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terça-feira, 30 de dezembro de 2008
Lília Paz - Esconda-me
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A prosperidade na definição do dicionário de Strong e de Frederick K.C. Price - da Crenshaw Center
"Pela manhã, semeia a tua semente e, à tarde não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará; se esta, se aquela ou se ambas igualmente serão boas" - Eclesiastes 11.6.
Prosperará, aqui, em hebraico é "chashar", segundo o dicionário Strong, os significados são: "estar certo", "bem-sucedido", "direito", "correto", "estar corretamente alinhado com certos requisitos". Chashar ocorre 3 vezes no Antigo Testamento. Em Eclesiastes 11.6, 10.10 e Ester 8.5, quando a rainha apresenta seu pedido na condição de que esse pedido "pareça bem" ao rei. Chashar, assim, descreve o que é reto, apropriado, direito; além disso, algo irá prosperar e ser bem-sucedido simplesmente por causa da sua "retidão". Seu derivado pós-bíblico kosher, significa que uma comida é preparada adequadamente, de acordo com as leis dietéticas dos judeus derivadas das Escrituras Sagradas e das especificações rabínicas.
Sobre a rainha Ester, vale ressaltar que a vitória dela e de seu tio Mardoqueu sobre Hamã resultou na Festa do Purim (Ester 9.20-28), uma celebração nacional anual em memória da libertação do povo judeu das maquinações de Hamã.
Falar em prosperidade é sempre um risco de ser mal entendido. O assunto se desgastou a ponto de ser usado de maneira "barata" por parte de alguns líderes, os ouvintes de quem prega sobre o tema não mais se prestam a buscar o seu entendimento correto. Por causa disso muitos pregadores do Evangelho são tímidos quanto a estudar e ministrar sobre o tema.
A verdade é que ao examinar as Escrituras percebemos que existem muitas evidências bíblicas sobre a prosperidade divina. Deus não se nega a abençoar, prosperar, conceder em abundância aos que o servem com fidelidade.
Fonte: Bíblia de Estudo Plenitude, páginas "xx" e 652 (Sociedade Bíblica do Brasil).
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A PROSPERIDADE DO ESCRAVO JOSÉ
-Você sabe me dizer como foi possivel José ser chamado de próspero mesmo sendo escravo (Gênesis 39.2)?
Respondi assim:
Respondi assim:
- Posso responder a sua pergunta de duas maneiras.
Primeiro: Deus é onipresente. Ele está presente em todos os lugares do Universo, está no passado, está no presente e está no futuro, ao mesmo tempo. Ele sabia da vida inteira de José, antes mesmo dele nascer. Sabia que seria vendido como escravo por seus irmãos, sabia que seria homem temente e que por causa disso viria a ser o governador do Egito, um próspero Sem ser defensor da Teologia da Prosperidade, quero responder a você.
Em segundo lugar, precisamos considerar que José foi extremamente honrado por Deus. Na sua condição humana, José chegou ao Egito como escravo, mas com o passar do tempo alcançou a posição das mais altas possíveis, tendo apenas faraó - o líder máximo daquela nação - acima dele.
Isso é prosperidade ou não?
E.A.G.
Primeiro: Deus é onipresente. Ele está presente em todos os lugares do Universo, está no passado, está no presente e está no futuro, ao mesmo tempo. Ele sabia da vida inteira de José, antes mesmo dele nascer. Sabia que seria vendido como escravo por seus irmãos, sabia que seria homem temente e que por causa disso viria a ser o governador do Egito, um próspero Sem ser defensor da Teologia da Prosperidade, quero responder a você.
Em segundo lugar, precisamos considerar que José foi extremamente honrado por Deus. Na sua condição humana, José chegou ao Egito como escravo, mas com o passar do tempo alcançou a posição das mais altas possíveis, tendo apenas faraó - o líder máximo daquela nação - acima dele.
Isso é prosperidade ou não?
E.A.G.
TEOLOGIA DA PROSPERIDADE - POBREZA É SINAL DE VIDA EM PECADO?
Hoje alguém perguntou para mim: "Você concorda que os crentes que dizem que as pessoas que não prosperam estão em pecado?"
Eu respondi:
Não entendo que ser pobre é sinal de viver em pecado. Aliás, nunca vi um pregador afirmar que ser pobre é consequência de vida em pecado. Mesmo constatando que em parte é verdade, mesmo. Vemos que quem se lança na vida de jogatinas, no vício das drogas e na vida pervertida da prostituição desenfreada empobrece terrivelmente, não consegue ter uma vida estável.
O curioso de tudo isso é que só encontramos alguns "apologetas", contra a Teologia da Prosperidade, afirmando que existe quem pregue que pobreza é sinal de vida pecaminosa. Parece que eles criaram a situação para ter um assunto para criticar.
Eu entendo que não é plano divino que ninguém seja miserável. "Nunca vi um justo desamparado e nem a sua descendência mendigar o pão" - Salmo 37.25. Na Bíblia Sagrada, mais precisamente no livro de Provérbios e Eclesiastes, temos diversas orientações aos servos de Deus para que sejam previdentes e moderados, ou seja, cuidem-se para ter o futuro com qualidade de vida boa.
Enfim, não é plano do Senhor que seus filhos passem privações temporais, mas por causa do livre-árbitrio, existe a permissão dEle para que isso aconteça. Quem ama o entendimendo busca ter um curso superior e passa a ganhar os melhores salários. Mas quem o rejeita continuará vivendo nas classes D e E, recebendo os piores conta-cheques.
Somos no futuro o resultado do que escolhemos no presente momento.
E.A.G.
Eu respondi:
Não entendo que ser pobre é sinal de viver em pecado. Aliás, nunca vi um pregador afirmar que ser pobre é consequência de vida em pecado. Mesmo constatando que em parte é verdade, mesmo. Vemos que quem se lança na vida de jogatinas, no vício das drogas e na vida pervertida da prostituição desenfreada empobrece terrivelmente, não consegue ter uma vida estável.
O curioso de tudo isso é que só encontramos alguns "apologetas", contra a Teologia da Prosperidade, afirmando que existe quem pregue que pobreza é sinal de vida pecaminosa. Parece que eles criaram a situação para ter um assunto para criticar.
Eu entendo que não é plano divino que ninguém seja miserável. "Nunca vi um justo desamparado e nem a sua descendência mendigar o pão" - Salmo 37.25. Na Bíblia Sagrada, mais precisamente no livro de Provérbios e Eclesiastes, temos diversas orientações aos servos de Deus para que sejam previdentes e moderados, ou seja, cuidem-se para ter o futuro com qualidade de vida boa.
Enfim, não é plano do Senhor que seus filhos passem privações temporais, mas por causa do livre-árbitrio, existe a permissão dEle para que isso aconteça. Quem ama o entendimendo busca ter um curso superior e passa a ganhar os melhores salários. Mas quem o rejeita continuará vivendo nas classes D e E, recebendo os piores conta-cheques.
Somos no futuro o resultado do que escolhemos no presente momento.
E.A.G.
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