Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quinta-feira, 1 de julho de 2021

O sucessor do rei Saul: Isbosete ou Davi?

Muita gente não sabe, mas Davi não assumiu o trono logo após a morte de Saul. Quando o rei perdeu a vida na batalha contra os filisteus, os três filhos mais velhos pereceram com ele. Prevendo que Davi seria aclamado rei, Abner, primo e comandante-chefe do exército de Saul, fez com que Isbosete* (אִישׁ־בּשֶׁת, lê-se Ish-Boshet), o quarto filho do rei Saul, aos quarenta anos, se tornasse o último representante de sua família a ser rei de Israel.
  
Seu nome era originalmente Esbaal (1 Crônicas 8.33; 9.39), que significa "homem de Baal". Baal, cujo significado era “mestre”, um título de dignidade. Como o nome passou a ser cada vez mais associado aos deuses da fertilidade cananeus, os editores hebraicos mais tarde substituíram baal por bosheth, que significa “vergonha”.

A coroação de Isbosete não era unânime. A tribo de Judá não o reconheceu, e a guerra eclodiu entre os dois reinos. Mas, então, onde reinou Davi? Davi foi proclamado rei de Hebrom, uma cidade menos importante à época. Ele reinou por sete anos e seis meses em Hebrom, e a tribo de Judá o seguia. 

Durante esse período a guerra não cessou. Era notório a cada dia, porém, o enfraquecimento político de Isbosete. Quando Abner, seu mais temido comandante, tomou Rispa, uma das concubinas de Saul, Isbosete se opôs, porque tal ação significou usurpação simbólica de poder. Abner então desertou para Davi, deixando as tribos do norte sem liderança efetiva e foi morto pelas mãos de Joab, capitão de Davi. 

Sete anos depois de assumir o trono, Isbosete foi morto por seus capitães, Recabe e Baaná. Só então Davi, da idade de 30 anos, foi aclamado rei de todo o Israel. Seu reino durou 40 anos (7 em Hebron e 33 em todo Israel) e foi um dos mais longevos. 

Continue neste assunto lendo os capítulos 2 a 5 do livro de 2 Samuel.
_______
* Não confunda Isbosete com Mefibosete. Este último foi um filho de Jônatas que se tornou coxo numa queda e que foi beneficiado por Davi anos mais tarde.


Compilações: Dalardier Lima - https://bit.ly/3dwakwg

Nenhum comentário: