Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Como provar se o espírito é de Deus ou não?

"Amados, não deem crédito a qualquer espírito, mas provem os espíritos para ver se procedem de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído mundo afora" - 1 João 4.1 [NAA].

Ter título eclesiástico; conhecimento teológico profundo; ótima capacidade para desenvolver a oratória ao microfone e prender a atenção da audiência do início ao fim da apresentação; fazer boas composições musicais e cantar bem; ser um excelente instrumentista; ser esposa, o filho ou filha do pastor; ser um frequentador assíduo nas reuniões de culto ao Senhor. Nada disso é prova de que vivemos segundo o Espírito de Deus. Porém, muitos falsos profetas emitem afirmações erradas e confundem os crentes que não costumam vigiar, fazendo com que pensem equivocadamente sobre essa questão.

Ora, conhecemos as árvores pelos frutos que dão, foi isso o que Jesus Cristo ensinou. O texto que encontramos em Romanos 8.14 abre os nossos olhos sobre o assunto. Paulo escreveu afirmando que toda pessoa que se deixa guiar pelo Espírito de Deus, ou seja, aceita suas orientações, é filho de Deus. 

E lá em Gálatas 5.22,23 recebemos detalhes sobre a espécie de fruto que o crente verdadeiro produz: "Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio."

E então, você passou nessa prova? Você permite ser guiado pelo Espírito Santo, ou toca o seu dia a dia de acordo com o espírito desse mundo? No lugar do amor cede aos ímpetos da vingança física ou verbal? Ao invés de promover a paz e alegria, tira o sorriso do rosto das pessoas ao cometer injustiças e fazer pirraças contra elas? Quando as coisas não são resolvidas como quer, esquece que Jesus é manso e humilde e devemos imitá-lo? Quando é "não" você responde "sim" ou "talvez"? Você permanece agindo como cristão quando está longe da cristandade?

Não se entristeça com este recado e nem com as perguntas que leu aqui. Nós precisamos examinar a nós mesmos constantemente, porque o caminho para o Céu é estreito e ao longo da jornada para lá existem muitas distrações e falsos profetas usados pelo diabo tentando fazer com que pare de seguir as orientações do Espírito Santo.

Nenhum comentário: