Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 22 de julho de 2016

12 sugestões para combater o estresse

Por Vanessa Iva


Estresse é consequência da vida agitada, problemas pessoais e familiares, entre outros. Situações muitas vezes inevitáveis, que a maioria das pessoas não conseguem enfrentar como deveriam. 

Em casos assim, o importante é manter a calma e dar tempo ao tempo, para evitar complicações de saúde. 

Algumas sugestões para lidar com o estresse:

1. Respire fundo

Agir impulsionado por fortes emoções sempre causa arrependimentos, porque cometemos atos sem pensar. Quando os problemas aparecem, é importante manter a calma.


2. Trabalhe nas tarefas domésticas

Muitas pessoas poderão discordar dessa estratégia, mas de fato é uma boa resposta para fazer o tempo passar e fazer com que os pensamentos sensatos retomem às posições que jamais deveriam ter saído. Cuidar da louça, arrumar a gaveta esquecida, além de manter você ocupado com algo útil, ajuda a refletir melhor sobre os passos futuros que deverá seguir.



3. Seja uma pessoa carinhosa

Principalmente dentro do seu lar, não economize ações de afeição. O carinho é uma atitude meiga, doce. Transmitir o amor liberta a mente de sentimentos negativos e consequências difíceis. Beije a esposa, abrace os irmãos e filhos e diga-lhes o quanto são importantes para você! Fazer essas coisas afasta o estresse. Abaixo de Deus, a nossa casa é o nosso porto-seguro.



4. Evite ficar só

Não fique em lugares fechados e sozinho. Esteja em companhia de pessoas que gosta e querem o seu bem-estar. Sofrer injustiças e passar por decepções causam estresse e ficar isolado não o ajuda a superar os momentos ruins. Vá à igreja!


5. Case

Muitos acreditam que a maior parte do estresse tem origem no matrimônio, quando duas pessoas tornam-se uma só carne. A verdade é que problemas existirão em todas as fases da vida. O importante é deixar o orgulho de lado e enfrentar os problemas de frente - e duas cabeças pensando em soluções juntas é melhor do que uma.



6. Dialogue

Conversar é uma saída para vencer o estresse. Procure familiares, o pastor na igreja, aceite conselhos. Como fórmula anti-estresse, busque vizinhos e pessoas conhecidas para conversar assuntos que não seja referentes ao seu problema. Conte piadas, ouça piadas, ria com eles, divirta-se com eles.


7. Tenha bom senso durante crises familiares 

Todos os núcleos familiares carregam cargas de problemas. É uma ilusão pensar que exista alguma família que viva o tempo todo feliz. É necessário cultivar a disposição de manter a calma durante os momentos delicados, para resolver o conflito dentro do ambiente da casa. Ter calma, ouvir o que o outro quer dizer, respeitar a opinião diferente, e dar bons exemplos de vida nos ajudam a vencer as crises e a solidificar a união familiar.

8. Vá passear

Eventualmente, é indispensável sair com a intenção de divertir-se em locais que não costuma frequentar. É necessário escolher lugares diferentes dos habituais, simples e calmos, na companhia de pessoas amigas. Em tempo: momentos prazerosos sim, mas ajuizadamente.

9. Divirta-se com os filhos

Outra maneira de enfrentar o estresse é brincando com os filhos. São muitas brincadeiras que podem ser aproveitadas.

10. Intimidade conjugal

Muitas pessoas não percebem, mas é tarefa difícil manter dois relacionamentos amorosos ao mesmo tempo. Aquilo que parece ser privilégio, produz o caos, gera mais estresse. Para evitar tensões emocionais piores, evite o romance aventureiro.

O companheirismo é fundamental. Um homem que tem sua esposa como cúmplice em todos os aspectos, realmente merece respeito. É mais fácil vencer o revés partilhando cada momento juntos, é a melhor forma de encarar as dificuldades. O apoio deve ser mútuo.

Sem dúvida, gozar a vida a dois é um bom anti-estresse. O sexo, criado por Deus para o ambiente do casamento, faz esquecer por algum tempo, que existe uma sociedade do lado de fora do ambiente matrimonial (Eclesiastes 9.9).

11. Pratique atividade física

Man doing Yoga in New YorkO cérebro precisa de distração. O exercício do corpo é um ótimo antídoto que combate o esgotamento emocional. Fazer musculação, natação, correr, e outros esportes auxilia a superar as contrariedades.

12. Cultive a felicidade

Estar ao lado de quem o faz bem, é capaz de fazer sentir-se melhor, alguém com quem possa compartilhar os bons e maus momentos, é um suporte importante na vida de qualquer pessoa. Assim como espera auxílio, seja alguém sempre disposto a auxiliar também.



Fonte: 17 formas eficazes de lidar com o stress  - www .mmo. co . mz / formas - eficazes - de  -lidar - stress # ixzz4F86c10KF

Nenhum comentário: