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quinta-feira, 31 de julho de 2014

O megatemplo que Edir Macedo considera ser o novo Templo de Salomão

Acontece nesta quinta-feira a inauguração do Templo de Salomão, réplica construída em proporções maiores que o original, pela Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), na Avenida Celso Garcia, no bairro do Brás,  na Zona Leste, bem próximo da região central de São Paulo. Afirma-se que a obra custou R$ 680 milhões. 

A presidente Dilma Rousseff e os apresentadores Silvio Santos e Gugu Liberato, parlamentares do PRB, partido com estreita ligação com a Universal e aliado do governo no Congresso, garantiram comparecer. O senador Marcelo Crivella, candidato ao governo do Rio de Janeiro e sobrinho de Edir Macedo, é presença mais que garantida. Convites também foram distribuídos aos 27 governadores, ministros de Estado, ministros do Supremo Tribunal Federal, ao presidente do Congresso, Renan Calheiros, e para o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.

A estrutura possui 70 mil metros quadrados de área construída — o equivalente a 16 campos de futebol - e comporta mais de dez mil pessoas sentadas. Mede 126 metros de comprimento e 104 metros de largura, essas dimensões superam o tamanho da maior Igreja Católica na cidade de São Paulo, a Catedral da Sé. Alcança 55 metros de altura, o que corresponde a um edifício com 18 andares e representa o dobro do comprimento da  estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

Segundo Simon Romero, o articulista de uma recente matéria do New York Times, o novo templo da IURD pode ser uma estratégia de marketing que está funcionando. Ele refere-se ao templo como uma das maiores estruturas religiosas do Brasil, fazendo com que a estátua do Cristo Redentor se pareça com um "trinket" (Não sei como traduzir ao pé da letra o termo conforme a intenção da adjetivação do jornalista. Enfeite? Penduricalho? Bugiganga?). Lembra que a Universal projeta sua influência através da rede de televisão e atua em mais de 100 países, inclusive nos Estados Unidos, com cerca de 60 mil religiosos, mas mesmo assim possui concorrência importantes em território brasileiro, fazendo alusão às igrejas evangélicas pentecostais, sem citar o nome delas. Menciona o cenário católico do Brasil e os dados mais recentes do censo do IBGE, em que o número de evangélicos é apontado em curva crescente.

De acordo com o bispo Edir Macedo, o templo não tem o ouro, como a construção original,  mas possui a riqueza de detalhes aplicados a todos os cantos, algo semelhante ao que houve no santuário bíblico. "Temos pedidos, a partir de Jerusalém, o mesmo tipo de pedras usadas por Salomão, pois queremos cobrir as paredes dos templos com eles. Queremos que as pessoas tenham um lugar bonito para buscar a Deus e também ter a oportunidade de tocar essas pedras e orar ", declarou Macedo durante uma reunião em São Paulo. Também disse acreditar que o local não será limitado à visitação dos membros de sua igreja, mas se tornará uma atração cultural e turística que vai chamar a atenção de pessoas de todo o mundo.

O arquiteto e designer do templo, Rogério Silva de Araújo, declarou que o projeto arquitetônico foi elaborado com a melhor tecnologia de ponta visando causar o menor impacto possível ao meio ambiente. Teria sido usado materiais reciclados regionais para viabilizar a utilização racional da energia; criados sistemas de reutilização de água e calor.

No interior do edifício, há salas de aula para 1.300 crianças, e estúdios de rádio e televisão.  "A partir da fachada para o auditório, criamos um ambiente que vai levar as pessoas de volta ao passado. Para isso, usamos tecnologia de ponta associada ao bom senso arquitetônico para evitar um choque de períodos ", disse Araújo ao site da IURD na Nova Zelândia, umas das fontes de donativos para a edificação do prédio.

No lote do templo, há um parque de estacionamento capaz de acomodar 1.000 veículos e 50 ônibus. Cogita-se que para esta proporção, para a região da cidade será preciso aumentar instalações de sinais de trânsito e fazer outras melhorias nas ruas do entorno, para que o fluxo de trânsito não seja prejudicado.

O Ministério Público de São Paulo apura suspeitas de irregularidades na emissão de alvará para construção do complexo. Segundo acusações, o prédio foi erguido com um alvará para reforma, e não para construção, e com esta  documentação em mãos os engenheiros da Igreja Universal conseguiram economizar custos, irregularmente, para a denominação evangélica neopentencostal e tornar favorável as contrapartidas exigidas pela Prefeitura quanto ao tráfego de veículos na região.

Comentário Belverede: Verdades e boatos à parte, considerando que Atos 17.24 afirma que o "Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens”, é preocupante ouvir o bispo Edir Macedo e pastores da IURD afirmarem que o suntuoso prédio é a casa do Criador.

E.A.G.

Consultas:
http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2014-07-29/universal-convida-alto-clero-da-politica-a-conhecer-templo-de-salomao.html
http://noticias.r7.com/brasil/templo-de-salomao-sera-inaugurado-nesta-quinta-feira-em-sao-paulo-31072014
http://www.uckg.co.nz/templo-of-solamon.aspx 
http://www.bispomacedo.com.br
http://www.nytimes.com/2014/07/25/world/americas/temple-in-brazil-appeals-to-a-surge-in-evangelicals.html

66 introduções aos livros da Bíblia Sagrada


A intenção do Editor deste blog é entregar aos Leitores de Belverede ao menos um comentário sobre cada um dos sessenta e seis livros da Bíblia Sagrada. Os artigos são o resultado de compilações de livros e revistas de estudos bíblicos, que acompanham a sugestão ao amante da Palavra de Deus de procurar aprofundar-se mais no tema pesquisando em mais fontes.

Na posição de Blogueiro, a proposta está aqui, mas a permissão para que seja exposta todas as introduções do cânon bíblico  vem lá do alto. Que Deus nos permita realizar na íntegra tal objetivo, lembrando que ao curso de sete anos de blogagem uma boa parte já está pronta - basta indicar o post com um link ativo. 

Antigo Testamento

Gênesis  |  Êxodo | Levíticos | Números | Deuteronômio | Josué | Juízes  |  Rute  |  1 Samuel | 2 Samuel | 1 Reis | 2 Reis | 1 Crônicas | 2 Crônicas | Esdras | Neemias | Ester | Jó | Salmos | Provérbios | Eclesiastes | Cânticos dos cânticos de Salomão | Isaías | Jeremias | Lamentações de Jeremias | Ezequiel | Daniel | Oséias | Joel | Amós | Obadias | Jonas | Miquéias | Naum | Habacuque | Sofonias | Ageu | Zacarias | Malaquias 

Novo Testamento

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quarta-feira, 30 de julho de 2014

Rute: o oitavo livro da Bíblia Sagrada

Boaz permite Rute colher trigos de seus campos. Antes ele
havia ouvido sobre seu tratamento bondoso em favor de
Noemi. Ilustração de William Brassey Hole (1846 1917). 
O autor do Livro de Rute não é identificado no texto. A tradição aponta ao profeta Samuel, devido a semelhança de linguagem com os livros Juízes e Samuel. Outros autores indicados são Davi e Ezequias. No entanto, nenhuma dessas afirmações são comprovadas.

De acordo com o texto, a história acontece no período final do tempo dos juízes, mas sua redação costuma ser datada do tempo do reinado de Davi (Rute 4.22).

O livro de Rute apresenta uma bela narrativa sobre a verdadeira fé e o temor de Deus. Exibe para nós o retrato fascinante de uma mulher que, apesar de ter crescido em uma cultura pagã, aprendeu a honrar e obedecer a Deus por meio do seu caráter exemplar e profunda humildade. Mostra como era o cenário do tempo violento dos juízes pela perspectiva de uma série de vislumbres íntimos da vida particular de membros de uma família israelita. Relembra memoravelmente a bondade e a provisão do Senhor na vida de duas viúvas: Noemi, senhora hebreia, e Rute, jovem moabita.

Rute era viúva, estrangeira e nora de Noemi, sua personalidade era serena e cheia de paz. Ainda que não fluísse sangue israelita em sua veias, ela possuía fé no Deus de Israel, provavelmente por observar o estilo de vida santo de sua sogra.

O relacionamento de amizade entre Rute e Noemi era exemplar, poético, intenso. Não era parcial e nem possessivo. Quando Noemi decidiu voltar para sua terra natal, deixou Rute totalmente livre para permanecer em Moabe. Mas Rute estava determinada a acompanhar Noemi. Assim, após ambas chegarem a Belém, Noemi se empenhou ao máximo para arranjar um novo casamento para Rute. A seu tempo, as duas mulheres assoladas pela pobreza, encontram o favor de um rico fazendeiro hebreu, chamado Boaz, que se apaixonou e casou-se com Rute.

Em meio ao caos nacional e crueldade da época, Boaz demonstrou gentileza, integridade e cuidado com Rute e Noemi, fez o que era certo e bom: "Ouve, filha minha; não vás colher em outro campo, nem tampouco passes daqui; porém aqui ficarás com as minhas moças. Os teus olhos estarão atentos no campo que segarem, e irás após elas; não dei ordem aos moços, que não te molestem? Tendo tu sede, vai aos vasos, e bebe do que os moços tirarem" (2.8-9).

Boaz representa o homem com caráter de Deus, que gentilmente cuidou destas duas viúvas em tempos difíceis, como Tiago 1.17 nos instrui a fazer. Ele considerava Rute uma mulher virtuosa (3.11).

A história contida no Livro de Rute é cheia de amor e devoção, o leitor encontra Deus operando para proporcionar satisfação na vida de pessoas que se sentiam vazias em período de ausência de chuvas. Leitores modernos se deliciam não somente com a história de amor, mas também citam frequentemente o texto encontrado no capítulo 1 e versículo 16 ("aonde quer que tu fores, irei eu, e onde quer que pousares à noite, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus") em cerimônias de casamento, como parte da aliança e da promessa entre marido e esposa, sem considerar que a solene declaração são palavras de Rute dirigidas para sua sogra e não para seu par romântico.

As esposas e mães atuais, e cristãos em geral, podem aprender muito com a conduta de Rute, Boaz e Noemi, neste livro que tem um começo triste e um final feliz.


Compilação:
A Bíblia da Mulher, página 446, impressão de 2011, Barueri, (Sociedade Bíblica do Brasil).
Bíblia Devocional da Mulher, página 306, edição 2003, São Paulo, (Editora Vida)
Bíblia de Estudo da Mulher, página 253, 6ª impressão em 2005, Belo Horizonte (Editora Atos).
Bíblia de Estudo Preparando Casais para a Vida, página 495, 1ª edição em maio de 2013, Rio de Janeiro (Editora Central Gospel).