Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

O Escorpião em citações na Bíblia Sagrada e na Biologia moderna

Por Eliseu Antonio Gomes

Dados da Biologia

Os escorpiões são animais invertebrados. A biologia classifica-os como sendo da ordem dos aracnídeos. São descritos como artrópodes. Então, poderíamos dizer que são da classe das aranhas, carrapatos, ácaros e opiliões.

Existem muitos tipos de escorpiões. Aproximadamente, 1600 espécies são conhecidas em todo o mundo. No Brasil, há cerca de 160 variações distribuídas nas seguintes famílias: Bothriuridae, Chactidae, Liochelidae e Buthidae.

Algumas espécies de escorpiões possuem até seis olhos, porém, cientistas afirmam que eles enxergam o mundo apenas pelos tons azul e vermelho, e distinguem apenas o claro do escuro. Sua visão é fraca, sendo que um dos pares de olhos fica na região central da superfície dorsal. Mas, compensando a visão reduzida, há espalhados em seu corpo apêndices sensoriais, parecidos com bigodes, que captam muitas vibrações da pressão do ar no ambiente. Assim, conseguem perceber a aproximação da presa, mesmo que ela seja discreta. Esta característica ajuda-os bastante, principalmente durante os períodos de luz, quando enxergam menos. E para que tenham vantagem ainda maior sobre sua presa, o hábito de caçar é noturno.

Sua cauda possui uma estrutura com seis articulações, denominada de telson. Na cauda, existe um par de glândulas produtoras de veneno e um ferrão, também chamado de esporão, que é em formato de curva. As glândulas desembocam em dois orifícios situados no final da cauda. O ferrão é usado para perfurar e injetar a peçonha em suas presas com um picada aguda.

O tamanho do escorpião varia entre 7,5 a 15 centímetros de comprimento. Apresenta o corpo dividido em cefalotórax e abdômen, onde estão o tronco e a cauda. É um inseto revestido de carapaça, tem seis extremidades articuladas. duas espécies de pinças (usadas para agarrar-se e alimentar-se), orifícios no tronco (que servem para respirar), e oito pernas ágeis. 

A característica mais marcante do escorpião é o seu ferrão. Move-se com aparência ameaçadora, mantendo a cauda erguida. Parece estar sempre pronto para atacar. É carnívoro, alimenta-se apenas de insetos. Mata e devora sua própria espécie quando não há facilidade para encontrar bichos de outras espécies. Caso a presa seja grande ou ofereça resistência, elas são paralisadas pela ação do veneno, após entorpecida, é triturada ainda agonizante e engolida sem dificuldade alguma.

Habitat

O escorpião é comum em países de clima quente e de baixa umidade, sobrevive em regiões tropicais e subtropicais. Abriga-se em lugares escuros e secos, oculta-se embaixo de rochas, buracos, camufla-se em vegetação rasteira, encobre-se nos solos arenosos dos desertos. Nos centros urbanos, é encontrado em paredes de ruínas antigas, fendas de muros, dentro de calçados. É mais ativo em meses de temperaturas mais elevadas, quando afasta-se com mais frequências dos esconderijos para capturar presas distraídas.

A espécie Buthidae, encontrada no Brasil, é abundante e perigosa, como as espécies do gênero Tityus. Entre as espécies Tityus, prolifera no território brasileiro a Tityus serrulatus (escorpião amarelo), causadora de graves acidentes, sua ferroada é capaz de levar a óbito se não houver socorro rápido.

Reprodução

Os escorpiões são insetos solitários. O macho e a fêmea encontram-se apenas para a reprodução da espécie. Antes da fecundação, há um prelúdio que pode durar mais de sessenta minutos. O macho faz movimentos que lembram uma dança. O cortejamento termina com o abraço dos ferrões e o deslizamento do sêmen no abdome da fêmea, posicionada de uma maneira que o líquido entre em seu aparelho reprodutor. Ela é capaz de incubar entre cem a duzentos ovos. Os pequenos escorpiões permanecem durante alguns dias no abdome da mãe, ficam com ela até a primeira troca de pele; os filhotes esfolam o próprio corpo quando começam a crescer e partem para sua jornada desacompanhados, depois de grandes trocam a pele mais vezes.

Não é raro acontecer de as fêmeas comerem seus próprios filhotes. Algumas vezes o macho também age praticando o canibalismo contra sua prole e pode ser canibalizado pela fêmea após fecundá-la.

O ataque peçonhento

Os acidentes com humanos são excepcionais, os casos não são motivados pela questão da busca por alimentação, mas porque o escorpião se vê ameaçado. O veneno é  bastante tóxico, todas as vítimas precisam buscar o tratamento médico. Alguns casos de envenenamento a consequência é a morte da vítima. Portanto, todos devem ser socorridos com urgência, principalmente crianças, pois o organismo infantil é mais frágil que os adultos.

Geralmente, as picadas ocorrem nos membros superiores, sendo mais da metade delas nas mãos ou antebraços. A picada irradia dor intensa no membro afetado. A intensidade dos sinais e sintomas depende da dose do fluído venenoso. A gravidade do envenenamento deriva não só da quantidade de veneno como a espécie de escorpião, sendo que o veneno do escorpião amarelo (Tityus serrulatus) é o mais potente na América do Sul e no Brasil.

Após a ferroada dolorida, no intervalo de duas a três horas surge a sensação de queimação no local picado. A lesão assemelha-se ao de uma vespa ou abelha. Causa inchaço e avermelhamento; inflamação, náusea, diarreia, dor abdominal, elevação da temperatura corporal, grande fluxo de suor, salivação, vômito. Os quadros mais graves acontecem pela demora no socorro. Na condição mais crítica, as vítimas apresentam acúmulo de fluídos no pulmão, arritmia, sonolência, confusão mental, e o óbito. O maior número de vítimas fatais são as crianças menores de 14 anos.

Na Bíblia

Em muito relatos bíblicos, o escorpião, cujo vocábulo é tradução do termo hebraico " 'aqrãbh" e em grego de "skorpius", é usado para simbolizar castigos, os ímpios, os inimigos do povo de Deus e os inimigos do próprio Deus

Há um dezena de variedade deles na Palestina e territórios adjacentes. Em Deuteronômio 8.15, em sua jornada rumo à terra prometida, o povo judeu, recém liberto da escravidão no Egito, encontrou uma grande quantidade de escorpiões no deserto. Assim como foi no tempo do êxodo bíblico, nos dias atuais ainda é comum encontrá-los nas proximidades do mar Morto e península do Sinai - e também o clima extremamente seco e a presença de serpentes.

Roboão manifestou ser um rei de índole cruel contra o povo que governava. Em discurso, lançou uma ameaça dizendo que o castigaria com escorpiões. É aceitável pensar que a citação do inseto peçonhento era apenas uma alusão ao sentimento de dor causado por sua picada. Provavelmente, referia-se ao azorrague, chicote com muitas tiras e pontas de ferro em forma de gancho, instrumento de flagelo capaz de provocar feridas tão ou mais doloridas que a perfuração e injeção de substâncias venenosas (1 Reis 12.11,14, 2 Crônicas 10.14). 

Em Ezequiel 2.6, encontramos a narrativa que nos faz saber que o Espírito descreve o povo de Judá, que demonstrava obstinada rejeição às mensagens que Ezequiel entregava, como casa rebelde. O Senhor o instrui a não temê-los e a continuar profetizando, mesmo que fosse arrastado para sarças e espinhos e desafiado a estar entre escorpiões. 

Em Lucas 10.19, Jesus fala usando o recurso da metáfora. Anuncia que deu aos cristãos poder para pisar serpentes e escorpiões e pisotear todo o poder do inimigo, sem que isto cause qualquer dano. Existe revelação parecida em Salmos 91.13, afirmando que o servo de Deus pisará o leão e o áspide, calcará serpentes e leõezinhos. A linguagem figurada representa atuações demoníacas, o apóstolo Paulo interpretou o uso deste recurso linguístico ao escrever, de maneira literal, que o Deus da paz esmagará Satanás debaixo de nossos pés (ver em Romanos 16.20).

Jesus lembra que por natureza o homem nasce em pecado e tem tendência a ser mal, mas quando os filhos lhe pedem ovo, não lhe dá um escorpião (Lucas 11.12-13). Talvez, aqui, haja alusão à aparência de ovo que o escorpião tem quando enroscado um ao outro, ou o ovo de escorpião com um filhote dentro. Parecido com a lagosta, o escorpião é inadequado como alimento.

Há, simbolicamente, citações sobre o escorpião em Apocalipse 9. O texto escatológico fornece ao leitor a noção de como será terrivelmente agonizante o período da Grande Tribulação. Assim como a vítima da picada do escorpião rola pelo chão, espumeja pela boca e range de dor, as pessoas que não estiverem preparadas para a Segunda Vinda de Cristo sofrerão à beira do limite do insuportável, quando forem afligidas por Satanás e suas hostes malignas.

No versículo 3 deste capítulo, os escorpiões estão citados juntos com enxames de gafanhotos. No versículo 5, os gafanhotos estão descritos como portadores de poder igual a de escorpiões; com potencial para atormentar os homens por um período de cinco meses. E no versículo 10, o ferrão de escorpiões está mencionado como método causador de grandes sofrimentos aos seres humanos.

Conclusão

Além de tipificar Satanás e suas legiões de anjos caídos, o escorpião é comparável aos indivíduos que usam engano e falsidade em suas relações interpessoais, este hediondo inseto simboliza gente incapaz de retribuir atos de bondade que lhe sejam feitos. Quando praticam o bem, fazem isso em troca de algum interesse.

O escorpião é um inseto asqueroso cujo formato de rosto é incomum. Não há nenhuma expressão facial nele. Tal criatura representa pessoas que escondem suas intenções ruins, é traiçoeiro e indigno de confiança. Infelizmente, pessoas assim são encontradas até no círculo cristão, ambiente de convivência que deveria sempre haver lealdade e amor recíprocos.

Os falsos amigos e falsos irmãos em Cristo destilam o veneno conhecido como traição. Agem assim porque ainda não tiveram um encontro verdadeiro com Jesus; não abriram o coração para mensurar o valor da lealdade a Deus e ao próximo.

É possível ajudar a pessoa que vive sob a índole do escorpião. Temos que orar, pedindo a Deus que tenha misericórdia e lhe dê oportunidade de arrepender-se de seus pecados e possa renascer em Cristo, ter a mentalidade das ovelhas do rebanho do Senhor.

Que Deus nos guarde das picadas de escorpiões. Que todas as pessoas vítimas de gente traiçoeira tenha a capacidade de usar o antídoto contra a traição, que é a oração em favor dos traidores e a liberação de perdão a eles. 

E.A.G.

Com informações de:
Bible History Online - www.bible-history.com/links.php?cat=41&sub=853&cat_name=Bible+Animals&subcat_name=Scorpion
Easton's Bible Dictionary - www.bible-history.com/eastons/s/scorpions/
Fausset's Bible Dictonary - www.bible-history.com/faussets/S/Scorpion/
Klexikon. Skorpion - https://klexikon.zum.de/wiki/Skorpion
Wikipedia / Estados Unidos - https://en.wikipedia.org/wiki/Scorpion
Smith's Bible Dictonary - www.bible-history.com/smiths/s/scorpion/

Nenhum comentário: