Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sábado, 2 de julho de 2022

O teste que detecta o vírus da Varíola dos Macacos

Humor sádico?
A Varíola dos Macacos, ou Monkeypox, é uma zoonose viral, doença infecciosa transmitida de animais para humanos e também de humanos para humanos. A transmissão ocorre pela inalação de grandes gotículas respiratórias ou por contato próximo com fluidos corporais e lesões, roupas de cama e outros objetos contaminados. 

O vírus é membro da família de Orthopoxvirus, o mesmo vírus da varíola que ataca os seres humanos. Não é uma moléstia recente, foi encontrada em 1958 entre animais de laboratório; identificada em humanos em 1970 na República do Congo; houve um surto deste mal nos Estados Unidos em 2003.

O diagnóstico requer o teste molecular, mais conhecido como PCR, capaz de identificar material genético de vírus e bactérias, a exemplo do Covid-19, a partir do DNA do paciente. Uma amostra é colhida da garganta ou nariz, a coleta do exame é processada por reagentes químicos, máquinas e outras técnicas moleculares. 

A Varíola dos Macacos tende a ser leve, os pacientes se recuperam em algumas semanas com repouso, hidratação oral, medicações para diminuir o prurido e controle de dor e febre. Mas é preciso buscar o acompanhamento médico.  

E.A.G.
Consulta em Viva Bem UOL - https://www.uol.com.br/vivabem/faq/variola-dos-macacos-sintomas-transmissao-tratamento-e-mais.htm 

Nenhum comentário: