uma população de 130 mil cidadãos.
Imagine, então, o caos que ocorrerá futuramente! É melhor ter Jesus no coração agora, subir no Advento do Arrebatamento da Igreja e não ter que correr o risco de passar por tamanha aflição. Mesmo sendo homem, não será fácil, pois temos nossas mães, irmãs, esposas e filhas.
E.A.G.

O QUE SIGNIFICA SER PENTECOSTAL?


A palavra Pentecoste deriva-se de outra, bíblica, que significa cinquenta (ou quinquagésimo). No Antigo Testamento, Pentecoste era uma festa instituíta por Deus: a Festa dos Cinquenta Dias, comemoração e agradecimento dos judeus a Deus pelas boas colheitas.
.

Por causa do Espírito ter descido na Igreja, batizado a muitos durante os dias da Festa de Pentecostes, se convencionou denominar quem crê no batismo e crê na atuação dos dons do Espírito Santo, na atualidade, como crentes pentecostais. Veja: Levítico 23.15-22; Atos 2.1; 20.16 e 1ª Coríntios 16.8.
.

O diferencial entre os crentes pentecostais e os tradicionais é a crença no batismo com o Espírito Santo nos dias de hoje. Os pentecostais crêem, e recebem o batismo e os dons, os tradicionais, não... Porém, somos iguais ao crer que a salvação é apenas crendo em Jesus Cristo. Como alguns dizem: maior é a semelhança que nos une do que a diferença que nos separa.
.

Fazer barulho ou fazer silêncio não são sinais de estar ou não cheio do Espírito. Ser cheio significa agir no tempo certo de Deus, existe o tempo ideal para falar e também para ficar calado (Eclesiastes 3.7).
.

Segundo os teólogos e sociólogos, tanto o Edir Macedo quanto o Missionário Soares são classificados como neopentecostais. É uma corrente diferente dos pentecostais e dos tradicionais. Trata-se de movimentos que surgiram a partir de 1960, aproximadamente, com a fundação da Igreja Pentecostal Deus é Amor, pelo Missionário David Miranda.
.
E.A.G.

JORNAL NACIONAL EXIBE TRABALHO SOCIAL DA IGREJA METODISTA



A Rede Globo quer dividir para conquistar telespectadores evangélicos?

Acho que era Napoleão quem usava estratégia assim. Quem sabe a investida da emissora não seja com este fim? Pensaram: "Vamos fazer parceria com parte dos protestantes, assim eles perdem sua unidade. Amizade com a Assembléia de Deus, Metodistas, Batistas, e continuemos com inimizade com a Renascer e a IURD". É uma pena se for essa a intenção, porque não é necessário tentar criar divisões para se manter no topo do IBOPE.

Espero que não, mas pensemos nisso. O futuro descortina tudo.

E.A.G.

INSTITUTO DE CRIMINALÍSTICA ISENTA RENASCER DE CULPA NO DESABAMENTO DO TEMPLO-SEDE

Em nota divulgada à imprensa nesta quarta-feira (27), o advogado Luiz Flávio Borges D'Urso, que representa a Renascer em Cristo, afirma que teve acesso ao laudo do IC (Instituto de Criminalística), entregue ontem à polícia. Segundo ele, os peritos isentam a igreja de responsabilidade pelo desabamento da sede em janeiro. O acidente causou nove mortes e deixou mais de cem feridos no Cambuci, zona sul de São Paulo.

Segundo o advogado, o laudo diz que o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), ao liberar a utilização do prédio em 2000, deixou de informar sobre uma das tesouras do telhado, que não havia sido reforçada corretamente. Segundo o IPT, todas elas estavam em ordem, e o prédio foi reaberto após uma reforma feita pela igreja.

O advogado afirma que o erro "gerou legitimamente para a Igreja Renascer a falsa sensação de segurança plena", que reabriu a sede. "A conclusão do laudo aponta esse 'vício oculto' como fator preponderante que desencadeou o desabamento. Dessa forma, é a análise técnica feita pelos peritos que, ao nosso entendimento, isenta de responsabilidade a Igreja Renascer quanto ao evento", defende.

A assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo informou que ainda não teve acesso ao laudo para se manifestar.

Fonte: Portal Renascer via UOL

Fido Dido - O que significa este nome?



 Por Eliseu Antônio Gomes

Você já ouviu algum cristão dizer que os crentes devem rejeitar o personagem Fido Dido e todas as marcas relacionadas a ele? Eu já, e logo considerei que a declaração de que Fido Dido era o mesmo que "filho do diabo", e que o dono da marca era uma pessoa satanista, seriam mais uma daquelas ondas de lendas urbanas encontrada em uma parte do meio evangélico . Invenção de fanáticos, pessoas compulsivas em procurar mensagens subliminares em tudo. Então, deixei o assunto de lado até hoje, quando a pergunta voltou à baila e fiz uma pesquisa na Internet.

Descobri que o personagem Fido Dido foi criado por Joanna Ferrone e Sue Rose em um guardanapo de papel num bar de Nova York em uma noite de 1985. Elas usaram apenas 15 linhas para criar a face inconfundível daquele rosto numa forma triangular invertida, com pontos no lugar de olhos e do nariz e cabelos arrepiados no topo da cabeça. Deram-lhe personalidade descontraída. A criação visava atingir os consumidores de histórias em quadrinhos, e demorou para cair na graça de todo o mundo. Começou a fazer sucesso apenas nos anos 90.

A filosofia de Fido Dido inspirou o "credo de Fido", um manifesto composto por 37 palavras contendo princípios orientadores, que contém a essência do personagem: Fido é pró fido; Fido não é contra ninguém; Fido é juventude; Fido não tem idade. Fido vê tudo; Fido não julga nada; Fido é inocente; Fido é poderoso; Fido vem do passado; Fido é futuro.

Em minha pesquisa, ainda constatei que tanto Fido quanto Dido são nomes próprios. Dido tem origem no latim, significa fiel. Já o nome Dido pertenceu a uma rainha de Cartago, que ficou conhecida por ser muito alegre, brincalhona e guerreira.

Fido é o sobrenome de uma personagem da série Harry Porter. Também existe uma cantora secular britânica que se identifica como Dido, inspirada na rainha de Cartago.

Cartago foi uma cidade poderosa entre os séculos V e III a.C., destruída em 146 a.C., situava-se na costa da Africa do Norte, na península onde hoje está a cidade de Tunis. Nela, adorava-se Baal Hammon, deus fenício, identificado pelos gregos como Cronos e pelos romanos como Saturno. Baal significa "senhor", entretanto, o significado de Hammon é incerto, sendo possível sua origem no Amón (ou Ammón – o oculto), símbolo do poder criador e "Pai de todos os ventos", na mitologia egípcia. Em seu nome se faziam sacrifícios humanos, "Moloc", como oferenda religiosa. Durante algum tempo associou-se controvérsia a este respeito: os restos humanos encontrados no tofet de Cartago haviam sido atribuídos a restos procedentes de crianças mortas por causas naturais ou a produtos de abortos humanos, ainda que a abundância de restos, a idade da morte das crianças, assim como a presença de restos animais que se supõe eram sacrificados em substituição de algumas crianças, provavelmente filhos de famílias poderosas, praticamente descarta a primeira idéia.

Fido Dido foi marca licenciada para servir de garoto-propaganda da Pepsico, refrigerante 7UP, mas logo foi substituído. Hoje, se transformou na marca de jeans, grife voltada aos consumidores jovens, feminino e masculino.

Fido Dido demonstra alegria e ao mesmo tempo parece desengonçado, não tem o biotipo de galã, não é bonito, não lembra o herói dos filmes de cinema. Tem cabelos arrepiados, não tem força física, mas ao mesmo tempo seu pulsar é forte, passa alegria de viver e sabe celebrar a liberdade. A garotada se identifica. Vê nele um ideal, um elo à questão existencial em que vive, pois a juventude procura autoafirmação enquanto cresce cheia de anseios, com mudanças no corpo e espinha no rosto.

Talvez seja por este perfil que Fido Dido seja um personagem tão querido. Ele cumpre bem o papel de companheiro do jovem complexado, mostra que há dignidade nas faixas etárias infanto-juvenil e adolescente.

A caminhada da felicidade
A importância de se fazer leituras devocionais e sistemáticas da Bíblia Sagrada
Credulidade mística
Definição de beleza: meninas branca e negra
Dica importante aos namorados
O que será de você após a morte?
O retrato do pequeno cidadão brasileiro

E.A.G.

Artigo liberado para cópias se indicado nome de autor e fonte de coleta. Isto é, Eliseu Antonio Gomes, blog Belverede (https//belverede.blogspot.com.br).

Consultas:
Forum Et Petits Annonces
Absolute Astronomy
Wikipedia (versão inglês)
Portal de Curiosidades.