Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sábado, 2 de março de 2019

Querem proibir crianças cantarem o Hino Nacional nas escolas? Por quê?




O MEC (Ministério da Educação) na segunda-feira de 25 de fevereiro, enviou um e-mail para todas as escolas públicas e particulares do País. Tratava-se de um comunicado do ministro Ricardo Vélez Rodríguez  orientando que, no primeiro dia de aula deste ano uma mensagem anexada seja lida por um "representante da escola". Pede que professores e alunos sejam perfilados diante da bandeira do Brasil para a execução do Hino Nacional. O ministério ainda especifica que os vídeos contendo o ato gravado sejam enviados à assessoria de imprensa da pasta ou à Secretaria de Comunicação da Presidência da República, identificando o nome da escola e números de alunos, professores e funcionários. A correspondência termina com o lema da campanha de Jair Bolsonaro: “Brasil acima de tudo. Deus acima de todos".

No email está escrito o seguinte: “Prezados Diretores, pedimos que, no primeiro dia da volta às aulas, seja lida a carta que segue em anexo nesta mensagem, de autoria do Ministro da Educação, Professor Ricardo Vélez Rodríguez, para professores, alunos e demais funcionários da escola, com todos perfilados diante da bandeira do Brasil (se houver) e que seja executado o hino nacional” Em outro trecho diz o texto do email: “Solicita-se, por último, que um representante da escola filme (pode ser com celular) trechos curtos da leitura da carta e da execução do hino nacional. E que, em seguida, envie o arquivo de vídeo (em tamanho menor do que 25 MB) com os dados da escola".

Segundo matéria do Estadão, diretores de escolas ficaram surpreendidos com conteúdo da carta, e chocou os pais dos alunos porque pede para que as crianças sejam filmadas. Muitos chegaram a pensar que se tratava de fake news ou vírus em enviado por email.

Anexada ao email, o MEC enviou uma carta assinada pelo ministro, que, segundo a recomendação, deveria ser lida aos estudantes. Procurada, a assessoria de imprensa do ministério informou que a carta é apenas uma recomendação e não uma ordem. Em nota divulgada depois que a reportagem do Estado já havia sido publicada, informou que o governo solicitaria autorização legal da pessoa filmada ou de seu responsável “antes de qualquer divulgação”. A pasta disse que atividade faz parte da “política de incentivo à valorização dos símbolos nacionais.”

No dia seguinte (terça, 26), Rodríguez declarou que errou ao pedir que as escolas filmassem as crianças cantando o Hino Nacional, sem a autorização dos pais. "Eu percebi o erro, tirei essa frase, tirei a parte correspondente a filmar crianças sem a autorização dos pais. Evidentemente, se alguma coisa for publicada, será dentro da lei, com autorização dos pais", afirmou.

Ainda no dia 26, o  ministro fez uma declaração no Senado após se reunir com o presidente da Casa, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP). Em seguida, participou de uma audiência na Comissão de Educação para apresentar aos senadores as diretrizes e os programas prioritários da pasta. Durante a audiência, Vélez foi questionado por senadores sobre o conteúdo da carta enviada às escolas e repetiu que se tratou de um erro. “Cantar o Hino Nacional não é constrangimento, não. É amor à pátria”, disse. E acrescentou: “O slogan de campanha foi um erro. Já tirei, reconheci, foi um engano, tirei imediatamente. E quanto à filmagem, só será divulgada com autorização da família”.

Quatro depoimentos coletados em meu perfil no Facebook:

Cantar o Hino Nacional é atitude louvável, mas ter a imagem deste momento nas mãos do governo é estranho, disse a mim um determinado pai, que se prestou ao papel de cabo eleitoral de Jair Bolsonaro em redes sociais durante a campanha eleitoral. "Além disso, falar 'Brasil acima de tudo e Deus acima de todosé bem sinistro. Sei que você vai dizer que as "sugestões" foram canceladas, porém, o simples fato disso ter sido cogitado já é bem assustador", complementou ele.

Uma simpatizante de Bolsonaro comentou a situação desse modo: "Concordo em 90% com o novo governo e não me arrependo do meu voto. Pois é, eu cantei, e não me causou nenhum trauma de infância, ao contrário, havia respeito entre alunos e professores, aprendi a cantar o hino com a letra inteira decorada, havia patriotismo, lindo patriotismo! Dou parabéns ao ministro Ricardo Velez Rodriguez.

Palavras recheadas de nostalgia: "Cantamos o Hino Nacional com bandeira hasteada! Lamento não ter filmagem para relembrar aqueles ótimos momentos e mostrar para meus filhos e netos.  Todos apreciariam muito se eu tivesse o registro."

Mais um testemunho nostálgico: "Tenho boas lembranças. Não existia celular, não tínhamos internet. Cantávamos o Hino Nacional e depois o diretor escolhia um aluno para levar a bandeira e colocá-la sobre uma mesa. Era muito bonito."


Opinião deste blogueiro.

O fato de cantar o Hino Nacional é apenas um dos fatores que levará a criança a ter senso cívico e de cidadania. Eu não acredito que incentivar as crianças a cantarem resolverá todos os problemas da sociedade atabalhoada em que vivemos. E, sabemos bem, o propósito do ministro Ricardo Vélez Rodríguez não é resolver tudo de uma vez só e sozinho. Quem ainda não assistiu ou leu sobre alunos espancando professores? A iniciativa do ministro é apenas uma proposta que serve como uma peça, de muitas peças de encaixe que faltam, no grande quebra-cabeça que precisamos montar. 

Infelizmente, o que eu percebo, e pode ser percepção equivocada, é que a maior parte da criançada que está nascendo hoje em dia, nasce em lares desestruturados, cujos pais são filhos de pais que tiveram lares desestruturados também. Acompanhe meu raciocínio. Como uma mãe terá condições para oferecer em seu lar educação de boa qualidade para seus filhos, se ela mesma não recebeu educação boa quando era criança? Como um pai será exemplo de gente de bem, se os seus pais não foram exemplo positivo neste aspecto? E se em uma família tanto o marido quanto a mulher vieram de famílias abaladas, há aí o encontro do fósforo aceso e a gasolina. É assim, com exemplos pobres dentro das casas, que o mundo está se deteriorando Então, que ao menos nas redes escolares volte a ser lecionado a matéria Educação Moral e Cívica, para que as famílias brasileiras de hoje recebam ajuda e as crianças do nosso tempo passem a entender o valor do bom comportamento e do amor ao país. Não será a solução para tudo, mas não fará mal para ninguém.

Eu gostaria que as matérias de moral e cívica voltassem ao currículo escolar, e cantar o Hino Nacional faz parte disso. É importante educar as crianças colocando nelas o sendo de patriotismo e o que representa ser um bom cidadão brasileiro.

E.A.G.

Informações extraídas de:

G1 - Ministro diz que errou ao pedir filmagem de crianças cantando hino sem permissão dos pais. Por
 Fernanda Calgaro /  Brasília 26 de fevereiro de 2019, 11h27.  https:// glo.bo/ 2EdFRRd
UOL via BOL - MEC pede Hino Nacional e leitura de lema eleitoral de Bolsonaro em escolas. Por Ana Carla Bermúdez e Bernardo Barbosa / São Paulo 25 de fevereiro de 2019, 18h26 com atualização às 23h07 na mesta data.  https:// bit.ly/ 2SFjnOe
Estadão. MEC manda email para escolas pedindo que cantem o hino e leiam slogan da campanha. Por Renata Cafardo 25 de fevereiro de 2019 às 17h22. https:// bit.ly/ 2BUswgj

Nenhum comentário: