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sábado, 29 de maio de 2010

AS DEFINIÇÕES DE ESPERANÇA AOS CRENTE E DESCRENTES

Na maioria das vezes, a esperança é transitória e ilusória., mas ela é uma necessidade psicológica, o ser humano sente a necessidade de contemplar o futuro, assim sendo mesmo não exista uma base racional, homem continua mantendo a esperança.

A Bíblia algumas vezes usa a esperança no seu sentido convencional. O agricultor, por exemplo, deve arar com esperança (1ª Corintios 9.10), pois é a esperança da recompensa que alivia o trabalho. Porém, na maior parte da ocorrências da palavra, a esperança da qual a Bíblia se ocupa é algo muito diferente disso; e, em comparação com a esperança comum quase não pode ser comparada com esperança.

A maioria dos pensadores seculares do mundo antigo não considerava a esperança como uma virtude, mas meramente como uma ilusão temporária. Paulo apresentou uma descrição exata sobre os pagãos ao dizer que os mesmos não têm esperança (Efésios 2.12; conf. 1ª Tessalonicenses 4.13). A razão dessa falta de esperança reside no fato que eles não têm Deus.

Por causa da sua fé, o crente tem a certeza de que aquilo por que espera é real (Hebreus 11.1); e essa esperança jamais o deixa desapontado (Romanos 5.5). Para o crente a bênção de Deus nunca acaba. O melhor ainda está por vir. Sua esperança aumenta conforme ele medita nas atividades de Deus registradas nas Escrituras (Romanos 12.12; 15.4). Cristo habita no crente, é a esperança da glória futura (Colossenses 1.27). Sua salvação final depende de tal esperança (Romanos 8.24); e essa esperança de salvação é um “capacete”, uma parte de sua armadura defensiva na luta contra a maldade (1ª Tessalonicenses 5.8).

A esperança bíblica é companheira inseparável da fé em Deus. Em vista daquilo que Deus fez no passado, particularmente, na preparação para a vida de Cristo, e por causa daquilo que Deus tem feito e está fazendo por intermédio de Cristo. O crente ousa esperar bênçãos futuras, atualmente invisíveis (2ª Corintios 1.10). A esperança é tal qual uma “âncora da alma segura e firme”, que penetra profundamente no mundo invisível e eterno (Hebreus 6.19).


E.A.G.
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O conteúdo deste artigo é um resumo feito a partir do Novo Dicionário da Bíblia – volume 1, quarta edição (Edições Vida Nova).

Subisídio preparado com a finalidade de aproveitamente nas escolas dominicais, cujas aulas usem a revista Lições Bíblicas: Jeremias - Esperanças em Tempo de Crise; comentarista Claudionor de Andrade (CPAD). Artigo dirigido à lição Esperando Contra a Esperança.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

O casal cristão e a questão do costume ou repúdio quanto a frequentar motéis brasileiros

Antes de tudo, quero dizer que onde as Escrituras Sagradas se calam eu não gosto de abrir a minha boca. Mas, pediram minha opinião, então, eis...
Conheço pessoas, que respeito muito, e elas têm maneiras de pensar antagônicas dentro deste assunto.
Alguns casais cristãos, casados, dizem que vão em motéis para espairecer e ter seus momentos de intimidade com traquilidade, porque não é possível ter estes momentos em seus lares, porque a casa é pequena e os filhos são impedimento para isso. Outros cristãos, são o extremo oposto, eles dizem que todos os motéis deveriam ser chamados de Sodoma e Gomorra e que os casais cristãos deveriam se afastar deles como fez Ló, conduzido por anjos, ao abandonar a cidade onde morava.
Penso o seguinte: no Brasil, a estrutura dos motéis é de um lugar com uma atmosfera não atrativa espiritualmente. Mas, não tenho a consciência livre para dizer que seja pecado estar lá acompanhado com minha esposa. Acho inconveniente para mim e para ela, mas não encontro suporte bíblico para dizer que é pecado.
Os empresários brasileiros, de redes de motéis, são pessoas que impulsionam a filosofia de vida adúltera e fornicária. Se eu vou lá com minha esposa, não vou adulterar com ela, mas nós dois iremos compactuar com o dono do motel, que dá proteção e espaço confortável e luxuoso para homens e mulheres infiéis em seus casamentos, e aos solteiros que desrespeitam o templo do Espírito.
É lógico que em outros locais existem pecadores. Onde estiver seres humanos haverá pecado em curso, porque todos nós somos pecadores. Mas, é preciso analisar que existe diferença entre pecar e viver em pecado continuado. A estrutura do motel brasileiro é mantida para a execução do adultério e da fornicação. É diferente da estrutura dos hotéis... Nos hotéis também existem os maridos e esposas infiéis, mas a estrutura do ambiente tem outra filosofia.
Falando no nível da minha consciência, não me sinto bem em permitir que o dinheiro (que Deus me dá) se transforme em lucro para uma pessoa que abre um negócio que facilite a prática do pecado. Deus nos dá prosperidade, e creio que devemos ser responsáveis ao viver nela. A prosperidade que temos deve gerar capital aos que servem ao Senhor e não aos que servem à destruição da santidade.
Seria uma generalização descabida da minha parte dizer que todos os frequentadores de motéis são gentes adúlteras ou fornicárias. Não são.

Seria um erro eu dizer que os hotéis não são usados para prática de sexo fora do casamento. Sei que na capital de São Paulo, maridos e esposas infieis os usam regularmente, como uma estratégia para não chamar a atenção. Vão no horário do meio do expediente do trabalho, na hora de almoço.
E.A.G.
O artigo está liberado para cópias, desde que citados nome do autor e o link (HTML) do blog Belverede.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Curiosidade sobre as relações políticas entre Brasil e Israel que você precisa saber antes de votar para presidente da República

A definição de sionismo

Sobre Sionismo, a Enciclopédia Barsa traz a seguinte explicação: s.m. (De Sion, nome judaico de Jerusalém). Doutrina e movimento nacionalistas judeus, que visavam ao restabelecimento do Estado de Israel e à concentração do maior número possível de judeus numa comunidade nacional autônoma, situada na Palestina. A criação do Estado de Israel foi uma vitória do sionismo.

A Enciclopedia do Conhecimento Essencial (Reader's Digest) informa mais detalhadamente: Ideário nacionalista judeu desenvolvido no final do século XIX. O inspirador das idéias sionista foi Theodor Herzl (1860-1904).

Os massacres do Holocausto nazista aumentaram o apoio internacional à criação da pátria israelita. Em 1948, outra figura-chave para o desenvolvimento do sionismo, David Ben Gurion, tornou-se o primeiro-ministro de Israel independente.

Osvaldo Aranha, ex-ministro das Relações Exteriores de Getúlio Vargas, deu o Voto de Minerva, quando presidia a sessão da ONU em 1947, que decidiu pela criação do Estado de Israel.

A definição de semitismo

Semistismo, na Barsa: s.m. 1. Caráter do que é semítico; 2. Em sentido restrito, carater do que é judeu ou judaico; 3. Conjunto de características próprias aos semitas e as suas civilizações; 4. Em sentido restrito, judaico, hebraico.

A política de Ahmadinejad

O antisemitismo vai contra a religião judaica, enquanto que o antisionismo é contrário à existência de Israel como Estado.


Ahmadinejad é declarado antissionista, mas também age como antisemita. Portanto, não há nenhum motivo para qualquer brasileiro cristão se orgulhar de Lula, ao tentar fazer uma aproximação com este presidente iraniano.

Lula está indo contra a História Brasileira, contra os cristãos brasileiros e contra os judeus brasileiros!

Lula, antisemita?

Em março deste ano, Lula visitou Israel. Foi a primeira visita de um chefe de estado brasileiro ao Oriente Médio em 100 anos. Nesta viagem por lá, Lula recusou-se a cumprir e protocolo e visitar o túmulo de Theodor Herzl, como todos os presidentes fazem quando passam por lá.

No entanto, após ir à Israel, Lula foi à Palestina, país com quem Israel ainda guerreia por limites geográficos, e fez questão de passar por Ramala e depositar flores no túmulo de Yasser Arafat.

Fica a pergunta: isto foi uma sinalização de amtipatia pela existência do Estado de Israel ou contra os judaísmo?

Eu declaro com muito pesar que Lula errou feio, não gostei disso!

E.A.G.

O retorno de Jabes de Alencar e a mensagem "Um exército"

Há três tipos de pessoas no mundo. As que não sabem o que está acontecendo, as que sabem o que está acontecendo, e as que fazem parte do que está acontecendo. Deus nos chamou para fazer parte do projeto dEle, fazer as coisas acontecerem.

Num navio, uma criança caiu ao mar, enquanto se debatia as pessoas olhavam alarmadas e dizendo “oh, vai morrer”. De repente, todos viram um homem projetado ao mar, ele nadou ao encontro da criança e evitou que ela afundasse e morresse. Depois que os dois estavam em segurança, o capitão fez uma festa para comemorar a vida. Em determinado momento, o homem que estava sendo apontado como herói, foi chamado ao microfone para narrar sobre seu ato de bravura. Ele disse: "eu não sou o herói que estão dizendo que eu sou, alguém me empurrou às águas bravias".

Há momentos que Deus nos empurra! Quem quer ser missionário em Nínive? Quer ser missionário no Afeganistão? Quer fazer missões no Iraque?

Os parágrafos acima são parte do prólogo da pregação de Jabes de Alencar, quando conta sobre o início de seu ministério, cheio de dificuldades, apesar de ser filho e neto de pastores assembleianos. Cita o Pr. João Ávila, que o abraçou ao ser ungido ao pastorado, e fala sobre uma cruzada que virou manchete no jornal Mensageiro da Paz em 1981, houveram muitos milagres na ocasião.

Assisti a preleção há cerca de uma hora atrás, foi transmitida pelo programa Mensagem de Esperança no canal Rede Gospel. Amanhá será transmitida a segunda parte dela.

Jabes de Alencar está de volta depois de um período de descanso, quando houve o comentário de que estaria doente. O afastamento da liderança Assembleia de Deus Bom Retiro lhe fez muito bem. E este bem reflete para todos nós, que acompanhamos seu ministério.

"Um Exercito" é uma mensagem que já considero uma das mais maravilhosas que tive a oportunidade de ver Jabes de Alencar ministrar nestes últimos anos. Espero que seja lançada em DVD.

E.A.G .