Israel: Pescadores no Mar da Galileia. |
Jesus entrara em Jerusalém e os apóstolos estavam com grande empolgação. Como seria a postura dEle ao entrar na principal cidade da época? Seria agora a hora de proclamar o seu Reino sobre os homens? Quem se assentaria a sua direita?
Todas as expectativas dos discípulos foi frustrada quando eles perceberam que, na realidade, Jesus Cristo viera para Jerusalém a fim de entregar sua vida. Enquanto os apóstolos estavam em uma competição tola sobre quem seria o maior ou o mais importante, Jesus estava focado em cumprir seu propósito. Cristo sabia quem em Jerusalém seria perseguido e morto.
Depois que Jesus fora preso, seus discípulos se dispersaram e Pedro o negou. Quantas decepções! Expectativas frustradas e planos por água abaixo.
Pedro pensou que havia falhado. Ele fora chamado para ser pescador de homens, mas negou a Jesus. Jesus deu um chamado a ele, uma comissão, uma "ordem do Ide", mas a decepção da derrota encobriu todas as coisas.
Em momentos de grandes decepções, quando a depressão está a porta e o nosso presente não é exatamente o que havíamos planejado, temos o hábito de recuar e voltar a fazer as coisas que fazíamos antes. Pedro resolveu voltar a pescar. Deus não queria fazê-lo pescador de homens.
Será que depois de tantos problemas, falhas e pecados Deus ainda tem planos para mim? Será que eu ainda tenho um chamado e um propósito? Será que posso ser um colaborador no Reino de Deus?
Eu creio que o homem só será plenamente feliz e completo no centro da vontade de Deus. O Senhor tem um chamado para mim e para você, independente das coisas erradas, que você tenha feito em sua vida. Não fuja daquilo para o qual o Senhor te chamou.
No meio da noite escura, fora da vontade de Deus e pescando peixes e não homens, tudo dá errado. Pedro e os outros apóstolos não conseguem pescar nada.
Momentos de crises são ótimas oportunidades para o Senhor mostrar que Ele tem planos para nós. Que Ele conta conosco.
O dia começou a amanhecer e Jesus estava na praia, pronto para realizar um milagre e para mostrar para Pedro que não era o fim.
Deus tem novas chances para todos aqueles que as desejam. Seu chamado não acabou por conta do seu pecado. A Grande Comissão é um mandamento a ser obedecido. O Ide é para todos.
Celia Rebustini, ao lado do marido Edson Rebustini pastoreia a Igreja Bíblica da Paz. Artigo publicado originalmente na revista Proclamai, ano 2, edição 6, abril-maio de 2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário