Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

PL 122/2006: ROCK DAS ARANHAS - RAUL SEIXAS ERA HOMOFÓBICO?

.
Raul Seixas, o baiano precursor do rock brasileiro, teve altos e baixos em sua carreira. Marcou época e se foi deixando uma legião de fãs com muita saudade. O que todos não contavam, fãs ou não do cantor, é com a oposição que uma das suas letras sofreria após tanto tempo após sua morte: há ameaça de censura póstuma contra Rock das Aranhas - autoria de Raul e Claudio Roberto. Agora a música é vista como “políticamente incorreta” segundo os grupos gays.
Será que o roqueiro contava com essa situação? Será que passou pela cabeça dele que o seu baú geraria polêmica desse tipo? Pois é... Hoje, depois de tanto tempo que o Brasil está livre da ditadura, há o PL 122/2006 colocando em perigo de censura Rock das Aranhas.
Certamente Raul Seixas não era homofóbico, apenas prezava pela liberdade de expressão.
.
Rock das Aranhas: censura póstuma

"Subi no muro do quintal
E vi uma transa
Que não é normal
E ninguém vai acreditar
Eu vi duas mulher
Botando aranha prá brigar...

Duas aranha, duas aranha
Duas aranha, duas aranha
Vem cá mulher deixa de manha
Minha cobra
Quer comer sua aranha...

Meu corpo todo se tremeu
E nem minha cobra entendeu
Cumé que pode
Duas aranha se esfregando
Eu tô sabendo
Alguma coisa tá faltando...

É minha cobra, cobra criada
É minha cobra, cobra criada
Vem cá mulher deixa de manha
Minha cobra
Quer comer sua aranha...

Deve ter uma boa explicação
O que é que essas aranha
Tão fazendo ali no chão
Uma em cima, outra embaixo
A cobra perguntando
Onde é que eu me encaixo?

É minha cobra, cobra criada
É minha cobra, cobra criada
Vem cá mulher deixa de manha
Minha cobra
Quer comer sua aranha...

Soltei a cobra
E ela foi direto
Foi pro meio das aranha
Prá mostrar como é
Que é certo
Cobra com aranha
É que dá pé
Aranha com aranha
Sempre deu jacaré...

É minha cobra
Cobra com aranha
É minha cobra
Com as aranha
Vem cá mulher deixa de manha
Minha cobra
Quer comer sua aranha...

É o rock das aranha
É o rock das aranha
É o rock das aranha
É o rock das aranha
Vem cá mulher deixa de manha
Minha cobra
Quer comer sua aranha!"
.
E.A.G.

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Como o logotipo das Olimpíadas 2008 foi criado? Saiba aqui

.


Arte: Adams Carvalho / Folha de S.Paulo - Encarte Guia Pequim 2008 - 5 de agosto de 2008

CPAD - PROGRAMA MOVIMENTO PENTECOSTAL RETORNA AOS SÁBADOS NA REDETV!

O Movimento Pentecostal havia saído da grade de programção na RedeTv! por motivo alheio aos interesses dos produtores (CPAD).
.
Porém, as negociações continuaram e nunca o programa foi considerado extinto. Depois de driblar as interferências o horário foi alterado, mas volta ao ar no próximo sábado, dia 9, a partir das 10h35, no mesmo canal - a Rede Tv!. . Aproveito a situação para perguntar: por que a Assembléia de Deus, uma igreja tão gigantesca, considerada o maior movimento pentecostal do planeta, ainda não possui em nível nacional seu canal próprio de televisão?

sábado, 2 de agosto de 2008

O peixe morre pela boca? Uma reflexão bíblica sobre o adágio popular

O mundo e a fala

Não podemos negar que alguns provérbios são bons, têm virtude e evocam à reflexão construtiva, porém, alguns deles acabam entrando no vocabulário cristão com mais peso do que deveriam.

Há quem afirme categoricamente que o peixe morre pela boca. Podemos concordar em parte. Quando tratamos de casos sobre os falastrões, as pessoas que falam muito, deduzem tudo apressadamente, sem conhecer o alvo dos seus comentários e sem possuir algo importante a dizer.


Provérbios 12.13; 13.3 - "Pela transgressão dos lábios o mau se enlaça, mas o justo sairá da angústia; o que guarda a boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios a si mesmo se arruína".

Tiago 1.26: "Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes, enganando o próprio coração, a sua religião é vã".


Ensinando sobre o relacionamento interpessoal entre os cristãos, o apóstolo Pedro escreveu: "Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus" - 1ª Pedro 4.11 (ARC). Da boca humana procede bênçãos e também maldições. É necessário manter-se alerta para reverberar somente o que é edificante. Ao nos comunicar não podemos esquecer que o Senhor deve estar em primeiro lugar em tudo, inclusive em nossas comunicações - falada e escrita. Não significa que devemos trocar os diálogos do dia-a-dia por recitações bíblicas. É saber manter-se dentro dos parâmetros da vontade do Senhor ao emitir qualquer descrição ou opinião. Leia: Filipenses 4.8.

O mundo e a visão

Sabemos que o peixe encontra a morte porque morde a isca. Mas penso que morre porque é comandado pelo seu olhar. Ele vê a isca, é dominado e atraído pelo desejo sem freios. Para tal argumento eu me baseio na Bíblia Sagrada:

Tiago 1.12-15: "Bem aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam. Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta. Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte".

1ª João 2.15: "Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concuscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente".

O cristão ao nascer de novo continua a passar por muitas dificuldades, tem dentro de si uma queda natural para pecar, mas possui capacidade para livrar-se de todas as tentações porque Deus não permite que enfrente tentação que não possa vencer. Assim como Deus é santo e ao ver o pecado não se interessa por ele, deveria ser todo ser humano renascido no Espírito. Isso é possível quando há dedicação. A consagração cria o hábito da santidade na alma do cristão, sem consagrar-se ele continua escravizado pelo pecado e tropeça nas ciladas destrutivas que surgem na sua vida (Salmo 7.16).

O olhar do amante deste mundo não é apenas a visão natural. É observador, admirador, ganancioso e invejoso. Amar o mundo é ter prazer em experimentar aquilo que está nele; é seguir adiante sem pensar nas consequências negativas, é querer a ponto de haver disposição de cometer loucuras para possuir o que vê.

Muitos religiosos pecam por causa daquilo que vê. Julgam segundo a visão e não através da reta justiça.

Há duas espécies de religiões, a primeira é a pura e a segunda é a corrompida pelo mundo.

A religião pura louva a Deus seguindo o mandamento do amor - Salmo 119.105; Mateus 22.16; Hebreus 12.2.

A religião corrompida cede aos desejos carnais, peca pelas coisas que são visíveis, pois está escravizada pela força da vista - Isaias 58.1-6; Lucas 9.62; Efésios 2.14.

Conclusão

Apesar de gostar do adágio (o peixe morre pela boca), penso que a morte começa pelos olhos, ou seja, a concupiscência dos olhos. Assim sendo, é necessário vigiar em tudo o que vemos neste mundo, dar atenção e ir atrás apenas daquilo que é a vontade de Deus.

O sinal da existência da maturidade cristã é saber controlar-se completamente.

"Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem" - Hebreus 11.1..
.
E.A.G.

Billy Graham slideshow