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Arquivo | 14 anos de postagens

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Patricia Abravanel e a descontração do pai famoso em ritmo de férias

Patricia Abravanel, filha do dono da emissora SBT e apresentador de TV, postou uma foto dele e a seguinte frase:

"Socorro!! Para completar o "look" tradicional de férias do meu pai, (camisa florida com shorts xadrez), olha as meias que a Rebeca deu!! #ninguémmerece #curtindoasferias #naotánemaí "

Nesta data, a página da Patricia no Instagram aponta que ela possui 670.456 seguidores; 1.020 postagens e que está seguindo 1.047 usuários da rede social. O post em questão, tem reverberação no Websta, conta com 30.384 corações (apreciações) e 4.284 comentários bem humorados.

Fonte:
http://instagram.com/patriciaabravanel/?modal=true"
http://websta.me/n/patriciaabravanel

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

A nobreza dos crentes de Beréia e a truculência dos judeus de Tessalônica

Como cristão, ninguém deve ser apressado para concluir o pensamento em assuntos complicados, aliás, em nenhum assunto. Nenhum cristão deveria aceitar formadores de opinião aqui deste mundo, todos deveríamos conferir sempre se a opinião do próximo e a própria opinião está de acordo com a Palavra de Deus.

Como ser nobre como os crentes de Beréia?

O breve comentário do escritor do livro de Atos sobre os judeus em Beréia é importantíssimo e de interesse de cada cristão sincero. A observação coloca diante de nós a explicação de qual é a mentalidade que verdadeiramente é nobre aos olhos de Deus. "E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus. Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim. De sorte que creram muitos deles, e também mulheres gregas da classe nobre, e não poucos homens" - Atos 17.10-12 .

Analisando o contexto da frase, voltamos para Atos 16 e vemos que Paulo estava em sua segunda viagem missionária e atingia a Europa com sua pregação. Na sequência dos acontecimentos, experimentou uma passagem alegre por Filipos e depois entrou em Tessalônica e lá encontrou um grupo grande de pessoas que acreditaram em sua pregação. A conversão dessa gente ao cristianimo provocou a inveja de judeus incrédulos e eles mobilizaram "homens perversos dentre os vadios" (17.5) para criar uma multidão e causar tumulto, o que resultou na saída de Paulo e Silas para Beréia antes do tempo que haviam determinado estar naquela cidade.

A afirmação de que os judeus bereanos foram mais nobres (eugenesteroi). que os judeus tessalônicos não significa literalmente, mais nobre por nascimento; descendência de ancestrais ilustres. O termo é usado para designar a qualidade da mente e do coração. A comparação feita em Atos 17 não se refere à linhagem. pois assim como eles os tessalônicos eram judeus, tinham a mesma origem e nas duas cidades existia israelitas convertidos a Cristo. O que lhes conferia nobreza era a disposição mental de aprender sobre as coisas de Deus, a sinceridade, a capacidade para receber novas informações com serenidade sem criar oposição antes de examinar o discurso apresentado, por receber a palavra com alegria do Espírito Santo, e não como a palavra de homem, mas como a Palavra de Deus e tal susceptibilidade em relação a mensagem do Evangelho entregue pelos apóstolos, os fizeram participantes da graça de Deus.

Os judeus em Beréia aplicaram-se seriamente ao estudo das Escrituras quando receberam o ensino da parte de Paulo e Silas, entenderam que não deveriam receber a mensagem como palestra teórica, mas abraçá-la espiritualmente, foram capazes de ouvir com os ouvidos abertos ao Espírito Santo, não escutaram com a afeição do homem natural. Eles não apenas foram à sinagoga no sábado para cumprir o ritual religioso, mas saíram de lá e diariamente passaram a estudar os escritos do Antigo Testamento para conferir se o que haviam ouvido a respeito do Messias, sua encarnação, obediência, morte e ressurreição era mesmo a verdade. A investigação que, de bom grado, eles se propuseram a fazer sobre a doutrina de Cristo os abençoou, levando-os a crer, e por conseguinte serem salvos da perdição eterna, pois a atitude abriu seus olhos para se enxergarem dentro da condição miserável de homens pecadores e clamaram pela salvação em Cristo.

O estudo bíblico é sempre necessário em todos os setores da vida, pois a Bíblia é a luz do nosso caminhar e a lâmpada que nos auxilia para não tropeçar na caminhada cristã.

Os judeus bereanos são um bom modelo para os crentes de hoje. Todo cristão precisa deixar de lado todos os preconceitos e opiniões e partir às pesquisas com a intenção de descobrir "se essas coisas são assim", aceitar o conteúdo bíblico como o padrão da verdade, tratar as Escrituras  como o seu manual de consulta. Quando encontra diversas situações pelo caminho que obriga-o a posicionar-se, o procedimento correto é agir como os bereanos agiram, examinar a Bíblia com a intenção de tomar atitudes em conformidade com a vontade de Deus. Este hábito prova quem é o crente que possui coração generoso para com o Espírito Santo e classifica quem é o crente considerado nobre e quem é o crente indisposto a parar e a prestar atenção na mensagem do Evangelho, considerando-a indigna de reflexão séria e única fonte que lhe trará o conhecimento que torna capaz de evitar erros e gera a graça de Deus em sua vida.

Causa espanto encontrar quem não se interesse em conhecer em profundidade as posições das Escrituras em diversos assuntos importantes e seja capaz de seguir o curso desse mundo, acatar e repassar ideias, às vezes equivocadas, de irmão X e Y como verdades absolutas. O ser humano, mesmo cheio de boas intenções, é pecador; só Deus é santo, portanto, convém sempre estar pronto para escutar e aplicar em nossas vidas a opínião divina (Provérbios 20.25a).

O estudo bíblico é sempre necessário em todos os setores da vida, pois a Bíblia é a luz do nosso caminhar e a lâmpada que nos auxilia para evitar o tropeço na caminhada cristã. Usemos a iluminção do céu (Salmo 119.105).

E.A.G.

O evangelismo e o ensino

Toda pregação ensina, porém, nem todo ensino é uma pregação.

Pregar é proclamar. A pregação ensina por meio de monólogo, apresenta exortação e aplicação usando no método de comunicação a linguagem corporal, a inflexão de voz, o contato visual e etc. Pregar é comunicar o Evangelho entregando mensagens de consolo aos que sofrem e de ânimo aos que pararam à beira do caminho.

A pregação mais preciosa se consiste em apresentar o Plano da Salvação às almas perdidas, é evangelizar as almas que ainda não resolveram aceitar a Cristo como o Senhor e único e suficiente Salvador. É a prática de evangelismo, determinada por Jesus em Marcos 16.13. Cabe aqui ressaltar o texto sagrado capitulado em João 3.16. 

Quanto a ensinar, podemos dizer que é o mesmo que explicar, é responder perguntas, é desfazer dúvidas. O ensino tem o objetivo de reforçar a idéia, repassar dados, informações, para incitar o pensamento profundo (Colossenses 1.9-10). Basicamente, ensinar é entregar a mensagem bíblica aos que já se decidiram por Cristo, para aqueles que creram no Plano da Salvação e estão engatinhando como bebês espirituais, é dizer o que há de certo a fazer para as crianças na fé. Como um bom exemplo de material de ensino aos novos convertidos, e a todos que ainda não atingiram a maturidade plena e precisam crescer mais, julgo que as três cartas de João e a carta de Tiago são extremamente úteis para que o crente alcance à estatura espiritual de Cristo.

A pregação produz repetidores da palestra, tal qual os filhos imitam seus pais. O ensino bíblico provoca no cristão uma vida piedosa, sem transferência de conhecimento bíblico, nenhuma forma de vida piedosa existiria.

O evangelista e o mestre são embaixadores de Cristo, porta-vozes de Deus para entregar a mensagem que influenciará pessoas a viver em comunhão com o Criador. Tanto evangelizar quanto ensinar são ações descritas como aptidões dadas por Cristo a igreja com a finalidade de aperfeiçoar os santos, para a obra do ministério, para a edificação do corpo de Cristo (Efésios 4.10-12).

E.A.G.