Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Deixe Deus fazer parte de seus planos

O Natal já passou. As festas, os feriados de fim de ano vão passar. E agora, o que vai ser? Velhos hábitos, novos costumes? Novas metas, novos objetivos e planos? Quais serão os desafios que encontrará em 2022? Está cheio de disposição para melhorar mais e mais a sua vida, os seus relacionamentos, a sua fonte de renda? O que vai fazer? Será que Deus faz parte de seus planos em 2022?

Nesta época de Virada de Ano, ouvimos muitos prognósticos. Em 1983, uma conceituada revista americana publicou um artigo intitulado "O que os próximos 50 anos trarão" com sugestões de praxe sobre a crescente importância dos computadores, novos avanços da medicina, e maneiras mais agradáveis e rápidas de conquistar o que se quer. A  introdução dizia: "O prognóstico é, na melhor das hipóteses, um negócio arriscado" e citava Visconde de Alban, político inglês, cientista e filósofo, descrito como a pessoa responsável pela revolução científica, que disse: "Os sonhos e os prognósticos devem ser úteis somente para as conversas de inverno junto à lareira." Ou seja, assunto para conversas jogadas fora, palavras soltas ao léu.

Os prognósticos humanos podem ser assim, mas apenas para quem não confia em Deus. Você confia na Bíblia? As Escrituras Sagradas contém os prognósticos perfeitos. Invista seu tempo examinando as profecias de Deus que já se cumpriram. Podemos antecipar que você se verá revigorado e compreenderá com melhor clareza que o conteúdo bíblico é a Palavra de Deus, e que você poderá confiar nela em tudo que se refere ao seu futuro. Entenderá perfeitamente que neste mundo em transformações é importante confiar na imutável Palavra de Deus.

Queira viver cada instante do Ano Novo com o único Deus verdadeiro, que se preocupa com você de fato. O único que se interessa pelo seu bem-estar de verdade. O único capaz de realmente ajudar você, pois Ele tem a solução para cada uma das suas dificuldades, basta você voltar-se para Ele com o coração aberto a submeter-se às suas vontades.

Aqui estão algumas sugestões para aproximar-se de Deus extraindo o máximo proveito da leitura bíblica:

  • Separe um local e uma hora específica para ler a Bíblia. Seu momento devocional será mais expressivo se você puder se concentrar e estabelecer uma prática regular;
  • Medite. As verdades da Palavra de Deus são as afirmações mais importantes para a sua vida. Quando ler, procure aprender sobre o Senhor, sobre o seu relacionamento com o Pai Eterno.
  • Ao meditar, busque o sentido do texto. Considere o princípio da interpretação. Nem sempre o sentido está em evidência. É preciso um trabalho de investigação, lendo trechos que vêm imediatamente antes e depois da porção lida. É importante ler as passagens paralelas indicadas na própria Bíblia. 
  • Aplique. Depois de examinar as Escrituras como um leitor ávido por conhecer a vontade de Deus, faça a si mesmo a pergunta: "o que este texto significa para a minha vida?" Então, anote as suas descobertas. O que Deus diz a você por meio das Escrituras é um tesouro de valor incomparável, pois mostra como Ele quer que viva a sua vida para ser uma pessoa feliz.
  • Crie o hábito da oração em nome de Jesus, único mediador entre Deus e os homens (1 Timóteo 2.5). Orar significa falar com Deus de maneira sincera, sem rodeios, espontaneamente. O ato de orar não é atitude mágica, que repetida muitas vezes, acontece. Orar é atitude de fé e quem ora, precisa crer, confiar de todo coração que Deus nos ouve e responde prazerosamente. Portanto, ore sempre. Não importa se em voz audível ou consigo mesmo em seus pensamentos, o importante é usar palavras que venham do seu coração, nunca frases ditas apenas por dizer para preencher o tempo ou cumprir um ritual. 

Muitos afirmam que todos os caminhos levam a Deus. Mas em João 14.6 está escrito que Jesus Cristo é o único Caminho, a Verdade e a Vida, Ele é o único caminho que leva a Deus.Por quê? Porque Ele foi o único que viveu como homem, foi crucificado pelos pecados da humanidade, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia como o Grande Vencedor, subiu ao Céu para estar ao lado direito de Deus, o Pai Eterno, e enviou o Espírito Santo para habitar em todos os que creem nEle como Senhor e Salvador. Jesus é a Verdade. Quem crê assim pode dizer que é cristão e tem condições de viver pela fé (Gálatas 3.11). Isto nada tem a ver com alienação ou fanatismo religioso, simplesmente é escolher viver livre de todas as todas as tolices que dizem por aí.

Alimente seus sonhos, mas tenha em mente que "o coração do ser humano pode fazer planos, mas a resposta certa vem dos lábios do Senhor" (Provérbios 16.1). Não dê margem para a tristeza se neste ano que termina hoje você não alcançou seus objetivos. Mantenha a esperança avivada, é bom ter uma visão otimista, acreditar que tudo pode melhorar. Você tem mais um ano para buscar o que deseja realizar ou conquistar. Planos de curto prazo podemos executar a qualquer hora, mas há planos que exigem passar por muitas etapas. 

O melhor objetivo de vida é submeter a vida ao objetivo de Deus. Que Deus faça parte de seus planejamentos em 2022. Se Deus não estiver incluído, saiba que mesmo assim você faz parte dos planos de Deus. Não é preciso pensar muito. Você está vivo. Deus o preservou até aqui. Estabeleça como projeto número 1 submeter sua vida à vontade de Deus. É um excelente ponto de partida, pois se o Todo Poderoso é por nós, quem será contra nós?

Feliz Ano Novo! Que haja paz, saúde, alegria, fé, felicidade, conquistas, prosperidade. E, principalmente, a presença de Deus em todos os dias da sua vida.

E.A.G.

Nenhum comentário: