Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 20 de junho de 2021

25 de janeiro de 1954: Vale do Anhangabaú - 4º Centenário da Cidade de São Paulo

Registro do Vale do Anhangabaú, região central do município de São Paulo. Data: 25 de janeiro de 1954, um feriado de segunda-feira. 

Neste dia, celebrava-se o 4º Centenário da Cidade de São Paulo. Houve grande festa cívico-militar, que atraiu enorme concentração de populares, todos desejosos para assistir e de algum modo participar das comemorações do aniversário de fundação da amada Selva de Pedra. Acredita-se que 1 milhão de pessoas foram atraídas ao evento.

A imagem faz parte do Arquivo Histórico Wanda Svevo; Fundação Bienal de São Paulo. O fotógrafo desta bela imagem panorâmica é desconhecido.

Sendo cidadão paulista e paulistano, o que posso dizer? Em 2021, Sampa parece ainda mais enorme, está sempre agitada, sempre barulhenta; produz poluição atmosférica e sonora. Nasci em junho de 1965 no bairro da Lapa, não penso em trocar este centro urbano por outra localidade. Na Terra da Garoa, se a locomoção é como pedestre ou dentro de veículo público ou próprio, transitar dentro dela é algo que gera alegria.

Nenhum comentário: