Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quinta-feira, 9 de setembro de 2021

O ideal do ministério cristão

O texto logo abaixo é parte de uma carta enviada por um jovem pastor a um companheiro que havia estado com ele no dia de sua ordenação. Nesta carta, o jovem ministro, que na época estava com vinte e sete anos, escreveu sobre o ideal do ministério cristão e a motivação do seu trabalho pastoral.

"O pastor deve ter sempre o caráter de um professor, um mentor, tanto na sala de estar, de sua casa, como no púlpito. A importância das coisas com que lidamos deve sempre encher nossas mentes, nossos estudos pessoais, nossas orações a Deus, nossos esforços como preletores da Palavra de Deus.

A Bíblia Sagrada! Cada partícula da Palavra é infinitamente preciosa, devemos pregá-la e estudá-la bem, nos dedicarmos completamente às grandes revelações sagradas, para não transmitirmos o conteúdo bíblico erroneamente. 

As almas das pessoas são eternas, possuem valor inestimável e estão neste mundo em perigo inimaginável. Portanto, durante a pregação das Boas Novas, momento tão significativo da nossa comunicação, não brinquemos com assuntos tão importantes, como a salvação e a perdição eternas.

Estas, meu querido amigo, são as coisas com que lidamos; é disto que daremos conta a Deus."

Alguns anos após escrever esta carta, o jovem pastor dedicou-se ao ministério de missões transculturais e ficou conhecido como o "pai das missões modernas". Seu nome: William Carey.

Após escrever a dissertação "Um Inquérito sobre as Obrigações dos Cristãos para Usar Meios para a Conversão dos Pagãos", a fundação da Sociedade Missionária Batista, em 1753 o enviou para Calcutá, na Índia. Junto com missionários batistas, viveu na colônia dinamarquesa Frederiksnagar, região povoada por pessoas doentes e em extrema pobreza. 

Carey nasceu em 17 de agosto de 1761 na vila Paulerspury, cidade de Northamptonshire, Inglaterra; foi batizado na antiga fonte normanda em St. James, a Grande Igreja em Paulerspury, Fundou a primeira Universidade da Índia. Traduziu a Bíblia ao idiomas Bengali, Oriya, Assamese, Árabe, Hindi e Sânscrito. Faleceu em 9 junho de 1834 em Hooghly, Bengala Ocidental, Índia.. Seus restos mortais estão enterrados no Cemitério de Missões Serampore, Barrackpore, Bengala Ocidental. Há, até os dias atuais, na Igreja em Paulerspury uma placa prestando honra à sua memória.

Com certeza, se  todos os ministros cristãos seguissem o modelo ideal sugerido na carta de Carey ao colega de ministério pastoral, nós ouviríamos menos desatinos pronunciados durante os cultos. Sem dúvida, o legalismo, o teísmo aberto, teologia da prosperidade, e muitas heresias  passariam longe dos nossos púlpitos. Então, as almas preciosas, compradas por Cristo não seriam enganadas por obreiros fraudulentos; falsos líderes cristãos  se frustrariam ao tentar fazer da religião um meio de enriquecer, eles não conseguiriam manipular a fé alheia para acumular dinheiro de maneira fácil.

Que cada pastor tenha as mesmas motivações de William Carey e que o Senhor levante mais homens com o mesmo amor que ele teve pelas almas sem conhecimento da salvação oferecida por Deus através do sacrifício vicário de Jesus Cristo.

E.A.G 

Consultas: Jornal Boas Novas. Ano 1, número 3, Eduardo Tracci, [Assembleia de Deus em Várzea Paulista]. Data de publicação não divulgada. | Find a Grave. Acesso em 09 de setembro de 2021. https://pt.findagrave.com/memorial/41800625/william-carey | The founding of the Baptist Missionary Society. Acesso em 09 de setembro de 2021; https://www.gutenberg.org/ebooks/11449.

Nenhum comentário: