Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 9 de junho de 2017

Valdemiro Santiago e a suposta praga enviada contra Marcelo Rezende


Por Eliseu Antonio Gomes 

Nesta semana, para espanto de muitos evangélicos, via internet, surgiu a informação de que Valdemiro Santiago, o líder da Igreja Mundial do Poder de Deus (IMPD), uma das maiores no seguimento neopentecostal brasileiro, teria afirmado na quarta-feira (7 de junho), publicamente, que um câncer sobreveio ao jornalista Marcelo Rezende porque ele o havia amaldiçoado.

Rezende, apresentador do programa Cidade Alerta (Record TV) foi diagnosticado com um câncer em estágio avançado na região do pâncreas. A doença se desenvolve rapidamente, de acordo com o boletim médico divulgado pelo próprio Marcelo, e já ataca parte de seu fígado. Em 17 de maio, ele publicou em sua conta no Instagram: "As drogas que me aplicam mais parecem que vão me matar do que salvar, mas isso fica em segundo plano".


Entenda o que aconteceu entre Santiago e Rezende

Em maio de 2012, o jornalista exibiu uma reportagem, intitulada “O apóstolo milionário” com duração de cerca de 30 minutos, veiculada no programa Domingo Espetacular (Record TV), com denúncias contra Santiago. A reportagem continha documentos de compra de duas fazendas no Mato Grosso pela Igreja Mundial, avaliadas em R$ 49 milhões, e arrendadas pela empresa W. S. Music Ltda, de propriedade de Santiago e sua esposa, Franciléia.

Segundo Rezende, o tamanho das propriedades juntas seria de 26.134 hectares, sendo que cada hectare representa uma área de 10 mil m².. Na matéria, Rezende explicou que quando uma propriedade é arrendada, o arrendador é quem movimenta financeiramente todo o lucro. Ainda segundo o jornalista, das 5 mil cabeças de gado das fazendas, sendo Santiago o administrador estaria recebendo cerca de R$ 6,5 milhões,

Na ocasião da reportagem, o líder da IMPD estava com a sua denominação em uma crescente vertiginosa, enquanto que a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) estava com o número de membros estagnado. Edir Macedo havia declarado sua intenção de reverter o quadro de estagnação. Macedo parece ter usado os funcionários do seu staff jornalístico para cutucar a "concorrência eclesiástica". Cutucou forte, dando aval para que se usasse produção top na matéria, com direito até aos helicópteros e viagem internacional.

Valdemiro negou as informações da matéria e processou o jornalista, fez uso do espaço na televisão, pago pela IMPD com a finalidade de transmitir programação religiosa, para se defender e contra-atacar. Até hoje, está disponível no YouTube vídeo no qual ele afirma que o jornalista possui dois contratos com a Record TV, com o objetivo de fraudar o valor de pagamento de pensão alimentícia.

O dever do jornalista investigativo é mostrar a realidade dos fatos. Mas ficou muito claro que a pauta do Rezende foi criada pelo dono da Record TV e fundador da IURD. Com esse comentário, não quero desmerecer o  profissionalismo do Rezende. Talvez, ele até mereça um prêmio Esso, um Vladmir Hersog - acho que exagerarei em falar no merecimento de um Pulitzer.

Após a reportagem ir ao ar em nível nacional, Valdemiro Santiago manifestou sua indignação também no ar, atingindo todo o território brasileiro. Esbravejou muito, proferiu "pragas" contra Edir Macedo e Marcelo Rezende. E então Macedo passou a alugar horários de canais de televisão em que havia programação da IMPD, tentando forçar Santiago a sair para fora das grades de programação da televisão, mas não obteve êxito nisso.

Narrativas bíblicas

Sem querer comparar Santiago com personalidades bíblicas, cito os seguintes dados:

• Como interpretar 2 Reis 2.23? A passagem relata aquele caso no qual um grupo de jovens zombaram do profeta Eliseu, atrapalhando sua viagem, e este proferiu uma maldição contra a turba e de imediato apareceram duas ursas e os mataram. Maldição?

• Paulo chamou um mágico de filho do diabo e o amaldiçoou com cegueira e ele ficou cego (Atos 13).

O mandamento de Jesus Cristo

Tristemente, observamos que não são poucos os líderes que ao se sentirem afrontados em seus ministérios, ou vida pessoal, demonstram fraqueza de caráter. Agem como  erva daninha na seara evangélica. Eles se esquecem de todos os ensinamentos contidos no Evangelho do Filho de Deus e partem para falas e atitudes  de crentes carnais, discursos e ações que não condizem com quem é conhecido como seguidor de Jesus Cristo. Não deveria ser assim, pois quem lidera precisa servir de bom exemplo aos seus liderados e ao mundo (1 Timóteo 3.17; 4.12).

Jesus não manda amaldiçoar aqueles que se opõem a nós. Sabemos que Cristo ordena aos cristãos a amar até aos inimigos, perdoar incontáveis vezes aos que os ofendem. exige que se fale bem dos seus maldizentes, oferecer a segunda face aos espancadores da primeira, dar a camisa aos que roubam a calça, e a orar em favor dos malfeitores. Quem faz isso é cristão autêntico. Aquele que não faz, pode até, efusivamente, dizer que o Filho de Deus é seu único Senhor e Salvador, porém Ele os quer bem longe, não os conhece e os condenará no Dia do Julgamento Final. .

Se os líderes evangélicos não se arrependerem do mal que fazem, mais dia, menos dia, pagarão por representarem tamanha pedra de tropeço aos que não estão firmados na fé e caem diante do escândalo que encontram pelo caminho.

Conclusão

Muitos blogueiros escrevem em seus blogs e usuários de redes sociais opinam afirmando que o desejo e a "oração" à maldição do próximo não surtem efeito algum. Como posso pensar, categoricamente, que o resultado daquela "maldição" do Valdemiro Santiago causou o problema de saúde do jornalista? Não posso.

A relação dos fatos é coincidência, dizem muitos. Enquanto isso, outros afirmarão que "praga de urubu não pega". Eu não digo nada, não tenho opinião formada sobre isso. Apenas observo tudo, atentamente. E atônito.

Crer em Deus está nos genes, afirma neurocirurgião nobel de medicina
Doze princípios para uma comunicação sábia, baseados no livro de Provérbios
Mansidão: torna o crente apto para evitar pelejas
O cuidado com aquilo que falamos
O propósito do fruto do Espírito
Relatos de um cientista: boas razões para acreditar em Deus
Thomas Edison - haja luz!

E.A.G.

Com informações de:
F5 - Após revelar doença, Marcelo Rezende diz que fez retiro espiritual: 'Eu e Deus' -  http:// f5.folha.uol.com.br/ celebridades/ 2017/ 05/ marcelo-rezende-diz-que-fez-retiro-espiritual-eu-e-deus.shtml

Nenhum comentário: