Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Te amo tanto - Paulo César Baruk

Os simbolismos na parábola O Filho Pródigo

O Evangelho de Lucas e a liturgia de danças durante os cultos.


A parábola do filho pródigo é interessante. Apresenta o detalhe de uma festa em que a comemoração ocorre com danças.

Acho a cena descrita interessante. O filho retornou à casa do seu pai, que o considerava perdido. 

O Filho Pródigo é uma parábola que ilustra a volta de um alguém que estava desviado dos caminhos do Senhor, estava no mundo, se arrepende em se afastar dos planos de Deus para sua vida e retorna para a igreja. 

Será que Jesus era contra o ato de dançar em louvor a Deus? Jesus conta uma parábola, elabora uma narrativa para demonstrar a alegria, e faz isso dizendo que as danças ocorreram motivadas pela alegria do reencontro de um pai e seu filho. 

Nesta parábola, o pai é simbolização de Deus, que tomou a iniciativa da festa. E a festa com danças foi na casa do pai, que é figura da igreja e do céu.

Acredito que não existe na Palavra de Deus nenhuma incoerência. Não há simbolismos usando coisas condenáveis para apresentar a realidade das coisas santas. A passagem deixa duas perguntas aos que são contra dançar em louvor ao Pai: Dança na igreja é pecado? Como ajustar a doutrina da proibição das danças com Lucas 15?

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

ADMINISTRANDO CRÍTICAS

"Os ouvidos que atendem à repreensão são salutar, no meio dos sábios têm a sua morada. O que rejeita a disciplina menospreza a sua alma, porém o que atende à repreensão adquire entendimento" - Provérbios 15.32-33.



As críticas, quando embasadas nas Escrituras Sagradas, sendo sinceras e emitidas com amor, são construtivas. Não devem ser desprezadas.
.
Fira-me o justo, será isto uma benignidade; e repreenda-me, será um excelente óleo, que a minha cabeça não rejeitará...” - Salmo 141.5.
.
O rei Davi havia cometido assassinato e adulterado com a viúva do homem assassinado. Natã, um súdito de reino, era um profeta e o repreendeu. E não perdeu a sua vida por ter entregado a repreensão.
.
Existem quatro formas de criticar alguém.
.
• Falando bem de maneira sincera ;
.
• Falando mal de maneira falsa;
.
• Falando mal de maneira sincera;
.
• Falando mal de maneira falsa.
.
O bendizer de maneira verdadeira chama-se elogio e o bendizer de maneira falsa chama-se lisonja. O maldizer com verdades, quando feito sem critérios pode ser falta de amor e misericórdia; e o maldizer de maneira falsa é caluniar.
.
Ao cristão só cabe andar na verdade com amor e misericórdia . Não compete lisonjear e nem caluniar ninguém (Provérbios 16.21; 17.9) .
.
Não fique triste ou chateado com qualquer pessoa que o criticar. Quando acontece de ser criticado o correto é ir às páginas da Bíblia Sagrada analisar o conteúdo da censura, conferir se ela tem eco com o ensino do Evangelho do Senhor. Quando somos repreendidos com argumentações bíblicas é sinal que Deus nos trata como a filhos!
.
Você já deve saber disso:
.
• Paulo repreendeu Pedro e apesar da repreensão reconheceu a autoridade de apóstolo dele - Gálatas 2.7-11;
.
• Áquila e Priscila com brandura chamaram a atenção de Apolo sobre a forma errada que ele estava ensinando as Escrituras - Atos 18.26;
.
• e, Tiago, em sua carta, 5.19, diz que se algum de nós alertar um irmão e o tal se converter do seu erro salvaremos a alma dele.
.
E.A.G.

ROMANOS 8.37 - PERFIL DO VENCEDOR

"Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento.
Reconhece-o em todos os teus caminhos , e ele endireitará as tuas veredas" - Provérbios 3.5-6.
Descanse na Palavra de Deus, ela nos diz que em Cristo Jesus somos mais do que vencedores.
Para agir como vencedor é importante ter objetivos bem definidos na vida. Ter objetivos obriga-nos também a ter planejamentos. Só assim fazemos com que as coisas iniciadas terminem à contento.
O que você quer, queira mesmo! Existem várias pessoas que deixam de conhecer a vitória porque se distraem em suas caminhadas diárias e param de caminhar.
Nem tudo o que é atraente no percurso do caminho são coisas mais importantes do que o ponto de chegada da viagem. Mais importante do que fazer os planos é mantê-los ao longo do tempo, sem nunca perdê-los da vista, sem parar de agir, sem trocá-los por outras ocupações.
Quando não se é um alguém insistente o futuro é incerto. O amanhã é igual o de um viajante que arruma as malas e segue em viagem sem saber para onde vai e depois troca de destino na metade do caminho. Como fazer uma boa viagem se nem sabemos o que e quanto gastaremos? Se nem sabemos onde queremos chegar?
Para conhecer a vitória é necessário saber o que quer e empreender esforços até o fim. Para manter firme o objetivo da vitória, não trocá-lo por coisas que pareçam ser mais importantes do que o resultado positivo do que objetivamos, é preciso traçar a lista de prioridades, depois, manter-se fiel a ela.
Com Jesus somos mais do que vencedores porque Deus nos amou!
"Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores , por aquele que nos amou" - Romanos 8.37. Por causa das limitações do meu raciocínio humano, não encontro um modo de explicar melhor. esta passagem bíblica. Mas acompanhe essa minha linha pobre de pensamento : o soldado vai às trincheiras guerrear e volta vivo, íntegro e vitorioso. Fazem festas por sua bravura, ainda em vida, e muitas honrarias póstumas, colocando o nome dele nos anais da história do seu país.
Nós, crentes em Deus e Jesus, somos pessoas positivamente acima do perfil de vida e características desse soldado. A sua guerra, mesmo que não pareça, se não desistir de lutá-la, você já a venceu.
Então, não deixe as coisas pela metade.Termine tudo que começa, pois o valor de tudo está no final da sua tarefa e nunca no começo ou meio delas. Só quem termina as coisas que começou conhece o sabor da vitória.

E.A.G.

Kaká: "Desejo um Brasil com esperança em Cristo"

Jogador brasileiro, imortalizado no Maracanã, será um dos destaques da programação do Minha Esperança Brasil.

Melhor jogador do mundo em 2007, campeão mundial com a seleção brasileira e com o Milan e agora imortalizado no Maracanã, ao deixar as marcas de seus pés na Calçada Fama. Estes foram alguns dos títulos e honrarias do jogador brasileiro Kaká que dará seu testemunho de fé e esperança no primeiro dia das programações do Minha Esperança Brasil.

No início de outubro deste ano, no Estádio de San Siro, em Milão, Itália, o supercraque de futebol recebeu a equipe da Associação Evangelística Billy Graham, Greg Matthews – diretor do projeto na América Latina – e Joe Mott – coordenador de mídia e gravou o seu testemunho. Durante a entrevista, que durou aproximadamente duas horas, Kaká deu seu testemunho de esperança e fé, compartilhou as formas como Deus age em sua vida e falou sobre os planos para o futuro.

Joe Mott ficou feliz ao vê-lo testemunhar sobre Cristo com humildade, carisma e um coração de servo. "Foi muito especial conhecer a história que existe por trás da vida deste jogador. Deus trata de uma maneira muito especial com cada um de seus filhos, e cada um de maneiras diferentes", afirma Joe.

Considerado um exemplo de integridade e fidelidade a Jesus dentro e fora dos estádios, o jogador disse que o desejo do seu coração é que todos os brasileiros conheçam a esperança e o amor que há em Jesus Cristo.

E, claro, sua paixão pelo futebol também não ficou de fora da conversa. Com precisão de mestre, o jogador esbanja velocidade, garra e intimidade com a bola tornando-se peça fundamental dentro dos estádios. Uma das confirmações desta familiaridade com a bola e agilidade nos gestos aconteceu na disputa contra a Seleção da Venezuela no dia 12 de outubro quando Kaká abriu o placar em apenas cinco minutos do início da partida.

Até agora, mais de 50 mil igrejas e congregações participam do projeto e mais de um milhão lares abriram suas casas e tornaram-se Lares Mateus. “Estamos motivados para chegar o dia das transmissões quando, milhões de pessoas ouvirão sobre o amor de Deus por meio das pregações, das músicas e dos testemunhos de diversas pessoas, incluindo o jogador Kaká”, conclui Joe Mott.

Oremos para o Senhor Jesus transbordar misericórdia e amor em cada Lar Mateus!

Confira a programação completa:

Dia 6 de novembro, quinta-feira: / Clip Musical com cantora Aline Barros / Testemunhos impactantes / Mensagem Evangelística com Dr. Billy Graham. Duração 30 minutos.

Dia 7 de novembro, sexta-feira: / Clip Musical com o cantor Paulo Baruk / Testemunhos impactantes / Mensagem Evangelística com Franklin Graham. Duração de 30 minutos.

Dia 8 de novembro, sábado: Filme Evangelístico Compromisso Precioso, com duração de 90 minutos, sem intervalos comerciais.

Fonte: Minha Esperança Brasil

O empurrão da águia-mãe


A águia empurrou gentilmente seus filhotes para a beirada do ninho. Seu coração se acelerou com emoções conflitantes ao mesmo tempo em que sentiu a resistência dos filhotes a seus insistentes cutucões.

Por que a emoção de voar tem que começar com o medo de cair? Pensou ela.

O ninho estava colocado bem no alto de um pico rochoso. Abaixo, somente o abismo e o ar para sustentar as asas dos filhotes.

E se justamente agora, isto não funcionar?

Apesar do medo, a águia sabia que aquele era o momento. Sua missão estava prestes a se completar, restava ainda uma tarefa final... o empurrão. A águia encheu-se de coragem.

Enquanto os filhotes não descobrirem suas asas não haverá propósito para a sua vida. Enquanto eles não aprenderem a voar não compreenderão o privilégio que é nascer águia.

O empurrão era o maior presente que ela podia oferecer-lhes. Era seu supremo ato de amor. Então, um a um, ela os precipitou para o abismo. E eles... voaram!

Às vezes, nas nossas vidas, as circunstâncias fazem o papel de águia. São elas que nos empurram para o abismo. 

E pode ter certeza que, são elas, as próprias circunstâncias, que nos fazem descobrir que temos asas para voar.

Pense nisso, e comece a encarar os obstáculos, com 'outros olhos'.

Autoria desconhecida.

domingo, 2 de novembro de 2008

JULIO SEVERO- DERROTAS E VITÓRIAS NAS ELEIÇÕES MINICIPAIS DE 2008

Análise política da posição da Igreja Brasileira no cenário atual


"Não há a menor dúvida de que, de maneira espetacular, os candidatos homossexuais foram derrotados nas eleições municipais de 2008. Dos 128 milhões de eleitores brasileiros, um número inexpressivo de 66 mil (0,005% dos votos válidos) votou em candidatos LGBT. Dos 73 candidatos homossexuais, apenas 4 foram eleitos em todo o Brasil.
.
Esses resultados surpreendentes mostram que se Luiz Mott, considerado o maior líder homossexual do Brasil, tentar se eleger para prefeito, ele ficará famoso — do mesmo jeito que o Titanic ficou famoso".


Continue a leitura aqui.